quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Duas vitórias categóricas, em Andebol e Hóquei em Patins, e uma derrota dramática em Futsal.

Fique com o rescaldo de cada uma das partidas em que o "Manto Sagrado" esteve representado nos últimos dois dias.


No fecho da 1ª Volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol, o Benfica recebeu e venceu a Ac. São Mamede por esclarecedores 41-20.

Três dias depois da qualificação para a Fase de Grupos da Taça EHF, a formação encarnada não teve piedade na recepção ao lanterna vermelha, retomando assim o trilho vitorioso na principal competição interna. Estamos no 3º lugar da tabela classificativa.

O resultado final é sintomático, isto é, aponta obviamente para uma jogo dominado de fio a pavio pelas águias, frente a um adversário que pouco ou nenhum trabalho deu. Foi por isso uma noite de Quarta-feira bastante tranquila para os subordinados de Mariano Ortega, bem merecido na ressaca da notável reviravolta no compromisso europeu do passado Domingo.

Portanto, não há muito a esmiuçar de um jogo de sentido único, em que se defrontaram duas equipas muito distintas em termos de qualidade e quantidade. Desde cedo, explorando com êxito as situações de contra-ataque, o Benfica logrou uma vantagem confortável (13-5 e 19-10) e, ao intervalo, vencia por 21-12, sendo que na etapa complementar paulatinamente se acentuou a clivagem no marcador (24-12, 28-14 e 31-16).

Por último, de frisar, no capítulo individual, as exibições rubricadas pelos nossos pontas, Fábio Vidrago, Luka Rakovic e João Pais, com 9, 6 e 5 golos, respectivamente.

Resultados Finais da 13ª Jornada

SL BENFICA 41-20 Ac. São Mamede
FC Porto 39-22 Sp. Horta
AA Avanca 25-26 Sporting
ISMAI 26-26 Arsenal Clube Devesa
Belenenses 28-33 Madeira SAD
Boa Hora FC 24-25 AC Fafe
Águas Santas-ABC 21h (18/12, às 21h)


O Benfica regressou dos Açores com um triunfo inequívoco, por 1-7, diante da Candelária, em jogo da 8ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Previam-se dificuldades mas os Bi-Campeões não facilitaram e somaram mais três pontos. Na tabela classificativa não se registaram modificações, pelo que partilhamos a dianteira com FC Porto e Oliveirense.

Num rinque tradicionalmente complicado, quer pela viagem longa à Ilha do Pico quer pela equipa que justamente faz da sua casa uma fortaleza, as águias apresentaram-se bem preparadas para o desafio diante dos insulares que manifestamente não possuem a mesma qualidade de épocas anteriores.

A forma determinada como o Benfica iniciou a partida, com dois golos de Carlos Nicolia, artilheiro e homem da partida, o 2º na sequência de um livre directo, quando estavam decorridos cerca de 4 min de jogo, ilustra bem que os pupilos de Pedro Nunes estavam empenhados em prolongar a senda totalmente vitoriosa e não permitir quaisquer chances ao conjunto orientado por Carlos Dantas. Contudo, sensivelmente a meio do 1º tempo, Jordi Adroher não converteu com sucesso o livre directo que dispôs, ao invés do adversário que volvidos 5 min reduziu para 1-2 (resultado que se verificava ao intervalo), depois de Miguel Rocha ter sido punido com cartão azul.

A vantagem era mínima e desconfiava-se daquilo que se poderia suceder em pista, uma vez que o jogo não foi transmitido e, portanto, estavam reunidas as condições para uma arbitragem habilidosa. Felizmente, na segunda parte, o Benfica ampliou a vantagem e alcançou uma goleada. O terceiro tento da noite surgiu por intermédio de Adroher aos 35 min, assistido por Nicolia, pouco tempo depois dos açorianos terem desperdiçado um livre directo resultante da 10ª falta benfiquista. Logo a seguir chegou décima falta do Candelária, todavia Nicolia também falhou. Até final, a formação encarnada voltou a festejar por quatro ocasiões, através dos golos de Adroher, Nicolia, por duas vezes (completando assim um "poker"), e Miguel Rocha, com mais um tiro de meia distância. Pelo meio, João Rodrigues teve uma oportunidade soberana mas não conseguiu inscrever o seu nome na lista de marcadores, ao não concretizar uma grande penalidade.

Resultados Finais da 8ª Jornada

Candelária 1-7 SL BENFICA
AD Sanjoanense 2-8 FC Porto
HC Turquel 1-4 OC Barcelos
Paço de Arcos 1-3 Oliveirense
Juv. Viana 1-5 Sporting
Sp. Tomar 7-4 Riba D'Ave
Valença HC 4-5 AD Valongo


Diante de uma boa moldura humana no Pavilhão Nº 2 da Luz, o Benfica escorregou no duelo frente ao Belenenses, por 1-2, na 9ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Péssimo resultado, na antecâmara de uma deslocação à casa emprestada do Sporting, agendado já para este Sábado. Pese embora o desfecho negativo, assistiu-se a uma melhoria de rendimento das águias, particularmente na criação de situações passíveis de golo. As águias dominaram a partida, mas não conseguiram materializar a superioridade em golos. Total desconcentração e alguma infelicidade no último minuto redundou no doloroso deslize.

O jogo começou com uma contrariedade para o Benfica, com Bebé a ser expulso por mão na bola (falhará o Derby). Decisão polémica. O guardião saiu da sua área para cortar uma bola e esta ressaltou das pernas para o braço. De resto, os primeiros 20 min foram pautados por um jogo morno, em que o Belenenses se apresentava com um bloco defensivo sólido e o Benfica estava por cima mas denotava dificuldades em criar perigo junto da baliza de Carlos Paulo, autor de uma excelente exibição. Ao intervalo, o 0-0 espelhava a ineficácia benfiquista e o rigor e disciplina táctica do rival.

Na segunda metade do jogo surgiu um Benfica mais intenso e objectivo nas suas acções e, ao fim de várias tentativas desperdiçadas, inaugurou o marcador com uma jogada colectiva iniciada por Chaguinha que solicitou Rafael Henmi e este ofereceu o golo a Fábio Cecílio - o internacional luso apenas teve de empurrar o esférico para o interior da baliza contrária. Nesta fase o Belenenses remetia-se à situação defensiva, parecendo que evidenciava problemas em lidar com o ritmo vigoroso imposto pelo Benfica.

Encarnados tiveram inúmeras oportunidades para resolver a partida a seu favor. Mas os problemas de falta de lucidez na hora de atirar à baliza perseguem-nos, ainda por cima com Elisandro ainda ausente. Belenenses colocou o "5 para 4" em campo e foi feliz. No derradeiro minuto de jogo, conseguiu fazer dois golos de rajada e dar a volta no marcador. Incrível como as águias deixaram escapar os três pontos tão perto do final do encontro. Bruno Coelho aliviou uma bola de forma deficitária que sobrou para o seu oponente que com um pontapé de bicicleta repôs a igualdade. No reatamento do jogo, as águias arriscaram o "Guarda-Redes avançado", porém um passe errado permitiu à formação de Belém recuperar a posse da bola e rematar perante baliza deserta, fixando o resultado final em 1-2.

Resultados Finais da 9ª Jornada

SL BENFICA 1-2 Belenenses
Quinta dos Lombos 2-5 Burinhosa
CS São João 2-1 Sp. Braga
Os Vinhais 3-5 Futsal Azeméis
Unidos Pinheirense 2-3 Sporting
AD Fundão 2-7 Módicus
Leões de Porto Salvo 2-2 Rio Ave


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


1 comentário:

  1. Esta equipa de futsal deste ano é fraca, e segue o mesmo caminho da, do ano passado. Não sei o que se passa, mas o SLB, já teve equipas bem melhores. Espero que melhorem para discutir o título com SCP, e ganharem.

    ResponderEliminar