quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Os últimos dois dias das modalidades de pavilhão do SL Benfica ficaram marcados por uma vitória tranquila no Hóquei em Patins e um triunfo saboroso do Voleibol em território romeno. 

Confira o rescaldo dessas duas partidas onde o Glorioso saiu vitorioso.


Ascendemos à liderança do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, após ultrapassarmos o histórico Clube Infante de Sagres por 9-5, em pleno Pavilhão Fidelidade.

Os comandados de Pedro Nunes regressaram assim ao percurso triunfante nas provas internas, confirmando o favoritismo que lhes era atribuído nesta 12ª Jornada. Os três pontos somados, conjugados com a derrota do Sporting no reduto do FC Porto, determinaram consequentemente a subida benfiquista à dianteira da tabela classificativa, pela primeira vez de forma isolada em 17/18.

Frente a um emblema com tradição na modalidade e que regressou esta temporada ao escalão máximo nacional, o conjunto encarnado venceu naturalmente, porém apenas na segunda parte a desigualdade de forças se evidenciou no marcador (3-2 ao intervalo). O resultado final acaba por ser curto, castigando algum desleixo defensivo e falta de eficácia na concretização, sendo também verdade que enviámos várias bolas aos ferros.

Começamos o jogo a perder autenticamente. Saída de bola para o clube vindo da cidade do Porto, "stickada" de longa distância contra a tabela de fundo, com a bola a ir ao encontro de um opositor que enquadrado desviou subtilmente para o primeiro golo da noite. Trabal, titular na baliza encarnada, foi surpreendido. A reacção encarnada ao início periclitante surgiu aproximadamente a meio do 1º tempo, através dos remates certeiros de Adroher e Diogo Rafael, respectivamente. Até ao intervalo houve mais dois golos, um para cada lado da barricada. A formação nortenha jogou com as suas armas e tentou surpreender em contra-ataque, tendo nessa circunstância restabelecido a igualdade. À lei da bomba Miguel Rocha devolveu a vantagem à nossa equipa.

Assim que o Benfica acelerava facilmente a baliza contrária ficava à sua mercê, no entanto exigia-se maior acerto na hora de finalizar. E portanto na segunda parte, dada também a menor frescura física dos visitantes, a diferença no marcador foi ampliada sem qualquer surpresa. Primeiro os nortenhos chegaram ao 3-3 de livre directo, mas imediatamente Tiago Rafael assinou o quarto golo benfiquista. Entretanto o Benfica disparou para a vitória, sobretudo nos 12 min finais. Os portuenses ainda marcaram em mais duas ocasiões enquanto os encarnados fizeram mais cinco golos, cortesia de Carlos Nicolia, Vieirinha e João Rodrigues, este último completou um "hat-trick".

Resultados Finais da 12ª Jornada

SL BENFICA 9-5 Infante Sagres
Oliveirense 12-4 Valença HC
AD Valongo 5-1 HC Turquel
FC Porto 2-1 Sporting
OC Barcelos 4-4 Sp. Tomar
HC Braga 2-5 Juv. Viana
Paço de Arcos 3-3 HCP Grândola


Em Bucareste, o Campeão Nacional de Voleibol venceu de forma suada por 2-3 diante da formação do CSA Steaua Bucuresti, em jogo da 1ª Mão dos Oitavos de Final da Challenge Cup.

O objectivo de pelo menos vencer dois sets foi conseguido, mas ficou um sabor amargo depois desta vitória. Poderíamos ter trazido para Lisboa um excelente resultado para o embate da segunda mão, mas permitimos que os anfitriões levassem o jogo para a "negra".

Aguardava-se uma viagem difícil ao pavilhão do actual 1º classificado do campeonato romeno e que até à data não sabia o que era perder um set na condição de visitado durante a presente época. Pois bem, foi preciso ir lá o Benfica para quebrar esse registo e de que maneira.

Como não houve transmissão do desafio não possuímos dados para analisar de forma mais pormenorizada este duelo europeu frente a um valioso adversário. Ivo Casas, Vinhedo, Zelão, Honoré, Hugo Gaspar, Miroslav Gradinarov e André Lopes formaram a composição titular.

Steaua, apetrechado de unidades muito fortes fisicamente, entrou a vencer na partida, por 25-21. Dominaram o primeiro parcial (19-15) e não claudicaram na fase decisiva, pese embora a boa reacção encetada pelas águias (21-20). Mas o Benfica não desmoralizou, bem pelo contrário, e categoricamente venceu os dois parciais seguintes (16-25 e 17-25). Estava cumprido o objectivo mínimo. Importava então agora lutar pela vitória. O Benfica até foi quem liderou o marcador durante largo período do 4º set (5-8), mas tudo se esfumou com um parcial de 4-0 (16-17 para 20-17) que lançou o jogo para a "negra". Os romenos sabiam da importância de vencer este set e fecharam-no em 25-20. No 5º e decisivo set, o equilíbrio foi a nota dominante (11-11), no entanto os pupilos de José Jardim acabariam por vencer (11-15). Ênfase para a exibição rubricada pelo nosso Capitão. Hugo Gaspar foi o melhor pontuador do encontro, com 18 pontos.

O 1-3 colocava-nos perto da próxima eliminatória, uma vez que obrigava o rival a vencer, dentro de duas semanas, por 0-3 ou 1-3 na Luz para disputar o "golden set". Com este desfecho, o Benfica "apenas" necessita de vencer para se qualificar para os Quartos de Final da prova.

Resultado Final da 1ª Mão da Challenge Cup (1/8 Final)

CSA Steaua Bucuresti 2-3 SL BENFICA (25-21; 16-25; 17-25; 25-20; 11-15)


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário