segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Balanço positivo do desempenho das nossas equipas no passado Sábado. No Derby de Futsal verificou-se uma igualdade, ao passo que nas demais secções do clube se alcançaram naturalmente vitórias.

Como é norma, confira o rescaldo do fim de semana desportivo no que concerne às nossas queridas modalidades de pavilhão.


No Entroncamento, os encarnados empataram a duas bolas com o eterno rival Sporting, em jogo a contar para a 10ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Futsal.

Inacreditável como este jogo não foi adiado, tais as condições do recinto que evidentemente condicionaram o rendimento dos atletas. Isto porque caía chuva no interior do pavilhão, inclusivamente na quadra, obrigando a diversas interrupções para limpeza do piso. Por sucessivas ocasiões, os jogadores de ambas as equipas escorregaram e colocaram em risco a sua integridade física.

Resultado justo e que mantém a formação Campeã Nacional, que até à data só conhecia o sabor das vitórias, no 1º lugar, com mais dois pontos e menos um jogo realizado comparativamente ao 2º classificado, o Benfica. Dificilmente o Sporting não sairá vencedor da Fase Regular, tal a nítida posição favorável em que se encontra.

Quanto àquilo que se desenrolou na quadra, assistiu-se a uma partida pautada pelo equilíbrio e o resultado final reflecte isso mesmo. Muita luta a nível táctico, com ambas as equipas focadas em evitar ao máximo erros defensivos. Nos primeiros 20 min, os leões tiveram supremacia na posse de bola mas foram os encarnados a criar mais perigo tendo encontrado pela frente um inspirado Marcão. Ré, com as suas mudanças de velocidade, causou vários desequilíbrios mas foi Elisandro, recuperado de lesão, que esteve perto de abrir o activo num lance em que o guardião contrário desviou a bola para a barra antes desta ser aliviada para fora da linha lateral. Ao intervalo o nulo mantinha-se no marcador.

No 2º tempo, a toada da partida manteve-se até que, com praticamente 6 min disputados, Elisandro aplicou o seu potente remate e fez o 0-1, após ser solicitado por Bruno Coelho numa reposição lateral de laboratório. Este Pivot brasileiro indiscutivelmente "tem golo" nos pés. A resposta não demorou. Cerca de 3 min volvidos, igualdade no duelo. Diogo atirou à barra e Fábio Cecílio introduziu a bola dentro da sua própria baliza. A menos de 8 min do apito final, o Sporting operou a reviravolta. Numa jogada típica em que fez avançar o Guarda-Redes Marcão, a turma às ordens de Nuno Dias trabalhou bem e Fortino, que fugiu à marcação de Fábio Cecílio, ao 2º poste só teve de empurrar o esférico para fazer o 2-1. A vantagem sportinguista seria desfeita já dentro dos últimos 2 min do embate. Joel Rocha colocou Bruno Coelho a Guarda-Redes no "5 para 4" e rapidamente colheu os seus frutos. Chaguinha descobriu Alessandro Patias solto de marcação em zona frontal e o italo-brasileiro disparou de pé esquerdo para o fundo das redes, fixando o resultado final em 2-2.

Com o regresso de jogadores que têm estado ausentes, como foram os casos de Elisandro, Ré e Jefferson (ainda falta Franklin), e a evolução de forma de outros (Chaguinha, Patias, Henmi, Fernando), temos qualidade e extensão para lutarmos pela conquista dos troféus nacionais. A boa exibição de Sábado e a vitória na Supertaça permitem acalentar boas esperanças. Eles são favoritos mas nós somos BENFICA!

Resultados Finais da 10ª Jornada

Sporting 2-2 SL BENFICA
Sp. Braga 4-0 Leões de Porto Salvo
Futsal Azeméis 6-3 AD Fundão
Rio Ave 4-1 Os Vinhais
Módicus 8-3 Unidos Pinheirense
Belenenses 1-4 Quinta dos Lombos
Burinhosa 5-2 CS São João


Em Andebol, os encarnados receberam e suplantaram o Arsenal Clube Devesa por concludentes 36-23, no encontro de abertura da 14ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Como traduz o resultado acima indicado e era expectável, verificou-se um jogo dominado completamente pelo SL Benfica. Com este resultado, permanecemos no 3º lugar da pauta classificativa, portanto não se registaram alterações.

Perante uma formação estreante na 1ª Divisão, os homens de "águia ao peito" entraram "a todo o gás" e adiantaram-se no marcador (5-1, 7-2), por via da mão goleadora de Fábio Vidrago, que apontou nove golos durante os 60 min (eficácia a 100%), e progressivamente foram avolumando a vantagem (10-3, 13-5, 16-7, 19-9), chegando ao intervalo a vencer por 9 golos de diferença, 20-11. Repetiram-se os contornos do jogo da passada Quarta-feira, com o Benfica a defender bem e a revelar-se letal nos contra-ataques.

Na 2ª metade do encontro, nota para a aposta do técnico benfiquista em Gustavo Capdeville. O jovem guardião voltou a responder muito bem à chamada, demonstrando o potencial que lhe é apontado (8 defesas). No que diz respeito ao jogo em si, as águias não abrandaram o ritmo e reforçaram a diferença no "score" (26-15, 33-20). Alexandre Cavalcanti viu o cartão vermelho, após acumular três exclusões de 2 min.

Na próxima Quinta-feira, feriado, a equipa orientada por Mariano Ortega tem um duro obstáculo para ultrapassar - joga no reduto do Madeira SAD.

Resultados Finais da 14ª Jornada

SL BENFICA 36-23 Arsenal Clube Devesa
ISMAI 36-33 Madeira SAD 
Águas Santas 25-30 Sporting
Boa Hora FC 27-36 ABC
AC Fafe 27-21 Sp. Horta
AA Avanca 21-20 Ac. São Mamede
Belenenses 23-24 FC Porto


O SL Benfica viajou até ao arquipélago dos Açores e garantiu um triunfo, por 82-91, no confronto com o Lusitânia, para a nona ronda da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Triunfo mais suado do que se esperava. Os locais, que recentemente ficaram sem o treinador José Calabote, estiveram desinibidos e discutiram o resultado até final, muito embora por demérito das águias. Mesmo com a menor profundidade do plantel, os açorianos até começaram melhor (20-9), à custa do tiro exterior, os encarnados reagiram, 28-25 no final do 1º Período e 47-58 ao intervalo, contudo os insulares conseguiram recuperaram de uma larga desvantagem (51-68, 64-68), beneficiando de uma apática e desastrosa prestação benfiquista do 3º parcial, e mantiveram a incerteza quanto ao vencedor final até aos 2 min finais da partida. Aliás, no último quarto até voltaram a comandar a marcha do marcador (77-72), mas nos derradeiros instantes o Benfica normalizou os índices de concentração e consumou a reviravolta. Francamente, não havia necessidade de facilitarmos tanto... Seguem-se duas deslocações complicadas no fecho da 1ª Volta do campeonato.

A título individual, realce para mais uma exibição completa do internacional angolano Carlos Morais (23 pontos, 8 ressaltos, 4 assistências, 3 roubos de bola e 28.5 de valorização MVP). Destaque ainda para Raven Barber (20 pontos, 7 ressaltos) e João Soares (17 pontos, 5 ressaltos).

Resultados Finais da 9ª Jornada

Lusitânia 82-91 SL BENFICA
CAB Madeira 70-71 Illiabum 
Eléctrico 75-79 Sampaense
V. Guimarães 97-103 Ovarense
Maia Basket 74-75 Galitos Barreiro
FC Porto 68-66 Oliveirense


Mantém-se o pleno de vitórias! Na recepção ao Paço de Arcos, águias averbaram mais um triunfo expressivo, por 9-2, numa partida a contar para a 9ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

No dia em que a nossa gloriosa equipa feminina se apurou para os Quartos de Final da Liga Europeia, na vertente masculina o Benfica aumentou a vantagem sobre os leoninos (5 pontos, que podem passar a 8, uma vez que o Sporting foi penalizado com uma derrota de 0-10 por utilização irregular de jogador na 5ª Jornada precisamente ante a equipa da Linha mas deverá entretanto apresentar recurso) e descolou dos dragões (2 pontos), devido ao empate entre Sporting e FC Porto (3-3). A Oliveirense divide connosco o comando da classificação.

No derradeiro jogo em casa no ano de 2016, não houve lugar a surpresas frente à formação de Oeiras. Valter Neves inaugurou o marcador, logo à passagem do min 2, e Carlos Nicolia ampliou para 2-0, na conversão de um livre directo. A meio da 1ª parte, duas distracções defensivas (não constitui novidade) e o Paço de Arcos igualou a partida com dois tentos no espaço de três min. Porém, as águias reagiram prontamente com dois golos, um de Jordi Adroher e outro de Nicolia, fazendo adivinhar uma goleada para a segunda parte. Ao intervalo, 4-2 para o Benfica.

Os segundos 25 min, foram de sentido único, confirmando-se o cenário previsto. Nicolia completou o "hat-trick". João Rodrigues fez o gosto ao stick na transformação de uma grande penalidade e logo a seguir bisou. Até final houve tempo para Diogo Rafael (que foi alvo de homenagem pelos 10 anos ao serviço do nosso clube) inscrever o seu nome na lista de marcadores e Adroher encerrar as contas da partida.

Resultados Finais da 9ª Jornada

SL BENFICA 9-2 Paço de Arcos
Sporting 3-3 FC Porto
Oliveirense 5-4 AD Sanjoanense
Riba D'Ave 6-3 Valença HC
AD Valongo 3-1 Candelária
Juv. Viana 3-2 HC Turquel
OC Barcelos 6-2 Sp. Tomar


A terminar o Sábado, vitória clara por 3-0 diante do VC Viana, num embate relativo à 7ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Um triunfo pela margem máxima, que não deixa margem para dúvidas, passe a redundância. Continua o nosso percurso impoluto no campeonato, com 4 e 5 pontos de avanço sobre Sp. Espinho e Fonte Bastardo, respectivamente.

José Jardim, a pensar no compromisso europeu que se avizinha, apostou na rotação do plantel. João Magalhães, Roberto Reis, Hugo Gaspar e Mart Van Werkhoven alinharam de início.

A história do jogo resume-se a uma clara supremacia encarnada na recepção ao conjunto minhoto, que este ano ascendeu ao principal escalão nacional da modalidade. O primeiro set comprova a superioridade das águias, 25-13. No segundo parcial, o conjunto forasteiro ofereceu uma maior réplica (25-21), mas tudo voltou à normalidade após o 2º tempo técnico e no terceiro e derradeiro set, 25-14.

Resultados Finais da 7ª Jornada

SL BENFICA 3-0 VC Viana (25-13; 25-21; 25-14)
Ac. Espinho 0-3 Sp. Espinho (18-25; 19-25; 16-25)
Atl. Madalena 0-3 V. Guimarães (17-25; 18-25; 19-25)
SC Caldas 1-3 Castêlo da Maia (16-25; 23-25; 25-17; 22-25)
Ac. São Mamede 1-3 Esmoriz (23-25; 27-25; 27-29; 21-25)
Fonte Bastardo 3-0 Leixões (25-22; 25-14; 25-17)


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário