terça-feira, 27 de setembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...(Basquetebol - Antevisão da Época 2016/2017)

Hoje começa oficialmente a temporada para a nossa principal formação de Basquetebol. Na primeira ronda da FIBA Liga dos Campeões, os pupilos de Carlos Lisboa enfrentam os italianos do Pallacanestro Varese. As duas mãos desta fase da prova serão jogadas nesta Terça-feira, às 21 horas e na próxima Quinta-feira, às 19 horas, com o primeiro encontro a ser transmitido na BENFICA TV.

É um arranque de temporada com provavelmente o maior teste (esperemos que não) que o Benfica terá ao longo da época, frente a um adversário de outra realidade. É certo que falamos do 9º classificado da última Liga Italiana, mas são realidades bem diferentes e por isso os transalpinos são favoritos nesta eliminatória. Agora isso dentro do campo não ganha jogos, e o Benfica tem uma equipa muito renovada e cujo potencial é ainda desconhecido. Com isto pretendemos dizer que por um lado pode haver alguns factores que funcionem como surpresa e que joguem a nossa favor nesta primeira mão, mas que podem ser minimizados na segunda; por outro lado, muitos jogadores novos na equipa significa falta de entrosamento, e o Benfica também pode acusar isso.

Não há dúvidas que um desafio europeu será importante para o crescimento da equipa, a ver vamos como corre esta eliminatória de qualificação. Que a equipa dê o seu melhor e lute pela vitória até final. Relativamente à temporada em si, façamos uma abordagem geral a cair para o particular:

É uma decisão complicada de tomar, em função das dezenas de títulos conquistados, quer na qualidade de jogador quer como treinador principal e Director-Geral das Modalidades, mas ninguém está acima do SL Benfica. É inegável que Carlos Lisboa falhou na época passada ao não revalidar o título máximo nacional. Dispunha do melhor plantel em Portugal, mas não soube aproveitar as características individuais e colectivas da equipa, conforme fomos referindo nas crónicas 2015/2016. Posto isto, somos da opinião de que deveria haver alterações no comando técnico da nossa equipa Sénior. Mas Lisboa é uma lenda, é consensualmente o melhor basquetebolista português de todos os tempos e foi com ele ao leme que recentemente conquistamos 4 campeonatos nacionais consecutivos e criamos uma hegemonia benfiquista na modalidade. Portanto, se a opção foi a continuidade, só temos de desejar o maior sucesso ao mítico "7". As suas vitórias são a nossa felicidade!

Relativamente à constituição do plantel, assistiu-se a uma autêntica revolução e, no global, a qualidade dos reforços adquiridos está bem patente, pelo que as expectativas são seguramente positivas. Derek Raivio, Carlos Morais, Nicolas dos Santos, Damian Hollis e Raven Barber são as principais novidades para a nova temporada desportiva, para além dos jovens da nossa Formação que farão parte do plantel 2016/2017 - Aljaz Slutej, Sérgio Silva, Velkjo Stankovic e Ricardo Monteiro. Ademais, Tomás Barroso, Mário Fernandes, Nuno Oliveira, João Soares, Carlos Andrade e Marko Loncovic permanecem de "águia ao peito".

O norte-americano Derek Raivio, com experiência no "Velho Continente", vem substituir Diogo Carreira (Tomás Barroso foi designado como o novo Capitão), que arrumou as botas e assumiu as funções de Secretário Técnico, na posição de Base da equipa. Pelo que verificamos, trata-se de um jogador com boa capacidade para penetrar, bom atirador e veloz. Diogo Gameiro foi cedido temporariamente ao CAB Madeira, sendo rendido por Aljaz Slutej, jovem esloveno que actuava na nossa equipa secundária.

Para a posição de "Base-Extremo", colmatando a saída de Daequan Cook, chega o melhor basquetebolista angolano da actualidade, Carlos Morais, o que por si só já diz imenso. Oriundo do Recreativo do Libolo, fruto de uma excelente oportunidade de negócio para o Benfica, onde na temporada passada se distinguiu como o melhor marcador do campeonato angolano. É um desequilibrador, um elemento que possui várias valências (por exemplo, no tiro exterior), um daqueles que faz a diferença e, por conseguinte, que indiscutivelmente acrescentará muita qualidade ao nosso plantel. Carlos Ferreirinho rumou ao Galitos Barreiro, por empréstimo, e Sérgio Silva, um dos melhores das nossa camadas jovens, ocupará a vaga.

Para as áreas próximas do cesto, também se mexeu. Jeremiah Wilson, Frederick Gentry (um muito obrigado pelo enorme profissionalismo), Ivica Radic já não pertencem aos quadros do clube. Entraram Damian Hollis e Nicolas dos Santos, ambos "Posição 4", e o ex-Ovarense Raven Barber para Poste. Hollis tem dupla nacionalidade (norte-americana e húngara) e apresenta uma variedade de recursos que dará maiores soluções ao nosso processo ofensivo, enquanto Nicola dos Santos, com passaporte português e suíço, vale sobretudo pela sua envergadura física, importante para a luta das tabelas. Quanto a Raven Barber, espera-se que se sobressaia no jogo interior encarnado e no domínio dos ressaltos, como é desejável num jogador com as suas características.

Nota ainda para os ingressos de Velkjo Stankovic (Extremo) e Ricardo Monteiro (Poste), dois jovens que na época transacta foram muitas vezes chamados por Carlos Lisboa e que também integram o elenco para a nova temporada. Além dos reforços, destacamos que nas permanências há jogadores que estiveram em sub-rendimento ou com falta de minutos nas suas melhores posições. Que isso seja corrigido!

Em suma, não restam dúvidas de que o nosso plantel se encontra recheado de jogadores com qualidade, com uma mescla de juventude e maturidade. No entanto, o mais importante é sempre o colectivo. Em teoria, somos a melhor equipa ao nível nacional, mas no ano passado, por esta altura, o cenário também era semelhante e falhamos o objectivo principal. Como é norma, o grande objectivo passa pela conquista de todos os troféus nacionais 2016/17 - Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Supertaça, Taça Hugo dos Santos. E não pode ser só um objectivo, é uma obrigação.

O FC Porto é novamente o grande rival na disputa por todos os troféus a nível interno. Apresenta um plantel ligeiramente modificado, mas adivinha-se que tal como na época passada o grande incremento de qualidade só chegue no decorrer da temporada, assim foi com a contratação de Troy DeVries. Mas não passemos uma esponja sobre o passado recente, na época passada foram várias equipas, com orçamentos muito menores e muito menos condições a conseguirem discutir jogos com o Benfica palmo a palmo. Isso é inadmissível! A excelência treina-se e procura-se todas as semanas, para o Benfica estar no topo no Playoff final tem de mostrar a sua capacidade todas as semanas.

Numa das poucas modalidades onde não lutamos com rivais com orçamentos desmedidos e fora da realidade portuguesas, queremos ver o Benfica no seu lugar, a ganhar tudo, e a recuperar a hegemonia que construiu num passado recente!

FIBA Liga dos Campeões (1ª Ronda) - 1ª Mão

Terça - dia 27:

SL BENFICA-Pallacanestro Varese 21h BENFICA TV

FIBA Liga dos Campeões (1ª Ronda) - 2ª Mão 

Quinta - dia 29:

Pallacanestro Varese-SL BENFICA 19h


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 do Basquetebol do SL Benfica, pode ver aqui:

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário