sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Para Sábado e Domingo a agenda encontra-se bem recheada, concretamente com compromissos caseiros em Voleibol e Futsal, visita em dose dupla do Basquetebol aos Açores e jogo decisivo na Polónia para o Andebol.

Naturalmente poderá acompanhar a nossa antevisão a cada uma das partidas.


A abrir as hostilidades, pelas 15 horas de Sábado, o Campeão Nacional de Voleibol estreia-se em casa, frente ao Vitória de Guimarães, em duelo relativo à 2ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. A BENFICA TV assegurará a cobertura televisiva, lamentavelmente em diferido.

Vinda de dois desaires em outros tantos encontros oficiais, este é o momento do Benfica dar o grito de revolta e inverter o momento, com a conquista de três pontos obrigatórios. E sim, obrigatórios pois num campeonato que terá mais concorrentes pelo título, todos os pontos serão importantes para o ordenamento da classificação final.

Do lado de Guimarães chega uma equipa ainda longe do fulgor voleibolístico de outras temporadas, formada maioritariamente por jovens de valor promissor. Uma equipa aguerrida mas com menor cartel, experiência e valia individual do que o campeão. Mas será dentro do campo que o Benfica terá de provar esse seu estatuto, respeitando o adversário.

Já se sabe que o momento não é o melhor, até pelas lesões que assolam o plantel. Depois da lesão grave de Ary Neto em Alvalade, Zelão também deixou essa partida por lesão, partida que os sérvios Dusan e Mrdak já haviam falhado por lesão. Veremos quem recuperou a tempo e em que condições. Independentemente das baixas, o caminho é só um: ganhar.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 2ª Jornada

Sábado - dia 14:

SL BENFICA-V. Guimarães 15h
Esmoriz-Ac. São Mamede 17h
Leixões-Castêlo da Maia 17h

Sexta - dia 13:

S
p. Espinho-Ac. Espinho 21h30

Domingo - dia 15:

V
C Viana-Sporting 16h

Clube K 1-3 SC Caldas (25-20; 21-25; 32-34; 22-25)


Dupla jornada em Basquetebol. Os comandados de José Ricardo viajam até à Ilha Terceira para defrontar os dois representantes do arquipélago dos Açores, para a 3ª e 7ª Jornadas da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

No Sábado, a partir das 16 horas, defrontamos o 
Terceira Basket. O Benfica é terceira a equipa a fazer esta dupla deslocação aos Açores, já que semana passada este cenário já se verificou. A Oliveirense venceu confortavelmente o Terceira Basket e com mais dificuldade o Lusitânia, sendo que ambas as equipas da casa derrotaram a Ovarense.

Não são claramente equipas com ambições de lutar pelo título, mas são duas formações que irão procurar um lugar nos Playoffs, embora e num exercício meramente teórico, só deverá haver lugar para uma delas. O Benfica é claramente favorito para ambos os jogos, mas também assim o será na maioria dos jogos neste campeonato.

Há que dar continuidade ao bom arranque de temporada dos encarnados a nível interno, isto numa altura em que vai arrancar a participação na FIBA Europe Cup, e por conseguinte, o calendário encarnado vai ser apertado, com muitos jogos e viagens e menos tempo para treinar. É um ciclo muito exigente, como se viu a temporada passada, e nada melhor do que começar bem, com mais duas vitórias.

Às 16h30 (locais) de Domingo, as águias jogam no reduto do Lusitânia. Ambas as equipas locais têm estrangeiros que já deram nas vistas nas primeiras jornadas, como seria de esperar, mas apresentam alguma falta de opções de banco, o que lhes colocará certamente problemas durante os 40 minutos. Do lado encarnado, havendo dúvidas pendentes com a disponibilidade de Carlos Morais e José Silva, já se sabe que há opções de qualidade para uma rotação profunda e sem quebras.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 3ª Jornada

Sábado - dia 14:

Terceira Basket-SL BENFICA 16h
CAB Madeira-Illiabum 16h
Ovarense-Eléctrico 16h
Lusitânia-Barreirense 17h
Galitos Barreiro-V. Guimarães 18h

Domingo - dia 15:

FC Porto-Oliveirense 18h30

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogo da 7ª Jornada

Domingo - dia 15:

Lusitânia-SL BENFICA 17h30


No Domingo, por terras polacas, os nossos rapazes do Andebol têm encontro marcado, pelas 15 horas, com o Gwardia Opole, referente à 2ª Mão da 2ª Ronda da Taça EHF.

Com a vitória por quatro golos na bagagem, o Benfica tem de entrar desconfiado nesta partida, até pela experiência da temporada passada, em que frente a outra equipa polaca, o Benfica perdeu por cinco fora e ganhou por seis em casa. Certamente que num ambiente contrário, o jogo pode ter características diferentes e tudo indica que terá.

Desde logo esperam-se uns polacos bem mais acutilantes do que no último jogo, em que várias vezes tentaram prolongar ao máximo as suas iniciativas (ou faltas dela) de ataque. Neste aspecto o Benfica terá de estar sobreavisado, e preparado para defender e sofrer no massacre "físico". É indiscutível o maior peso e força dos polacos. Contudo, se o Benfica defender bem pode fazer do contra-ataque uma das suas melhores armas, para ir marcando e ter sempre o controlo do jogo e da eliminatória.


Espera-se também o regresso de Alexandre Cavalcanti, que pode ser um trunfo para surpreender um pouco os polacos, mas espera-se sobretudo que o Benfica dê continuidade a este excelente arranque de temporada, que siga determinado em superar mais um desafio, de forma a ficar a uma eliminatória do acesso à fase de grupos da Taça EHF.

Taça EHF (2ª Ronda) - 2ª Mão

Domingo - dia 15:

Gwardia Opole-SL BENFICA 15h Seguir em: http://www.ehftv.com/int/livestream/gwardia-opole-sl-benfica


A encerrar o fim de semana desportivo, pelas 18 horas de Domingo, as águias recebem os Leões de Porto Salvo, num desafio respeitante à 6ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. No caso de falhar a presença na Luz, tem como alternativa seguir o jogo através da BENFICA TV/TVI 24.

Regresso das partidas à Luz, num jogo sempre quentinho e que marca o regresso de Bebé e Ré à Luz. A formação do Leões surge com ambições esta temporada, reforçada com estes dois jogadores e não só, pronta a lutar por um lugar no Playoffs. Do lado do Benfica há baixas para este jogo, Chaguinha e Miguel Ângelo lesionados, a par de Roncaglio, castigado.

Depois da derrota em Alvalade, cabe ao Benfica reagir de imediato e da única forma possível: ganhando. Tendo clara noção de que é um adversário que vai obrigar o Benfica a máxima concentração, a estar bem todo o jogo em todos os aspectos do jogo, nomeadamente o emocional, uma vez que infelizmente também já é um triste hábito recorrente nas partidas com os Leões de Porto Salvo, muitas picardias, provocações, agressões e simulações. Também aqui é preciso gerir de forma inteligente o jogo.

De resto, esperamos uma vitória encarnada num jogo difícil, mas um regresso aos triunfos para não comprometer a luta pelo primeiro lugar na fase regular. Qualquer deslize, depois da derrota com o rival, poderá ser fatal para este objectivo.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 6ª Jornada

Domingo - dia 15:

SL BENFICA-Leões de Porto Salvo 18h BENFICA TV/TVI 24

Sábado - dia 14:

Quinta dos Lombos-GD Fabril 17h15
Futsal Azeméis-Rio Ave 17h30
Desp. Aves-Belenenses 18h
Burinhosa-Unidos Pinheirense 18h

Quarta - dia 25 de Outubro:


AD Fundão-Sp. Braga 18h

Quarta - dia 1 de Novembro:

Módicus-Sporting 18h


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário