sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...(Futsal - Antevisão da Época 2016/2017)

Aproxima-se um fim de semana de grandes decisões para as modalidades do SL Benfica. A Supertaça de Basquetebol (Vila Real) e a Supertaça de Futsal (Loulé) são troféus que devemos trazer, assim se espera, para o Museu Cosme Damião. Realce também para o início da discussão pela Taça Continental no Hóquei em Patins, e para o começo da luta em Andebol por uma vaga na próxima fase da Taça EHF.

Confira a antevisão de uma jornada que se deseja gloriosa, bem como da temporada de Futsal que está prestes a iniciar-se. Apelamos aos indefectíveis benfiquistas, de Norte a Sul do país, para marcarem presença nas várias partidas que iremos disputar. Juntos somos mais fortes!


A equipa de Andebol do SL Benfica arranca no próximo Sábado, pelas 17 horas, no Pavilhão Nº 2 da Luz, com a sua participação na Taça EHF frente à formação do Handball Kaerjeng, do Luxemburgo, na disputa da 1ª Mão da 2ª Ronda da prova que gozará de transmissão televisiva da BENFICA TV.

Pelo que é possível apurar, acreditamos que somos amplamente favoritos à qualificação para a próxima eliminatória. Os luxemburgueses foram eliminados na 1ª Ronda da competição nos dois anos anteriores. Este ano, afastaram o RK Vojvodina (Sérvia). Perderam em casa por 30-31, mas na 2ª Mão venceram por 25-28.

Em virtude do 2º lugar alcançado no campeonato 2016/2017, iremos competir na 2ª competição mais importante a nível europeu. Portanto, temos a possibilidade de disputar mais jogos de elevado grau de dificuldade contra adversários de valia superior. O nosso "tour" europeu começa em casa, onde necessitamos de construir uma boa vantagem para encararmos a viagem ao Luxemburgo com expectativas de selar a passagem à fase seguinte.

Pede-se o melhor Benfica, como aquele que se viu na 2ª parte frente ao Avanca na última Quarta-feira. Uma equipa avassaladora e concentrada, determinada em deixar a eliminatória quase resolvida nesta primeira mão.

Taça EHF (2ª Ronda) - 1ª Mão

Sábado - dia 8:

SL BENFICA-Handball Kaerjeng 17h BENFICA TV


O primeiro encontro de carácter oficial da temporada de Futsal consiste na disputa da Supertaça Nacional, que está marcada para as 18h15 de Sábado, no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, e opõe o SL Benfica ao Sporting, sendo que terá transmissão televisiva na TVI 24.

Obviamente o objectivo para 2016/2017 é vencer tudo a nível nacional, ou seja, a recuperação do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal e a conquista quer da Taça da Liga quer da Supertaça. É essa a exigência do nosso glorioso clube.

Passando à análise ao novo figurino da nossa equipa, começo precisamente pela constituição da equipa técnica. O falhanço do ano transacto não resultou em alterações neste capítulo. Joel Rocha permanece como treinador das águias. O técnico já confirmou ser capaz de liderar com sucesso.

Quanto à constituição do plantel há várias novidades, com as águias activas neste defeso. Na baliza, Juanjo assinou pelo Barcelona, e em sentido inverso ingressou o também espanhol Cristian Dominguez. Teoricamente, não possui a mesma qualidade do antecessor. Ainda assim, apresenta capacidade e curriculum para nos oferecer segurança e confiança neste sector e naturalmente espera-se que assuma titularidade, com Bebé e Cristiano Marques à espreita. Relativamente à posição de Universal, nada de novo. Continua Jefferson, Tiaguinho e Fernando Wilhelm (recentemente foi consagrado Campeão do Mundo ao serviço da Argentina e recebeu o prémio de melhor jogador da competição!). Na posição de Fixo, continuamos a contar com o Capitão, Gonçalo Alves, que se deverá retirar no final da temporada, e Fábio Cecílio. Relativamente à posição de Ala, juntam-se a Bruno Coelho, Ré, Chaguinha, Rafael Henmi e Mário Freitas, o internacional português Miguel Ângelo, vindo do rival Sporting, e o brasileiro Franklin Cavalcante, contratado ao Sibiryak (Rússia). O primeiro é considerado uma das novas jóias do Futsal nacional, ao passo que o segundo é um jogador de créditos firmados reconhecido por desequilibrar as defesas contrárias, e ambos vêm seguramente acrescentar características diferentes ao nosso jogo. Bruno Pinto foi cedido temporariamente ao Burinhosa. Para a posição de pivot, face à ida de Alan Brandi (ele que marcou dois golos na Final do Campeonato do Mundo ao serviço da Argentina) para Itália, adquirimos Elisandro, considerado o melhor reforço, um jogador de qualidade indiscutível. Detém uma grande capacidade física e um potente remate como principais armas. É um finalizador nato e conhece todos os movimentos da posição. Será uma peça fundamental ao longo de toda a época. Tem a alcunha de "Imperador", a fazer lembrar César Paulo.

O Sporting, mantém-se como favorito à conquista dos troféus internos, uma vez que mantém a base que 
se sagrou Campeã Nacional na pretérita época. No entanto, parece-me que temos equipa para batalhar taco-a-taco pelas conquistas nacionais. Para Sábado, o foco dos encarnados só pode ser a procura da conquista, pela segunda vez consecutiva, deste título de início de época. Neste momento subsiste alguma incógnita, normal na abertura da época desportiva, quanto ao actual momento do Benfica. É bom lembrar que os jogadores que marcaram presença no Campeonato do Mundo apenas só esta semana se alistaram nos seus clubes.

Outro factor que poderá condicionar ao longo do Campeonato Nacional é a questão do limite de jogadores não formados localmente nas fichas de jogo. O Sporting investiu bastante em jogadores estrangeiros e terá de deixar três de fora todas as semanas. Ainda assim na verdade só farão falta para jogos de alta exigência, muito poucos, mas é uma situação que pode ser de difícil gestão. Relembrar que nesta Supertaça as regras de limitação de jogadores não se impõe, logo os clubes podem ir com todas as suas opções para jogo.

Uma coisa é certa e o último Mundial foi prova clara disso, o Futsal mudou muito, e cada vez mais é preciso ser-se muito competente em todos os capítulos do jogo ao longo de toda a partida. Tal como vimos na final do campeonato da temporada anterior. É obrigatório fazer bem melhor esta temporada!

Supertaça Nacional 2016

Sábado - dia 8:

SL BENFICA-Sporting 18h15 TVI


Os Campeões Europeus de Hóquei em Patins viajam até ao Minho, em virtude da 1ª Mão da Taça Continental 2016, cujo duelo com o OC Barcelos, vencedor da última Taça CERS, está agendado para as 21h30.

Inacreditavelmente este jogo não será alvo de transmissão televisiva. Nem com duas equipas a discutir um título europeu. Surreal e lamentável a postura do OC Barcelos nesta questão.

Sem ser arrogante, a formação encarnada é a principal candidata a conquistar este troféu europeu, repetindo a proeza de 2013, ainda por cima a duas mãos. Se o Barcelos é muito forte no seu reduto e o Benfica geralmente não tem jogos fáceis lá, na Luz têm mandado os encarnados.

Ultrapassado o desastre da Supertaça, o Benfica entrou forte no campeonato com uma goleada clara sobre o Valongo, enquanto o Barcelos perdeu frente ao favorito FC Porto. Nesta fase tão preliminar da temporada as equipas ainda estarão longe do que podem render, será preciso por isso também controlar de forma mais assertiva o lado emocional do jogo, nomeadamente se o Benfica se encontrar em situação de desvantagem. Não perder a cabeça indo "à maluca" à procura de anular a desvantagem. Este é um jogo peculiar porque tem 100 minutos, e os últimos 50 são em nossa casa. Outro factor chave poderá ser as bolas paradas. O Barcelos tem Luís Querido e Reinaldo Ventura, dois executantes de excelência e com grande eficácia de concretização.

Taça Continental 2016 - 1ª Mão

Sábado - dia 8:

OC Barcelos-SL BENFICA 21h30 Seguir em: http://www.radiocavado.com/


A principal formação de Basquetebol do SL Benfica desloca-se até Vila Real para defrontar o FC Porto na disputa da Supertaça Nacional. O encontro está marcado para as 18 horas de Domingo e tem transmissão em directo na TVI 24.

Directo ao assunto: a nossa obrigação é conquistar pela 5ª vez consecutiva a Supertaça.

Para tal, temos de ser consistentes durante todo o tempo de jogo. Os níveis de concentração no duelo têm que estar no máximo. Contra o Pallacanestro Varese, pese embora a eliminação, a nossa equipa revelou que se encontra na rota certa, com um desempenho satisfatório quer no aspecto ofensivo, quer na vertente defensiva. Por isso, temos de dar continuidade ao bom momento, com supremacia na luta pelos ressaltos e explorando as várias opções no ataque, variando entre tiro exterior, jogo interior e a penetração para o cesto.

E mesmo com bastantes mudanças nos plantéis, mais a Sul do que a Norte, o Benfica precisa de rapidamente ganhar um troféu ao Porto, depois dos dois dissabores nas últimas duas finais em que as equipas se defrontaram (Campeonato e Taça Hugo dos Santos). É tempo de mostrarmos que aprendemos com os erros do passado e procurar virar definitivamente a página sobre uma época para esquecer.

A melhor forma para iniciarmos a recuperação da hegemonia nacional é erguer este troféu. Força rapazes!

Supertaça Nacional 2016

Domingo - dia 9:

SL BENFICA-FC Porto 18h TVI 24


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!





Sem comentários:

Enviar um comentário