sexta-feira, 21 de abril de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O grande destaque do fim de semana prolongado de Páscoa recaiu na categórica vitória em Basquetebol na recepção ao FC Porto. Já em Futsal e Andebol houve Derby da 2ª Circular, com igualdade registada em ambas as partidas.

Veja a nossa análise aos encontros disputados neste período festivo.


Benfica aniquilou FC Porto, por 87-70, e isolou-se na vice-liderança, ao cabo da 7ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Um triunfo que não sofre contestação quanto à justiça do mesmo. Pupilos de Carlos Lisboa aproximam-se assim do 1º lugar, detido justamente pelos dragões, e beneficiaram do desaire caseiro do Vitória de Guimarães para ficarem sem companhia no 2º posto, a uma vitória de distância do líder. Ainda é possível...

Pavilhão da Luz bem composto e com ambiente de pleno fervor benfiquista. Assim estamos sempre mais próximos de vencer. Fosse sempre assim nos jogos em casa. Seguramente que o apoio dos adeptos galvanizou a formação orientada por Carlos Lisboa para uma vitória bastante saborosa, alicerçada fundamentalmente numa boa prestação a nível defensivo e na tarde inspirada de vários dos nossos atiradores.

Passando à análise do Clássico, a formação orientada Carlos Lisboa desde cedo se mostrou mais determinada ofensiva e concentrada defensivamente, de tal modo que no final do primeiro Período já tinha construído uma vantagem de 16 pontos (22-6). No parcial seguinte, inverteram-se os papéis, com as águias pouco eficazes. A equipa portista acertou a pontaria e aproveitou para encurtar distâncias até ao intervalo (34-27). Ambas as equipas demonstravam dificuldades no controlo da posse de bola, tendo cometido muitos "turnovers".

O 3º Período foi pautado pelo poderio ofensivo das duas equipas (parcial de 28-27). Na primeira metade o FC Porto esteve por cima, tendo inclusive alcançado a igualdade no marcador (36-36). Porém, as águias despertaram e não deram qualquer chance aos azuis. Com uma postura defensiva coesa e agressiva q.b., os encarnados voltaram a descolar no marcador, fruto de transições rápidas e de eficácia no tiro exterior, com Tomás Barroso de "mão quente", e voltaram a repor a vantagem lograda ao intervalo. Nos últimos 10 min, a formação benfiquista dilatou ainda mais a vantagem e colocou um ponto final na resistência portista.

A diferença esteve essencialmente na vertente ofensiva, onde as águias se superiorizaram claramente quer na eficácia de lançamento de curta e longa distância (58% de 2 pontos e 46% nos triplos) quer nas assistências (27), o que reflecte uma boa partilha da bola.

De salientar o desempenho de Nuno Oliveira (14 pontos e 8 assistências). O internacional luso comandou de forma certeira, sobretudo após o intervalo, as iniciativas ofensivas do Benfica e demonstrou que merece mais minutos de utilização.

Resultados Finais da 7ª Jornada (2ª Fase)

SL BENFICA 87-70 FC Porto
V. Guimarães 69-81 Galitos Barreiro
Oliveirense 67-60 Illiabum


Tudo empatado no duelo de titãs protagonizado por águias e leões, 1-1, para a 23ª ronda da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal, numa Luz longe de estar lotada.

O Benfica continua sem perder, ao cabo de três confrontos, ante o Sporting na presente temporada. Este resultado permitiu ao Campeão Nacional selar o 1º lugar e, por conseguinte, o factor "casa" para os Playoffs. O Sporting é favorito mas nada está decidido quanto ao título.

Ambas as equipas se apresentaram com algumas e importantes ausências. No que concerne ao Benfica, não alinharam Cristian Dominguez, Jefferson, Rafael Henmi e Mário Freitas.

Atendendo àquilo que se viu na quadra, aceita-se perfeitamente a igualdade no marcador, num jogo para cumprir calendárioSporting mais acutilante ofensivamente, como era previsível. Benfica, com mais dificuldades no ataque planeado, a apostar mais na transição rápida e em desequilíbrios individuais como forma de surpreender a organização defensiva contrária. No cômputo geral, a ineficácia foi nota dominante neste Derby.

Os primeiros 25 min foram pautados pelo equilíbrio, muito embora com as águias mais concentradas do ponto de vista defensivo e os leões a criarem mais ocasiões de golos. O nulo no marcador foi desfeito a cerca de 6 min do final da 1ª parte num lance fortuito para as cores forasteiras. Bebé, que até então se mostrou intransponível na baliza encarnada, defendeu remate de meia distância de forma incompleta e o esférico, depois de embater em Chaguinha, sobrou para Varela que só teve de desviar para o fundo das redes. 0-1 ao intervalo.

No reatamento do jogo o Benfica chegou à igualdade. Bruno Coelho combinou com Elisandro e o internacional português finalizou com classe uma bela incursão individual. A partir daí, a turma benfiquista começou a criar mais perigo, e com um pouco mais de lucidez no momento da definição das jogadas poderia ter logrado novo tento. Os Campeões Nacionais também naturalmente se acercaram da nossa baliza mas sem sucesso e o marcador não voltou a sofrer alterações, mérito do comportamento defensivo de ambas as equipas que conseguiram fechar o caminho das suas balizas. Nota final para a estreia das novas balizas, mais uma aposta inovadora da FPF, mas que para já não trouxe fartura de golos, mesmo numa partida em que já nada havia a disputar uma vez que está tudo resolvido quanto à classificação.

Resultados Finais da 23ª Jornada

SL BENFICA 1-1 Sporting
Unidos Pinheirense 3-3 Módicus
Quinta dos Lombos 1-3 Belenenses
AD Fundão 3-2 Futsal Azeméis
CS São João 7-3 Burinhosa
Os Vinhais 3-8 Rio Ave
Leões de Porto Salvo 2-6 Sp. Braga


No encerramento da 1ª Volta da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol, Benfica e Sporting não foram além de um empate, 29-29.

Com efeito, a turma benfiquista enjeitou oportunidade para reduzir distâncias face ao 2º classificado. O conjunto leonino também se atrasou na luta pelo ceptro nacional que cada vez mais parece estar entregue ao FC Porto.

Na noite de Sábado, depois de um começo de partida dividido, com ligeira supremacia sportinguista nos 5 min iniciais, os rapazes da Luz arrancaram para uma primeira parte bem produtiva, apoiada numa defesa 6x0 bem solidária e agressiva e num processo ofensivo eficaz, dinâmico e inteligente na abordagem à baliza adversária, como por exemplo através de contra-ataques bem finalizados. Estivemos praticamente sempre em vantagem e chegamos a estar na dianteira com três golos de diferença (13-10), no entanto ao intervalo vencíamos por 14-12.

O conjunto encarnado controlou a vantagem no marcador até sensivelmente meio da 2ª parte, quando surgiu um Sporting mais esclarecido e intenso nas suas acções que reagiu e restabeleceu a igualdade (23-23). Ao passo que o Benfica somou alguns ataques precipitados, bem como exclusões em momentos importantes, e acusou cansaço especialmente no capítulo defensivo. Na fase crítica do jogo prevaleceu a incerteza quanto ao vencedor, com sucessivos empates. Os derradeiros instantes foram emocionantes, com o Benfica a reassumir a vantagem, por intermédio de Belone Moreira, melhor marcador das águias, a par de Paulo Moreno, com 6 golos, e com o golo do empate por parte dos sportinguistas ao "cair do pano", perante alguma apatia da defesa encarnada. Em suma, pese embora frente a um Sporting recheado de qualidade individual, um empate com sabor amargo, pois os três pontos assentariam muito bem à equipa da Luz.

Resultados Finais da 5ª Jornada (Fase Final)

SL BENFICA 29-29 Sporting
Águas Santas 24-26 FC Porto
Madeira SAD 37-35 ABC


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário