terça-feira, 19 de setembro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...(Basquetebol - Antevisão da Época 2017/2018)

A temporada 2017/2018 para o Basquetebol do SL Benfica tem o seu início marcado para esta Terça-feira, com "a bola ao ar" a partir das 19 horas, no pavilhão do Kapbenberg Bulls, em jogo respeitante à 1ª Mão da 1ª Ronda da FIBA Liga dos Campeões. Dois dias depois, às 21 horas na Luz, joga-se para a 2ª Mão.

O Benfica marca presença nesta prova europeia pelo 2º ano consecutivo e disputa a primeira de três rondas de qualificação rumo à fase de grupos. Observando as equipas presentes, o nível é elevado pelo que em teoria a tarefa das águias adivinha-se hercúlea. A eliminação em qualquer uma das eliminatórias dita a despromoção à FIBA Europe Cup.

Pela frente aguarda-nos o Kapbenberg Bulls, Campeão Nacional da Áustria. Carlos Andrade e Raven Barber recuperaram de uma lesão que afectou a preparação, ao passo que Carlos Morais esteve a representar a Angola na FIBA AfroBasket, porém todos estarão às ordens de José Ricardo para este arranque de época. Alguma expectativa para ver o valor do campeão austríaco, mas sobretudo o principal inimigo do Benfica é o timing desta eliminatória, ainda muito cedo na temporada. A pré-época foi assim exigente, mas por exemplo Morais chegará a este jogo com dois treinos feitos com a equipa e o novo treinador. A expectativa será trazer da Áustria um bom resultado, sendo que dois dias depois na segunda mão as equipas já se irão conhecer melhor, e podem eventualmente apresentar algo de novo que procure surpreender.

Antes nos debruçarmos sobre a constituição da nossa equipa, importa agradecer o contributo de inegável sucesso de Carlos Lisboa no comando técnico. Uma lenda viva do clube! Deu muito a esta secção, quer enquanto jogador (melhor basquetebolista português), quer na condição de treinador. Foram anos de contínua hegemonia nacional da modalidade, com a conquista de inúmeros troféus, especialmente o Tetra-Campeonato. Porém chegou o momento de pôr termo à sua colaboração e da melhor forma (conquistou três títulos nacionais em 2016/2017, em quatro possíveis), tendo assumido a tempo inteiro o lugar de Director-Geral das Modalidades, e portanto neste capítulo a página foi virada, uma vez que José Ricardo, ex-Oliveirense, é o novo líder do balneário das águias. Tem 51 anos, é um dos escassos treinadores portugueses a ter certificado técnico europeu e chega ao Benfica com a difícil missão de tentar vencer tanto como o seu antecessor. Pelo que deu para apurar, particularmente enquanto foi timoneiro do BC Barcelos e mais recentemente da Oliveirense, conhece bem a modalidade sobretudo a nível nacional, não tem medo de arriscar na aposta de jovens e privilegia o jogo colectivo na sua essência, com rigor, disciplina, solidariedade, humildade, intensidade, mobilidade, eficácia e demais capacidades. Esperamos que se adapte rapidamente à nova realidade e seja bem sucedido em formar um colectivo forte, isto é que tire o máximo rendimento de cada jogador e imponha um basquetebol capaz de vencer tudo a nível nacional. Carlos Seixas e Nuno Ferreira permanecem no papel de treinador adjunto.

Focando então na composição do plantel, também se registaram alterações, nomeadamente com as saídas de Mário Fernandes, Derek Raivio, Marko Loncovic e Damian Hollis. Obrigado a todos e votos de felicidade para o futuro! Atacamos então o mercado e apresentamos cinco caras novas. Adquirimos Jesse Sanders (Ex-BG Goettingen), José Silva, Antywane Robinson (Ex-Pau-Lacq Orthez) e os jovens Gonçalo Delgado (ex-Basket Almada) e Neemias Barbosa (ex-Barreirense), que vieram completar o elenco benfiquista. Acerca dos três primeiros a expectativa é, claro está, que ofereçam um "upgrade" qualitativo. Jesse Sanders notabiliza-se na leitura inteligente de jogo, sendo altruísta e regular na hora de atirar. O norte-americano vem colmatar a saída de Raivio e Mário Fernandes. O jovem Aljaz Slutej e Nuno Oliveira compõem o trio de bases. Já para fazer face às saídas de Lonkovic e Hollis, reforcamo-nos com o também norte-americano Antywane Robinson, sagaz na entrada para o cesto e nos duelos individuais, e José Silva, oriundo do FC Porto, internacional português, que dispõe de uma boa capacidade de tiro e competente nos duelos defensivos.
Tomás Barroso, Carlos Morais, João Soares, Carlos Andrade, Raven Barber, Nicolas dos Santos, Cláudio Fonseca e Ricardo Monteiro continuam de 'águia ao peito'.

Obviamente somos favoritos à conquista de todos os títulos nacionais, campeonato, Supertaça, Taça de Portugal e Taça Hugo dos Santos. O FC Porto, a Oliveirense e o V. Guimarães serão os principais adversários das águias na luta pelos troféus acima mencionados.

Os sinais deixados durante a pré-temporada foram francamente positivos, mas agora é que começa a competição, com o desejo para esta temporada de que a equipa seja um verdadeiro colectivo, culminando na conquista de todos os troféus domésticos e numa prestação digna além-fronteiras. A vossa responsabilidade é somar títulos! Queremos o Bi-Campeonato! Força BENFICA!

FIBA Liga dos Campeões (1ª Ronda) - 1ª Mão

Terça - dia 19:

Kapbenberg Bulls-SL BENFICA 19h Seguir em: https://youtu.be/p3JbYj7ClMI

FIBA Liga dos Campeões (1ª Ronda) - 2ª Mão 

Quinta - dia 21:

SL BENFICA-Kapbenberg Bulls 21h BENFICA TV


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!



4 comentários:

  1. O Benfica pode inscrever mais um estrangeiro, vai faze-lo, não vai? pensoq eu poderia contratar um jogador para as posições 3/4.

    ResponderEliminar
  2. O Delgado não é ex Barreirense mas sim ex BAC.

    ResponderEliminar