sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Os nossos rapazes do Basquetebol não conseguiram carimbar a qualificação para a Fase de Grupos da FIBA Liga dos Campeões, após uma jornada dupla com resultados distintos para as cores encarnadas. Uma prestação bastante digna que nos deixa orgulhosos.

Tendo pela frente um opositor considerado, em teoria, favorito (finalista vencido da FIBA Europeu Cup da pretérita temporada), assistiu-se a um claro equilíbrio durante os dois jogos. Na Luz, infelizmente perante uma assistência pouco condizente com a dimensão da competição e do nosso clube, o Pallacanestro Varese impôs-se por 72-75, ao passo que em solo transalpino o conjunto orientado por Carlos Lisboa, pese embora o ambiente adverso que encontrou, venceu por 70-72. Desta forma, isto é, devido ao somatório das duas mãos, as águias foram eliminadas da 2ª competição com mais prestígio a nível europeu. No entanto, subsiste um enorme sabor amargo por termos estado tão próximo de algo histórico na modalidade.

As duas partidas foram bastante semelhantes, dado que se trataram de embates bastante divididos. Viu-se um autêntico colectivo benfiquista, em que vários jogadores assumiram o protagonismo, sendo também certo que só assim poderíamos discutir esta dupla batalha ante uma formação com outros pergaminhos e com evidente maior capacidade física. No cômputo geral, os homens que envergam o "Manto Sagrado" mostraram-se visivelmente aplicados, coesos, dinâmicos, agressivos e eficientes. Excelentes actuações, sendo justo frisar que os reforços, muito embora ainda se encontrem numa fase de adaptação, estiveram a um nível bastante razoável.

No encontro de Terça-feira, o SL Benfica sucumbiu na fase decisiva do duelo. Todos os períodos foram renhidos, mas a maior eficácia do nosso adversário e alguns erros benfiquistas nos derradeiros instantes da partida ditaram o desfecho desfavorável para os homens de "águia ao peito". Ainda do lado encarnado, realço o consistente comportamento defensivo e a mobilidade no processo ofensivo à procura das melhores oportunidades para atirar ao cesto de modo certeiro. O técnico Lisboa fez uma rotação de praticamente todo o plantel e isso, por si só, já constitui uma novidade comparativamente a anos anteriores.

Relativamente ao desafio da 2ª Mão, os encarnados lutaram bravamente para ultrapassar com sucesso esta eliminatória, porém um singelo ponto afastou-nos da prova. No último parcial, o SL Benfica passou claramente para a liderança do marcador e até, a dado momento, detinha uma vantagem que lhe garantia a tão honrosa passagem, porém os últimos min foram fatais. Não soubemos gerir da melhor maneira as últimas posses de bola e claudicamos no aspecto defensivo. Faltou alguma experiência, pode-se dizer. No último suspiro Derek Raivio (novo Base encarnado) teve a possibilidade de levar a partida para prolongamento mas, apesar de introduzida a bola no cesto, pisou a linha de três pontos. Portanto, agora a nossa campanha europeia irá prosseguir na Fase de Grupos da FIBA Europe Cup - Grupo A com Brussels Basketball (Bélgica), Alba Fehérvár (Hungria) e Elan Chalon (França).

Toda a atenção agora virada para a Supertaça, que se realizará em Vila Real a 9 de Outubro. Temos a obrigação de vencer qualquer competição interna. A nossa equipa confirmou que atravessa já um satisfatório momento de forma, pelo que estamos confiantes para este início do percurso 2016/2017.

Resultado Final da 1ª Ronda (1ª Mão) da FIBA Liga dos Campeões

SL BENFICA 72-75 Pallacanestro Varese

Resultado Final da 1ª Ronda (2ª Mão) da FIBA Liga dos Campeões

Pallacanestro Varese 70-72 SL BENFICA


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 do Basquetebol do SL Benfica, pode ver aqui:

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário