segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O fim de semana que passou foi agridoce para as hostes encarnadas. Sublinhe-se, pela positiva, que em Voleibol continuamos imparáveis e sobre patins consolidamos a liderança, pela negativa, o desaire em casa frente à Oliveirense em Basquetebol.

Confira o rescaldo e análise a cada um dos desafios onde o Benfica foi um dos protagonistas.


Correu mal o fim de semana de jornada dupla em Basquetebol, numa altura em que já se disputaram 19 Jornadas da 1ª Fase do Campeonato Nacional

No passado Sábado, encarnados perderam na recepção à Oliveirense, por 74-81. E uma derrota inteiramente merecida, já que o Benfica não foi a melhor equipa em campo. Custa muito perceber como no espaço de uma semana a equipa encarnada não apresentou em campos os mesmos predicados que valeram uma vitória categórica na Taça Hugo dos Santos.

A começar pelo capítulo defensivo, o se viu o mesmo Benfica solidário e disponível para esta acção determinante do jogo, e que custou caro. A Oliveirense liderou quase sempre o marcador, excepção feita a um breve período do jogo já no 4º Período, e onde a defesa à zona colocada por Carlos Lisboa colocou o adversário em dificuldades por vários minutos. Mas nem nesse período do jogo o Benfica conseguiu inverter a tendência do jogo.

No ataque, tudo foi feito com muita precipitação, e como o tiro exterior não caiu (29% de eficácia em toda a partida), o Benfica desperdiçou demasiados ataques, perante um adversário bem trabalhado e muito consistente durante toda a partida. É certo que as baixas de Derek Raivio e Carlos Morais (além de Marko Loncovic) foram de vulto, sobretudo porque Mário Fernandes e Tomás Barroso estiveram em nível exibicional oposto ao que tinham feito na final da Taça Hugo dos Santos. Do lado encarnado, Damian Hollis, Nuno Oliveira e Carlos Andrade tentaram liderar a reviravolta, mas meramente insuficiente, dada também a desastrada exibição de Raven Barber.

Mais uma derrota, a primeira consentida na Luz. E vão cinco em 19 jogos! É uma enorme desilusão! Este desenlace significou um atraso em relação ao líder, FC Porto, e queda para o terceiro lugar da pauta classificativa, anteriormente ocupado justamente pela formação de Oliveira de Azeméis. O Benfica tem o primeiro lugar na primeira fase praticamente inalcançável e fica obrigado a fazer uma segunda fase muito boa para ter o factor "casa" nos Playoffs.

Já no Domingo, o Benfica suou para vencer, em Oliveira do Hospital, o Sampaense por 59-73.

Um adversário acessível depois do tropeço. No entanto o último classificado incomodou bastante os homens liderados por Carlos Lisboa.

Os homens da casa superiorizaram-se inclusivamente no 1º Período (18-16). A resposta benfiquista surgiu mas sem grande impetuosidade, com o equilíbrio a ser nota dominante. À entrada para os derradeiros 10 min do duelo, a vantagem benfiquista era curta (49-54). Até final, os homens de "águia ao peito" seguraram a vitória.

Nuno Oliveira revelou-se peça fulcral para os intentos benfiquistas, somando 13 pontos e 4 assistências. Damian Hollis cotou-se a um nível semelhante, com 14 pontos, 7 ressaltos.

Resultados Finais da 18ª Jornada

SL BENFICA 74-81 Oliveirense
Maia Basket 72-93 CAB Madeira
Eléctrico 82-88 Lusitânia
FC Porto 92-71 V. Guimarães
Ovarense 94-90 Galitos Barreiro
Illiabum 80-63 Sampaense

Resultados Finais da 19ª Jornada

Sampaense 59-73 SL BENFICA
Eléctrico 82-89 CAB Madeira
FC Porto 89-73 Ovarense
V. Guimarães 102-74 Maia Basket
Oliveirense 82-62 Lusitânia
Galitos Barreiro 83-74 Illiabum


"Business as usual" para a equipa de Voleibol, isto é, o Benfica "despachou" o Sporting Clube das Caldas com uma vitória clara por 3-0 (25-13; 25-20; 25-17), sem qualquer margem para vidas, na 16ª Jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional.

Um começo de jogo logo muito forte do Benfica, que nunca baixou a intensidade ao longo de toda a partida. Com Hugo Gaspar de fora por lesão, Ché foi mesmo o único jogador, a par de Mart Van Werkhoven, a jogar o jogo todo. Tiago Violas e Vinhedo foram rodando, o brasileiro entrou a meio do segundo set mas saiu no terceiro, tocado num pé. Rapha, André Lopes e Roberto Reis rodaram nas suas posições durante a partida.

Como é timbre do plantel encarnado, dada a qualidade do mesmo, não se notaram quebras de rendimento na equipa, que com a devida seriedade foi fazendo o seu trabalho. O SC Caldas conseguiu ser mais efectivo no segundo set, mas acabaria por novamente cometer alguns erros que facilitaram o trabalho encarnado.

Mais uma jornada cumprida com sucesso para o plantel encarnado, que no próximo fim de semana enfrenta uma jornada dupla.

Resultados Finais da 16ª Jornada

SL BENFICA 3-0 SC Caldas (25-13; 25-20; 25-17)
Esmoriz 1-3 V. Guimarães (22-25; 25-23; 17-25, 17-25)
Castêlo da Maia 3-1 Leixões (25-23; 25-19; 23-25; 25-20)
VC Viana 0-3 Sp. Espinho (17-25; 22-25; 17-25)
Ac. São Mamede 3-0 Ac. Espinho (25-17; 25-19; 25-19)
Fonte Bastardo 3-0 Atl. Madalena (25-18; 25-8; 27-25)


Águias do Andebol tropeçam no começo da Fase de Grupos da Taça EHF, com os alemães do MT Melsungen a vencerem por 32-22.

Derrota expectável. Antevia-se uma tarefa muito complicada para os homens de "águia ao peito" perante uma formação claramente de um patamar acima do nosso, mais valiosa e experiente, ainda por cima num encontro disputado na Alemanha que contou com mais de 2500 adeptos a assistir ao vivo no pavilhão, entre os quais algumas dezenas de benfiquistas.

Infelizmente o jogo não foi objecto de transmissão. Mas pelo que deu para apurar os alemães dominaram o encontro por completo. Não durou muito para se verificar uma vantagem clara no marcador por parte da formação anfitriã (5-1). A reacção encarnada consistiu apenas na manutenção da diferença de 4/5 golos até ao intervalo (15-11).

Na segunda parte, o colectivo alemão entrou de rompante, com 5 min jogados já vencia por 19-12, impôs o seu poderio e fugiu no marcador. A diferença de 10 golos no resultado final ilustra bem as realidades distintas que se confrontaram. No próximo Sábado, há jogo europeu na Luz e já não restam dúvidas de que os jogos em casa serão cruciais para as aspirações encarnadas.

Resultados Finais da 1ª Jornada do Grupo D da Taça EHF

MT Melsungen 32-22 SL BENFICA
Helvetia Anaitasuna 30-24 Cocks


Liderança reforçada. Excelente início de 2ª Volta para os Bi-Campeões Nacionais de Hóquei em Patins. Em Valongo, águias venceram a equipa local por 2-7, num encontro relativo à 14ª Jornada do Campeonato Nacional.

Rapazes da Luz, entraram em rinque motivados pela derrota do FC Porto no terreno do OC Barcelos e confirmaram o favoritismo. Vitória que não sofre contestação e que deixa águias mais isoladas na liderança, com três e cinco pontos de avanço sobre o 2º e 3º classificados, respectivamente Oliveirense e FC Porto. Nota para o fantástico apoio das muitas dezenas de benfiquistas presentes num pavilhão que registou casa cheia.


O Benfica entrou determinado em pista e impôs toda a sua qualidade. Se no ataque as coisas funcionaram com normalidade, com velocidade e eficácia, no sector defensivo as águias souberam manietar o conjunto contrário, evitando o cometimento de erros que pudessem ser explorados pelo Valongo. O astro Carlos Nicolia assinou o tento inaugural. João Rodrigues ampliou a vantagem encarnada, na cobrança de uma grande penalidade. Na resposta, o conjunto da casa reduziu para 1-2, instantes depois de ter claudicado na conversão de um castigo máximo. Pouco depois, Jordi Adroher restabeleceu a diferença de dois golos. Nos últimos min do 1º tempo, Miguel Rocha colocou o seu nome na lista de marcadores enquanto Adroher bisou. 5-1 ao intervalo.

Na etapa complementar, os nortenhos começaram melhor, marcando o seu segundo golo. Mas 
João Rodrigues voltou a fazer o gosto ao "stick" e por duas vezes, a coroar uma excelente tarde a nível individual! Ambas as equipas não transformaram em golo o livre directo à disposição, a castigar a 10ª falta. Antes do apito final, um jogador da casa viu o cartão azul, porém Nicolia falhou o livre directo.

Agora é fechar da melhor forma a Fase de Grupos da Liga Europeia, frente ao RHC Diessbach, numa partida para cumprir calendário, uma vez que já está garantido o 1º lugar.

Resultados Finais da 14ª Jornada

AD Valongo 2-7 SL BENFICA
Sp. Tomar 4-2 Candelária
Riba D'Ave 2-3 Oliveirense
HC Turquel 6-5 Paço de Arcos
OC Barcelos 4-3 FC Porto
Juv. Viana 9-1 AD Sanjoanense
Valença HC 2-2 Sporting


Na noite de Sábado, o Benfica recebeu e dizimou, por 7-0, Os Vinhais, em encontro relativo à 17ª Jornada do Campeonato Nacional de Futsal.

Acabou por ser um jogo tranquilo, mas não tanto como o marcador pode transparecer. Claro que o Benfica dominou todo o jogo, como seria de esperar, e não se fez rogado a ter a iniciativa de jogo. Contudo, a definição das jogadas ofensivas teve longe de ser a melhor nos primeiros largos minutos de jogo, não foram tanto os lances mal finalizados mas sobretudo as jogadas mal definidas, isto perante uma equipa que ia defendendo com afinco e ganhando motivação, e esporadicamente levava perigo à baliza à guarda de Cristian Dominguez, que ainda teve um par de defesas muito importantes para evitar a surpresa.

Já na recta final da primeira parte o jogo foi desbloqueado com uma grande penalidade cobrada por Alessandro Patias, faltavam pouco mais de 6 min para o intervalo. A equipa do Vinhais lidou mal com a adversidade e o Benfica atropelou o adversário até ao descanso. Foram mais quatro golos, o primeiro poucos segundos depois do golo inaugural

Com 5-0 ao intervalo, a segunda parte pouca história teve, sendo que o Benfica continuou a ter a iniciativa total do jogo, mas sem finalizar com êxito face ao volume de jogo ofensivo. Somente mais dois golos, alguns falhanços pelo meio, mas um jogo completamente controlado. Deu para o guarda-redes dos Júniores, André Correia, estrear-se na equipa Sénior e para Tiaguinho ter minutos de jogo. No plano individual, há para destacar Ré, autor de um "hat-trick", e o recorte técnico dos golos de Elisandro e Rafael Henmi.

Resultados Finais da 17ª Jornada

SL BENFICA 7-0 Os Vinhais
CS São João 8-3 Unidos Pinheirense
Sp. Braga 5-3 Rio Ave
Belenenses 3-1 Módicus
Quinta dos Lombos 1-4 Sporting
Leões de Porto Salvo 5-6 AD Fundão
Burinhosa 3-2 Futsal Azeméis


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário