terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Balanço positivo para as nossas queridas modalidades de pavilhão. A excepção foi o hóquei que perdeu na recepção ao poderoso Barcelona. A adesão dos benfiquistas aos pavilhões merece nota de destaque mas há ainda muita margem para melhorar.

Confira o rescaldo de um fim de semana prolongado com muita acção no Complexo da Luz.


Vermelho e Branco imperou no duplo compromisso em Voleibol! Na Sexta-feira, eliminamos o Sporting e estamos nos Quartos de Final da Taça de Portugal. Já no Domingo vencemos no reduto do Sporting das Caldas no arranque da 2ª Volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Ambiente arrepiante na Luz, no regresso do Derby dos Derbys à Luz. Galvanizada pelo apoio fervoroso e incansável da massa adepta, o Benfica impôs-se convincentemente ao Sporting por 3-1 (21-25; 25-19; 25-23; 34-32), nos Oitavos de Final da Taça de Portugal. O actual detentor do título ficou pelo caminho, uma vez que o Vitória de Guimarães foi a Espinho vencer os tigres por 2-3.

José Jardim fez alinhar de início Ivo Casas, Zelão, Honoré, Vinhedo, Milija Mrdak, Miroslav Gradinarov e André Lopes. O técnico benfiquista interpretou muito bem cada momento do jogo e mexeu quando e onde deveria mexer.

No primeiro parcial, os leões foram superiores e venceram por 21-25. Colocaram dificuldades na nossa recepção e, por conseguinte, na organização ofensiva do nosso jogo. A resposta foi imediata. Empatamos a partida com 25-19 no 2º set. Acertamos no capítulo defensivo e tudo melhorou. Ataques mais imprevisíveis e eficazes, bloco a funcionar e serviço a fazer mossa. Ainda assim, só após o 2º tempo técnico, e com um parcial de 6-0, é que disparamos no marcador. A entrada de Hugo Gaspar, que rendeu o desinspirado Mrdak, ajudou a equipa a desatar o nó.

Já no 3º set, depois de um ligeiro ascendente leonino (7-11), a revelar mais eficácia no remate, José Jardim decidiu, e bem, optar por Fred Winters no lugar de Gradinarov. A equipa tranquilizou-se e partiu para a vitória, novamente com um parcial de 6-0 na fase crítica. O Pavilhão Nº 2 da Luz foi ao rubro. Faltava um set para garantir o apuramento. O 4º set foi o mais equilibrado de todos, com várias alternâncias no comando do marcador e com emoção até ao fim. O Campeão Nacional esteve a vencer por 23-20 mas permitiu o empate e o jogo só ficou resolvido nas "vantagens" e com desfecho favorável aos rapazes da Luz, pese embora a dupla de arbitragem ter tentado força a "negra". Com Vinhedo a servir com mestria e com André Lopes (20 pontos) a um nível astronómico, Zelão irrepreensível no centro da rede (15 pontos), Hugo Gaspar (12 pontos) e o cada vez mais entrosado Fred Winters (9 pontos) a corresponderem no ataque, as águias selaram a qualificação.

No Domingo, viagem até Caldas da Rainha, onde batemos o Sporting Clube local sem espinhas, para a 14ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Favoritismo confirmado num pavilhão onde o Sp. Espinho tropeçou. De frisar ainda o desaire da Fonte Bastardo na visita a Matosinhos. Já temos sete pontos de vantagem sobre os dois emblemas citados, e um sobre o Sporting.

Os parciais de 14-25, 19-25 e 15-25 espelham inequivocamente a superioridade evidenciada pelos Campeões Nacionais frente ao 6º classificado. O domínio encarnado nunca esteve em causa, pese embora a atitude combativa do anfitrião. José Jardim alinhou única e exclusivamente com Hugo Gaspar, Fred Winters, Filip Cveticanin, Tiago Violas, André Lopes, Honoré e Ivo Casas.

Resultado final dos 1/8 Final

SL BENFICA 3-1 Sporting (21-25; 25-19; 25-23; 34-32)

Resultados Finais da 14ª Jornada

SC Caldas 0-3 SL BENFICA (14-25; 19-25; 15-25)
VC Viana 0-3 Castêlo da Maia (23-25; 18-25; 19-25)
Ac. São Mamede-V. Guimarães*
Esmoriz 0-3 Sp. Espinho (22-25; 16-25; 23-25)
Sporting 3-0 Ac. Espinho (25-21; 25-15; 25-19)
Leixões 3-2 Fonte Bastardo (22-25; 16-25; 29-27; 25-19; 15-13)

* Adiado


O Barcelona veio à Luz consolidar a liderança e vencer por 4-8, para a 3ª Jornada da Fase de Grupos da Liga Europeia de Hóquei em Patins.

Jogar com o Barcelona exige cuidados redobrados na vertente defensiva e astúcia na manobra ofensiva. Nada disso se verificou no duelo de titãs do passado Sábado. O Benfica foi fiel à sua identidade, com um jogo de risco, tentando acercar-se da baliza contrária rapidamente através de iniciativas individuais e expondo-se defensivamente. A coragem não basta para ganhar jogos. O Barcelona não perdoou quando o Benfica errou e permitiu espaço. Partilhamos o 2º lugar com o Forte dei Marmi. A 1ª posição do Grupo C está praticamente entregue. Está fechada a 1ª Volta.

O técnico Pedro Nunes apostou em Guillem Trabal, Valter Neves, Diogo Rafael, Carlos Nicolia e Jordi Adroher para o elenco titular. Depois deste jogo, dificilmente Pedro Henriques perderá a titularidade na baliza encarnada.

O Benfica até entrou bem em ringue, com o astro argentino a colocar as águias a vencer, na cobrança de um castigo máximo. Marc Gual agrediu Diogo Rafael e foi expulso. Jordi Adroher desperdiçou oportunidade clara, um livre directo, para ampliar a vantagem. O Barcelona ficou então 4 min em inferioridade numérica e surpreendentemente nessa situação, e em contra-ataque, restabeleceu o empate. O Benfica estava por cima no encontro mas foi o Barcelona a recolher aos balneários na dianteira. Já numa fase do jogo pautada pelo equilíbrio, os catalães protagonizaram a reviravolta a 5 min do intervalo, num lance em que Trabal não ficou isento de culpas, pese embora a falha de marcação.

Os segundos 25 min foram frenéticos, com muita emoção, todavia nada favorável aos rapazes da Luz. O Benfica optou por um jogo vertiginoso, ao invés de um hóquei mais sólido, paciente e pragmático. Contra uma equipa deste calibre, recheada de craques de qualidade reconhecida mundialmente, paga-se caro quando te expões tanto no sector defensivo. A dupla de arbitragem italiana protegeu indiscutivelmente a equipa espanhola e não tardou a 10ª falta nossa que originou o 1-3. O Benfica passou cada vez mais a jogar com o coração do que com a cabeça. Num lance de contra-ataque não fomos eficazes e na resposta em transição rápida o Barça foi letal. Estava feito o 1-4. Numa jogada típica do argentino, Nicolia descobriu Adroher dentro da área e o avançado reduziu para 2-4. Pouco depois o espanhol viu o cartão azul, contudo o marcador não sofreu alterações. Não foi de bola parada, foi em contra-ataque que o Barcelona colocou a bola novamente no fundo das redes. Depois de um azul exibido a um jogador blaugrana, Nicolia de livre directo encurtou para 3-5 e o público que lotou o Pavilhão Fidelidade começou a acreditar que era possível buscar um resultado positivo. Porém, rapidamente tudo isso esmoreceu. No reatamento, o Barcelona concretizou o 3-6. O conjunto oriundo da Catalunha aproveitou as facilidades defensivas concedidas pelos encarnados para marcar ainda mais dois golos e de rajada. Na transformação de uma grande penalidade, João Rodrigues fixou o resultado final em 4-8.

Resultados Finais da 3ª Jornada do Grupo C da Liga Europeia

SL BENFICA 4-8 Barcelona
Montreux HC 1-4 Forte dei Marmi


Mais uma vitória para a Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Recebemos e batemos a Burinhosa por 4-0, em jogo referente à 14ª Jornada.

Sem ter sido exuberante, a formação benfiquista conseguiu os seus intentos de modo fácil. O resultado final expressa justamente a superioridade dos pupilos de Joel Rocha.

Na quadra ainda foi preciso decorrer algum tempo para o marcador funcionar. Assistiu-se a um jogo "morno" na etapa inicial, com escassez de ocasiões de golo. Fundamentalmente, faltou critério, nos primeiros 10 min ao ataque benfiquista perante um Burinhosa recuado. Teve de ser o talento de Robinho a desbloquear as contas da partida. O internacional russo desequilibrou no corredor lateral e assistiu Deives perante baliza aberta para o 1-0. Depois só deu Benfica até ao intervalo, acutilante e eficaz. O espanhol Raul Campos, descoberto por Rafael Henmi, assinou o 2-0 com o seu pontapé eficaz. André Coelho elevou para 3-0, após passe magistral de Tiago Brito.

Nos segundos 20 min, a equipa encarnada controlou as operações e impediu qualquer tentativa de reacção forasteira. Deives fez o segundo tento na partida, a culminar uma boa combinação entre Bruno Coelho e Robinho. O atacante brasileiro tem vindo a subir de rendimento nas últimas partidas.

Resultados Finais da 14ª Jornada

SL BENFICA 4-0 Burinhosa
Sp. Braga 2-0 Unidos Pinheirense
AD Fundão 1-2 Belenenses
Futsal Azeméis 5-4 GD Fabril
Desp. Aves 2-2 Rio Ave
Quinta dos Lombos 5-5 Módicus
Leões de Porto Salvo 1-9 Sporting


A encerrar um Sábado cheio de actividade na Luz, o SL Benfica venceu a Associação Atlética de Águas Santas por 33-28, em jogo respeitante à 15ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

A formação maiata incomodou imenso as hostes encarnadas e só na recta final é que as águias partiram para a vitória. Ao intervalo, as águias venciam por 18-16. A primeira parte foi renhida, com o Benfica algo permissivo na defesa e sem conseguir condicionar devidamente o ataque maiato. Em sentido oposto, a ligação da nossa 1ª Linha com o pivot, Paulo Moreno, foi bastante produtiva.

O Benfica voltou ao jogo muito precipitado, a querer resolver muito depressa em detrimento de um ataque planeado. Por isso não foi de estranhar que o Águas Santas tenha recuperado e chegado à vantagem (20-22). Já com Miguel Espinha na baliza (esteve bem) e com os maiatos a vencer por 22-24, soaram os alarmes na Luz a 15 min do fim. As poucas dezenas de adeptos que permaneceram no Complexo da Luz depois do jogo Futebol empurraram a equipa para a vitória. Os encarnados passaram a defender de forma mais concentrada, coesa e pressionante, e foram impiedosos no contra-ataque. Com três golos de rajada estavam de novo na liderança do 'placar' (25-24). Daí para a frente, a maior frescura física fez-se sentir e com naturalidade os pupilos de Carlos Resende dispararam e ampliaram diferenças até ao 33-28 final.

Realce para o instinto goleador de Paulo Moreno. Justificou categoricamente a titularidade e coroou uma portentosa exibição com 9 remates certeiros. De enaltecer também os 7 golos de Fábio Vidrago e a eficácia de Ricardo Pesqueira nos livres de 7 metros.

Resultados Finais da 15ª Jornada 

SL BENFICA 33-28 Águas Santas
Boa Hora FC 28-27 AC Fafe
Sporting 39-24 Xico Andebol
São Bernardo 20-32 ABC
FC Porto 32-21 Madeira SAD
ISMAI 23-26 Belenenses
Arsenal Clube Devesa 28-29 AA Avanca


O invicto Benfica derrotou o Barreirense, por 93-85, na 10ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Virada a página do afastamento europeu, José Ricardo promoveu novidades na composição titular e rotação do plantel durante todo o encontro, em virtude do desgaste físico resultante da longa e atribulada viagem até território russo. Cláudio Fonseca, José Silva e Nuno Oliveira juntaram-se a Antywane Robinson e João Soares.

A formação vinda da margem Sul encontra-se bem distante dos seus tempos áureos na modalidade (é última classificada e sem qualquer triunfo logrado), no entanto causou dificuldades ao Campeão Nacional no passado Domingo.

Aguardava-se um embate de sentido único, uma vitória esmagadora por parte dos pupilos de José Ricardo, frente a um conjunto com notórias debilidades defensivas e que soma dez desaires em dez jogos disputados. Mas foi a turma do Barreiro a comandar a marcha do marcador durante a fase inicial (15-22 ao cabo de 10 min de jogo), com boa eficácia no tiro exterior e aproveitando a passividade defensiva caseira, e só a meio do 2º Período é que os encarnados chegaram finalmente à vantagem (33-28) e tomaram as rédeas do encontro, fruto do maior acerto na hora de atirar ao cesto.

Naturalmente na segunda parte a normalidade foi reposta. Regressamos dos balneários com maior lucidez ofensiva e alargamos distâncias (71-56 no final do 3º Período). Para os últimos 10 min do embate, o timoneiro encarnado fez o jovem Pedro Lança estrear-se, comprovando que tem estado atento à nossa Formação. O Benfica descolou mais um pouco (91-73), todavia um claro desleixo na parte final, com o jogo já manifestamente decidido, permitiu ao Barreirense aproximar-se no marcador.

A nível individual, os norte-americanos Antywane Robinson e Jesse Sanders foram os elementos benfiquistas mais valorizados no desafio de Domingo. O primeiro notabilizou-se no capítulo do lançamento (29 pontos), enquanto o segundo fez um jogo completo e contribuiu de forma relevante para o jogo colectivo das águas (8 pontos, 7 ressaltos e 13 assistências).

Resultados Finais da 10ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 93-85 Barreirense
Oliveirense 78-67 Illiabum
Galitos Barreiro 73-81 Ovarense
FC Porto 116-60 Eléctrico
Terceira Basket 90-82 V. Guimarães
Lusitânia 97-100 CAB Madeira


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário