segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

As nossas equipas de Futsal e Andebol no Sábado confirmaram o favoritismo, ao passo que no Domingo os rapazes do Basquetebol lutaram bastante mas encontram-se em desvantagem na eliminatória europeia.

De seguida, debruçamos-nos então sobre cada um dos jogos das nossas modalidades em acção.


A formação liderada por Joel Rocha não teve piedade na visita ao reduto do Grupo Desportivo Fabril, em jogo a contar para 3ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

O resultado final, 3-14, espelha bem a superioridade imposta pelos encarnados na quadra. 
Foi um jogo que se pautou pelo domínio completo por parte do Benfica, que chegou ao intervalo a vencer por 1-7. Bela forma de dedicar os três pontos conquistados ao lesionado Chaguinha. Seguimos na liderança do campeonato, repartida com o Sporting.

Face a uma goleada tão explícita, não há muito a esmiuçar desta partida. Perante uma equipa que ascendeu esta temporada ao principal escalão nacional, o Benfica respeitou o adversário e fez o que lhe competia, com eficácia e belas execuções dos jogadores encarnados. Bruno Coelho anotou um "hat-trick". Deives e Rafael Henmi bisaram. Fábio Cecílio, Tiago Brito (com um vistoso chapéu criou uma obra-prima), André Coelho, Raul Campos, o jovem Jacaré e Bruno Pinto também inscreveram o seu nome na lista de marcadores num pavilhão muito bem composto com ambiente a condizer.

Resultados Finais da 3ª Jornada

GD Fabril 3-14 SL BENFICA
Sporting 6-3 Futsal Azeméis
Unidos Pinheirense 7-6 Módicus
Burinhosa 0-3 Desp. Aves
Belenenses 2-2 Sp. Braga
Rio Ave 6-1 Quinta dos Lombos
Leões de Porto Salvo 2-4 AD Fundão


Em Estarreja, os pupilos de Carlos Resende derrotaram a anfitriã Artística de Avanca, por 26-30, para a 4ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Uma nova vitória importante, diante de um adversário que se revelou 
capaz de nos criar dificuldades. Ainda assim, nada que colocasse em causa o mérito da supremacia encarnada. É bom relembrar que no ano passado perdemos neste pavilhão e que têm sido os desaires com este tipo de adversários que nos tem hipotecado a possibilidade de discutir o titulo.

Alexandre Cavalcanti foi ausência notada, em virtude de uma entorse no tornozelo sofrida na Sexta-feira passada. O internacional português irá falhar também o jogo de atraso frente ao Madeira SAD, marcado para esta Quarta-feira na Luz. João Silva assumiu a titularidade a Lateral Esquerdo.

Resumidamente, fizemos uma exibição q.b., pois tivemos fases do jogo de passividade defensiva e falta de serenidade ofensiva, contrapondo com outras de ataque bem planeado e defesa agressiva.

Depois de uma etapa inicial marcada por alternâncias no marcador, o Benfica disparou e parecia ter tudo bem encaminhado (8-13). Mas nos 10 min finais da 1ª parte, a ineficácia e desconcentração ofensiva conjugada com uma defesa permissiva, permitiu ao rival igualar a partida a 16 bolas, cenário registado ao intervalo.

Como consequência de uma entrada mais agressiva e unida no sector defensivo (aposta certeira em Paulo Moreno), a turma benfiquista cedo descolou no marcador (17-21 e 19-24) nos segundos 30 min. Aliás, a mudança de comportamento defensivo foi essencial para o triunfo das águias. De frisar que Miguel Espinha, que esteve na baliza encarnada durante toda a etapa complementar e ainda nos 10 min finais da 1ª parte, não comprometeu. Os da casa ainda reagiram (21-24), à boleia do endiabrado Taboada, autor de 7 golos durante todo o embate, e mantiveram o jogo em aberto. Contudo, na fase decisiva acabamos por alargar a vantagem para seis golos de diferença (21-27), sentenciado dessa forma o encontro.

Destaque para Belone Moreira e Pedro Seabra, as duas principais armas ofensivas do Benfica que fizeram a diferença no jogo com oito e sete golos respectivamente.

Uma palavra também para o público presente, afecto quase totalmente à AA Avanca, e que proporcionou um ambiente benéfico para a modalidade.

Resultados Finais da 4ª Jornada 

AA Avanca 26-30 SL BENFICA
ABC 25-24 Boa Hora FC
Xico Andebol 22-28 ISMAI
FC Porto 43-20 São Bernardo
Belenenses 31-27 Águas Santas
Madeira SAD 27-36 Sporting
AC Fafe 25-28 Arsenal Clube Devesa


Em Basquetebol, o SL Benfica perdeu na recepção ao Lukoil Academic, por 82-91, em partida respeitante à 1ª Mão da 2ª Ronda da FIBA Liga dos Campeões.

Mais uma vez, a assistência verificada foi decepcionante, problema crónico nos pavilhões da Luz. A militância benfiquista resume-se a umas dezenas de adeptos entusiastas. Duvido que enchesse mesmo que o Benfica fosse buscar os benfiquistas a casa...

Naturalmente este resultado deixa os búlgaros mais confortáveis na eliminatória, até porque agora jogam diante dos seus adeptos, mas nada está perdido para os comandados de José Ricardo Rodrigues. As possibilidades são diminutas em bater, e por mais de 9 pontos, este adversário em sua casa, no entanto há que dar o nosso melhor e acreditar na reviravolta enquanto for possível.


O equilíbrio foi a nota dominante no 1º Período (24-26), com ambas as equipas a concretizarem os seus ataques. De sublinhar a pontaria afinada nos lançamentos de longa distância. A partir dos segundos 10 min, veio ao de cima a maior qualidade e experiência do plantel búlgaro. Os encarnados não conseguiram manter a eficácia da linha dos 3 pontos, enquanto o Lukoil fez valer o seu poderio a todos os níveis. Ao intervalo, os lisboetas perdiam por 44-53.

No reatamento do desafio, o Benfica aproximou-se (51-53) mas foi "sol de pouca dura". Os búlgaros voltaram portanto a distanciarem-se (55-69), alcançando a maior vantagem até então registada. Na parte final do parcial, os encarnados aumentaram os índices de agressividade, empenharam-se mais na defesa do seu cesto e conseguiram encurtar diferenças (62-69).

No último quarto, o Benfica reduziu para 5 pontos (64-69), contudo os visitantes responderam com um parcial de 0-8 que teve o condão de desmoralizar os homens de "águia ao peito", avolumando assim a vantagem para números expressivos que acabaram por dissipar quaisquer dúvidas relativamente ao vencedor do primeiro combate da batalha (70-87). Ainda assim, os encarnados não queriam que a eliminatória ficasse já resolvida e encetaram uma digna recuperação, imprimiram maior agressividade na defensiva e subiram a eficácia na hora de finalizar
. Estamos em desvantagem, com 9 pontos, mas enquanto for possível há que lutar! O jogo da 2ª Mão é esta Terça-feira, às 16h30. Temos que nos transcender, jogar a um nível elevado durante 40 min, melhorando a percentagem no tiro exterior, não permitir tantos segundos lançamentos ao colectivo búlgaro e impedir Keith Clanton (26 pontos e 12 ressaltos) de fazer tanta mossa no jogo interior.

De frisar, por último, no que concerne às unidades encarnadas, as prestações de Antywane Robinson (19 pontos e 7 ressaltos) e Nuno Oliveira (11 pontos e 7 assistências).

Resultado Final da 2ª Ronda (1ª Mão) da FIBA Liga dos Campeões

SL BENFICA 82-91 Lukoil Academic


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


2 comentários:

  1. Boa tarde,

    pena o Basquetebol. Com um pouco mais de acerto nos lançamentos de 3 pontos teriamos andado colados no marcador. A equipa búlgara é forte. Há que acreditar apesar de sabermos que é quase impossivel ir lá recuperar a desvantagem.

    O futsal parece estar melhor (mais soluções apesar da saída do Elizandro) embora ainda não tenhamos tido jogos de maior exigência. Um abraço para o Chaguinha. Que tenha uma boa recuperação que é o importante.

    O mesmo para o andebol, aqui já com uma vitória moralizadora sobre o Porto. Tenho pena da saída do Mariano mas o Resende também é bom treinador e trouxe jogadores que parecem ser mais valias (sobretudo o Seabra Também gusto da attitude do Pesqueira).

    O Volei é uma incognita sobretudo pela entrada do apetrechado Sporting. Ainda assim somos favoritos apesar de termos perdido o Torneio das vindimas. Confio que o Prof. Jardim nos vai levar a bom porto a começar pela supertaça no próximo fim de semana.

    Aproveito para perguntar se sabem o que se passa esta época com a venda dos bilhetes para as modalidades? Parece estar mais lenta havendo filas já depois do jogos terem começado (infelizmente não é por os pavilhões estarem cheios).

    Obrigado mais uma vez ao Benfica Eclético porque o Benfica não é mesmo só futebol!

    José Baptista


    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu comentário, que demonstra conhecimento sobre a realidade eclética do nosso clube, e pelas palavras que nos dirigiu.

    Quanto à bilhética das modalidades, não lhe sei responder. Mas já soube desse problema que tem acontecido nos jogos com mais cartaz.

    Gloriosas e ecléticas saudações benfiquistas

    ResponderEliminar