quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Os últimos dias traduziram-se num sabor agridoce para as nossas equipas que estiveram em acção. Os nossos rapazes do Basquetebol carimbaram de forma fabulosa a qualificação para a próxima fase da competição europeia. Em sentido inverso, registou-se uma derrota no Derby de Andebol.

Fique então com o que há a dissecar dessas duas partidas.

 
Em Basquetebol, o SL Benfica assegurou o apuramento histórico para 2ª Fase da FIBA Europe Cup. Só podemos estar orgulhosos!

Na Terça-feira à noite, na Luz, os pupilos de Carlos Lisboa regressaram aos triunfos no Grupo A da prova. Receberam e venceram o Elan Chalon por 77-69, em encontro relativo à 5ª Jornada.

Uma vitória fantástica que nos coloca na fase seguinte da competição. Ainda sobra disputar-se uma ronda, mas na pior das hipóteses concluímos no 3º posto. Como também seguem em frente os dois melhores terceiros classificados de cada conferência, estamos apurados em função dos resultados já conhecidos dos grupos que nos importam.

Derrotamos o actual 2º classificado da Liga francesa e cujo orçamento ronda os 5M €! Por isso, é de louvar ainda mais o feito logrado pela nossa equipa, tantas e merecidas vezes contestada. Suportado numa enorme prestação defensiva, os homens de "águia ao peito" souberam contrariar o teórico favoritismo atribuído ao rival gaulês.

A turma encarnada realizou uma excelente exibição e não se atemorizou perante a qualidade e maior capacidade física do conjunto adversário. As estatísticas reflectem a justiça da nossa vitória. A luta das tabelas foi equilibrada tal como a eficácia nos lançamentos, mas cometemos consideravelmente menos "turnovers" do que o opositor (7/14).

Se nos 10 min iniciais imperou o equilíbrio, com várias alternâncias no marcador, contudo com os franceses na dianteira (19-22), no 2º Período só deu praticamente Benfica! Excelente desempenho defensivo, obrigando o adversário a circular a bola longe do nosso cesto, a permitir diversos contra-ataques e, consequentemente, lançamentos fáceis aos encarnados. Além disso, a turma benfiquista foi paciente e extremamente eficaz (32 pontos) na procura da melhor solução para atirar ao cesto. As águias recolheram aos balneários com uma formidável vantagem, 51-37.

No início de 2ª parte, os forasteiros rectificaram algumas acções e entraram determinados em discutir o resultado final. Nesta fase valeu-nos Damian Hollis (19 pontos e 6 ressaltos) a desequilibrar e a carregar a equipa às costas, porém rapidamente o Benfica impôs um digno ritmo ofensivo e, através do tiro exterior, não deixou que o rival se aproximasse no marcador. Nos últimos 10 min, a perderem por 16 pontos (70-54) os franceses apostaram na defesa zona e diminuíram diferenças (70-63), aproveitando o natural desgaste físico da nossa equipa. Mas Carlos Morais estava mais uma vez em dia sim e foi decisivo nesta parte final, com uma série de pontos fulcrais que contribuíram manifestamente para a extraordinária proeza europeia.

Carlos Morais rubricou mais uma espectacular exibição, ao apontar 29 pontos. Recolheu 6 ressaltos, fez 4 assistências e 2 roubos de bola. Raven Barber, com 19 pontos e 7 ressaltos, foi precioso no jogo interior.

Resultados Finais da 5ª Jornada do Grupo A da FIBA Europe Cup

SL BENFICA 77-69 Elan Chalon
Brussels Basketball 69-80 Alba Fehérvár


No jogo "grande" da 12ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol, os leões levaram de vencida as águias, por 28-25.

É inegavelmente um mau resultado mas podíamos ter conquistado os três pontos, ante uma equipa que apresenta um orçamento substancialmente superior ao nosso. Aquilo que se vislumbrou ontem na "casa" emprestada do rival resume-se a um jogo de etapas distintas. No 1º tempo estivemos a um nível desastroso principalmente no processo defensivo em que fomos muito permissivos, mas nos segundos 30 min finais oferecemos uma excelente réplica. Esta é a segunda derrota averbada no campeonato, e os encarnados passaram a ocupar o 3º lugar da pauta classificativa.

Com Tiago Pereira ausente por lesão, Mariano Ortega apostou em Belone Moreira para assumir a titularidade na posição de Central. Depois de um período inicial equilibrado, com 5-5 aos 11 min da partida, o Sporting assumiu definitivamente o comando da marcha do marcador. Com o guardião sportinguista Matej Asanin, autor de uma exibição monumental a fazer a diferença, ao passo que o Benfica revelava imensos problemas em parar a capacidade de remate da 1ª Linha adversária e no sector atacante cometia demasiados erros e sentia dificuldades em penetrar na sólida muralha defesa contrária, os anfitriões atingiram uma vantagem de seis golos (14-9), conservando-a até ao intervalo, 17-11.

No 2º tempo, como acima referido, surgiu um Benfica diferente para melhor, com uma grande alma. Pese embora a desvantagem que parecia impossível de virar a nosso favor. Alicerçado numa maior agressividade e coesão na estratégia defensiva, que levou o adversário a cometer falhas, as águias paulatinamente reduziram distâncias e colocaram o Sporting em alerta, mas na verdade no pior momento leonino o Benfica teve três ataques consecutivos em que não conseguiu marcar.mais perto do fim do jogo, mais concretamente aos 58 min quando o marcador assinalava 26-24, é que ainda se podia esperar um resultado que não fosse a derrota. Porém, o rival segurou mesmo o triunfo. João Pais e Stefan Terzic, cada um com 6 golos, foram os destaques individuais do lado encarnado.

Nada está perdido. Este desfecho era expectável em função do claro favoritismo do Sporting. Na 2ª parte a nossa equipa teve brio, exibindo-se a um nível bastante satisfatório. Portanto há ilações positivas a retirar deste duelo lisboeta. Caberá a Mariano Ortega esmiuçar tudo ao pormenor, particularmente o nosso menor rendimento durante os primeiros 30 min. Vamos lançando algumas ideias: não se podem falhar 3 em 5 livres de 7 m, temos de ser mais agressivos defensivamente, temos de ter estratégias defensivas diferentes quando o resultado é desfavorável, temos de conseguir colocar mais bolas na ponta.

Resultados Finais da 12ª Jornada

Sporting 28-25 SL BENFICA
ABC 35-25 AA Avanca
FC Porto 33-30 Madeira SAD
AC Fafe-Águas Santas (19/11, às 18h)
Sp. Horta-Boa Hora FC (19/11, às 21h)
Ac. São Mamede-ISMAI (19/11, às 21h)
Arsenal Clube Devesa-Belenenses (19/11, às 21h)


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário