sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Num fim de semana em que o Benfica procura conquistar, em Pombal, o Hexa-Campeonato Nacional de Atletismo de Pista Coberta, no sector masculino, não faltarão outros compromissos para os benfiquistas ecléticos acompanharem, designadamente dupla jornada em Basquetebol e Voleibol, embates europeus em Andebol e Hóquei em Patins e visita a Braga em Futsal.

De seguida, fique com a antevisão de todas as sete partidas respeitante à jornada desportiva que se aproxima.


Dois jogos caseiros pela frente, relativos à 20ª e 21ª rondas da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. A mesma obrigação: vencer!

Não existe margem de erro, isto se ambicionarmos ainda alcançar o topo da tabela classificativa, tendo assim de tirar proveito do embate entre Oliveirense e FC Porto nesta 20ª Jornada. A iniciar um Sábado repleto de actividade para as nossas modalidades de pavilhão, os comandados de Carlos Lisboa recebem o Lusitânia, pelas 14h30.

Frente ao 9º classificado, e equipa que lidera o pelotão dos últimos classificados, não se espera mais do que uma vitória contundente do Benfica, perante um adversário mais modesto. Com respeito, sempre, mas cientes de que, reiterando, não há margem para erro e só a vitória é admissível.

No Domingo, pelas 15 horas, os encarnados têm pela frente o Galitos Barreiro. Joga na Luz um das equipas que derrotou o Benfica na primeira Volta, mas esperamos sinceramente que ao contrário da Oliveirense, o Galitos saia com uma derrota da nossa casa neste Domingo. Uma equipa diferente, para melhor, do Lusitânia, e que sem dúvida irá colocar mais dificuldades aos encarnados.

O plantel às ordens de Carlos Lisboa continua com as baixas de Derek Raivio e Carlos Morais, veremos se Marko Loncovic já será opção ou se ainda não está pronto para o regresso às quadras. Ainda assim,  está mais que provada a profundidade do plantel, mas se há jogadores, como é o caso de Nuno Oliveira, a aproveitarem o maior tempo de jogo para brilharem, há outros que têm também de o fazer, como aconteceu na Taça Hugo dos Santos.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 20ª Jornada

Sábado - dia 18:

SL BENFICA-Lusitânia 14h30
Galitos Barreiro-Maia Basket 15h
Sampaense-Eléctrico 16h
Oliveirense-FC Porto 16h30

Sexta - dia 17:

Ovarense-V. Guimarães 21h
Illiabum-CAB Madeira 21h30

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 21ª Jornada

Domingo - dia 19:

SL BENFICA-Galitos Barreiro 15h
Maia Basket-Ovarense 15h
CAB Madeira-Lusitânia 16h
Eléctrico-V. Guimarães 16h
Illiabum-FC Porto 17h30
Oliveirense-Sampaense 18h


Dupla jornada em Voleibol, em jogos a contar para a 17ª e 18ª Jornadas da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Primeiramente, há uma deslocação a Vila Nova de Gaia para jogar, este Sábado, pelas 16 horas, no reduto do Atl. Madalena, actual "lanterna vermelha". É por isso o confronto entre extremos, e um jogo em que só a vitória do Benfica por 3-0 é exequível. A equipa da casa continuou nesta temporada em espiral de desinvestimento, e os resultados estão à vista, com um plantel modesto a equipa terá muito trabalho para frente para evitar a despromoção.

Já no Domingo, a partir das 17 horas, há confronto marcado com a Ac. São Mamede, no Complexo da Luz. Este será um adversário teoricamente mais complicado, mas que também surgirá na Luz afectado pelo jogo em Guimarães no Sábado. É certo que o Benfica também joga a Norte no Sábado, mas o plantel às ordens de José Jardim tem mais e melhores opções, que permite outra frescura nestas jornadas duplas, em particular nos jogos de Domingo.

No final das contas, espera-se que o Benfica some mais 6 pontos à sua classificação, deixando assim a questão (pouco) suspensa de garantir o primeiro lugar nesta fase, presa por apenas mera matemática. Veremos também se Hugo Gaspar continua de baixa, ou se a lesão de Vinhedo contraída no último jogo o impede de dar o seu contributo à equipa.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 17ª Jornada

Sábado - dia 18:

Atl. Madalena-SL BENFICA 16h
Ac. Espinho-SC Caldas 16h
Leixões-VC Viana 17h
Castêlo da Maia-Esmoriz 17h
Sp. Espinho-Fonte Bastardo 17h
V. Guimarães-Ac. São Mamede 18h

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 18ª Jornada

Domingo - dia 19:

SL BENFICA-Ac. São Mamede 17h
V. Guimarães-Castêlo da Maia 15h
Atl. Madalena-VC Viana 15h
SC Caldas-Fonte Bastardo 17h
Leixões-Sp. Espinho 17h
Ac. Espinho-Esmoriz 18h


Na Luz, este Sábado, às 17 horas, as águias do Andebol defrontam o Helvetia Anaitasuna, em encontro da 2ª Jornada do Grupo D da Taça EHF, num duelo que será transmitido em directo pela BENFICA TV.

Novo jogo europeu, o primeiro em casa e que pode ser determinante no futuro nesta fase de grupos. O Benfica recebe a equipa basca, que vem de vitória em casa no primeiro jogo frente à equipa teoricamente mais frágil. Para os encarnados lutarem pela qualificação, é fundamental derrotar este adversário directo em casa.

Pela frente uma equipa que está pelo segunda época consecutiva nesta fase da Taça EHF (somou apenas uma vitória em 6 jogos em 2015/16), e que ocupa actualmente o 7º lugar na Liga ASOBAL, que foi também a sua classificação final na época passada. Uma equipa diferente da equipa alemã, que é claramente mais física e intensa, este deverá ser um jogo mais rápido e de transições.

Assim será preciso um Benfica muito concentrado, durante todo o jogo, e eficaz nas suas acções, sem precipitações no contra-golpe que originem falhas técnicas. Do lado contrário há dois jogadores com ligações a Portugal, o ex-Benfica Bozidar Nadoveza é um dos laterais da equipa, ele que vestiu a camisola encarnada em 2009-10, sem sucesso. O outro é o central Filipe Mota, internacional ex-FC Porto.

Esperemos que, tal como no jogo frente ao KS Azoty-Pulawi, os adeptos encarnados compareçam em peso na Luz e sejam um factor extra em prol do Benfica, ajudando a nossa equipa à vitória.

Taça EHF (Fase de Grupos) - Jogos da 2ª Jornada

Sábado - dia 18:

SL BENFICA-Helvetia Anaitasuna 17h BENFICA TV

Domingo - dia 19:

Cocks-MT Melsungen 15h


Na "Cidade dos Arcebispos", os encarnados defrontam o Sp. Braga, este Sábado, pelas 18h30, em desafio referente à 18ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Futsal. A TVI 24 assegura a cobertura televisiva do desafio.

Deslocação de alto risco ao Minho, a casa do 3º classificado e a melhor equipa nacional a seguir a Benfica e Sporting. Jogo complicado, que exigirá o melhor Benfica em campo, para sair de Braga com os três pontos. Só assim o Benfica ainda pode sonhar com o primeiro lugar na fase regular. Em caso de não vitória nesta tarde então será para esquecer essa situação.

Este é também o último jogo de ambas as equipas antes da fase final da Taça da Liga, pelo que diga-se é para as duas equipas um teste muito importante ao momento de forma de ambas. Um jogo de dificuldade alta, perante um adversário bem orientado e que colocará ao Benfica desafios muito diferentes dos da semana passada, por exemplo.

Pede-se aos pupilos de Joel Rocha que arranquem uma boa exibição, que fique uma mensagem clara do momento do Benfica e da ambição que tem de guiar o grupo de trabalho até ao final da época. Se o Benfica quer ganhar tudo, tem de ganhar a todas as equipas e em todos os palcos, e nada como vencer num terreno muito difícil para qualquer equipa.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 18ª Jornada

Sábado - dia 18:

Sp. Braga-SL BENFICA 18h30 TVI 24
AD Fundão-Os Vinhais 16h
Futsal Azeméis-Belenenses 17h30
Rio Ave-Burinhosa 18h
Módicus-Quinta dos Lombos 18h

Domingo - dia 19:

Sporting-CS São João 16h
Unidos Pinheirense-Leões de Porto Salvo 16h


A finalizar um Sábado intenso, o Campeão Europeu e os suíços do RHC Diessbach medem forças, a partir das 19 horas, num jogo que encerra o Grupo A da Liga Europeia de Hóquei em Patins. A BENFICA TV fará a transmissão em directo.

O derradeiro embate na fase de grupos serve apenas para cumprir calendário, uma vez que o primeiro lugar está garantido. É assim um jogo com um cariz radicalmente diferente do habitual, o que pode causar algumas dificuldades a nível de concentração na partida. Mas terá de ser encarado com o respeito que se exige, e com mais uma etapa na caminhada vitoriosa, até porque na próxima semana há dois jogos importantes para o Campeonato Nacional.

Por ser um jogo diferente, é de esperar também a utilização por muitos minutos de jogadores como Miguel Rocha, Tiago Rafael e sobretudo João Sardo e Diogo Almeida, este deve mesmo ocupar a baliza durante todo o encontro. Não seria de espantar que Pedro Nunes optasse mesmo por deixar de fora dos convocados alguns dos jogadores mais rodados, dando ocasião a jovens da equipa de sub-20 de se mostrarem na equipa principal. Contudo esta nunca será uma equação fácil, pois também é importante os jogadores manterem o ritmo de jogo, pelo que todos os cenários são admissíveis.

Liga Europeia (Fase de Grupos) - Jogos da 6ª Jornada

Sábado - dia 18:

SL BENFICA-RHC Diessbach 19h BENFICA TV
Amatori Lodi-Vic 19h


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!








Sem comentários:

Enviar um comentário