domingo, 21 de fevereiro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais um fim de semana à BENFICA! Ronda totalmente vitoriosa para todas as modalidades de pavilhão do SL Benfica.

Confira, então, o rescaldo e análise a cada uma dessas partidas onde o triunfo sorriu às formações benfiquistas. 


Na tarde de Sábado, os pupilos de Carlos Lisboa bateram por 99-91 a Ovarense, no término da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Volvido o falhanço na Taça Hugo dos Santos, os homens de águia ao peito, já com a primeira posição selada, entraram determinados em fechar a 1ª Fase com uma vitória, concluindo um registo impoluto excepto o desaire registado no Dragão Caixa. Segue-se a 2ª Fase, onde o Benfica integrará o Grupo A, composto pelas seis equipas classificadas do 1º ao 6º lugares na 1ª Fase. As equipas iniciam a 2ª Fase, com os pontos resultantes dos resultados dos jogos disputados na 1ª Fase com as outras equipas que agora estão no mesmo grupo.

As duas equipas voltaram a encontrar-se, uma semana depois, e revelaram indubitavelmente maior pontaria na manobra ofensiva. Também seria difícil conseguir uma pior exibição do que aquela registada na semana passada, quando ao intervalo o Benfica vencia por míseros 22-21.

Fruto da eficácia elevada no tiro exterior, com Carlos Andrade (27 pontos e 9 ressaltos) e Daequan Cook (25 pontos) de "mão quente", os encarnados cedo se adiantaram e dispararam no marcador. No final do 1º Período, o Benfica vencia por 29-13. Até ao intervalo (52-35), pouco ou nada se alterou ofensivamente mas defensivamente permitimos alguns lançamentos fáceis ao opositor.

No reatamento do encontro, o Benfica relaxou, a eficácia no lançamento exterior baixou, ao passo que o adversário regressou à quadra bastante assertivo e agressivo nas suas acções. Os encarnados foram surpreendidos e viram o rival encurtar drasticamente distâncias (59-54). Felizmente os triplos voltaram a cair e a diferença voltou a ser praticamente reposta até ao final do 3º quarto (75-61).

Nos derradeiros 10 min, os Tetra-Campeões impuseram-se e, organizados no ataque à boleia de Nuno Oliveira, aumentaram a diferença para a casa das duas dezenas. No entanto, a Ovarense modificou o sistema defensivo, passou a fazer pressão a campo inteiro e marcação homem a homem. Um desempenho pouco conseguido a nível defensivo, onde fomos algo permissivos, e uma série de más decisões no processo ofensivo, possibilitou à Ovarense reduzir a desvantagem pontual e discutir o resultado até ao apito final, mas felizmente não colocou em causa o êxito do Benfica.

Nota final para a ausência por lesão de Jeremiah Wilson e para o empréstimo do poste Cláudio Fonseca ao Palma Air Europa, clube que milita no escalão secundário de Espanha.

Resultados Finais da 21ª Jornada

SL BENFICA 99-91 Ovarense
Maia Basket 72-79 Lusitânia
Porto 82-74 CAB Madeira
V. Guimarães 87-80 Eléctrico
Barcelos 76-69 Galitos Barreiro

Folga: Oliveirense

Resultados Finais da 22ª Jornada

Galitos Barreiro 59-61 Oliveirense
Barcelos 86-74 CAB Madeira
Porto 75-65 Lusitânia
Ovarense 73-62 V. Guimarães
Eléctrico 67-57 Maia Basket

Folga: SL BENFICA


Jornada dupla totalmente vitoriosa ante o Castêlo da Maia para o Tri-Campeão de Voleibol que nos colocou na Final do Campeonato Nacional. Águias atingiram pela 7ª temporada consecutiva a Final dos Playoffs e enfrentarão a Fonte Bastardo que eliminou o Sp. Espinho.

No Sábado, o Prof. José Jardim escalou a equipa responsável pela reviravolta europeia consumada a meio da semana, oferecendo a titularidade a André Lopes fruto da excelente prestação obtida na recepção ao opositor grego. Quanto ao jogo, os encarnados triunfaram sem espinhas. Nos minutos iniciais da partida estava tudo muito equilibrado, mas depois do 1º tempo técnico os encarnados acertaram a estratégia e adiantaram-se definitivamente no marcador, vencendo o parcial inaugural por 25-16. A supremacia natural benfiquista continuou com uma entrada demolidora no 2º set (4-0), porém a equipa maiata não desistiu e reduziu a diferença pontual até ao 2º tempo técnico (16-14). José Jardim mexeu na equipa e fez entrar Ché e Gelinski. A aposta surtiu efeito imediato, com o cubano a demonstrar eficácia no remate. Contudo, Renan e Gaspar viriam a regressar à equipa antes do Benfica confirmar a vitória neste parcial por 25-21. No 3º set, foi a vez do Castêlo cavar no início uma boa vantagem (0-3), todavia o Benfica viria a reagir e a impor-se novamente, por 25-22, garantindo a 2ª vitória na eliminatória.

Já este Domingo, a equipa nortenha voltou a deixar as águias em dificuldades. O treinador José Jardim apostou numa formação inicial com alguns dos jogadores menos utilizados - André Lopes, Danilo Gelinski, Ivo Casas, Mart Van Werkhoven, Ivan Kolev, Ché e Zelão. A verdade é que entramos na partida praticamente a perder (0-4) e a tendência negativa prolongou-se até ao término do 1º parcial, com a turma forasteira a aproveitar essencialmente os erros e as falhas técnicas cometidos pelas águias para triunfar por 22-25. Jardim ainda fez entrar Reis, Gaspar e Renan mas sem resultados práticos. No 2º set, Jardim insistiu novamente na equipa inicial, a menos rotinada, e as falhas sucediam-se, sobretudo ao nível da eficácia em várias vertentes do jogo. Após o 2º tempo técnico (14-16), Jardim colocou definitivamente em campo os homens em quem deposita maior confiança (Reis, Gaspar, Renan e Duff), e o Benfica consumou a reviravolta, restabelecendo a igualdade na partida com 25-21. No 3º set, a maior qualidade benfiquista fez-se sentir e naturalmente inverteram-se os papéis. Vencemos por 25-15. Os encarnados aumentaram os índices de agressividade e apresentaram-se mais regulares a nível exibicional. Relativamente ao 4º set, regressaram os erros mas sem prejuízo, e com o adversário fatigado encerramos as contas com 25-21.

Resultados Finais do Jogo 2 das Meias Finais 

SL BENFICA 3-0 Castêlo da Maia (25-16; 25-21; 25-22)
Fonte Bastardo 3-0 Sp. Espinho (25-23; 25-18; 25-13)

Resultados Finais do Jogo 3 das Meias Finais 

SL BENFICA 3-1 Castêlo da Maia (22-25; 25-21; 25-15; 25-21)
Fonte Bastardo 3-0 Sp. Espinho (25-13; 25-18; 25-17)


Encarnados superaram de forma sofrida o anfitrião Madeira SAD, por 25-26, no arranque dos Playoffs de Andebol, e têm em aberto a possibilidade de resolver a qualificação em casa.

Pese embora as ausências de Belone Moreira e Tiago Pereira, o conjunto orientado por Mariano Ortega conseguiu derrubar um duro obstáculo, pela diferença mínima, e está mais perto de carimbar o passaporte para as Meias Finais dos Playoffs. Esta ronda é disputada à melhor de três jogos, pelo que resta uma vitória aos rapazes da Luz na recepção ao clube insular.

A equipa oriunda do Funchal ofereceu uma réplica considerável, como é seu timbre, e lutou bastante para impedir a felicidade benfiquista, basta atentar ao resultado final. Os 30 min iniciais foram bastante divididos, com a equipa da casa a começar melhor e a liderar o marcador por largo período, no entanto o Benfica respondeu e consumou a reviravolta, regressando aos balneários a vencer por 13-14. A turma benfiquista esteve por cima nos instantes iniciais da 2ª parte, chegando a deter uma vantagem confortável (13-18) e que parecia indicar que a partida estava sentenciada, porém o conjunto insular reagiu, aproximou-se novamente no marcador e chegou inclusivamente a estar a vencer (23-22). Os minutos finais foram pautados por muita intensidade e emoção, onde o Benfica se revelou mais eficaz e o guardião Hugo Figueira ajudou os encarnados a segurar a vitória na parte final do encontro. Nota final para os oito golos da autoria de Javier Borragan, o melhor marcador do duelo.

Playoffs 

Quartos de Final (Jogo 1)

Madeira SAD 25-26 SL BENFICA
Passos Manuel 28-36 ABC
AA Avanca 24-30 Porto
Águas Santas 24-27 Sporting


Sem contemplações, os Campeões Nacionais de Futsal alcançam um resultado volumoso, 0-7, na visita ao reduto do CS São João, em jogo da 17ª Jornada do Campeonato Nacional.

Em São Martinho do Bispo, onde mora o penúltimo classificado, a formação liderada por Joel Rocha retomou o caminho triunfante e mantém-se de forma repartida no topo da classificação respeitante à fase regular.

Não houve transmissão televisiva mas tudo indica que o conjunto benfiquista dominou todo o jogo e materializou em golos a superioridade evidenciada. Ré logo aos 2 min, Patias, Fernando e Alan Brandi marcaram no 1º tempo, perfazendo o 0-4 registado na recolha aos balneários. Fernando e Patias bisaram e pelo meio Fábio Cecílio apontou um golo. Triunfo inequívoco da melhor equipa em campo após a pausa competitiva de clubes.

Resultados Finais da 17ª Jornada

CS São João 0-7 SL BENFICA
Fundão 0-0 Burinhosa 
Leões de Porto Salvo 4-1 Boavista
Rio Ave 0-7 Sporting
Módicus 4-0 Quinta dos Lombos
Sp. Braga 6-0 Belenenses
Gualtar 1-3 SL. Olivais


Águias imperiais goleiam HA Cambra por 11-2, em jogo relativo à 17 ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, e prosseguem invictos e com 10 pontos de vantagem sobre o 2º classificado.

Um jogo de sentido único, com várias bolas no ferro da baliza adversária, diante do último classificado, que ficou marcado pelo desejado regresso de João Rodrigues, após longo período afastado por lesão (cerca de 80 dias). O internacional português ainda está em fase de recuperação, pelo que Pedro Nunes terá de o lançar de forma cautelosa e esperar que o avançado torne a jogar nas condições ideais


O astro Nicolia abriu as hostilidades, quando estavam decorridos três min desde o começo da partida. Depois apareceu mais um festival do mago Jordi Adroher, que atravessa um momento de forma fantástico. O espanhol espalhou magia e marcou três golos no espaço de cerca de 1.30 min, sendo de sublinhar a nota artística presente no 0-4 em que surpreendeu o guardião contrário num lance individual executado com uma "picadinha". Entretanto, surgiu o momento do jogo com a entrada de João Rodrigues em pista. O finalizador insaciável rapidamente reencontrou o caminho para a baliza e apontou o 5º tento benfiquista, oportuno ao ser assistido por Tiago Rafael, fechando o resultado ao intervalo.

Na etapa complementar, o Académico de Cambra reduziu as distâncias e aguentou vários minutos sem sofrer golos, mérito da postura defensiva patenteada. Até que, sensivelmente a meio da 2ª parte, Adroher reapareceu e somou mais um à conta pessoal após combinação com Nicolia. Estava dado o mote para dilatar ainda mais o resultado, numa altura em que Pedro Nunes aproveitou para dar oportunidade aos jogadores menos utilizados, incluindo o guarda-redes Pedro Henriques. O defesa Tiago Rafael, por duas vezes, justificou a chamada com tiro certeiro. Pelo meio ainda restou tempo para Jordi Adroher marcar o seu 5º golo da noite, logrando a denominada "manita". Posteriormente, João Rodrigues bisou, antes do desgastado oponente reduzir para 10-2, e Miguel Rocha também inscreveu o seu nome na lista de marcadores selando a vitória robusta benfiquista.

Resultados Finais da 17ª Jornada

SL BENFICA 11-2 HA Cambra
Juv. Viana 7-3 AE Física
Oliveirense 4-3 HC Turquel
Porto 5-1 Paço de Arcos
Valongo 3-1 AD Sanjoanense
Candelária 1-1 HC Braga
OC Barcelos 1-3 Sporting


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:



Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


2 comentários:

  1. Parabéns à globalidade das n/ Modalidades pelos resultados.

    Quanto ao meu adorado Voleibol...
    ...GANHÁMOS e estamos de facto na Final do Campeonato, ainda que hoje no 3º jogo, com uma exibição globalmente bem fraquinha e na Luz!

    Com os minutos que o José Jardim tentou dar e potenciar os menos utilizados, hoje provou-se que as contratações deste ano FALHARAM CLARAMENTE na sua maioria:

    - Na zona 4 (entrada da rede), Ivan Kolev é demasiado fraco, autêntico flop!
    (muito abaixo do Flávio Cruz, viu-se hoje de novo)

    - Na zona 2 (Centrais), o Mart W. é fraquíssimo e o próprio Duff não convence!
    (ambos muito longe da eficácia do Marc Honoré) - VALHA-NOS O N/ ZELÃO!!!

    - Finalmente, na Distribuição, o Renan também não convence sustentadamente
    (1ª aposta do J.Jardim) e estranhamente, o Gelinski não se impõe!
    (ambos também muito longe do Vinhedo e Perini).

    Vamos acreditar na continuidade do excelente trabalho do J.Jardim!
    Agora, VENCER A FINAL à Fonte B. e SEREMOS TETRACAMPEÕES!

    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu comentário.

    Substituir os craques que saíram não é tarefa fácil, nem para a Direcção da secção nem para os jogadores contratados. Entramos agora na fase decisiva da temporada, é esperar para ver como se comporta a equipa. Rumo ao Tetra e à renovação do título da Taça de Portugal!

    Gloriosas saudações benfiquistas

    ResponderEliminar