sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...(Futsal - Antevisão da Época 2017/2018)

Uma autêntica transformação. O Benfica reforçou-se e de que maneira de forma a dotar o nosso plantel de qualidade indiscutível para atacar todos os troféus em disputa na modalidade de Futsal.

Naturalmente o desfecho da temporada transacta deixou qualquer benfiquista em sobressalto, pese embora a vitória na Taça de Portugal e Supertaça, e portanto exigiam-se várias mexidas neste defeso, conforme se veio a confirmar. Várias saídas e várias caras novas. Houve a preocupação de encurtar o plantel, mas mantê-lo uniforme e com várias alternativas de qualidade para casa posição. As contratações efectuadas residiram em jogadores experientes, de créditos firmados e há uma aposta na formação, com a ascensão de alguns dos Campeões Nacionais de Júniores, como é o caso de André Correia, Afonso Jesus e Jacaré.

Começando pela baliza, chegou Diego Roncaglio. Com reconhecida qualidade entre os postes e no jogo de pés, reforça a baliza vermelha e branca, depois de uma passagem por solo cazaque, onde não teve a projecção esperada na sombra de Higuita, um dos melhores do Mundo.
Os internacionais por Portugal André Coelho e 
Tiago Brito chegam ao Benfica provenientes do Sp. Braga. Sem dúvida dos dois melhores jogadores da equipa que eliminou o Benfica o ano passado, e que de resto tiveram papel decisivo nesses encontros. Dois jogadores já habituais na Selecção Nacional, e que aumentam a qualidade do plantel do Glorioso.
Da Rússia veio Robinho, um dos melhores intérpretes a nível mundial. Craque de créditos firmados, exímio no 1x1 e com um pé esquerdo notável. É dele que se espera magia. De Espanha, Raul Campos, um Pivot móvel mas possante contratado ao El Pozo, e que se destaca pelo seu poderoso remate; que terá uma saudável concorrência com Deives, internacional brasileiro, com experiência e qualidade comprovada a finalizar, e que tem estado em grande evidência no Brasil nas últimas duas épocas.
De ainda assinalar o regresso de Bruno Pinto, após empréstimo bem sucedido ao Burinhosa. Do trio promovido, André terá o papel de terceiro guarda-redes, Afonso Jesus é um jovem muito promissor que confirmou na sua primeira época de Benfica tudo aquilo que se espera dele, e ainda Jacaré, o Pivot brasileiro de apenas 18 anos, e que promete ser uma estrela do futuro.

Saídas foram muitas. Gonçalo Alves pôs termo a uma longa e bem sucedida carreira. Bebé, em fim de ciclo, também disse adeus depois de uma duradoura ligação com o nosso clube. Quanto às restantes saídas, evidentemente o rendimento dos atletas foi aquém do esperado. Cristian Dominguez, Jefferson, Fernando, Franklin, Ré, Mário Freitas e Patias estão assim de saída do clube. Também Elisandro deixou de vestir as nossas cores, mas neste caso impôs-se a vontade do brasileiro e do Campeão Europeu Inter Movistar, clube que accionou a cláusula de rescisão.

Também uma boa parte da massa adepta esperava a saída de Joel Rocha do comando técnico, mas não houve alterações neste capítulo, até porque o seu contrato vigora até 2019. O técnico português chegou ao Benfica em 2014/2015, tornando-se Campeão Nacional na época de estreia, no entanto não repetiu tal proeza nos dois anos seguintes, o que abalou a confiança que os benfiquistas têm no treinador, independentemente do elevado investimento do rival leonino. Joel Rocha tem então nova oportunidade, porém sabe que a margem de erro escasseia e obviamente terá de obter resultados a curto prazo, sob risco do tom de contestação aumentar exponencialmente. Nos últimos dois anos as alegrias alcançadas não foram efectivamente suficientes e o futsal praticado afastou um número considerável de benfiquistas dos pavilhões. É tempo de mudar...

Gonçalo Alves, como dito acima, encerrou a carreira e assumiu o papel de 'Team Manager' da equipa, continuando assim no dia a dia do futsal encarnado. Bruno Coelho enverga agora a braçadeira de Capitão, ele que é o jogador há mais tempo no plantel e como todos sabem, um assumido benfiquista militante.

Num ano em que pela primeira vez duas equipas lusas em simultâneo participam na UEFA Futsal Cup, as águias estão surpreendentemente de fora depois do fracasso causado pela eliminação nas 1/2 Finais dos Playoffs do pretérito campeonato frente ao Sp. Braga, pelo que os minhotos se estreiam na aventura europeia. Isto é algo que não pode ser esquecido e que resulta do fracasso da época passada.

Está na altura de devolver o Benfica ao espaço das conquistas, de modo a retomar a hegemonia da modalidade perdida nesta década. Para 2017/2018 o foco centra-se única e exclusivamente nos troféus nacionais - Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça. E são todos para ganhar, não há outro destino. Iremos ainda disputar a Taça de Honra AFL, competição distrital.


A época arranca então este Sábado de forma oficial, tal como na época passada com a Supertaça contra o eterno rival. Com novidades, desde logo regulamentares, ambas as equipas só podem usar 5 jogadores não formados localmente. Se o Benfica transformou o seu plantel, o Sporting manteve todo o seu núcleo duro e incorporou Cardinal e Divanei. Sem dúvida, muito reforçado, já se sabe assente no orçamento megalómano que permite ter um plantel de 17(!) jogadores, tendo 5 de ficarem de fora todos os jogos.

Apesar de tudo o que já foi falado e analisado, a época passada deixou evidente uma situação: entre as duas equipas em campo, a diferença não foi clara. Muito pelo contrário, o Benfica venceu a Supertaça pela margem mínima, e depois registaram-se três empates, dois no campeonato e um na Taça de Portugal, com os encarnados a vencerem nas grandes penalidades. Claro que para este ano, e sobretudo com esta transformação no Benfica, é cedo para previsões, até porque vamos ter só o primeiro duelo.

Mas há que estar ciente, o Benfica deu um sinal claro de ruptura com um passado recente e isso tem de que ser provado em campo desde a primeira hora. Queremos ver a equipa lutar do primeiro ao último minuto, deixando todas as gotas de suor necessárias na pista, sabendo que equipa terá pela frente. Um adversário bem trabalhado, mas também previsível, e agora com Cardinal de volta, certamente ainda mais faltoso e pronto para as picardias. Aqui, com uma equipa mais jovem, o Benfica terá de saber muito bem gerir as emoções. Vamos rapazes!

Supertaça Nacional 2017

Sábado - dia 2:


SL BENFICA-Sporting 14h15 RTP 1


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário