quinta-feira, 19 de maio de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Estamos vivos! A equipa Tetra-Campeã Nacional de Basquetebol qualificou-se para a Final dos Playoffs, ao derrotar a Oliveirense, após dois prolongamentos, por 86-84, no quinto jogo da Meia Final.

Uma autêntica "negra", electrizante, disputada de início ao fim, sendo necessário o recurso ao tempo extra para apurar o vencedor da partida. As águias, pese embora a missão cumprida, voltaram globalmente a desiludir em todas as vertentes do jogo e passaram por diversos momentos angustiantes. Mas nunca desistiram e sorriram no final.

Mais do mesmo. Não é possível gostar de assistir aos jogos da formação comandada por Carlos Lisboa, sobretudo para quem segue a modalidade. Não se vislumbra sentido colectivo no nosso jogo que, no que concerne à manobra ofensiva, vive (usa e abusa: 5/27-19%) do tiro exterior (não trabalhamos/concluímos bem as jogadas de penetração para o cesto) e, no que diz respeito ao capítulo defensivo, revela uma permissividade e descoordenação gritantes. Vai valendo a qualidade individual, por enquanto...

A bem orientada Oliveirense realizou uma boa exibição e confirmou o estatuto de digna vencida. Aliás, depois de uma entrada positiva na quadra por parte da formação benfiquista (5-0), reagiu (5-6) e comandou a marcha do marcador durante grande parte do embate. Ao intervalo, venciam por 29-32. Na 2ª parte, por vários momentos subsistiu a ideia de que os encarnados poderiam ser eliminados, uma vez que a UDO dilatou a vantagem para distâncias consideráveis (29-39 e 36-50). No último parcial, entramos a perder por 10 pontos de diferença, Lisboa apostou na defesa "zona" e recuperamos (51-52), mas o adversário voltou a ampliar a diferença (53-60). Já dentro do min final, as esperanças numa vitória benfiquista escasseavam (55-62), porém uma maior agressividade defensiva e três lançamentos exteriores do Benfica redundaram no empate a 64 pontos. A UDO desperdiçou a última posse de bola e o jogo foi para prolongamento.

Após o tempo regulamentar, as águias voltaram a correr atrás do prejuízo (66-70) e conseguiram levar o jogo para novo prolongamento (75-75). No 2º prolongamento, a UDO voltou a liderar o marcador (79-82 a sensivelmente 1 min do fim), mas novamente a equipa benfiquista respondeu (85-82) e fez valer a maior experiência nestes momentos e o maior fulgor físico para levar de vencida a Oliveirense. Daequan Cook, autor de 36 pontos, foi a principal arma ofensiva encarnada, sendo crucial nas fases decisivas do duelo. 

Pela frente, já este fim de semana, encontraremos o FC Porto na discussão do título. A Final será disputada à melhor de cinco jogos e só um Benfica ao melhor nível poderá ambicionar à conquista do Penta. 

Resultados Finais do Jogo 5 dos 1/2 de Final dos Playoffs

SL BENFICA 86-84 (a.p.) Oliveirense (3-2)


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 do Basquetebol do SL Benfica, pode ver aqui:

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


1 comentário:

  1. A jogar daquela maneira, com os frutas, levamos para assar.
    Que sofrimento! Que jogo mais desconchavado do Benfica! Parece que queriam perder. Armaram-se em arrogantes e pensaram que eram favas contadas? Desaprenderam de jogar? Não respeitam as indicações do treinador? O treinador esgotou as estratégias de ataque? Cansaram-se todos (equipa técnica e jogadores) de ganhar?
    Uma equipa como o Benfica não pode depender de um jogador (Cook). Se quisermos continuar a ganhar, a constituição do plantel tem de ser mais equilibrada - as saídas não foram colmatadas com atletas de valor semelhante, nem lá perto.
    Onde esteve a RAÇA, o QUERER, a AMBIÇÂO que TODOS os atletas do Benfica deverão demonstrar dentro do campo? Reagir a 50 segundos do termo do jogo, quando perdiam por 8, não é de atleta que representa o Benfica, meus senhores. Safaram-se desta por obra e graça do espírito santo - os jogadores da Oliveirense jogaram para ganhar desde o apito inicial, e a maior parte deles nem sequer é profissional. Não há dois milagres seguidos, não se esqueçam disso.
    Não sei se o plantel não estará a pedir uma limpeza. Pelo que vi ontem, peço muitas desculpas mas parece-me bem que sim.

    ResponderEliminar