sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Vitória europeia em Basquetebol e derrota caseira no Derby de Andebol. Eis os últimos dois dias.

Fique com a nossa análise aos dois desafios enfrentados.


Estreia triunfante na FIBA Europe Cup! O Basquetebol encarnado venceu e convenceu, por 88-83, na recepção aos lituanos do BC Nevezis, para a 1ª Jornada do Grupo B.

Excelente espectáculo protagonizado pelas duas equipas. As dezenas de benfiquistas presentes foram brindadas com uma exibição consistente dos pupilos de José Ricardo frente a uma equipa oriunda de um dos países com maior renome na modalidade a nível internacional. Lamentavelmente o pavilhão esteve "às moscas". Entrada gratuita, mas não faltou quem preferisse aguardar pelo jogo de Futebol cá fora, com chuva à mistura. O departamento de Comunicação do clube tem a obrigação de fazer muito melhor trabalho, está à vista de toda a gente, mas cada vez mais se desacredita na hipótese de aumentar as assistências que se têm verificado. É angustiante...

Quanto ao jogo, assistiu-se a um duelo europeu equilibrado e nivelado por cima, com ambas as equipas a mostrar a sua qualidade, particularmente no processo ofensivo, com jogadas para todos os gostos. Aliás a igualdade a 31 pontos, ao cabo do 1º Período, traduz precisamente isso. Ambas as equipas estiveram bastante certeiras nas acções ofensivas. Até ao intervalo (48-49), tudo se manteve renhido e num ritmo alto, com bons índices de concretização dos dois lados da barricada, no tiro exterior e no jogo interior.

Na etapa complementar, a toada do equilíbrio permaneceu, com constantes oscilações no comando do marcador. O Benfica continuou a circular bem a bola, com velocidade e inteligência na procura da melhor solução para atirar ao cesto, e passou para a dianteira do marcador nos min finais do 3º Período, e vencia por 66-63 à entrada para os últimos 10 min.


No derradeiro parcial, os rapazes da Luz, menos desgastados fruto da rotação imposta por José Ricardo desde o quarto inicial, defenderam de forma mais agressiva e revelaram sagacidade no ataque, com o endiabrado Antywane Robinson (33 de valorização MVP e eleito para a equipa ideal da jornada) a conduzir a equipa à vitória (86-75), com dois triplos consecutivos. O norte-americano deu um "show" nesta partida no capítulo do lançamento (27 pontos, 7/9 de 3 pts), secundado pelo compatriota Raven Barber (20 pontos).

Estamos no 1º lugar da tabela classificativa, em igualdade pontual com os russos do Avtodor Saratov, que venceram no seu reduto o oponente dinamarquês, justamente o nosso próximo adversário na próxima Quarta-feira. Antes há Clássico no Sábado!

Resultados Finais da 1ª Jornada do Grupo B da FIBA Europe Cup

SL BENFICA 88-83 BC Nevezis
Avtodor Saratov 76-73 Bakken Bears


Ontem, Quinta-feira, o Sporting veio à Luz e impôs-se, por 24-27, num jogo em atraso referente à 7ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Depois de seis triunfos consecutivos, o conjunto chefiado por Carlos Resende averbou o primeiro desaire para o campeonato na recepção ao Campeão Nacional, sendo relegado à condição para a vice-liderança da pauta classificativa. Pese embora a diferença real em termos de orçamentos, o Benfica provou que possui qualidade para lutar pelo título. E não faz sentido numa fase tão tenra da temporada deitar por terra um trabalho que tem sido positivo a nível nacional.

Se a nível defensivo mantivemos o registo consistente e agressivo, com Hugo Figueira seguro na baliza, no ataque fomos algo irregulares, com diversos ataques desperdiçados que redundaram em situações de contra-ataque para a turma leonina. Nesse parâmetro, Pedro Seabra esteve desastrado, com diversos erros, desde falhas técnicas a perdas de bola. Além disso, tal como já tinha ficado patente na ronda europeia, falhamos demasiados livres de 7 metros.

O jogo desde o começo foi pautado pelo equilíbrio. Beneficiando de algumas precipitações do ataque benfiquista, os leões atingiram uma vantagem de três golos (7-10), à passagem do min 20. O nosso técnico pediu o obrigatório desconto de tempo e a equipa correspondeu da melhor forma com três tentos sem resposta. Estava restabelecido o empate num ápice (10-10). No entanto, o Sporting recolheu aos balneários a vencer pela diferença mínima (11-12).

O duelo estava renhido e o Benfica tinha margem para jogar bem melhor, caso acertasse a marcação ao pivot Tiago Rocha e no ataque estivesse organizado e eficaz. Infelizmente essa melhoria desejada não se confirmou. Com dificuldade em rematar aos 9 m, perante a boa oposição visitante, as águias tentaram trabalhar os ataques para criar rupturas e rematar aos 6 m, contudo foram perdulárias. Depois de sucessivas igualdades, o "eterno rival", com maior frescura física dada a maior profundidade do plantel e já com o monstro Asanin em campo a fazer a diferença na baliza verde e branca, partiu para a vitória nos 10 min finais, ao cavar uma vantagem considerável (20-24). O Benfica tentou reagir, mas sem sucesso.

De destacar a boa assistência registada e, dentro da quadra, a exibição do nosso ponta direito, Davide Carvalho, com 8 remates vitoriosos. Paulo Moreno voltou aos eleitos, enquanto Stefan Terzic esteve ausente. Segue-se uma pausa para jogos das selecções. Próximo desafio é no início de Novembro em Fafe.

Resultados Finais da 7ª Jornada 

SL BENFICA 24-27 Sporting
ISMAI 21-30 FC Porto
AA Avanca 25-25 Xico Andebol
Belenenses 32-22 AC Fafe
Arsenal Clube Devesa 23-31 Madeira SAD
Boa Hora FC 33-27 São Bernardo
Águas Santas 23-30 ABC


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário