terça-feira, 17 de outubro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim de semana globalmente positivo, à excepção do Andebol que está prematuramente fora das competições europeias.

Acompanhe a nossa análise acerca dos jogos disputados nas modalidades de pavilhão em acção.


Obrigação cumprida em Voleibol. Vitória sem espinhas (25-17; 25-15; 25-15) na recepção ao Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 2ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Como é habitual compareceram poucas dezenas de benfiquistas no pavilhão, entre as quais jovem atletas da Formação da secção. Felizmente viram o Benfica conquistar o primeiro triunfo oficial na actual temporada, depois do desaire na Supertaça e no primeiro teste à defesa do título.

A supremacia benfiquista nunca esteve em causa, como os parciais traduzem, perante um rival acessível e que se encontra bastante distante da qualidade que apresentou em temporadas anteriores. A história dos sets foi semelhante, com o Benfica a cavar um fosso no marcador desde a fase inicial, embora a resistência vitoriana tenha durado um pouco mais no primeiro set (12-11), e a chegar ao 2º tempo técnico já bem encaminhados para a vitória do parcial.

Miroslav Gradinarov foi o melhor pontuador (12 pontos), no que concerne aos pupilos de José Jardim. Ary Neto e Zelão, a contas com problemas físicos, estiveram ausentes. Por seu turno, Milija Mrdak e Dusan Stojsavljevic foram suplentes utilizados.

Resultados Finais da 2ª Jornada

SL BENFICA 3-0 V. Guimarães (25-17; 25-15; 25-15)
Esmoriz 1-3 Ac. São Mamede (25-19; 21-25; 23-25; 19-25)
Leixões 2-3 Castêlo da Maia (25-17; 25-20; 17-25; 23-25; 10-15)
Sp. Espinho 3-1 Ac. Espinho (25-18; 22-25; 25-17; 25-16)
VC Viana 0-3 Sporting (18-25; 11-25; 21-25)
Clube K 1-3 SC Caldas (25-20; 21-25; 32-34; 22-25)


Duas vitórias naturais na deslocação ao arquipélago dos Açores, contra Terceira Basket e Lusitânia, para a 3ª e 7ª Jornadas da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

De um modo sucinto, a superioridade encarnada manifestou-se mais uma vez, ou seja, as águias confirmaram o favoritismo no duplo compromisso enfrentado. Ainda assim não se esperavam tantas dificuldades. Ênfase para nova derrota caseira do FC Porto (que visita a Luz no próximo Sábado), desta vez perante a Oliveirense.

No Sábado, vencemos o recém-promovido Terceira Basket por esclarecedores 67-90.

Depois de uns 10 min iniciais pautados pelo equilíbrio (17-20), com alternâncias no comando da marcha do marcador, ficou no 2º Período bem mais patente a maior qualidade do Benfica. Com um parcial favorável de 0-14 (17-34), as águias distanciaram-se largamente no marcador. Com 35-48 ao intervalo, os que envergam o "Manto Sagrado" controlaram as operações e consolidaram a vantagem nos segundos 20 min. José Ricardo não se coibiu de rodar o plantel à sua disposição. Tomás Barroso foi o mais utilizado na partida e o único com mais de 20 min feitos.

Mais uma vez os encarnados fizeram valer a eficácia da linha de três pontos (14 triplos). 
Todos os jogadores utilizados inscreveram o seu nome na lista de marcadores. José Silva, de regresso aos eleitos tal como Carlos Morais, notabilizou-se com 16 pontos.

No Domingo, triunfo muito suado no reduto do Lusitânia. O resultado final de 89-95 reflecte bem o quão complicado foi sair dos Açores sem qualquer escorregadela.

O Benfica esteve grande parte da partida atrás no marcador, porém no 4º Período entrou de rompante e impôs a lei do mais forte. No cômputo geral, não seleccionamos bem os lançamentos e permitimos transições rápidas ao opositor. Além disso, perdemos na luta das tabelas.

Demasiada insistência nos triplos para tão baixa eficácia na 1ª parte (2 triplos convertidos em 19 tentativas), conjugada com o acerto ofensivo dos anfitriões, redundaram no 42-37 ao intervalo. Portanto, o jogo exterior não estava a funcionar e no 2º tempo surgiu um Benfica a explorar outras soluções para atirar com sucesso ao cesto.

No entanto, até foram os açorianos novamente a entrar melhor na partida (50-39). Resposta pronta do Benfica com dois triplos pelo meio e igualdade reposta, 50-50. Até ao final do 3º Período, as alternâncias na liderança do marcador foram constantes, mas o 69-69 espelhava o equilíbrio na antecâmara dos 10 min finais do embate. As águias arregaçaram as mangas e beneficiaram da maior frescura física (Lusitânia utilizou apenas seis jogadores nos 40 min), para com um parcial de 0-9 construírem uma vantagem considerável (69-78). Até final, os insulares ainda tentaram discutir o resultado, mas o triunfo difícil foi garantido pelo turma benfiquista.

Na vertente individual, sublinhe-se o duplo-duplo (14 pontos e 13 ressaltos) protagonizado por Antywane Robinson. O norte-americano realizou mais um desempenho que atesta a sua qualidade como atacante e defensor e recebeu a distinção de MVP do desafio. 

Resultados Finais da 3ª Jornada (1ª Fase)

Terceira Basket 67-90 SL BENFICA
CAB Madeira 81-88 Illiabum
Ovarense 66-56 Eléctrico
Lusitânia 89-77 Barreirense
Galitos Barreiro 74-82 V. Guimarães
FC Porto 78-93 Oliveirense

Resultado Final da 7ª Jornada (1ª Fase)

Lusitânia 89-95 SL BENFICA


Fim da campanha europeia para o nosso Andebol em 2017/2018. Perante cerca 2800 adeptos polacos, a formação benfiquista sucumbiu por 26-21 diante do Gwardia Opole, para a 2ª Mão da 2ª Ronda da Taça EHF.

Com este desfecho, os pupilos de Carlos Resende foram afastados das competições europeias. Um autêntico fracasso, tendo em consideração a vantagem de quatro golos vinda de Lisboa e a ambição revelada pelo nosso técnico.

E observando racionalmente as duas partidas, o Benfica tinha mais do que condições para ultrapassar o rival polaco. Em suma, foi por culpa própria que a aventura europeia terminou de forma precoce. Uma segunda parte horrível entregou a eliminatória aos polacos. Os problemas de eficácia aos 6 metros e na linha de 7 metros, que não nos permitiu viajar até à Polónia com uma vantagem mais acentuada, foram ainda mais evidentes no jogo deste Domingo. O guarda-redes Adam Malcher esteve endiabrado e foi peça vital para a reviravolta polaca. Várias vezes os nossos jogadores estiveram isolados e esbarraram no guardião contrário.

Assistiu-se a uma toada
 renhida na etapa inicial. Depois de um começo com sinal mais para os da casa (9-6 à passagem do min 20), o Benfica recuperou e 3 min volvidos igualou o encontro (9-9). Mercê da melhoria substancial da eficácia defensiva, com Hugo Figueira a mostrar serviço, e com as águias mais de acordo com o rendimento demonstrado até então na presente temporada. A formação benfiquista continuou por cima no encontro e efectuou a reviravolta, conseguindo uma vantagem de dois golos ao intervalo (10-12). Parecia estar tudo controlado. Puro engano...

Desastre total das águias nos segundos 20 min alterou o rumo dos acontecimentos! O parcial de 7-1 (17-13) e apenas um golo marcado em 12 min dispensa quaisquer comentários relativamente à entrada aflitiva dos encarnados no 2º tempo. O guarda-redes da casa fez a diferença mas isso não pode servir para escamotear o nosso desnorte a nível ofensivo, com sucessivos ataques sem qualquer critério em direcção à baliza contrária. O Benfica não tinha antídoto para derrubar a dura e coesa defesa dos da casa. Os polacos foram aproveitando para aumentar a vantagem e nos últimos 9/8 min finalmente se colocaram em vantagem na eliminatória (21-16). Antes, o Benfica desperdiçou por duas ocasiões a hipótese de reduzir para dois golos de diferença. Enquanto o opositor, empolgado pelo apoio do seu numeroso público, não perdoou e ampliou a distância (22-16 e 25-17). Nos instantes finais, os encarnados ainda encurtaram distâncias mas já estava tudo decidido...

Há vários aspectos a rever, mas nem tudo está mal agora, nem tudo estava bem pese embora o pleno de vitórias a nível interno. No jogo de Domingo, há a sublinhar: a ineficácia gritante dos nossos pontas, a desperdiçarem ataques de resolução fácil; a falta de ideias no ataque e escassa capacidade para contrariar a agressividade defensiva dos da casa (usam e abusam), mediante complacência da dupla de arbitragem; o apagamento da 1ª Linha, que esteve aquém das expectativas, frente a uma defesa de elevada estatura; o desacerto nos livres de 7 metros; entre outros factores. Nota ainda para a ausência de Paulo Moreno, baixa importante, e para o regresso à competição de Alexandre Cavalcanti.

Depois desta decepção, há que concentrar única e exclusivamente nas provas domésticas, Campeonato Nacional e Taça de Portugal. Na próxima Quinta-feira há Derby na Luz.

Resultado Final da 2ª Mão da Taça EHF (2ª Ronda)

Gwardia Opole 26-21 SL BENFICA


Ufa! Vitória arrancada a ferros, por 3-2, no frente-a-frente com Leões de Porto Salvo, para 6ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Afluência aceitável na recepção a uma equipa que tem colocado problemas ao Benfica nos confrontos em anos anteriores. O Benfica regressou às vitórias no Domingo, todavia o colectivo orientado por Jorge Monteiro ofereceu uma boa réplica e vendeu cara a derrota.

Cristiano assumiu naturalmente a titularidade, devido ao castigo de Roncaglio. O internacional espanhol Raul Campos começou a mostrar serviço, e de que maneira.

A primeira parte foi pautada pelo óbvio maior domínio dos comandados de Joel Rocha ante um conjunto da Linha aguerrido e ousado. Ao intervalo o 'placar' assinalava que as águias venciam por 1-0. De forma fortuita, André Coelho abriu o activo na cobrança de um livre em zona frontal. Resultado que se ajustava ao que se tinha desenrolado, isto é, os encarnados com maior caudal ofensivo mas com pouca objectividade, tornando de certa forma acessível a tarefa defensiva aos atrevidos leões, sem tirar o mérito ao trabalho do guardião do LPS.

Segunda parte mais do mesmo. Benfica com bola e a criar poucas situações para finalizar. Leões a responder aqui ou ali no contra-golpe. A pouco mais de 6 min para o fim, um tiro de meia distância de Raul Campos e segundo tento para os encarnados. Esperava-se então que o Benfica segurasse, ou até ampliasse, a vantagem. Menos de 2 min volvidos e Leões reduz para 1-2, num livre à entrada da área. Em contra-ataque, Ré restabeleceu o empate. Sinal de alarme na Luz, face à possibilidade do SLB ceder novamente pontos. Rapidamente o Benfica avançou para o "5 para 4" e Raul Campos aproveitou o espaço concedido para bisar, fruto de nova execução do meio da rua. Duro obstáculo superado!

Resultados Finais da 6ª Jornada

SL BENFICA 3-2 Leões de Porto Salvo
Quinta dos Lombos 3-3 GD Fabril
Futsal Azeméis 6-4 Rio Ave
Desp. Aves 2-3 Belenenses
Burinhosa-Unidos Pinheirense (Jogo interrompido)
AD Fundão-Sp. Braga (25/10, às 18h)
Módicus-Sporting (1/11, às 18h)


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário