quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Dupla derrota nos compromissos europeus enfrentados. Não obstante a justeza dos resultados, há ilações positivas a tirar, com desempenhos que dignificaram a camisola.

Confira a análise aos encontrados disputados durante a presente semana.


Em Basquetebol, as águias somaram novo desaire nas competições europeias, desta vez no reduto do Donar Groningen, por 81-78, num jogo resolvido no tempo extra, a contar para a 5ª Jornada do Grupo P da FIBA Europe Cup.

Pese embora o desfecho desfavorável no último jogo fora na presente edição da FIBA Europe Cup, e já afastados da luta pelo apuramento para a próxima fase da prova, a formação benfiquista deixou uma boa imagem em território holandês, perante um adversário que permanece na corrida pela qualificação para os 1/8 Final da prova. O Benfica podia muito bem ter vencido...

O treinador encarnado, com Damian Hollis ainda indisponível, juntou Nuno Oliveira e Mário Fernandes a Carlos Morais, Carlos Andrade e Raven Barber na equipa inicial. O Benfica entrou bem na partida (2-6), a procurar o jogo interior, e conseguiu equilibrar as forças durante os primeiros 5 min, mercê da boa eficácia revelada por Raven Barber. Depois de algumas alternâncias verificadas no comando do marcador, as águias cometeram alguns erros que redundaram em faltas e contra-ataques bem aproveitados pelo conjunto holandês, assim se explica o 18-13 no fim do 1º Período.

Os anfitriões continuaram por cima no encontro e o fosso no "score" acentuou-se (32-21), beneficiando da previsibilidade e pouca mobilidade ofensiva, a privilegiar a iniciativa indivudual, e da passividade defensiva das águias que permitiu vários lançamentos fáceis ao Donar. O Benfica respondeu com mais organização e objectividade nas suas acções, e diminuiu manifestamente distâncias (32-29). Com efeito, ao intervalo, 36-31 favorável à turma da casa.

Nos 10 min seguintes, as águias voltaram a revelar inconsistência na sua prestação, ao passo que o rival dominou e fugiu no marcador (parcial de 11-0), por via de vários triplos concretizados e aproveitando alguns lançamentos praticamente sem oposição.

O 4º Período iniciou-se com 55-47 no marcador. Contra todas as expectativas, as águias encetaram uma recuperação notável (parcial de 0-14) apoiada numa defesa mais solidária e agressiva, numa maior rapidez na circulação de bola e no acerto de Derek Raivio e Morais no tiro exterior, tendo mesmo virado o resultado a seu favor (60-61), ainda que por instantes. Na recta final do tempo regulamentar, houve precipitações de ambos os lados, acusando algum nervosismo, e um triplo de Mário Fernandes a 13 segundos do apito final (69-69), adiou a decisão para Prolongamento.

Finalmente, nos 5 min finais, a questão física desequilibrou, não soubemos gerir bem a posse de bola, cometendo alguns "turnovers", e a equipa da casa tomou as rédeas do encontro. Mário Fernandes chegou a ter a possibilidade de igualar o encontro (79-78) nos últimos segundos de jogo, mas desperdiçou na linha de lance livre.

O norte-americano Lance Jeter (MVP - 29 pontos e 6 assistências) foi autêntica dor de cabeça, sobretudo nos momentos críticos do embate, para a formação sob o comando de Carlos Lisboa. Realce para as boas exibições do trio formado por Carlos Morais (21 pontos), Derek Raivio (21 pontos e 4 assistências) e Raven Barber (16 pontos), que foram as melhores unidades benfiquistas.

Resultados Finais da 5ª Jornada do Grupo P da FIBA Europe Cup

Donar Groningen 81-78 (a.p.) SL BENFICA
Lukoil Academic 92-97 BC Enisey


Encarnados mais longe. No encontro da 1ª Mão dos Oitavos de Final da Taça Challenge de Voleibol, o SL Benfica foi claramente derrotado, por três sets sem resposta, em casa pelos franceses do Chaumont VB.

Derrota que não sofre contestação e que quase determina a eliminação benfiquista, em virtude da desigualdade de forças patenteada na partida. Oficialmente nada está perdido, e lá o jogo deverá seguramente ter características diferentes, contudo será preciso um milagre para protagonizar a reviravolta. Restam poucas esperanças...

E isto não é uma crítica leviana à nossa equipa, é uma constatação da realidade. A equipa francesa é muito boa e recheada de excelentes executantes, tal como o mostrou na Luz nesta noite de Quarta-feira. Jogadores de craveira mundial, habituados a um nível competitivo exigente e isso também ajuda a fazer a diferença.

O Benfica entrou bem no jogo, e tomou a dianteira no primeiro parcial (6-2), contudo o treinador italiano da equipa francesa fez uma substituição que melhorou a recepção da sua equipa, que foi reentrando na discussão do set. Com o marcador nivelado (16-15) e alternâncias de liderança de ambos os lados, na parte final do set os franceses fizeram a diferença através do seu bloco, fechando aos 22-25.

No segundo parcial os encarnados entraram novamente por cima (4-2), mas pouco depois dos 10 pontos (10-13) os visitantes tomaram a liderança (15-20) e jamais a deixaram, pese embora as trocas de José Jardim. O Benfica teve a sua recepção a um excelente nível, o que permitiu minimizar o poder do serviço contrário, contudo a nível do contra-ataque as coisas não correram tão bem, e raramente o Benfica conseguiu pontuar no seu serviço. 19-25, o resultado neste parcial.

No 3º parcial, e com mais trocas no Benfica, o Chaumont esteve sempre por cima e com vantagem significativa (8-14). Só na parte final o Benfica conseguiu equilibrar (20-21), ainda assim o 22-25 não deixou margem para dúvidas.

A valia do adversário é por demais evidente, lidera o campeonato do seu país, e é composto por jogadores de elevada estatura e qualidade, que possuem uma panóplia de recursos. O colectivo benfiquista tinha de elevar o seu nível para um patamar muito superior do que está habituado, e se é certo que tivemos momentos em que isso se viu, não chegou para equilibrar as contas com um adversário de tamanha qualidade. Faltam mais desafios destes à nossa equipa, que agora em França terá de jogar descomplexada e, lá está, transcender-se para ainda discutir a eliminatória.

Resultado Final da 1ª Mão da Taça Challenge (1/8 Final)

SL BENFICA 0-3 Chaumont VB (22-25; 19-25; 22-25)


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário