quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol..

Os últimos dias das modalidades de pavilhão do nosso clube redundaram num sabor agridoce. Por um lado, triunfo claro em Andebol. Por outro, um deslize europeu em Basquetebol.

Como é norma, confira a análise às prestações das nossas equipas em acção.


Na Terça-feira, houve jogo europeu em Basquetebol. O SL Benfica saiu derrotado perante o Elan Chalon, por 90-76, em partida da 2ª Jornada do Grupo A da FIBA Europe Cup.

As águias sofreram, sem contestação, então a primeira derrota e ocupam a vice-liderança, em igualdade pontual com o Alba Fehérvár. Conforme tínhamos vaticinado, as hipóteses de sorrirmos no final eram remotas, mas na realidade verificou-se que, sobretudo se fossemos mais capazes defensivamente e mais dinâmicos na parte ofensiva, poderíamos ter discutido ainda mais o jogo contra um adversário reconhecidamente apetrechado de mais qualidade e, porventura, poderíamos ter somados dois pontos.

A equipa de Carlos Lisboa entrou bem e tudo permaneceu renhido até ao descanso regulamentar. Contudo na 2ª parte, a turma do Glorioso desorientou-se, aqui e ali reagiu mas de forma infrutífera, e o rival não teve piedade relativamente à instabilidade benfiquista. Aproveitamos para saudar de forma especial as dezenas de benfiquistas que apoiaram os nossos rapazes em território francês.

Pese embora o claro favoritismo atribuído ao colectivo francês, a primeira parte foi muito bem disputada. Nos primeiros 10 min, registaram-se várias oscilações no comando do marcador, mas foram as águias a começar o 2º Período na frente (20-21). Até ao intervalo, a toada do encontro permaneceu igual, todavia no final os protagonistas inverteram os papéis, com a formação gaulesa na frente do marcador por 41-39.

Na segunda metade do encontro só deu Elan Chalon. A real diferença de qualidade entre as duas equipas veio ao de cima. O rival disparou no "score" durante o 3º Período e o jogo ficou resolvido na primeira metade do 4º Período (as águias ainda reduziram para 69-64, porém imediatamente o cenário descambou para uns quase irrecuperáveis 80-66). Um Benfica desorganizado no ataque e a conceder alguma liberdade aos atiradores contrários só podia dar numa noite negativa. A excelente percentagem do plantel anfitrião no tiro exterior (46,7% de 3 pontos) foi fatal para as nossas aspirações. Durante os 40 min, os franceses também estiveram superiores no capítulo dos ressaltos (40) e na linha de lance livre (eficácia de 76,9%). Damian Hollis voltou a evidenciar-se em bom plano, notabilizando-se como o melhor benfiquista em campo (20 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências).

Resultados Finais da 2ª Jornada do Grupo A da FIBA Europe Cup

Elan Chalon 90-76 SL BENFICA
Alba Fehérvár 86-79 Brussels Basketball


Vitória esperada, em terreno alheio, com uma exibição q.b., por 20-34, frente ao AC Fafe, para a 9ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Missão cumprida na "Sala de Visitas do Minho" diante de um oponente acessível. O resultado final aponta para um processo ofensivo eficaz e eficiente, porém continuamos a cometer falhas técnicas e algumas decisões precipitadas. Aspecto a rever...

Jogo predominantemente monitorizado pelo Benfica. Só não foi domínio total, porque a equipa local entrou a vencer 2-0. Assente num seguro desempenho defensivo, com Hugo Figueira a bom nível, os encarnados encetaram uma recuperação e tomaram repentinamente as rédeas da partida (2-4), garantiram uma boa vantagem (3-10) através de um parcial de 0-6, sensivelmente a meio do 1º tempo, e, no recolher aos balneários, venciam por 10-18.

Na segunda parte, o rumo do embate não conheceu alterações e, por conseguinte, os "rapazes da Luz", depois de um período menos produtivo no ataque, dilataram gradualmente a vantagem. Mariano Ortega rodou novamente o plantel, fazendo alinhar todos os jogadores à sua disposição. De frisar que o jovem guardião Gustavo Capdeville continua a mostrar qualidade (tem tudo para singrar!), beneficiando da ausência por lesão de Nikola Mitrevski. Belone Moreira e João Pais, que contribuíram com cinco golos cada, foram os elementos em destaque do lado benfiquista.

Agora segue-se uma pausa no calendário competitivo, devido aos compromissos internacionais. Continuamos firmes na vice-liderança da pauta classificativa.

Resultados Finais da 10ª Jornada

AC Fafe 20-34 SL BENFICA
Arsenal Clube Devesa 27-27 Madeira SAD
ABC 39-23 ISMAI
Águas Santas 32-26 Sp. Horta
Boa Hora FC 31-30 AA Avanca
Ac. São Mamede 20-25 FC Porto
Sporting-Belenenses (27/10, às 20h)


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!


Sem comentários:

Enviar um comentário