sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Vitória na Supertaça de Basquetebol e manutenção da liderança isolada no Campeonato Nacional de Andebol.

Confira a nossa análise às duas vitórias mais recentes.


Na curta deslocação até Belém, comandados de Carlos Resende enfrentaram o emblema da "Cruz de Cristo" e venceram por expressivos 23-37, no jogo que serviu para abrir a 6ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Respira-se confiança! Sexta vitória das águias, com mais um desempenho entusiasmante. Continuamos isolados no 1º lugar, após derrotarmos os azuis, que à partida para esta jornada dividiam a vice-liderança com o ABC. Agora há que concentrar as atenções nas lides europeias, concretamente na Taça EHF.

Perante um Belenenses, irreverente, a realizar um excelente início da temporada (partilhava a liderança connosco antes de se disputar a 5ª ronda do campeonato), os rapazes da Luz fizeram uma das exibições mais convincentes até ao momento na presente época.

Com Hugo Figueira (que comemorou o 38º aniversário) de regresso à titularidade e com nova prestação de grande nível na baliza, apoiada numa defesa consistente e com variações sucessivas, de constante entreajuda e agressiva, conforme tem sido apanágio neste início de temporada dos pupilos de Carlos Resende, o Benfica cavou desde cedo um fosso considerável (3-8) no marcador e ao intervalo os 13-20 registados ofereciam algum conforto.

Na segunda parte, a turma benfiquista manteve, essencialmente, o rigor defensivo e a organização/eficácia no ataque planeado, com ênfase para a dinâmica imposta na procura da melhor solução para finalizar, particularmente por Pedro Seabra (6 golos), Belone Moreira e João Silva (6 golos)

Fábio Vidrago, com 5 golos, voltou a revelar muita confiança e eficácia, correspondendo bem às solicitações, como por exemplo nos contra-ataques. Alexandre Cavalcanti esteve no banco mas não foi utilizado, Ales Silva regressou às opções disponíveis e Stefan Terzic marcou 3 golos.

Resultados Finais da 6ª Jornada 

Belenenses 23-37 SL BENFICA
FC Porto 36-23 Boa Hora FC
Madeira SAD-ISMAI (7/10, às 15h)
AC Fafe-AA Avanca (7/10, às 18h)
Xico Andebol-Águas Santas (7/10, às 18h)
São Bernardo-Sporting (7/10, às 18h)
ABC-Arsenal Clube Devesa (7/10, às 21h)


No Pavilhão Multiusos de Sines, o SL Benfica conquistou a 14ª Supertaça Nacional de Basquetebol em 33 edições! Triunfo por 104-74 frente ao CAB Madeira. Parabéns a toda a secção!

A formação orientada por José Ricardo conquistou assim de forma categórica o primeiro troféu da temporada, o único que nos escapou em 2016/2017. A hegemonia nacional da modalidade é nossa! O CAB Madeira ofereceu uma boa réplica mas a falta de ritmo competitivo e a consequente menor frescura física culminou numa derrota algo pesada.

Com uma boa moldura humana presente, o colectivo benfiquista entrou determinado em confirmar o favoritismo de forma contundente (18-10), no entanto nos 5 min finais do 1º Período substituiu a mobilidade/eficácia por desconcentração/precipitação no ataque permitindo ao conjunto madeirense recuperar e chegar ao final dos primeiros 10 min na liderança do "placar" (20-22). Enquanto o cinco inicial esteve em campo, fomos superiores, no entanto o mesmo não se verificou após o técnico encarnado recorrer ao banco.

José Ricardo tratou de despertar toda a equipa e, no segundo Período, o Benfica entrou de rompante, conseguindo rapidamente regressar à vantagem no marcador (26-22), e assumiu definitivamente as rédeas da partida (39-27). Fazendo valer o seu poderio defensivo, através de pressão e agressividade constante (27 ressaltos defensivos), aliado ao sentido colectivo privilegiado (22 assistências) e uma eficácia assinalável no processo ofensivo, o Campeão Nacional dilatou largamente a diferença. Destaque para a actuação de Nuno Oliveira, a marcar o ritmo de jogo e a atirar ao cesto, essencial para o avolumar da vantagem nos últimos minutos. Ao intervalo, o Benfica vencia por 53-34. 33 pontos num período! Estava tudo bem encaminhado.

Após o regresso dos balneários, as águias foram gradualmente aumentando distâncias. Realce para o festival de triplos por parte de ambas as equipas, pese embora em maior número para os encarnados. No final do 3º parcial, o Benfica vencia por 80-59. Naturalmente o desgaste físico do opositor, nomeadamente dos seus jogadores mais experientes, tornou-se uma evidência, ao invés dos encarnados que impunham a profundidade do plantel, e quem vinha do banco imediatamente assumia o protagonismo.

O CAB apareceu nos últimos 10 min com vontade de reentrar na discussão, por intermédio dos lançamentos de longa distância e até de facto estava a conseguir reduzir diferenças (80-66), porém Carlos Andrade com dois triplos repôs a vantagem na ordem das duas dezenas e a resistência insular baixou drasticamente. Até final o Benfica descolou ainda mais, com a já mencionada eficácia no tiro exterior (
59%, com 17 triplos convertidos dos 29 tentados).

Carlos Morais (19 pontos, 10 ressaltos e 4 roubos de bola) foi a grande figura do duelo, mas seria injusto não sublinhar as actuações de João Soares (21 pontos), Nuno Oliveira
 (14 pontos), Carlos Andrade (13 pontos) e Raven Barber (12 pontos). No cômputo geral, o colectivo encarnado exibiu-se num patamar claramente acima dos insulares. Nota final para a ausência de José Silva, devido a lesão no menisco.

Resultado Final da Supertaça Nacional 2017

SL BENFICA 104-74 CAB Madeira


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário