sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais um fim de semana de muita acção nas nossas modalidades. Fique com a antevisão de cada uma das partidas onde espero que o Manto Sagrado cumpra o seu destino.


A equipa de Futsal do SL Benfica tem, às 15 horas de Sábado, uma curta deslocação até Oeiras para defender a liderança isolada da Fase Regular do Campeonato Nacional diante do Leões de Porto Salvo. Este jogo será transmitido pela RTP 2.

Uma deslocação tradicionalmente difícil, contudo perante um adversário que realizou uma primeira volta desapontante face ao que habituou os adeptos nas últimas temporadas. É certo que uma vez mais a equipa de Porto Salvo sofreu alterações significativas no seu plantel, mas aparentemente desta feita a equipa demorou mais tempo até se refazer. Ainda assim, na última jornada a equipa foi arrancar um contudente triunfo em casa da AD Fundão, o que poderá ser um sinal de melhorias na equipa.

Assim exige-se alerta máximo aos pupilos de Joel Rocha, depois da ida de muitos jogadores às selecções é normal que esta semana de trabalho tenha sido afectada por esse factor, contudo e uma vez que é o último jogo de 2015, há que dar tudo para somar os três pontos, e passar o Natal na liderança com a mesma margem para o nosso maior rival. 


Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 15ª Jornada

Sábado - dia 19:

Leões de Porto Salvo-SL BENFICA 15h RTP 2
CS São João-Fundão 18h30
Rio Ave-Burinhosa 18h
Módicus-Boavista 18h
Sp. Braga-Sporting 17h
Gualtar-Quinta dos Lombos 16h

Domingo - dia 20:

SL. Olivais-Belenenses 17h30


O Tri-Campeão Nacional de Voleibol defronta, Sábado pelas 16 horas, o anfitrião Castêlo da Maia na 15ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Para ver em directo e exclusivo na SPORTV TV 5. 

Depois de alcançado o apuramento europeu, é um Benfica com motivação em alta para este seu último jogo oficial de 2015. A deslocação não se avizinha fácil, será até o jogo mais complicado, em teoria, até ao fim desta 1ª Fase. Somar os três pontos é a prioridade máxima para manter a vantagem no primeiro lugar. A jovem equipa maiata embora tenha perdido pela margem máxima na Luz deixou boa impressão, e o seu desempenho no campeonato está de encontro às expectativas.

Claro que o Benfica é favorito, e impondo o seu jogo deverá conquistar os três pontos, para assim alcançar os seus objectivos. Apesar de algum possível desgaste pelo jogo europeu, sabemos bem que o nosso plantel é vasto em termos de número e qualidade de soluções no banco, pelo que até aí estamos claramente em vantagem.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 15ª Jornada

Sábado - dia 19:

Castêlo da Maia-SL BENFICA 16h SPORT TV 5
Fonte Bastardo-Esmoriz 16h
Ac. Espinho-Leixões 16h
SC Caldas-Ac. São Mamede 17h
Sp. Espinho-V. Guimarães 16h
Atl. Madalena-Vilacondense 16h



Às 17 horas de Sábado, joga-se no Pavilhão Fidelidade o grande clássico do Hóquei em Patins que, mais uma vez, coloca frente-a-frente SL Benfica - FC Porto, para a décima primeira "final" do Campeonato Nacional. Esta partida merecerá honras de transmissão televisiva na BENFICA TV 2. 

É o jogo dos jogos, não há como contornar a questão. O jogo mais apetecido, que todos querem jogar, e que todos querem ver. Exige-se um pavilhão cheio no incessante apoio ao Benfica, que defende aqui a sua liderança, e muitos outros aspectos: são quase três anos sem perder em casa, são duas épocas e meia de vitórias em todos os jogos caseiros, é o recuperar de uma superioridade perdida no duelo directo com o rival durante muitos anos.

Classificativamente, este jogo é de pressão máxima para os visitantes. A 6 pontos do Benfica, os pupilos de Cabestany só podem pensar em vencer na Luz, sob pena de hipotecarem a luta pelo título. Para os encarnados de Pedro Nunes a possibilidade de deixar o adversário a uma distância de 9 pontos pode ser decisiva para o desfecho do campeonato.

Teremos certamente um grande jogo. O Porto mudou metade do seu plantel, de treinador e tem muitas coisas novas, quer na sua abordagem mais táctica ao jogo, variantes na sua defesa, e um maior pragmatismo no ataque. As duas vitórias recentes frente ao FC Barcelona, por 1-0 e 2-1, deixam antever que o jogo poderá ter uma grande índole táctica, e que não será fácil fazer muitos golos.

Será preciso por isso muita concentração, um elevado controlo emocional, e saber capitalizar as ocasiões criadas. O ataque encarnado tem contado com a baixa de João Rodrigues, que mesmo que recupere não estará certamente no seu melhor nível. Do outro lado Edo Bosch tem sido baixa também por lesão, mas Nelson Filipe tem dado conta do recado.   

A nossa equipa tem impressionando ao longo deste campeonato, e para este Sábado todos esperamos mais uma grande exibição, coroada com a tão desejada vitória. 

Campeonato Nacional - Jogos da 11ª Jornada

Sábado - dia 19:

SL BENFICA-Porto 17h BENFICA TV 2
Paço de Arcos-AD Sanjoanense 18h
HC Turquel-HC Braga 21h
AE Física-Sporting 18h30
HA Cambra-OC Barcelos 18h
Juv. Viana-Candelária 21h30

Domingo - dia 20:

Oliveirense-Valongo 15h


Na Maia, pelas 18 horas de Sábado, o conjunto às ordens de Mariano Ortega defronta o Águas Santas em encontro da 17ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de AndebolEste desafio passará em directo n'ABOLA TV. 

Tal como na primeira volta, depois de umas jornadas de jogos bem mais acessíveis, chega agora o ciclo em que tudo se começa a complicar. Esta deslocação à Maia tem sido uma dor de cabeça para o Benfica nas últimas temporadas, temos por isso um grande teste pela frente.

O mais recente jogo deixou algumas dúvidas, sobretudo no capitulo defensivo, pelo que se tem de exigir mais e melhor ao Benfica sob pena de não sair com os três pontos desta partida. A vitória é obrigatória, ainda por mais se tiveremos em linha de conta que todos os rivais do topo da tabela sairam com a vitória nesta deslocação.

Precisamos de encerrar o ano de 2015 com uma vitória, e melhorar na tabela. É que em caso de vitória, ou ficamos isolados no 2º lugar ou ficamos mais perto do 1º, visto que os grandes rivais do Benfica se defrontam nesta ronda.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 17ª Jornada

Sábado - dia 19:

Águas Santas-SL BENFICA 18h ABOLA TV
Sp. Horta-ISMAI 21h
AA Avanca-Belenenses 18h
Passos Manuel-AC Fafe 18h30
Madeira SAD-ABC 15h

Domingo - dia 20:

Porto-Sporting 18h


No Domingo, pelas 14h15, entra em acção, no Pavilhão Fidelidade, o Tetra-Campeão Nacional de Basquetebol, em encontro frente ao Maia Basket, relativo à 13ª ronda da Fase Regular da Liga. A nossa BENFICA TV 1 transmitirá este duelo em directo e exclusivo. 

A anteceder o futebol, espera-se uma boa casa para dar força aos encarnados, que nesta partida irão certamente somar mais uma vitória para o seu pecúlio. Mesmo com alguns problemas de lesões e vindos de uma vitória dificil em Guimarães, em casa mandamos nós, e os pupilos de Carlos Lisboa têm sido irrepreensiveis neste capítulo, e assim desejamos que continuem.

O Maia Basket vem de uma vitória em casa frente à Ovarense (algo surpreendente), mas fora de casa conta os seus jogos por derrotas, assim se percebe facilmente porque o Benfica é amplamente favorito para este encontro, caberá aos encarnados arrancarem uma exibição ao seu melhor nível para ganhar com tranquilidade, e se possível também dar algum espectáculo!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 13ª Jornada

Domingo - dia 20:

SL BENFICA-Maia Basket 14h15 BENFICA TV 1

Sábado - dia 19:

Eléctrico-Barcelos 16h
CAB Madeira-Galitos Barreiro 16h
Lusitânia-Oliveirense 16h
Ovarense-Porto 16h

Folga: V. Guimarães


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!






Sem comentários:

Enviar um comentário