sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Aproxima-se um fim de semana em que as cinco modalidades de pavilhão jogarão na condição de visitado! O Hóquei em Patins abre as hostilidades na noite desta Sexta-feira. No Sábado, teremos um dia "à BENFICA", com o Basquetebol e o Voleibol a fazer a ligação para a Catedral onde teremos um jogo para a Taça de Portugal de Futebol e o Andebol a fechar à noite o rol de jogos. Por último, o Futsal fecha a actividade desportiva na tarde de Domingo.

De seguida, fique com a nossa antevisão acerca dos desafios para os rapazes da Luz.


O arranque da 5ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins está marcado para as 19h30 de Sexta-feira, com o SL Benfica a receber a AD Valongo. O jogo terá transmissão televisiva na BENFICA TV e TVI 24. 

Regresso aos jogos em casa depois da complicada deslocação a Valença, com a recepção a um adversário que não se avizinha fácil, e basta ter como exemplo que o Valongo esteve a ganhar o jogo no último minuto em casa da Oliveirense, antes de permitir uma reviravolta que levou à derrota. E já se sabe, a equipa de Valongo joga de forma descomplexada em qualquer terreno.

Será portanto um jogo a exigir concentração máxima, e em que o Benfica precisa do que tem faltado até agora no campeonato: um golo cedo no jogo, que permita à equipa outra abordagem à partida e que "desmonte" a equipa adversária. Tem sido um problema nestes primeiros jogos, os minutos passam e o golo não surge, aumentando um pouco naturalmente a ansiedade, dando origem a algumas finalizações precipitadas.

Pede-se uma entrada forte do Benfica em jogo, autoritário, incisivo e eficaz. Dúvida para esta partida é a disponibilidade de Diogo Rafael, ele que não jogou em Valença por lesão. De admitir será o regresso de Pedro Henriques à titularidade, depois de Trabal ter jogado na jornada anterior. Fundamental é, como sempre, o apoio dos adeptos nas bancadas, vamos para a 5ª de 26 finais que levam o Benfica ao título, e estes três pontos são obrigatórios.

Campeonato Nacional - Jogos da 5ª Jornada

Sexta - dia 17:

SL BENFICA-AD Valongo 19h30 BENFICA TV/TVI 24

Sábado - dia 18:

FC Porto-Valença HC 15h
Oliveirense-OC Barcelos 17h
Infante Sagres-Juv. Viana 17h
HCP Grândola-Sp. Tomar 18h
Sporting-HC Turquel 19h
Paço de Arcos-HC Braga 21h


No Sábado, o colectivo de José Ricardo é o primeira a entrar em acção. A partir das 14h30, recebe a Ovarense na 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. A BENFICA TV assegurará a cobertura televisiva do embate entre históricos da modalidade.

De regresso ao campeonato depois de mais uma jornada europeia, é tempo de mudar completamente o foco. A Europa já passou, apesar de ainda faltar uma penosa deslocação à Rússia, portanto a atenção agora tem de estar toda nos objectivos internos. E um jogo em casa com a Ovarense é de vitória obrigatória!

Mesmo estando a Ovarense longe dos seus tempos áureos, é um adversário que respira basquetebol e que jogará de forma desinibida na Luz, pois sabe que nada tem a perder. Um factor que pode ser importante foi a turma de Ovar ter jogado em Guimarães a meio da semana, ou seja a nível físico também terá desgaste nas pernas, agravado pela viagem até Lisboa, e nesse aspecto o Benfica é esperado que leve maior vantagem, pela maior profundidade do seu plantel, que permitirá uma boa rotação a José Ricardo.

Não temos dúvidas que uma das maiores dificuldades para este jogo será a recuperação dos jogadores a nível psicológico. Há uma natural frustração com a aventura europeia, que soube a pouco. Contudo é preciso enquadrar o nível dos adversários, e sobretudo focar nos aspectos positivos, que devem ser reforçados, e corrigir os negativos, nomeadamente no capitulo defensivo. Embora aqui entre em jogo um factor natural: internamente o Benfica não encontra adversários do nível das equipas que defrontou, logo não é um problema que se repita.

De qualquer das formas, espera-se um Benfica alegre, focado e a começar a ficar obstinado positivamente com o que ainda tem para ganhar esta temporada: as três competições internas que faltam. Primeiro passo, derrotar a Ovarense neste Sábado, num jogo que marca também uma quebra de 10 dias sem jogos, uma vez que o campeonato irá parar os trabalhos da Selecção.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 8ª Jornada

Sábado - dia 18:

SL BENFICA-Ovarense 14h30 BENFICA TV
V. Guimarães-Barreirense 15h
Illiabum-Terceira Basket 18h
Galitos Barreiro-CAB Madeira 18h
Oliveirense-Eléctrico 21h

Lusitânia 84-93 FC Porto


Na tarde de Sábado, pelas 16 horas, no Pavilhão Nº 2 da Luz, a formação de Voleibol do SL Benfica recebe o Leixões na disputa da 10ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Esta partida terá transmissão na BENFICA TV.

Mais uma jornada caseira do Nacional, agora em vésperas de estreia em jogo europeu. Mais um jogo de três pontos obrigatórios, perante um adversário que tal como o Esmoriz virá à Luz sem nada a perder e a jogar o jogo pelo jogo. A formação leixonense até tem, teoricamente, mais argumentos para discutir o jogo, pelo que o Benfica não pode vacilar.

Antes da estreia europeia, há que gerir também a condição do plantel, pelo que é com expectativa que se aguarda ver se Fred Winters e Guilherme Gentil já irão ter tempo de jogo de forma mais considerável, de forma a ganharem ritmo e subirem os níveis de entrosamento com os seus colegas. Também é expectável que, tal como na passada, semana, José Jardim opte por dar tempo de jogo a quase todos os jogadores, de forma a gerir o plantel, agora que o calendário irá novamente apertar.

Espera-se um Benfica na linha da semana passada, autoritário a comandar o jogo de princípio a fim, determinado a garantir os três pontos rapidamente, mantendo assim, nesta fase, a liderança da fase regular.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 10ª Jornada

Sábado - dia 18:

SL BENFICA-Leixões 16h BENFICA TV
SC Caldas-Ac. Espinho 16h
Castêlo da Maia-Sp. Espinho 17h
V. Guimarães-Esmoriz 18h
Clube K-VC Viana 19h
Fonte Bastardo-Ac. São Mamede 19h


A fechar o intenso dia de Sábado, no Complexo da Luz, o Andebol encarnando enfrenta o ISMAI, pelas 20h30, na 11ª ronda do da 1ª Fase do Campeonato Nacional. A partida será transmitida em directo pela BENFICA TV.

Jogo que deixou más memórias na época passada, onde a turma maiata venceu na Luz. Um dos resultados que deixou o Benfica demasiado cedo fora da luta pelo título. Claro que as coisas mudaram este ano e isso é por demais evidente, mas fica o alerta inicial, de que todos os jogos têm de continuar a ser encarados da forma séria e bem trabalhada como têm sido até agora.

O Benfica tem de ter plena consciência de que só os três pontos interessam neste jogo, a vitória é o único resultado admissível, e por isso espera-se uma entrada da equipa em campo de forma focada, determinada e assertiva. Do outro lado mora uma equipa que irá procurar a surpresa, embora esta temporada não esteja para já a correr tão bem à equipa maiata como na época passada.

Ainda assim, desconfiança máxima e tolerância zero, há que continuar no rumo certo das últimas semanas, e isso passa por mais uma vitória nesta noite de Sábado.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 11ª Jornada 

Sábado - dia 18:

SL BENFICA-ISMAI 20h30 BENFICA TV
Xico Andebol-ABC 18h
AA Avanca-São Bernardo 18h
Arsenal Clube Devesa-Boa Hora FC 21h

Quarta - dia 22:

Águas Santas-Sporting 21h
AC Fafe-Madeira SAD 21h30

Belenenses 29-32 FC Porto


Na tarde de Domingo, as águias encerram a 11ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal, frente ao Módicus, com início de jogo marcado para as 16 horas. O duelo poderá ser visto na BENFICA TV e TVI 24.

Novo jogo em casa para o Nacional de Futsal, frente a uma equipa com ambições claras. O Módicus não é apenas uma equipa para ir aos Playoffs, é equipa para pelo menos chegar de forma clara às Meias-Finais. Este é assim um teste de maior exigência para o Benfica, que deixou os seus adeptos de amargo na boca depois da vitória tangencial da semana passada.

Não tanto pelo que o Benfica produziu, onde teve uma primeira parte que merecia um resultado bem expressivo, mas pela forma como voltou a tremer na segunda parte quando tinha uma vantagem curta no marcador, permitindo mesmo o empate ao Rio Ave, porém arrecadamos novo triunfo. Aspectos sem dúvida a corrigir, isto perante um adversário que pode colocar ainda mais dificuldades que o anterior.

Com um plantel com bons valores, destaques natural para Coelho, Tiago Soares, Pedrinho e Fábio Lima mas sobretudo para o veterano Joel Queirós, o campeão europeu pelo Benfica em 2010 regressa esta época ao futsal português, e agora regressa ao pavilhão da Luz. Razões de sobra para o Benfica entrar com tudo neste jogo, arrancando uma exibição e uma vitória que sejam condizentes com o que a equipa tem produzido nas últimas semanas.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 11ª Jornada

Domingo - dia 19:

SL BENFICA-Módicus 16BENFICA TV/TVI 24

Sábado - dia 18:

Sporting-GD Fabril 16h
AD Fundão-Burinhosa 16h
Sp. Braga-Desp. Aves 16h
Futsal Azeméis-Quinta dos Lombos 17h30
Rio Ave-Belenenses 18h
Leões de Porto Salvo-Unidos Pinheirense 19h


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!








Sem comentários:

Enviar um comentário