quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Uma excelente vitória na recepção ao ABC em Andebol, um triunfo curto sobre patins e um regresso aos desaires na Europa do Basquetebol.

Fique com a nossa análise a cada jogo realizado pelas nossas equipas.


Em jogo relativo à 4ª Jornada do Grupo A da FIBA Europe Cup, os nossos rapazes do Basquetebol perderam por 90-71 no reduto do Alba Fehérvár.

Estamos no 3º lugar da tabela classificativa. Sobram duas jornadas, ambas disputadas na Luz, para o fim desta fase de grupos. Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se directamente, e os dois melhores 3º classificados também. Portanto, é possível passar à etapa seguinte da competição. Nada está perdido.

Diante de um adversário que à excepção do jogo na Luz tinha vencido os restantes jogos, o Benfica ainda manteve o jogo renhido durante 20 min, todavia após o intervalo o rendimento não foi o mesmo e a formação da casa desta vez saiu a sorrir, ao invés do que se tinha sucedido no embate da 1ª Volta.

A equipa húngara, que se tem afirmado como a mais forte do grupo, entrou mais determinada e cedo cavou uma boa vantagem (22-12), aproveitando alguma permissividade benfiquista a permitir lançamentos fáceis ao oponente. Ainda assim, Carlos Lisboa viu a sua equipa encurtar distâncias até final do 1º Período (26-20). No 2º parcial, o Benfica aumentou a agressividade defensiva e a partida foi mais renhida (30-29), com as águias até a passarem para a frente no marcador (33-34), porém os magiares rapidamente voltaram a estar por cima no jogo e recolheram aos balneários a vencer por 44-39.

Na etapa complementar, aconteceu um cenário semelhante àquele registado na visita ao reduto do  Elan Chalon, ou seja os húngaros dispararam em definitivo no marcador (59-45). O cansaço físico fez-se notar particularmente na dinâmica ofensiva e na solidez defensiva. O técnico encarnado raramente fez rotação e o Benfica não teve capacidade para acompanhar o ritmo imposto pelo anfitrião. Os encarnados ainda baixaram a diferença pontual (59-53) através do tiro exterior mas o rival estava confortável na sua posição. Se a incerteza quanto ao vencedor final ainda durou algum tempo, deve-se a Carlos Andrade que lutou praticamente sozinho contra a maré, com 21 pontos (5/8 de 3 pontos) e 10 ressaltos, contabilizando assim um duplo-duplo. Com o 69-56 no final do 3º Período, as águias ainda reduziram a diferença para 8 pontos (69-61), no entanto a formação húngara respondeu de imediato e lançou-se confortavelmente para a vitória (82-64). Última nota para a bonita homenagem dos adeptos da casa a Damian Hollis, uma vez que ele já lá jogou.

Resultados Finais da 4ª Jornada do Grupo A da FIBA Europe Cup

Alba Fehérvár 90-71 SL BENFICA
Elan Chalon 78-74 Brussels Basketball


A nossa principal equipa de Andebol assegurou, ao início da noite de ontem, uma importante vitória na recepção ao Campeão Nacional, ABC, por 31-27, em jogo antecipado da 11ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Depois da paragem motivada pelos compromissos internacionais, os encarnados encetaram da melhor forma um ciclo de jogos complicados e ascenderam provisoriamente ao 1º lugar. Portanto, este desenlace certamente oferece maior confiança à equipa para o confronto ante o Sporting, agendado para a próxima Quarta-feira.

Na primeira parte do duelo, o equilíbrio prevaleceu como nota dominante. As águias apresentaram-se mais serenas nos instantes iniciais e durante algum período permaneceram na dianteira do marcador (7-4). O colectivo muito bem treinado por Carlos Resende reagiu já dentro dos últimos 20 min antes do descanso (7-7), beneficiando das muitas falhas técnicas de autoria benfiquista (14 durante os primeiros 30 min) e remates precipitados. Contra um adversário deste calibre, este tipo de erros podem pagar-se caro. Os minhotos tomaram então vantagem no encontro (8-9, 9-11, 13-15), fazendo valer o seu estatuto através de um andebol rápido e bem executado, com ênfase para a 1ª Linha minhota com Nuno Grilo (melhor marcador do encontro) a causar-nos muitos problemas, porém o Benfica restabeleceu a justa igualdade em cima da buzina que deu por terminado o 1º tempo, 15-15.

Na 2ª parte, surgiu um Benfica mais consistente perante uns minhotos intermitentes a nível anímico e bastante desgastados fisicamente. Na realidade, as águias  construíram este triunfo saboroso a partir da defesa, onde foi protagonista o guardião Hugo Figueira, enquanto na zona atacante do jogo cometemos um menor número de falhas técnicas. Depois de um período inicial favorável aos homens de Braga (16-18), as águias responderam com dois parciais de 4-0 tendo consumado a reviravolta (20-18) e alargado claramente a vantagem (21-20 a 25-20), gerindo-na até final. Realce para a estreia de Luka Rakovic. O croata foi utilizado nesta etapa complementar e mostrou que é reforço.

De salientar também os desempenhos de Belone Moreira e Ales Silva que, com 5 golos cada, foram os melhores concretizadores do jogo no que concerne à turma encarnada. Porque se deve falar quando se ganha e não só lamentar quando se perde, vimos com revolta e preocupação a arbitragem dos famosos irmãos Martins, cuja história em prejudicar o Benfica já é bem longa. Felizmente a nossa equipa deu a volta por cima e venceu dois adversários. Foram várias as exclusões inexplicáveis ao conjunto benfiquista e uma dualidade de critérios técnicos e disciplinares gritante. Estamos atentos, respeitem o Benfica!

Resultados Finais da 11ª Jornada

SL BENFICA 31-27 ABC
Águas Santas-Boa Hora FC (12/10, às 18h)
FC Porto-Arsenal Clube Devesa (12/10, às 17h)
AA Avanca-AC Fafe  (12/10, às 18h)
Belenenses-Ac. São Mamede (12/10, às 18h30)
ISMAI-Sporting  (12/10, às 19h)
Sp. Horta-Madeira SAD  (12/10, às 21h)


Quinta vitória em cinco jogos para a equipa Hóquei em Patins no Nacional da 1ª Divisão.  Em jogo de acerto no calendário, dado o jogo europeu disputado no passado fim de semana, os Bi-Campeões Nacionais somaram mais três pontos, 6-5 ante o HC Turquel, e retomaram ao comando partilhado da classificação.

Foi mais um jogo difícil e para acompanhar até final com o comprimido debaixo da língua, e há muitas ilações para retirar. Pedro Nunes fez Diogo Rafael regressar ao 5 inicial, por troca com Miguel Rocha, e o próprio respondeu com um golaço ainda nos primeiros min de jogo. Pouco depois Carlos Nicolia fez o 2-0 numa recarga, e parecia que teríamos uma noite descansada. Assim não foi... O Benfica mantém-se fiel ao seu jogo vertiginoso, intenso e muito rápido, mas a equipa está claramente desequilibrada defensivamente. O mau momento de forma de alguns jogadores, como são os casos de Diogo Rafael e Valter Neves, ajuda a desmistificar um menor rendimento defensivo da nossa equipa. Falta capacidade para reagir na transição defensiva, e Trabal é apanhado constantemente com vários adversários pela frente.

O Turquel reduziu de grande penalidade por Vasco Luís, depois Nicolia aumentou a contagem e Miguel Rocha, à bomba, fez o 4-1. Mas na falta da tal recuperação defensiva eficaz veio a penalização dos encarnados, a 6 segundos do intervalo, 4-2 no marcador por Luís Silva.

No segundo tempo, tudo se complicou. Samuel Santos rendeu Marco Barros na baliza visitante e arrancou para uma magnífica exibição, a juntar a isso o Benfica continuou a acertar demasiadas vezes nos postes, 7 vezes no total da partida. A equipa visitante chegaria ao 4-4, primeiro Xanoca (emprestado pelo Benfica), depois Janeka (outro ex-Benfica), este num tiro de longe a deixar tudo empatado. Pelo meio já Jordi Adroher e Nicolia tinham desperdiçado livres directos, também Janeka iria desperdiçar. A 7 min do fim, Miguel Rocha faria o 5-4 num lance em que foi incompreensível a atitude de Xanoca ao simular que foi agredido. Contudo, o Turquel respondeu de pronto e Luís Silva empatou novamente o jogo. Havia mais para contar, novo livre directo para os encarnados e João Rodrigues a não conseguir marcar. Pior, o Benfica não aproveitou o "power-play".

À entrada dos últimos 3 min, Adroher foi castigado em falta na área, grande penalidade que João Rodrigues transformou no 6-5. Tal como em Viana do Castelo, a frieza do camisa 9 no momento da verdade a fazer a diferença. Ainda havia tempo para jogar, e o Turquel deu tudo por tudo, tentando aplicar ao Benfica a receita que tem valido algumas recuperações aos encarnados. Mas a maior experiência dos nossos jogadores permitiu trocar a bola durante muito tempo... Nos últimos 15 segundos, com o Turquel com 5 jogadores de campo, ainda se sofreu na Luz, mas os três pontos ficaram em casa.

Tudo ficou na mesma no topo da classificação com Benfica, Oliveirense, Sporting e FC Porto empatados. O momento é de reflexão, o Benfica tem rapidamente de começar a defender melhor como equipa, e a defesa começa no momento ofensivo... A vertigem é boa, mas está a sair cara. Uma vez mais não podemos escamotear também a ineficácia nos livres directos. 0 em 3 é muito mau, é preciso treinar mais e melhor e quem sabe testar novos marcadores.

Resultados Finais da 5ª Jornada

SL BENFICA 6-5 HC Turquel
Oliveirense 6-2 Sp. Tomar
AD Valongo 1-2 Juv. Viana
Sporting 6-4 Paço de Arcos
FC Porto 6-0 Valença HC
AD Sanjoanense 2-1 Candelária
Riba D'Ave 6-5 OC Barcelos


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


1 comentário: