terça-feira, 24 de outubro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

À BENFICA! Fim de semana com pleno de vitórias para as nossas modalidades de pavilhão. Destaque maior para o duelo de titãs em Basquetebol, com o Benfica a superiorizar-se ao FC Porto.

Confira a nossa visão dos factos.


Águias prosseguem com registo 100% vitorioso no Campeonato Nacional de Basquetebol. Na tarde de Sábado venceram o Clássico, 77-71 diante do FC Porto, para a 4ª Jornada da 1ª Fase.

Tudo igual no cimo da classificação. Em contraste com a invencibilidade benfiquista prolongada, os azuis continuam sem vencer ao cabo de três partidas disputadas. No entanto, a formação nortenha veio à Luz determinada em inverter o mau ciclo e complicou bastante a tarefa aos encarnados. Exigia-se um Pavilhão Fidelidade ao rubro, cheio. Teve aproximadamente meia casa...

Com Raven Barber a alinhar de início desta vez, o Benfica até entrou melhor na partida (12-7), mas a reacção foi pronta e determinada e logo com um parcial de 0-10 (12-17), com o conjunto portista a chegar ao fim dos 10 min iniciais a vencer por 17-23, e ao intervalo conservava-se a diferença pontual favorável ao FC Porto, 35-41. Estávamos perante um Benfica aquém das expectativas, com desinspiração na manobra ofensiva, quer na exploração do jogo interior quer nos lançamentos longos. Claro está que o rival teve mérito na forma como nos condicionou e beneficiou de alguma apatia nossa na vertente defensiva.

Na segunda parte começamos a defender devidamente, isto é, com maior agressividade e oposição aos atiradores contrários e a produção ofensiva portista baixou. No ataque subimos a eficácia no tiro exterior e melhoramos na tomada de decisão. Daí que no final do terceiro período, o marcador já ditava 55-53 a favor do Benfica. Nos derradeiros 10 min, a tendência de domínio encarnado manteve-se, pese embora a reacção portista que trouxe alguma incerteza (64-64). As águias voltaram à vantagem e um triplo de Tomás Barroso alargou o fosso, colocando-nos a vencer por 75-68 já dentro da fase crítica do duelo. O desgaste físico dos portistas era claro e a vitória não nos fugiu.

Antywane Robinson continua imparável. Foi o MVP do jogo com 19 pontos e 4 assistências. Realce também para a boa prestação de Carlos Morais no capítulo do tiro exterior (5/7 de 3 pts).

Inenarrável a opção tomada pela BENFICA TV em pleno directo. Na fase decisiva e electrizante do jogo reduziram a transmissão do Clássico a um quadrado pequeno no canto inferior do ecrã em detrimento da conferência de imprensa de Rui Vitória. Uma tremenda falta de respeito pela secção de Basquetebol do nosso clube.

Resultados Finais da 4ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 77-71 FC Porto
V. Guimarães 92-78 CAB Madeira
Eléctrico 81-84 Terceira Basket
Illiabum 95-98 Lusitânia
Barreirense 66-79 Ovarense 
Oliveirense 83-68 Galitos Barreiro


Dupla jornada positiva para as hostes encarnadas na visita ao Norte do país, para a 3ª e 4ª Jornadas da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Duas vitórias esperadas, pela margem máxima, frente a dois dos adversários mas frágeis desta fase. José Jardim aproveitou para rodar o plantel à sua disposição, experimentar novas soluções e melhorar o entrosamento entre os jogadores. Zelão, a recuperar de lesão, foi o único elemento encarnado que ficou em Lisboa. Destaque para os pontos perdidos pelo Sporting, na Maia, e pela Fonte Bastardo, no reduto do Esmoriz e no do Sp. Espinho. Estamos no 4º posto a 2 pontos dos leões que estão na dianteira da classificação.

No Sábado, em Matosinhos vencemos a Associação Académica de São Mamede pelos parciais de 22-25, 21-25 e 18-25.

O Benfica apresentou dificuldades, com algumas desconcentrações na recepção, tendo inclusivamente obrigado Jardim a recorrer a André Lopes depois de atingido o 2º tempo técnico no 1º set, em detrimento de Miroslav Gradinarov. Os anfitriões estiveram empolgados e jamais baixaram os braços, tendo disputado afincadamente todos os pontos, como espelham os parciais. No entanto as águias estiveram sempre no controlo das operações e evitaram que o rival acalentasse esperanças. 

Já no Domingo, em Viana do Castelo, perante o Voleibol Clube local, o colectivo benfiquista somou mais três pontos, com os parciais de 17-25, 26-28 e 13-25.


O jogo não foi objecto de transmissão televisiva, mas, pelo que deu para apurar, José Jardim efectuou rotação do plantel, com os jovens Miguel Sinfrónio e Rúben Paz a estrearem-se no escalão Sénior. Ao invés do jogo de Sábado, Tiago Violas, Hugo Gaspar e André Lopes foram titulares. O equilíbrio no apertado 2º set (estivemos a perder 24-22) aponta para algum relaxamento por parte das águias, em contraste com a superioridade patenteada nos restantes parciais.

Resultados Finais da 3ª Jornada

Ac. São Mamede 0-3 SL BENFICA (22-25; 21-25; 18-25)
Sp. Espinho 3-0 Clube K (25-21; 25-14; 25-20)
Esmoriz 2-3 Fonte Bastardo (27-29; 25-17; 25-18; 17-25; 7-15)
Sporting 3-0 SC Caldas (25-18; 25-20; 25-17)
V. Guimarães 1-3 Castêlo da Maia (23-25; 25-20; 17-25; 13-25)
Ac. Espinho 2-3 Leixões (20-25; 25-23; 25-22; 19-25; 12-15)

Resultados Finais da 4ª Jornada

VC Viana 0-3 SL BENFICA (17-25; 26-28; 13-25)
Castêlo da Maia 2-3 Sporting (25-23; 32-34; 16-25; 28-26; 12-15)
Ac. Espinho 3-1 Clube K (35-37; 25-17; 25-20; 25-19)
SC Caldas 3-1 Esmoriz (24-26; 25-22; 25-18; 25-22)
Sp. Espinho 2-3 Fonte Bastardo (25-18; 22-25; 19-25; 25-22; 13-15)
Leixões 2-3 Ac. São Mamede (28-26; 25-23; 18-25; 22-25; 13-15)


Na Beira Baixa, o colectivo às ordens de Joel Rocha suplantou a combativa e bem estruturada Associação Desportiva do Fundão por 1-3, para a 7ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Infelizmente o jogo não foi alvo de transmissão televisiva, pelo que nos socorremos apenas do resumo em vídeo disponibilizado. O Benfica assegurou a conquista de três pontos importantes e segue firme na vice-liderança da pauta classificativa.

Os encarnados entraram de forma fulgurante, desbloqueando o jogo com um golo madrugador de Deives, na recarga a disparo potente de longe de Roncaglio. Com 4 min jogados a vantagem já era de 0-2 no marcador. Perda de bola em zona proibida, com Deives a agradecer a oferta e a assistir primorosamente Robinho. O internacional russo apenas teve de empurrar a bola para o fundo das redes. A resposta não tardou através de uma transição rápida bem finalizada. Até ao descanso não houve mais mexidas no marcador, pese embora a ousadia dos fundanenses.

Só a meio da 2ª parte as redes abanaram novamente, após uma excelente execução de André Coelho. O internacional por Portugal aproveitou um ressalto para receber de peito e, sem deixar a bola tocar o solo, desferir um remate ao ângulo superior. O Benfica geriu o jogo até final. Está assim ultrapassada uma das deslocações teoricamente de maior grau de dificuldade.

Resultados Finais da 7ª Jornada

AD Fundão 1-3 SL BENFICA
GD Fabril 2-3 Burinhosa
Futsal Azeméis 4-7 Sp. Braga
Belenenses 5-3 Quinta dos Lombos
Rio Ave 4-1 Unidos Pinheirense
Leões de Porto Salvo 1-5 Módicus
Sporting 7-0 Desp. Aves


Com o "patim" direito! O Benfica entrou a vencer no Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, ao derrotar por 5-1 o aguerrido Sporting Clube de Tomar.

O técnico Pedro Nunes optou pelo seguinte esquema inicial em rinque: Pedro Henriques, Valter Neves, Diogo Rafael, Vieirinha e Jordi Adroher. Pouco público na Luz...

As águias venceram com justiça mas passaram por dificuldades para começar a luta pela recuperação do título com um triunfo. A nossa equipa teve a maior parte do tempo no controlo da posse de bola, mas o adversário apresentou-se com brio, bem organizado no capítulo defensivo e matreiro a explorar as saídas rápidas para o ataque, estratégia que era expectável. O jogo começou numa toada de equilíbrio sem muitas oportunidades de golo e o marcador só funcionou já a menos de 5 min do descanso regulamentar, momento em que João Rodrigues não perdoou de grande penalidade e marcou o primeiro golo encarnado na nova temporada. O Sp. Tomar tentou restabelecer o empate e só um seguro Pedro Henriques impediu que lograssem tal desiderato. O intervalo chegou assim com 1-0 a favor do Benfica.

Nos instantes iniciais do 2º tempo Carlos Nicolia viu ser-lhe exibido o cartão azul e Pedro Henriques defendeu com categoria o livre directo. Quem não marca, sofre. Em situação de "underplay", uma excelente combinação entre Diogo Rafael e Adroher, com o espanhol a concluir com uma 'stickada' forte um contra-ataque rapidíssimo. Volvidos poucos segundos, Nicolia sofreu penalty e na transformação do mesmo Adroher bisou. Estava feito o 3-0. O Campeão do Mundo enviou a bola à barra mas na recarga aplicou uma bem sucedida 'picadinha'. Entretanto o jogo assumiu uma toada de parada e resposta durante um período considerável, com os templário perigosos no ataque e Pedro Henriques a somar boas intervenções na baliza benfiquista. A meio da etapa complementar foi invalidado um golo ao Benfica, com polémica à mistura, pois a bola terá transposto a linha de golo.

Até que a menos de 7 min para o apito final, a equipa que veste de verde marcou o golo de honra. Mérito pelo desequilíbrio causado e pelo desvio subtil ao 2º poste. O Benfica viria a sentenciar o desfecho da partida a seu favor pouco depois, na sequência de um lance bem trabalho colectivamente e finalizado com frieza por Diogo Rafael. Até final ainda houve tempo para Jordi Adroher confirmar o "hat-trick", numa sublime cobrança de um livre directo, após a 10ª falta dos visitantes. Em suma, missão cumprida com uma prestação q.b. frente a uma equipa bem organizada, com vários jogadores que passaram pela nossa Formação, e que tem tudo para uma temporada tranquila no escalão máximo nacional da modalidade. De enaltecer também o notável desempenho do guarda-redes dos visitantes.

Resultados Finais da 1ª Jornada

SL BENFICA 5-1 Sp. Tomar
FC Porto 14-2 HCP Grândola
Sporting 7-1 Infante Sagres
HC Braga 2-4 Valença HC
Oliveirense 4-3 AD Valongo
Paço de Arcos 3-4 Juv. Viana
OC Barcelos 2-1 HC Turquel


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário