segunda-feira, 11 de abril de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A derrota no reduto da Ovarense consistiu no único momento negativo do passado fim semana, muito embora os comandados de Carlos Lisboa se tenham redimido no Domingo ao regressar aos êxitos ante o Galitos Barreiro, selando assim o 1º lugar na 2ª Fase. Os rapazes do Voleibol estão a uma vitória da conquista do título máximo nacional. No Hóquei em Patins asseguramos um lugar nos Quartos de Final da Taça de Portugal. Por último, a secção de Futsal garantiu nova vitória na Fase Regular.

Confira o rescaldo de mais uma jornada desportiva carregada de acção para as nossas modalidades de pavilhão.


Dupla jornada forasteira, a contar para a 2ª Fase, de sabores distintos para os Tetra-Campeões Nacionais de Basquetebol. Derrota por 82-77 diante da Ovarense e vitória por 77-94 perante o Galitos Barreiro.

Beneficiando do desaire do FC Porto também no reduto da Ovarense, a turma encarnada garantiu matematicamente este Domingo, quando sobram duas jornadas para terminar, o 1º lugar na 2ª Fase e, por conseguinte, o "factor casa" nos Playoffs.

Na Sexta-feira, num duelo histórico, a Ovarense levou a melhor no confronto com a equipa que detém a hegemonia na modalidade a nível nacional. Considero um resultado inteiramente justo face áquilo presenciado na bem composta Arena Dolce Vita.

O colectivo vareiro esteve sempre por cima do jogo, especialmente a partir do 2º Período, e teve o condão de aproveitar a falta de eficácia dos encarnados no tiro exterior (8/27 - 30%) e nos lançamentos livres (5/14 - 36%). Pelo contrário, o base-extremo anfitrião Jaime Silva esteve de "mão quente" nos lançamentos de 3 pontos. Com Carlos Andrade, ausente por lesão, nota-se a léguas que a agressividade dos encarnados em todos momentos do jogo, sobretudo no aspecto defensivo, é claramente menor. No ataque, é confrangedor observar a letargia e falta de organização do Benfica. É difícil descortinar uma jogada colectiva como mandam as regras. É tudo à base da inspiração individual de um determinado jogador até que esgote o tempo de ataque, que normalmente culmina no tiro exterior. Ivica Radic distinguiu-se como MVP da partida com 24 pontos e 10 ressaltos, mas infelizmente a estatística não ilustra que o Benfica apostou por diversas ocasiões em lances de penetração para o cesto, uma vez que a maior parte dos pontos do poste croata resultou de ressaltos ofensivos

No derradeiro parcial, as águias modificaram o sistema defensivo e ainda chegaram a encostar ao anfitrião no "placar" (77-75), porém uma arbitragem algo controversa impediu os intentos benfiquistas. Mas seria ridículo utilizar a actuação dos árbitros para justificar o deslize do Tetra-Campeão. Há jogadores que, por mais erros que cometam, jamais saem da quadra, como acontece com Cook a título de exemplo, há outros que saltando do banco caso sejam mal sucedidos nalgum lance voltam novamente a sentar-se no lugar dos suplentes. E, por isso, de que vale apregoarmos que possuímos o plantel dotado de mais soluções em Portugal, se a rotação imposta por Lisboa é a que está à vista de toda a gente? Enfim.

Já no Domingo, os encarnados tiveram uma deslocação curta até ao Barreiro, onde suplantaram inequivocamente o valoroso Galitos e retomaram o trilho triunfante.

A equipa da casa, debilitada face a ausências por lesão, acusou o desgaste físico despendido na viagem até Barcelos no dia anterior, particularmente a partir dos instantes finais do 2º parcial (44-54 ao intervalo). As águias apresentaram-se espevitadas, feridas no seu orgulho, e, inevitavelmente, não permitiram quaisquer veleidades ao opositor na etapa complementar. 

A eficácia no tiro exterior (14/22 - 64%), à boleia dos 7 triplos de Daequan Cook (29 pontos e 3 assistências) que dividiu o papel de protagonista com Ivica Radic (20 pontos e 8 ressaltos), facilitou a tarefa à formação de Carlos Lisboa. A diferença no 3º Período foi ainda mais dilatada, com o técnico benfiquista a promover rotação de plantel nos últimos 10 min, dando oportunidade a Diogo Carreira e Ricardo Monteiro. Nota final para Frederick Gentry, de regresso após paragem por lesão.

Após confirmado o triunfo nesta fase da competição, já se pode começar a preparar, no próximo jogo, com a recepção ao FC Porto, a entrada dos Playoffs da melhor maneira.

Resultados Finais da 7ª Jornada

Ovarense 82-77 SL BENFICA
Barcelos 60-63 Galitos Barreiro
Porto 80-69 Oliveirense

Resultados Finais da 8ª Jornada

Galitos Barreiro 77-94 SL BENFICA
Ovarense 69-64 Porto
Oliveirense 82-58 Barcelos


Em partida relativa à 23ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal, os Campeões Nacionais alcançaram uma vitória suada por 2-3 no reduto do ousado e inconformado SL. Olivais.

Apesar do 1º lugar ser praticamente uma miragem, exigia-se mais três pontos aos encarnados diante de uma equipa atrevida e que habitualmente oferece uma boa réplica. As águias não claudicaram e cumpriram, pese embora algum sofrimento, com a missão, num desafio marcado pelas várias bolas enviadas ao poste, por ambas as partes. A perseguição ao Sporting mantém-se, mas vencer a fase regular é uma hipótese bastante remota.

Desprovido do energético Chaguinha, por castigo, consumou-se o regresso à competição de Fernando Wilhelm, recuperado de lesão prolongada. Bebé mereceu a confiança de Joel Rocha para assumir a titularidade. O primeiro remate certeiro demorou a surgir, tendo ocorrido apenas a 2.30 min do descanso regulamentar, através do pivot Alan Brandi que não hesitou na cara do guarda-redes da casa, após passe de Bruno Coelho na cobrança de uma ensaiada reposição lateral.

Imediatamente após o reatamento da partida, Bruno Coelho apontou o 2º golo da tarde, aplicando um chapéu de belo efeito ao guardião antagónico, na sequência de uma jogada colectiva bem delineada pelos encarnados. Logo depois, o guarda-redes adversário, Cristiano, foi expulso por pretensa mão na bola fora da área. Com o Benfica em superioridade numérica momentânea, Alessandro Patias elevou o "score" para 0-3, ao desferir um autêntico míssil de pé esquerdo.

No entanto, os homens da casa não se atemorizaram e reagiram com dois golos. Primeiro aproveitaram uma perda de bola de Fernando para bater Juanjo, que assumiu a baliza benfiquista na 2ª parte. Após várias ameaças, flagrantes oportunidades de golo desperdiçadas, algumas delas por culpa do "portero" espanhol, autor de importantes estiradas, o SL Olivais reduziu num cabeceamento para a diferença mínima em cima do apito final, numa recta final do encontro pautada pela emoção, mas o conjunto liderado por Joel Rocha aguentou as investidas do opositor e conservou uma vitória importante para moralizar, em vésperas da 'Final Four' da UEFA Futsal Cup.

Resultados Finais da 23ª Jornada

SL. Olivais 2-3 SL BENFICA
CS São João 0-4 Sporting
Boavista 2-1 Quinta dos Lombos
Burinhosa 3-3 Belenenses
Fundão 1-3 Gualtar
Leões de Porto Salvo 1-5 Sp. Braga
Rio Ave 3-3 Módicus


Depois de perdermos a primeira batalha, a formação Tri-Campeã Nacional de Voleibol aproveitou o duplo compromisso caseiro frente à Fonte Bastardo para efectuar a reviravolta (2-1) na Final dos Playoffs.

Uma excelente resposta, à Campeão, por parte dos pupilos de José Jardim. No Jogo 2, os encarnados empataram a luta pelo título e, no dia seguinte, no terceiro jogo da Final passaram para a frente após vencerem pela margem máxima.

Bem que se pode fazer o balanço de dois jogos num só, já que houve muitas características semelhantes entre os dois. As equipas estão niveladas, e sem surpresa não houve sets que terminassem com diferença superior a três pontos entre as duas formações. No jogo de Sábado o Benfica entrou melhor no jogo, teve um ascendente que não soube materializar, na medida em que a Fonte recuperou sempre da desvantagem para igualar o set perto da altura decisiva. No 1º set de Sábado o marcador chegou aos 21-21 e 22-22, foi então que o bloco benfiquista surgiu para assegurar o 25-22. No 2º parcial foi a FB a dispor de vantagem mínima no marcador até aos 21-22, aí o serviço de Zelão fez mossa e levou o marcador para 24-22, fechando o set aos 25-23.

No 3º set acumularam-se alguns erros para o lado encarnado, e a Fonte (agora com Tiago Violas na distribuão) liderou o marcador, chegando a dispor de três pontos à maior. O Benfica recuperou, empatou e passou para a frente aos 22-21, mas deixou cair para 22-24. O Benfica caiu nas vantagens aos 26-28 e precisava de fazer algo diferente no 4º set. Mas aí a entrada foi desastrosa e o marcador rapidamente ficou em 1-6. O Benfica reagiu e foi recuperando, já com Danilo Gelinski e Ché nos lugares de Paulo Renan e Hugo Gaspar. Apesar de ter novamente deixado a FB fugir, os encarnados igualaram ainda antes da "barreira" dos 20 pontos, e nos momentos decisivos foram mais fortes, fechando aos 25-22. 

No jogo de Domingo, e mantendo a equipa em campo que terminou o jogo no Sábado, o Benfica venceu em três sets. No 1º foi alternando a vantagem com o adversário, com muito erros de parte de parte, o momento decisivo ocorreu dos 18-18 para os 21-18, aí o Benfica agarrou-se à vantagem e fechou aos 25-23. No 2º set a história foi semelhante. Equilíbrio bem patente nos 19-19, aí o Benfica conseguiu chegar aos 22-19, fechando aos 25-23.

O 3º set foi bem diferente, o Benfica entrou muito melhor, mais concentrado e cedo ganhou vantagem. De 8-7 a vantagem passou para 15-9, e depois 19-11. Com alguma tremideira encarnada, o adversário recuperou, valendo os descontos de tempo para recolocarem o Benfica devidamente concentrado. Ainda assim e com 24-19, só aos 25-22 o Benfica fechou o jogo, com um serviço para fora do adversário.

Muito embora não se tenha registado casa cheia, quer no Sábado quer no Domingo, houve uma boa moldura humana que se revelou fundamental ao empurrar os nossos rapazes para a remontada. Estamos a uma vitória do Tetra, sendo que é garantido que caso não sejamos campeões na ilha Terceira, teremos a eventual "negra" na nossa casa.

O 4º Jogo da Final está marcado para o próximo Sábado, a partir das 18 horas locais, nos Açores. Queremos já selar a conquista do campeonato!

Resultado Final do Jogo 2 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 3-1 Fonte Bastardo (25-22; 25-23; 26-28; 25-22)

Resultado Final do Jogo 3 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 3-0 Fonte Bastardo (25-23; 25-22; 25-22)



No Pavilhão Fidelidade, as águias do Hóquei em Patins afastaram de forma contundente a AD Sanjoanense por 8-0, nos Oitavos de Final da Taça de Portugal.

A história do duelo é simples de resumir, isto é, prevaleceu a lei do mais forte e ficou tudo resolvido na 1ª parte. Os "homens de águia ao peito" não facilitaram diante do 10º classificado do campeonato nacional. Marc Torra, num disparo à meia-volta, inaugurou o marcador. Depois não faltaram golos até ao intervalo, deliciando os adeptos presentes na Luz que prescindiram de acompanhar, ao vivo ou através da transmissão televisiva, o jogo dos Bi-Campeões Nacionais de Futebol. Primeiro, Jordi Adroher, depois Miguel Rocha numa bela incursão individual. Antes de um "hat-trick" do matador João Rodrigues, o jovem João Sardo apareceu solto de marcação na área rival e elevou a contagem para 4-0. Ao intervalo, as águias venciam por 7-0.

No 2º tempo, bem se pode dizer que as águias relaxaram e tiraram o pé do acelerador, tendo em consideração que apenas marcaram mais um tento, por intermédio de João Sardo, que desfeiteou o guarda-redes adversário numa sublime execução de uma "picadinha".

O Benfica irá defrontar, na condição de visitante, o "tomba-gigante" Parede FC, em busca de um lugar na 'Final Four' da competição. O actual 1º classificado da Zona Sul da 3ª Divisão afastou o HA Cambra, último classificado do principal escalão nacional da modalidade.

Resultado Final dos 1/8 Final

SL BENFICA 8-0 AD Sanjoanense
Parede 4-3 (a.p.) HA Cambra
SC Marinhense 3-10 Sporting
CH Carvalhos 4-3 Valongo
HC Vasco da Gama 1-9 Paço de Arcos
OC Barcelos 4-2 HC Braga
HC "Os Tigres" 5-12 Porto
Valença HC 2-1 (a.p.) Candelária


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:



Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário