terça-feira, 11 de abril de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim de semana à BENFICA! Em Voleibol afastamos a Fonte Bastardo e avançamos para a Final do campeonato, em Andebol derrotamos categoricamente o ABC e em Hóquei prosseguimos em busca da liderança actualmente ocupada pela Oliveirense.

Confira o rescaldo de uma jornada positiva para as cores encarnadas.


De uma forma natural, o Bi-Campeão Nacional derrotou o Sporting de Tomar, por 6-2, em jogo a contar para a 19ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Perante uma equipa que regressou este ano ao principal escalão nacional e que tem vindo a realizar um excelente campeonato - ocupa o 8º posto - o Benfica somou mais três pontos e continua com um ponto de desvantagem face ao líder da prova, a Oliveirense. Segue-se uma pausa competitiva motivada pelos compromissos internacionais.

Na pista o Benfica sentiu dificuldades para ultrapassar a formação visitante, mais por demérito próprio, sobretudo por alguma desinspiração individual na vertente ofensiva e demasiado relaxamento a defender. Relativamente à evolução do marcador, com uma incursão individual de Diogo Rafael estava aberto o activo, logo à passagem do minuto 2. O internacional luso que atravessa um excelente momento de forma foi a figura do jogo e, pouco depois de Guillem Trabal defender um livre directo, após cartão azul aplicado a Carlos Nicolia, assistiu Valter Neves que ampliou para 2-0. Todavia, a cerca de 6 min do final da 1ª parte, uma desatenção por parte das águias permitiu ao rival reduzir. Antes do intervalo o conjunto opositor desperdiçou uma grande penalidade, cuja falta foi feita fora de área, e Nicolia viu inexplicavelmente de novo cartão azul.

Só no 2º tempo, o Benfica endureceu o ritmo e conseguiu materializar em golos a superioridade evidenciada, com Pedro Nunes a preferir não arriscar e a deixar Nicolia no banco, uma vez que em caso de 3º azul receberia ordem de expulsão. Diogo Rafael deu o mote, primeiro num remate desferido ainda no meio campo benfiquista, segundo ao descobrir João Rodrigues que dentro de área finalizou com classe. Jordi Adroher dilatou a vantagem na transformação de um livre directo. Em contra-ataque os forasteiros reduziram para 5-2. João Rodrigues bisou na cobrança de uma grande penalidade e selou o triunfo das águias.

Resultados Finais da 19ª Jornada

SL BENFICA 6-2 Sp. Tomar
FC Porto 9-2 Candelária
Sporting 6-6 OC Barcelos
Oliveirense 10-7 Valença HC
AD Sanjoanense 3-4 Paço de Arcos
AD Valongo 2-1 HC Turquel
Riba D'Ave 3-2 Juv. Viana


Frente ao actual Campeão Nacional, o ABC, a formação benfiquista venceu de forma taxativa, por 33-23, na 3ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol.

Não foi uma exibição de gala, mas foi uma actuação consistente e competente por parte do conjunto orientado por Mariano Ortega, especialmente na 2ª parte do embate. Benfica ascendeu ao 3º lugar, por troca com os minhotos que contabilizam mais um jogo realizado, e mantém-se a 6 pontos do líder FC Porto que nesta ronda venceu o Sporting, precisamente os nossos próximos adversários. Realisticamente o nosso objectivo passa por terminar no pódio, mas enquanto for matematicamente possível não podemos descurar outros voos.

O equilíbrio foi nota dominante durante os primeiros 30 min, conforme traduz a igualdade a 13 bolas registada durante o descanso regulamentar. Houve sucessivos empates e alternâncias no comando da marcha do marcador, mas nenhuma equipa conseguiu estar na frente por mais de dois golos de diferença. Nota para a boa organização defensiva apresentada pelos finalistas do campeonato 2015/2016.

Na etapa complementar, a história foi diferente particularmente nos últimos 20 min. Os homens de "águia ao peito" melhoraram a eficácia, aproveitaram bem os contra-ataques e procuraram no global a melhor solução para finalizar, quer no ataque planeado quer na transição rápida. Já no processo defensivo, os 10 golos consentidos na 2ª parte reflectem a qualidade da turma benfiquista neste aspecto, em contraste com as muitas precipitações dos minhotos que naturalmente acabaram o jogo completamente fatigados, depois do triunfo complicado obtido a meio da semana na recepção ao FC Porto.

A nível individual, o regular Belone Moreira foi o protagonista do duelo, com 7 golos apontados, auxiliado pelo Capitão, João Pais, autor de 5 golos.

Resultados Finais da 3ª Jornada (Fase Final)

SL BENFICA 33-23 ABC
FC Porto 30-28 Sporting
Águas Santas 24-30 Madeira SAD


Apurados para a Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de Voleibol! Vitória pela margem máxima, nos Açores, diante da Fonte Bastardo, no 4º jogo da Meia Final.

Em termos gerais, vislumbrou-se um Benfica determinado em conseguir desde já o passaporte para a Final. Em síntese, vitória justa da equipa que esteve mais sólida e concentrada, menos intermitente na recepção e mais eficaz no ataque. Uma palavra de apreço para as dezenas de benfiquistas presentes no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio.

Honoré e André Lopes continuam de fora. José Jardim optou por integrar Tiago Violas na formação inicial, face às limitações de Vinhedo. Roberto Reis continua condicionado mas foi titular. Os problemas físicos têm sido uma constante nesta recta final de temporada.

E os encarnados entraram autoritários na partida, construindo desde cedo uma boa vantagem. Aquando do segundo tempo técnico, o marcador estava em 12-16. Os insulares reagiram e restabeleceram o empate (22-22), contudo os pupilos de JJ acabariam por vencer por 23-25 num final de parcial disputado.

No segundo set, as águias triunfaram por contundentes 14-25. Porém, até ao primeiro tempo técnico (7-8), o jogo esteve repartido. Os onze pontos de diferença ilustram bem o quanto desnivelado foi este este parcial. A recepção e a distribuição encarnada voltou a fazer a diferença.

Restava ao Benfica vencer um set para selar a passagem à Final e assim se sucedeu. As águias garantiram um triunfo sem espinhas. Tal como no set anterior, este pautou-se por equilíbrio na fase inicial, e até com ascendente açoriano (8-7), no entanto prontamente as águias consumaram a reviravolta e descolaram no marcador (14-20). À semelhança do 1º set, a parte final foi bastante emotiva, com um parcial de 4-0 favorável à turma da Terceira, e havia quem se recordasse do 1º jogo desta série em que a Fonte recuperou e se superiorizou, mas neste Domingo o desenlace foi diferente e o Benfica fechou com 23-25.

No que concerne às prestações individuais, claro destaque para Ché, autor de 21 pontos e do ponto decisivo, bem como para Rapha (15 pontos). Ambos estiveram poderosos no capítulo do remate.

Como já era conhecido, o Sporting de Espinho afastou o Castêlo da Maia e será o nosso adversário na luta pelo título, numa série jogada à melhor de 5 jogos, com o primeiro jogo em Espinho, no Sábado, dia 22 de Abril. Caso seja preciso, a "negra" será disputada na Luz a 13 de Maio.

Resultado Final do Jogo 4 das Meias Finais dos Playoffs

Fonte Bastardo 0-3 SL BENFICA (23-25; 14-25; 23-25)


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário