sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Dois triunfos expressivos, conforme era expectável, em Voleibol e Andebol. Uma derrota amarga em Basquetebol nas lides europeias.

Acompanhe a nossa visão acerca das três partidas realizadas no feriado de 1 de Novembro.


Águias do Voleibol mantêm-se na senda vitoriosa na 1ª Fase do Campeonato Nacional. O Sporting Clube das Caldas foi a mais recente vítima com os parciais de 25-17, 25-18 e 25-22, em partida respeitante à 6ª Jornada.

O Benfica está portanto no 1º lugar da tabela classificativa, à frente do Sp. Espinho. Os tigres contabilizam menos dois pontos e um jogo disputado.

Mais uma assistência vergonhosa registada na Luz, num jogo sem grande história, em que o conjunto orientado por José Jardim venceu pela margem máxima com uma exibição q.b., pese embora a boa réplica especialmente na fase inicial de cada set dos caldenses. O treinador dos Campeões Nacionais aproveitou ainda para rodar o plantel à sua disposição, com vários jogadores a terem minutos de utilização, já com o foco um pouco virado para a jornada dupla que se aproxima em que o Benfica tem oportunidade de consolidar-se na dianteira da classificação.

O Capitão, Hugo Gaspar, foi o melhor pontuador do jogo com 14 pontos. Miroslav Gradinarov contribuiu com 12 pontos, continuando assim a mostrar competências ao nível do remate.

Resultados Finais da 6ª Jornada

SL BENFICA 3-0 SC Caldas (25-17; 25-18; 25-22)
V. Guimarães 3-1 Ac. São Mamede (24-26; 25-22; 25-16; 25-21)
Sp. Espinho 3-1 Esmoriz (25-20; 25-17; 22-25; 25-20)
Castêlo da Maia 3-2 VC Viana (22-25; 25-21; 13-25; 25-21; 15-10)
Ac. Espinho 0-3 Sporting (18-25; 15-25; 19-25)
Fonte Bastardo 3-1 Leixões (26-28; 25-20; 25-19; 25-21)


Benfica reencontrou-se com o trilho vitorioso em Andebol. Na visita ao reduto do AC Fafe, os encarnados venceram por 27-37, para a 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Findo este compromisso a Norte, ocupamos a vice-liderança a dois pontos do Sporting, porém com menos um jogo disputado. Apenas João Pais não viajou, por limitações de ordem física. De resto, todo o plantel foi utilizado, com sublinhado especial para Nuno Grilo, recentemente anunciado como reforço encarnado. O internacional português foi aliás uma das peças cruciais no esquema de Carlos Resende, ele que foi lançado a 12 min do intervalo.


Para confirmar o estatuto de favorito, exigia-se uma entrada de rompante do Benfica, isto é, que desde a fase inicial da partida se colocasse confortavelmente em posição de vantagem. Os encarnados assim cumpriram (1-4) ao imprimir bastante velocidade/intensidade no seu jogo desde o início, com transições rápidas e contra-ataques fulminantes que desgastaram gradualmente os visitados. Os da casa bem tentaram manter-se na discussão de resultado, através de ataques prolongados, mas o ritmo imposto pelo Benfica foi fazendo mossa (7-14). As águias na defesa foram pressionando alto condicionando o processo ofensivo contrário, como tem sido recorrente neste início de temporada, e ao intervalo já estava encontrado o vencedor do embate, com 11-19 favorável aos rapazes da Luz.

A segunda parte ficou marcada pela rotação efectuada pelo técnico benfiquista. Miguel Espinha assumiu a baliza nos segundos 30 min. André Alves, mais uma vez a mostrar serviço na Ponta Direita, ao passo que na Ponta Esquerda, Francisco Pereira e depois Pedro Santana renderam Fábio Vidrago. Stefan Terzic regressou às opções e teve algum tempo em campo, mas obviamente ainda não está na plenitude da sua forma. Ele bem tentou inscrever o seu nome na lista de marcadores mas sem sucesso. O Benfica controlou a vantagem (18-27) e instalou-se alguma descompressão sobretudo a nível defensivo (24-32), daí os 16 golos sofridos durante a etapa complementar. Última nota para a prestação inspirada de Nuno Grilo. Marcou cinco golos, a par de Alexandre Cavalcanti, confirmando a teoria de que veio reforçar a capacidade de remate da nossa 1ª Linha, assistiu e foi importante no processo defensivo.

Resultados Finais da 8ª Jornada 

AC Fafe 27-37 SL BENFICA
Madeira SAD 27-30 Águas Santas
Xico Andebol 24-29 Belenenses
Sporting 41-26 Boa Hora FC
São Bernardo 22-22 ISMAI
ABC 28-29 AA Avanca
FC Porto-Arsenal Clube Devesa (7/11, às 21h)


Nova derrota europeia em Basquetebol. Encarnados perderam por 86-97 diante do Avtodor Saratov para a 3ª Jornada do Grupo B da FIBA Europe Cup.

Ao invés das duas rondas anteriores, desta vez não prevaleceu o "factor casa", com águias e BC Nevezis a tropeçarem esta Quarta-feira, passe a redundância ambos na condição de visitado. Complicam-se as contas na luta pela qualificação para a fase seguinte.

Os russos confirmaram o favoritismo na Luz, fazendo valer a maior qualidade individual, física e tecnicamente. No entanto, as poucas dezenas que compareceram no Pavilhão Fidelidade saíram com a ideia de que o desfecho poderia ter sido diferente, sobretudo se a casa estivesse bem composta, porque o Benfica bateu-se bem contra um adversário de um patamar superior.

O jogo foi pautado pelo equilíbrio desde os instantes iniciais, com o Benfica através do tiro exterior a conseguir concluir o 1º Período por cima no marcador, 23-21. No final da primeira metade do 2º parcial, os russos descolaram no marcador (31-40), mercê essencialmente dos desequilíbrios individuais causados que provocaram problemas à organização defensiva benfiquista. No ataque, as águias também baixaram a produção, revelando dificuldades nas penetrações rumo ao cesto. Ao intervalo, 40-47.

Nos segundos 20 min, o Benfica jamais voltou à vantagem mas esteve sempre próximo no marcador e até conseguiu igualar (64-64), com Jesse Sanders (14 pontos e 12 assistências) e Antywane Robinson (20 pontos e 13 ressaltos) a assumirem papel relevante na manobra ofensiva da equipa comandada por José Ricardo. À entrada para o último quarto, cinco pontos separavam os lusos dos russos (64-69). A incerteza no marcador, mediante uma resistência assinalável do conjunto benfiquista, ainda se arrastou durante grande parte do 4º Período. De tal forma que a cerca de 2 min do fim, as águias perdiam por 84-88. Contudo, os russos não claudicaram no lançamento na fase crítica e as águias naturalmente esmoreceram.

Em suma, uma derrota amarga obtida que premeia a consistência dos russos, numa tarde em que o Benfica até teve um desempenho satisfatório no capítulo do lançamento, superiorizando-se até no tiro de longa distância (47,6% nos 3 pts), e ganhou na luta das tabelas (37-33) mas não esteve tão bem no controlo da posse de bola, ao cometer mais turnovers (15-5) e fazer menos assistências (23-30).

Resultados Finais da 3ª Jornada do Grupo B da FIBA Europe Cup

SL BENFICA 86-97 Avtodor Saratov
BC Nevezis 71-86 Bakken Bears


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário