sábado, 27 de agosto de 2016

Andebol: Antevisão da época (e da Supertaça)

Aí está o arranque da temporada oficial 2016/2017! No Domingo, pelas 18 horas, com transmissão televisiva n'ABOLA TV e na BENFICA TV, o SL Benfica disputa a Supertaça de Andebol, no Pavilhão Antoine Velge, em Setúbal, ante o ABC.

Este duelo que opõe os comandados de Mariano Ortega, detentores da Taça de Portugal, ao ABC, Campeão Nacional, irá definir quem conquista o primeiro troféu oficial da nova época.

O objectivo por parte do colectivo benfiquista passa evidentemente por erguer a taça, contando com a presença em força da massa adepta, e assim alcançar a 5ª Supertaça do nosso historial. Juntos somos muito mais fortes!

Permanece alguma incógnita nesta abertura da época desportiva face ao valor actual da equipa encarnada. O plantel sofreu algumas alterações e é natural que h
aja falta de entrosamento da equipa, assim como os índices físicos não estão na sua plenitude. Mas nada disto impede que se exija um Benfica a um melhor nível individual e colectivo que o conjunto treinado por Carlos Resende. Independentemente do que se sucedeu neste defeso, os minhotos são candidatos a vencer todas as provas nacionais, pelo que devemos assentar o nosso jogo num processo defensivo paciente, sólido e agressivo, eficaz no aproveitamento de contra-ataques e organizados na vertente ofensiva, procurando sempre a melhor solução para chegar ao golo. Fundamental será também ter mais maturidade no momento da tomada de decisão, em particular se o jogo chegar equilibrado aos minutos finais.

Analisando as novidades do Benfica 2016/2017, em síntese, Mariano Ortega mantém-se à frente da equipa técnica, saíram Dragan Vrgoc e Javier Borragan e ingressaram nos encarnados, o ponta esquerda Fábio Vidrago, internacional português oriundo precisamente do ABC, para fortalecer a nossa produtividade nas pontas, o lateral direito Stefan Terzic (ex-La Rioja de Espanha), um sérvio que assinou por 4 anos, com reconhecido grande potencial técnico e vem claramente reforçar a nossa 1ª Linha, e regressaram à Luz dois jovens, o pivot David Pinto (ex-Madeira SAD) e o lateral direito João Ferreira (ex-Passos Manuel). As águias mantêm a aposta na Formação, com inclusivamente novos jovens valores a surgirem, como é o caso do central Francisco Pereira, o pivot Valter Soares, o ponta direita André Lima, entre outros.

É um Benfica com poucas alterações no cleo duro da equipa da temporada passada, mas ainda assim com novidades: Terzic é um atirador como não dispúnhamos e espera-se que faça à diferença, mas esteve muito tempo parado por lesão. Estará longe do seu melhor nesta fase prematura da temporada, mas é de esperar coisas boas. Uma coisa é certa, a equipa continua a ser jovem na sua globalidade, mas com mais uma época em cima a experiência é maior, e só por isso é de esperar evolução.

Do lado da formação bracarense, saliente-se que manteve uma parte considerável da base campeã da época transacta, composta por Humberto Gomes, Nuno Grilo, Hugo Rocha, Pedro Seabra, Pedro Spínola, Miguel Sarmento, André Gomes, à qual juntou as contratações de Dario Andrade (que supriu a saída de Vidrago) e José Costa, dois ex-Benfica. Mas basicamente continua a ser uma equipa que vale pelo seu todo, conforme se verificou nas conquistas da temporada passada.

Se a Supertaça é só um jogo - e a época não se ganha nem se perde neste Domingo - esta temporada reveste-se de vários desafios aos encarnados. O campeonato larga o sistema de Playoffs, que tanto foi desagrado do FC Porto, e retoma o modelo a duas fases: depois das 26 jornadas da primeira fase, os seis primeiros formam um grupo com metade dos pontos da 1ª Fase e jogam mais 10 jornadas.

Sporting, FC Porto, ABC, SL Benfica e Madeira SAD são naturalmente os grandes candidatos à qualificação, com várias equipas a disputarem a outra vaga. O Sporting pelo investimento estratosférico que fez esta temporada é o grande candidato ao título. Pelos jogadores que contratou e pelo que vai gastar, tem de o assumir. O investimento leonino desta temporada dá para pagar quase três temporadas de Andebol no Benfica! O FC Porto mexeu muito, entre saídas e entradas, mas também se reforçou bem. O ABC mantendo-se praticamente igual à temporada anterior, tem de ser candidato.

Ao Benfica o desafio interno será, em primeiro lugar, ganhar jogo a jogo e crescer como equipa. Agora todos os pontos contam, por isso temos de chegar com o maior número possível ao fim da primeira fase, mas sem parvoíces, não serve de nada terminar na frente esta primeira fase se depois a equipa falhar na segunda. Assim, para estar no topo no fim da época, há que progredir. Evoluir técnica e tacticamente, evoluir individual e colectivamente. A garra desta equipa faz acreditar, e haverá oportunidades para todos.

De referir ainda a Taça de Portugal, competição que defendemos esta época, e que com o campeonato a ser jogado de forma corrida, ganha um sabor extra, pois é a única onde haverá jogos de eliminação directa. Única internamente claro, a nível europeu os encarnados vão estar esta época na Taça EHF, um desafio maior que a Taça Challenge, e onde o objectivo só poderá ser ir passando ronda a ronda (são três até à fase de grupos), mas claro, aqui os sorteios terão a sua influência.

Objectivo geral da época temos de estabelecer com honestidade: ganhar! No Benfica só se pode pensar em ganhar. Dentro do campo não jogam orçamentos, joguemos com garra, trabalhemos com afinco, sabendo que há sempre margem para evolução e que amanhã temos de dar ainda mais que hoje. Depois da agradável surpresa da temporada passada onde ficaram para trás os "tempos negros" do Andebol sénior do Benfica, vamos dar continuidade ao bom trabalho! Força BENFICA!   

Supertaça Nacional 2016

Domingo - dia 28:


SL BENFICA-ABC 18h BENFICA TV/ABOLA TV


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 do Andebol do SL Benfica, pode ver aqui:

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

2 comentários:

  1. Gostei muito dos jogos do Benfica no Toneio de Viseu. A conquista da supertaça seria um tónico fantástico para a equipa e para nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dito e feito. A Supertaça é nossa!

      Saudações benfiquistas

      Eliminar