sábado, 24 de dezembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Eis o balanço da semana em termos de modalidades, num desfecho muito mais negativo do que antevíamos. Derrotas em Andebol e Basquetebol, só o Voleibol nos deu uma alegria com a qualificação para os Oitavos de Final da Taça Challenge.

Confira a análise de três dias carregados de interesse para os benfiquistas ecléticos.


A noite da passada Terça-feira ficou marcada infelizmente pela inesperada derrota imposta pelo ISMAI na Luz, por 28-29, para a 18ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional da modalidade.

equipa de Andebol somou a segunda derrota consecutiva em jogos caseiros para o Campeonato, com a enorme agravante de ter sido contra uma equipa que luta por outros objectivos, o ISMAI, que... alcançou a primeira vitória na condição de visitante... E sem o seu melhor jogador à disposição! E só por aqui podíamos classificar este desfecho como inadmissível.

E foi de facto, uma péssima noite do colectivo orientado por Mariano Ortega, com a equipa desde cedo envolta numa certa letargia que custou caro. O Benfica arrancou até no comando do marcador, mas dos 5-5 para os 5-8 a equipa como que se desligou do jogo e deixou o adversário comandar o marcador.

Os nossos Guarda-Redes não fizeram a diferença, quer Hugo Figueira quer Gustavo Capdeville, com o jovem a render o veterano ainda na primeira parte, sendo que Figueira voltaria para a parte final do jogo. Mas com somente 30% de eficácia combinada, ficaram bem longe dos quase 50% dos guardiões contrários, em particular do cubano Reyniel Nelson.

Na 2ª parte o Benfica reagiu lentamente (perdia por 13-16 ao intervalo) e chegou aos 20-20, mas rapidamente o jogo descambou. Ainda assim, com mais coração que cabeça e com muito Belone Moreira (melhor marcador com 9 golos), os encarnados empataram a partida a 28 golos, a 1 min e meio do fim do jogo, e tirando uma exclusão ao adversário.

Em superioridade numérica nos momentos finais, pedia-se maior agressividade encarnada a defender. Em vez disso o Benfica ficou "estacionado" com os seus 6 jogadores na linha da área, deixou o adversário atacar e pior, marcar golo. Incrível! Com poucos segundos para jogar o Benfica conseguiu um livre de 7 metros, mas Reyniel castigou o Benfica travando o remate de Belone.

Este resultado e exibição tem de ter consequências, esta exibição fez lembrar tristes noites do Benfica em outras recentes temporadas.

Resultados Finais da 18ª Jornada

SL BENFICA 28-29 ISMAI
ABC 33-13 Ac. São Mamede
AA Avanca 34-26 Belenenses
Águas Santas 21-27 FC Porto
AC Fafe 28-27 Arsenal Clube Devesa
Sporting 32-23 Sp. Horta
Boa Hora FC 21-30 Madeira SAD


Em duelo relativo à 2ª Jornada do Grupo P da FIBA Europe Cup, os nossos rapazes do Basquetebol perderam, de forma natural, frente aos holandeses do Donar Groningen por 82-94.

Não correu de feição o primeiro jogo da 2ª Fase da competição europeia disputado na Luz. As águias averbaram a 2ª derrota em outras tanjas jornadas e, portanto, encontram-se já numa situação em que a margem de erro é praticamente inexistente caso ainda tencionem continuar nos palcos europeus, isto é, passar aos Oitavos de Final.

A missão encarnada adivinhava-se complicada, uma vez que atravessa um mau momento de forma que parece não ter fim e pela frente surgiu o actual líder destacado do campeonato holandês. E logo no começo do embate ficou patente a maior qualidade do opositor oriundo dos Países Baixos, que desde cedeu tomou a dianteira no marcador (9-19), por via de uma boa eficácia no tiro exterior, com as águias a encurtarem distâncias até final do 1º Período (16-22). Até ao intervalo, a tendência do jogo permaneceu semelhante, isto é, numa primeira instância os holandeses aumentaram novamente a vantagem, chegando inclusivamente à casa da dezena de pontos (30-42), com o colectivo às ordens de Carlos Lisboa a reduzir e a chegar ao intervalo atrás no "placar", por 38-46.

Para a 2ª parte estava reservada a pior e a melhor fase encarnada na partida. Com um parcial de 0-12, o conjunto holandês descolou definitivamente no marcador e saiu a vencer por 21 pontos para os últimos 10 min do encontro (51-72). No derradeiro parcial, a formação benfiquista conseguiu superiorizar-se à turma contrária, à boleia dos triplos, beneficiando de algum relaxamento natural dos holandeses. O vencedor há já muito estava decidido, no entanto o Benfica aproveitou o tempo disponível para diminuir os "estragos" (31 pontos concretizados no 4º Período). O internacional luso Nuno Oliveira, jogador encarnado mais valorizado (12 pontos e 4 assistências), evidenciou-se a bom nível e demonstrou que merece uma maior aposta por parte de Carlos Lisboa.

De um lado um conjunto de jogadores, do outro lado da barricada uma equipa. Por aqui se traduz a desigualdade de forças que redundaram em novo desaire do Benfica. Se sentimos dificuldades nas lides domésticas, além-fronteiras notam-se ainda mais as nossas debilidades. A passividade das águias, sobretudo na luta das tabelas (42 ressaltos contra 25), facilitou a tarefa aos holandeses.

Resultados Finais da 2ª Jornada do Grupo P da FIBA Europe Cup

SL BENFICA 82-94 Donar Groningen
BC Enisey 92-71 Lukoil Academic


Sofrido! Foi assim o apuramento da equipa de Voleibol para os 1/8 Final da Taça Challenge. O jogo na Suíça foi de loucos, e trouxe mais dificuldades do que eram expectáveis. 

No 1º set o Benfica liderou por completo o resultado e foi controlando a sua vantagem, triunfando por 21-25. Parecia estar tudo bem encaminhado, mas no 2º set a equipa da casa reagiu e foi o Benfica que teve de ir atrás do resultado. E conseguiu, passando para o comando do marcador depois dos 20 pontos, e chegando aos 20-23. Foi então que o impensável aconteceu, 5 pontos seguidos valeram o set à equipa da casa, 25-23.

Provavelmente abalado o Benfica teve um terceiro parcial irregular, embora liderando quase sempre o marcador por margem mínima, mas uma vez mais na parte final do set muitos problemas. De 20-20, o set fechou 25-21 para os da casa. E o Benfica estava obrigado a ganhar o 4º set para ficar em prova.

Por esta altura Vinhedo e Rapha já tinham saído do banco, e o quarto parcial foi impróprio para cardíacos. Set sempre disputado ponto a ponto, a acabar nas vantagens. O Nafels dispôs de 5 "match points", o Benfica só ao 4º "set point" conseguiu fechar o marcador em 30-32, vencendo assim este set vital. O jogo foi para a "negra", onde o Benfica se superiorizou, liderando o marcador menos na corrida aos 10 pontos. Mas de 12-12 os encarnados fizeram 3 pontos seguidos e venceram o jogo, fechando a eliminatória.

Num pavilhão muito baixo de altura, o que constituiu uma dificuldade suplementar, foi uma dura batalha a que foi travada, perante um adversário de menor  nomeada. Valeu o sofrimento, o esforço e o forte apoio de 60 emigrantes na Suíça. Na próxima ronda o Benfica terá pela frente o Chaumont VB, líder do campeonato francês.

Resultado Final da 2ª Mão da Taça Challenge (1/16 Final)

Biogas Volley Nafels 2-3 SL BENFICA (21-25; 25-23; 25-21; 30-32; 12-15)


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário