segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O fim de semana que passou foi 100% vitorioso para as nossas modalidades de pavilhão, com especial enfoque no apuramento logrado sobre patins para os Quartos de Final da Liga Europeia.

De seguida, fique a conhecer a forma como se alcançou o pleno de triunfos.


Desfecho favorável às águias, por 2-1, na recepção aos Leões de Porto Salvo, para a 15ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Futsal.

Os homens que envergam o "Manto Sagrado" voltaram aos êxitos, todavia sentiram novamente dificuldades para derrubar o adversário. Como tem sido tendência na presente temporada, os pupilos de Joel Rocha dominaram, pese embora a mediana qualidade de jogo, mas claudicaram na eficácia ofensiva.

Alessandro Patias, Cristian Dominguez, Franklin Cavalcante e Mário Freitas estiveram ausentes. O timoneiro encarnado surpreendeu ao apostar no guardião Cristiano Marques como titular.

Com pouco mais de três min disputados, assistido por Miguel Ângelo, Fábio Cecílio desfeiteou com classe o guarda-redes do LPS e colocou o Benfica em vantagem, resultado com que fomos para o intervalo (1-0). Nos 20 min iniciais, os encarnados criaram mais oportunidades de golo mas voltaram a pecar diante de um adversário aguerrido e que nos tem colocado problemas quando nos enfrenta, como atestam os duelos recentes. A falta de confiança dos anfitriões foi por demais evidente, e acabou por redundar em precipitações e perdas de bola sem sentido. 

Em cima disso tudo, nas jogadas objectivamente bem construídas, aparecem finalizações que não lembram a ninguém. A questão já está muito além do mérito dos Guarda-redes adversários ou de falta de sorte. Há jogadas surreais em que se falham golos "cantados"!

A segunda parte ficou marcada pela expulsão de dois jogadores, primeiro por Bruno Coelho (por palavras) e depois por João Silva, Pivot da equipa da Linha, numa expulsão que vem com uma volta de atraso. Antes disso, a formação benfiquista aumentou para 2-0, através do capitão Gonçalo Alves a desviar de calcanhar para o interior da baliza contrária, concluindo uma transição rápida delineada pelo Benfica. Com cerca de 2 min por jogar, os Leões, em situação de "5 para 4", reduziram para a diferença mínima, estabelecendo o resultado final... Mas sem deixar alguma intranquilidade no ar, até ao fim do jogo ficou alguma incerteza no marcador, felizmente os três pontos não fugiram.

Na classificação, em virtude do empate a três bolas entre Sp. Braga e Módicus, aumentamos para 5 pontos a diferença para o 3º classificado.

De lamentar a atitude, já após o término do encontro, de Papa Unjanque que agrediu um adepto encarnado. O jogador do LPS tem de ser severamente punido. Independentemente das provocações que foi alvo, das quais poderá fazer queixa nas autoridades competentes, um jogador não pode perder a cabeça desta forma, e este é só mais um de muitos epidios provocados pelos jogadores do LPS nos jogos frente ao SLB. Está a criar-se aqui um padrão de ódio cego, veremos como correm os próximos reencontros.

Resultados Finais da 15ª Jornada

SL BENFICA 2-1 Leões de Porto Salvo
Burinhosa 0-6 Sporting
Belenenses 6-0 Unidos Pinheirense
Sp. Braga 3-3 Módicus
Rio Ave 3-4 Futsal Azeméis
CS São João 3-2 Os Vinhais
Quinta dos Lombos 1-2 AD Fundão


Frente ao Maia Basket, o SL Benfica venceu tranquilamente por 89-66, em partida relativa à 15ª ronda da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Na pauta classificativa, encarnados e FC Porto partilham o comando, agora sem a companhia do Galitos Barreiro, fruto do desaire por 74-62 frente à Oliveirense.

Com Damian Hollis de fora, por lesão, Carlos Lisboa ofereceu a titularidade a Marko Loncovic (15 pontos e 9 ressaltos), que atravessa um belo momento de forma. O técnico encarnado optou igualmente por colocar na equipa inicial Mário Fernandes, no lugar de Derek Raivio.

Como espelha o 27-13 registado ao cabo de 10 min de jogo, a turma benfiquista entrou a toda a força (7-0) e descolou no marcador já na parte final do 1º Período, por via da boa eficácia nos triplos. No segundo parcial, a história da partida foi bem diferente, com as águias a somarem apenas 11 pontos, permitindo ao opositor oriundo de terras maiatas reduzir distâncias até ao intervalo (38-27). A desconcentração imperou no seio da equipa encarnada, que revelou ainda falta de organização no ataque e aposta no 1x1 em demasia.

Após o descanso regulamentar, o Benfica voltou decidido a sentenciar cedo as contas do embate. Revelando maior frescura física e beneficiando da "mão quente" de Mário Fernandes, que concretizou 4 triplos, as águias acentuaram claramente a diferença no marcador (64-36). No último quarto, a vitória benfiquista já estava garantida, mas nem por isso Carlos Lisboa se sentiu confortável, uma vez que manteve Carlos Morais (11 pontos, 9 ressaltos e 6 assistências) e Carlos Andrade por mais alguns min, o que traduz a falta de confiança do treinador nas opções que dispõe no banco. Até final, a equipa nortenha aproveitou o "baixar a guarda" por parte das águias na vertente defensiva para menorizar os "estragos".

Raven Barber foi o MVP do jogo com 16 pontos e 12 ressaltos, perfazendo assim um duplo-duplo.

Resultados Finais da 15ª Jornada

SL BENFICA 89-66 Maia Basket
Lusitânia 73-78 Ovarense
CAB Madeira 67-89 V. Guimarães
Eléctrico 90-85 Illiabum
Oliveirense 74-62 Galitos Barreiro
Sampaense 59-121 FC Porto


No encerramento da 1ª Volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol, o SL Benfica conquistou nova vitória, desta vez diante do Castêlo da Maia, por 3-0 (25-22; 28-26; 25-22).

Mantém-se tudo na mesma no cimo da tabela classificativa, com o Benfica seguro e com um percurso imaculado à frente do campeonato, averbando mais 7 e 6 pontos do que Fonte Bastardo e Sp. Espinho (com menos um jogo realizado), respectivamente.

Defrontamos uma das melhores equipas nacionais, conforme o jogo disputado na Luz confirmou. A formação maiata, recheada de unidades com qualidade comprovada, apresentou-se particularmente bem no capítulo defensivo do jogo, obrigando o Benfica a puxar dos galões. Com uma recepção em muito bom bom nível, o Castêlo foi forte no "side-out".

No primeiro set, o equilíbrio foi nota dominante, com o Castêlo a estar ligeiramente por cima no marcador durante algum tempo considerável, contudo o Benfica na parte final consumou a reviravolta (20-21 para 23-21), mercê também da profundidade do seu banco e da habitual troca entre distribuidores e opostos para ter mais opções de ataque na rede.

Depois, as águias entraram melhor e cavaram uma boa vantagem que deixou tudo relativamente bem encaminhado (13-8 e 16-11), no entanto algumas desconcentrações na recepção e falhas no ataque, permitiram aos maiatos igualar a partida (24-24). Felizmente despertamos a tempo e garantimos nova vitória, num set decidido somente nas vantagens. Uma vez mais o jogo teve o mesmo padrão, um Castêlo a fazer da recepção um bom ponto de partida para ir fazendo os seus pontos, conseguindo também, a nível da defesa baixa, manter vários pontos "vivos", dificultando também o contra-ataque encarnado.

O terceiro e último set da partida, pautou-se pelo ascendente benfiquista praticamente de princípio a fim. Aliás, o set só equilibrou mesmo na parte final, em que os jogadores do Benfica relaxaram ligeiramente e permitiram a reaproximação da equipa maiata, que nunca virou a cara à luta. Foi um bom teste para o momento de forma do Benfica.

Vem aí, já esta Quarta-feira, o início da luta por um lugar nos 1/4 Final da Challenge Cup, onde é necessário, entre outros aspectos, maior regularidade exibicional do começo ao fim de cada set.

Resultados Finais da 11ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Castêlo da Maia (25-22; 28-26; 25-22)
V. Guimarães 3-2 Ac. Espinho (10-25; 17-25; 25-23; 25-18; 15-12)
Atl. Madalena 2-3 Leixões (25-18; 25-23; 23-25; 24-26; 9-15)
VC Viana 3-1 Ac. São Mamede (26-24; 25-22; 22-25; 29-27)
Fonte Bastardo 3-1 Esmoriz (22-25; 25-22; 25-19; 25-22)
Sp. Espinho-SC Caldas (22/01, às 17h)


Na Europa do Hóquei em Patins, o SL Benfica conseguiu mais uma vitória, desta feita na recepção ao Amatori Lodi, por 7-3, para a 4ª Jornada do Grupo A.

Qualificação assegurada para os 1/4 Final da Liga Europeia! O Campeão Europeu demonstrou de forma significativa que ostenta bastante qualidade a nível individual e colectiva, e que está na prova para defender o título, muito embora com os pés bem assentes na terra.

A primeira parte foi um verdadeiro recital de hóquei em patins por parte dos jogadores do Benfica! Depois de João Rodrigues desperdiçar uma grande penalidade, a equipa italiana, orientada pelo luso Nuno Resende e que contou com a presença de largas dezenas de adeptos, inaugurou o marcador justamente na cobrança de um castigo máximo. O Benfica respondeu, como se exigia, com uma boa execução de Valter Neves, e com naturalidade se colocou em posição de vantagem, por intermédio de Diogo Rafael. Os forasteiros não conseguiram travar a forte dinâmica imposta pelas águias.

Continuou o festival encarnado, e Adrián Catala foi evitando o pior na baliza contrária, com várias defesas que foram adiando o inevitável. Os jogadores que vieram do banco mantiveram o grande ritmo de jogo e excelente dinâmica ofensiva, e o marcador avolumou-se até ao descanso: Jordi Adroher fez o 3-1 numa finalização de classe de um contra-ataque, Miguel Rocha aumentou para 4-1 numa "bomba" quase depois do meio-campo. Carlos Nicolia voltou à pista para fazer o 5-1, num trabalho de génio finalizado com classe.

Ao intervalo, o marcador ditava 5-1 a favor do Benfica. Houve lugar para Pedro Nunes permitir a Diogo Almeida e João Sardo somarem vários min de jogo na segunda parte, onde o Benfica não conseguiu ser tão goleador, também por algum desperdício nas bolas paradas, mérito também de Catala.

O Amatori Lodi ainda encurtou, porém sem nunca colocar em perigo a vitória inequívoca dos encarnados. Após um belo livre directo de Cocco, João Rodrigues fez o 6-2 depois se ser o mais lesto a chegar à área contrária para receber a assistência de Miguel Rocha em segunda bola após grande penalidade. Os italianos marcariam novamente, em tiro do meio da rua, mas em cima do apito final, novo golo anfitrião, com João Rodrigues a finalizar da melhor forma uma triangulação com Diogo Rafael e Miguel Rocha.

Agora, atenções voltadas para o importantíssimo desafio para o campeonato, agendado para o próximo Sábado em Oliveira de Azeméis onde se exige uma mobilização em peso dos benfiquistas. Trata-se de um jogo capital para o objectivo de terminar a primeira Volta só com vitórias, e encarar a segunda volta com uma boa vantagem na tabela classificativa.

Resultados Finais da 4ª Jornada do Grupo A da Liga Europeia

SL BENFICA 7-3 Amatori Lodi
Vic 10-1 RHC Diessbach


Por fim, a fechar um intenso Sábado marcado pelo Penta-Campeonato Nacional de Atletismo de Estrada em Séniores Masculinos, o conjunto encarnado conseguiu uma boa vitória diante dos insulares Sporting da Horta, por 23-33, em duelo a contar para a 19ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

A turma encarnada, actual 3ª classificada, cumpriu com a sua obrigação, ainda sem contar com o contributo do reforço esloveno Jernez Papez, na deslocação ao arquipélago dos Açores, retomando assim ao trilho das vitórias.

Quanto ao que se passou na quadra, o Benfica foi superior, mas apenas na segunda metade da etapa complementar disparou definitivamente para a vitória. No 1º tempo, houve equilíbrio na parte inicial mas depois os encarnados, mais determinados, fugiram no marcador e chegaram a estar a vencer por uma margem confortável (6-11), porém cometeram alguns erros no ataque que deixaram o adversário aproximar-se no marcador. O intervalo chegou assim com 11-12 a favor dos homens de "águia ao peito".

No segundo tempo, sobretudo nos 20 min finais, o Benfica, com maior acerto e mais assertivo nas suas acções ofensivas, ampliou naturalmente a vantagem. Destaque para os desempenhos de Belone Moreira e Fábio Vidrago que, com seis golos cada um, se distinguiram como os melhores marcadores da partida, no que ao lado encarnado diz respeito.

Resultados Finais da 19ª Jornada

Sp. Horta 23-33 SL BENFICA
Madeira SAD 35-31 AC Fafe
Ac. São Mamede 19-38 Sporting
FC Porto 30-20 Boa Hora FC
ISMAI 30-27 AA Avanca
Arsenal Clube Devesa 32-39 ABC
Belenenses-Águas Santas (1/02, às 20h)


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


3 comentários:

  1. Sou um leitor praticamente diário e procuro acompanhar as modalidades sempre que posso e pela televisão. Gostaria de vos fazer um pedido. Seria fazer um balanço da época até à data. Se em hóquei e voleibol estamos bem, gostaria de perceber nas outras três (andebol, futsal e basquetebol) o que nos está a faltar. É certo que a basquetebol estamos em primeiro mas acho que falta qualquer coisa. Abraço e saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras que nos dirigiu.

      Claro está que pretendíamos dar outra dinâmica ao Blog, nomeadamente com o regresso das crónicas "Modalidades de Salto Alto", "Mais SLB" e "Pavilhão também é Formação". Mas infelizmente não há a devida disponibilidade para o efeito.

      Quanto ao balanço, como é norma, apenas no final da temporada nos debruçamos sobre ele.

      Aproveitamos para lhe lembrar que pode sempre acompanhar de forma actualizada os resultados e classificações das nossas equipas em:

      Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

      Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

      Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

      Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

      Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

      Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


      Obrigado pela atenção.

      Saudações benfiquistas

      Eliminar
  2. boa tarde,

    O João Oliveira saíu do Voleibol porquê?...vem substituto??

    ResponderEliminar