sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Em terras belgas, as águias do Basquetebol bateram o Brussels Basketball por 74-79, em jogo a contar para a 3ª Jornada do Grupo A da FIBA Europe Cup.

No dia de aniversário de Cosme Damião (nasceu a 2 de Novembro de 1885), um dos fundadores e o principal impulsionador do clube, os homens que envergam o "Manto Sagrado", que contaram com o fantástico apoio de algumas dezenas de adeptos benfiquistas, dignificaram as cores do nosso clube além-fronteiras, somando a segunda vitória na Fase de Grupos da competição, num embate dividido durante os 40 min.

O adversário entrou melhor em jogo, com bastante eficácia (10-2). No entanto, a reacção do conjunto orientado por Carlos Lisboa foi imediata. Com um parcial de 0-10 efectuou a reviravolta (10-12) e concluiu o 1º Período na dianteira através do tiro exterior (12-15). Nos 10 min seguintes, o técnico encarnado rodou o plantel e alguns erros consentidos permitiram ao conjunto belga descolar, 27-23, mas foi inconsequente, uma vez que os homens de "águia ao peito" voltaram a colocar-se em posição de vantagem (27-28). Um triplo levou o conjunto anfitrião a vencer para o descanso pela diferença mínima (33-32), resultado que comprovava o equilíbrio de forças durante a primeira parte. Os belgas sentiam dificuldades em ultrapassar a nossa organização defensiva, conforme ilustram os diversos "turnovers" cometidos pela turma da casa. Sem sermos perfeitos, conseguimos muitas vezes condicionar a acção dos opositores.

No início da etapa complementar, a formação da casa aproveitou alguma passividade do colectivo benfiquista para se distanciar no "placar" (47-41). Porém, o Benfica não desmoralizou, respondeu da melhor maneira e alterou o rumo dos acontecimentos, de tal forma que à entrada para os últimos 10 min, liderava o marcador, 53-54.

No 4º e derradeiro Período, o angolano Carlos Morais (MVP do encontro com 16 pontos, 10 ressaltos e 7 assistências e 26 de valorização), que protagonizou mais uma exibição completa, conduziu, a par de Damian Hollis (17 pontos), os encarnados para uma vitória importante na luta pelo acesso à fase seguinte. A turma benfiquista apresentou-se bem na defesa e mais inteligente no controlo da posse da bola, não vacilou perante algum desnorte e nervosismo contrário e não tremeu na linha de lance livre nesta recta final.

Quanto ao outro jogo, o Alba Fehérvár, que iremos defrontar na próxima ronda, aproveitou o factor "casa" para derrotar o Elan Chalon, 111-91, pelo que estão duas equipas actualmente empatadas connosco no topo da tabela classificativa. Portanto, está tudo em aberto relativamente ao apuramento para a próxima fase da competição.

Resultados Finais da 3ª Jornada do Grupo A da FIBA Europe Cup

Brussels Basketball 74-79 SL BENFICA
Alba Fehérvár 111-91 Elan Chalon


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 dp Basquetebol do SL Benfica, pode ver aqui:

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!

2 comentários:

  1. Não esquecer o Rugby, em luta pela subida à Div. Honra!...
    Benfica - Bairrada, 5nov, 15h00 @ Estádio Nacional

    ResponderEliminar