segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

À excepção da formação principal de Andebol, todas as restantes equipas das modalidades de pavilhão do SL Benfica encerraram 2015 com êxito e na liderança isolada do respectivo campeonato nacional.

Fique com o resumo de cada uma das partidas onde o manto sagrado esteve representado.


Em Oeiras, a equipa de Futsal do SL Benfica venceu de forma sofrida os Leões de Porto Salvo por 2-3 para a 15ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.

O Campeão Nacional somou mais três pontos e comanda a classificação com precisamente três pontos de vantagem sobre o rival Sporting.

Os pupilos liderados por Joel Rocha realizaram mais uma exibição q.b. e continuam na série invencível. Os primeiros 20 min foram de domínio benfiquista, com os encarnados a aproveitarem as falhas concedidas pela turma caseira. Chaguinha abriu o activo num bom remate rasteiro de meia distância. Sensivelmente a meio da 1ª parte, Ré surgiu solto de marcação na área e elevou a contagem para 0-2, na sequência de um canto batido por Bruno Coelho. Com menos de 5 min por jogar até ao intervalo, o pivot Alessandro Patias interceptou uma bola, conduziu com fino recorte técnico e finalizou o lance de contra-ataque com um disparo de pé esquerdo. Os Leões procuravam sair em transições rápidas para o ataque mas o último reduto defensivo do Benfica, Juanjo, mostrou-se intransponível, fechando muito bem a sua baliza.

Na etapa complementar, a toada do jogo foi bem diferente. Houve maior equilíbrio e o conjunto benfiquista sofreu bastante para lograr o objectivo. Os da casa melhoraram os índices de eficácia e surpreenderam as águias por duas vezes. O 1-3 surgiu numa boa jogada colectiva, ao passo que o 2-3 surgiu de um passe errado de Bruno Coelho que permitiu ao rival reduzir num contra-ataque rápido a cerca de 4 min do apito final. O Benfica revelou intranquilidade e não concretizou as oportunidades criadas (Patias falhou um livre directo), ao invés os Leões apresentavam-se empolgados e acreditavam na hipótese de bater o pé ao Campeão Nacional, mas não conseguiram voltar a ludibriar o "portero" Juanjo mesmo em "5 para 4".

Resultados Finais da 15ª Jornada

Leões de Porto Salvo 2-3 SL BENFICA
CS São João 3-5 Fundão
Rio Ave 6-6 Burinhosa
Módicus 6-2 Boavista
Sp. Braga 1-2 Sporting
Gualtar 1-1 Quinta dos Lombos
SL. Olivais 3-3 Belenenses


Em terras maiatas, o Voleibol encarnado obteve uma difícil vitória ante a formação do Castêlo da Maia por 3-0 (28-30; 26-28; 28-30), no "jogo grande" da 15ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Emocionante duelo, com incerteza no marcador em todos os sets, mas com o conjunto mais experiente a superiorizar-se nos momentos decisivos do embate. Claro destaque para a excelente réplica oferecida pelo colectivo anfitrião, que ocupa a 4ª posição na tabela classificativa. A recuperação lograda pelas águias no 1º set (de 23-21 para 23-24) e no 3º set (de 20-15 para 21-21 e de 24-21 para 24-24) também merece ser enaltecida, embora seja algo que já estamos habituados. 

Durante todo o jogo, o equilíbrio foi a nota dominante. A formação da casa lutou muito em cada ponto e causou intranquilidade ao Benfica. É justo salientar a exibição completa do Castêlo da Maia, que criou muitos problemas ao Tri-Campeão Nacional, conforme ilustra o resultado em cada set (resolvido somente nas vantagens). A equipa comandada por José Jardim, que efectuou rotação de plantel (com Ché (17 pontos) e João Oliveira (12 pontos) a aproveitarem bem a chamada), alcançou o mais importante, os três pontos, e terminou assim o ano no primeiro lugar da classificação, com um ponto de diferença e menos um jogo disputado face à Fonte Bastardo, actual 2º classificada.

Resultados Finais da 15ª Jornada

Castêlo da Maia 0-3 SL BENFICA (28-30; 26-28; 28-30)
Fonte Bastardo 3-0 Esmoriz (25-19; 25-19; 25-13)
Ac. Espinho 3-0 Leixões (25-19; 25-21; 25-23)
SC Caldas 3-1 Ac. São Mamede (21-25; 25-23; 26-24; 25-19)
Sp. Espinho 3-0 V. Guimarães (25-21; 25-16; 25-18)
Atl. Madalena 3-0 Vilacondense (25-19; 25-15; 25-21)



Noite épica no Pavilhão Fidelidade, com a nossa equipa de Hóquei em Patins a vencer o nosso eterno rival no derradeiro minuto de jogo! Verdadeiramente memorável para todos os presentes que lotaram o pavilhão, num jogo que fica para a história.

Tal como antevemos, foi uma primeira parte muito táctica, com a organização defensiva do FC Porto a colocar novas dificuldades à equipa encarnada, que uma vez mais não contou com João Rodrigues. A juntar a isso a alguma desinspiração dos desequilibradores encarnados, o jogo ia correndo de forma tranquila. O Benfica marcou num lance fortuito, já que o remate de Nicolia saiu torto e frouxo, mas desviado por Reinaldo Garcia para a sua própria baliza. Trabal e Nélson Filipe iam fechando as balizas, mas nos primeiros 25 minutos sentia-se que faltava ao Benfica o fulgor ofensivo de outras partidas.

O segundo tempo contou uma história bem diferente, o Benfica conseguiu criar mais jogo ofensivo, valeu Nélson Filipe a adiar o golo encarnado. Muito ciníco e eficaz, o FC Porto rapidamente deu a volta o jogo: Primeiro Hélder Nunes aproveitou a passividade de Diogo Rafael para empatar o jogo, de seguida Jorge Silva (ainda que dominando com o patim), fez o 1-2. O tradicional "sarrafeiro" azul e branco viu de seguida o cartão azul, mas nem de livre directo Nicolia desatava o nó. Foi já alguns minutos depois que o astro empatou o jogo, desviando subtilmente um passe longo de Tiago Rafael para a área portista.

Só que o Porto marcou novamente e de forma rápida, com muita sorte à mistura Vítor Hugo ficou isolado após um ressalto e mostrou uma frieza na finalização que nunca teve quando jogou no Benfica. Para piorar as coisas, Rafa faria o 2-4, num espectacular remate do meio da rua. O Benfica tinha de reagir, mas as coisas não saiam bem, até que já perto dos 5 minutos finais, Nicolia apareceu para com uma picadinha (com muitos protestos contrários) fazer o 3-4.

Estávamos na antecâmara de uma ponta final de loucos. As faltas iam avolumando-se, em particular Rui Torres com um critério muito díspar sobre o que era falta para um lado, marcado como simulação para o outro. A 3:51 min do final do jogo o mesmo árbitro deu cartão azul a Valter Neves por protestos. O FC Porto não forçou o golo no power-play, nem o Benfica forçou a 15ª falta. A mesma aconteceu pouco depois de cumpridos os 2 minutos, mas Trabal providencial defendeu o remate de Gonçalo Alves. Pedro Nunes deu ordens para se pressionar a toda a pista, o Benfica carregou em cima dos azuis e brancos. Num ápice o adversário cometeu 3 faltas seguidas, chegando à 15ª falta, revelando alguma falta de capacidade mental para gerir esta situação.

Adroher ainda pediu, mas Nicolia foi pela terceira vez para a marca de livre directo, depois de falhar as outras duas. A 1:08 min do fim o astro não desperdiçou e surpreendeu Nélson Filipe, mal batido neste lance. Com o jogo empatado o Benfica manteve a pressão intensa no adversário, em particular Miguel Rocha que só tinha entrado neste minuto, de uma saída sua para o ataque, Adroher deixou em Tiago Rafael que depois de trabalhar bem arriscou do meio da rua e foi feliz, somente o 2º golo de Tiago no campeonato mas um golo fundamental. A 14 segundos do fim a bola beijava o fundo das redes, e a casa vinha abaixo, loucura no Pavilhão

Em desespero, Cabestany abdicou do guardião para lançar um 5º jogador de campo, o FC Porto levou a bola até à área rapidamente, mas Miguel Rocha interceptou um passe e com frieza atirou para a baliza deserta, fazendo um golo de costa a costa, e colocando ainda mais em delírio um pavilhão que já fervia! Grande festa de público e adeptos, uma vitória épica e inesquecível, com alguma sorte é certo, mas quem tão bem trabalha é recompensado. 11ª vitória em 11 jogos no Campeonato, o rival azul e branco fica a 9 pontos de distância, e depois da derrota da Oliveirense nesta ronda, a margem da liderança do Benfica é de 7 pontos. Ainda falta muito campeonato, mas o Benfica vai muito bem lançado rumo ao bi-campeonato! Parabéns equipa!

Resultados Finais da 11ª Jornada

SL BENFICA 6-4 Porto
Paço de Arcos 9-6 AD Sanjoanense
HC Turquel 7-1 HC Braga
AE Física 4-8 Sporting
HA Cambra 0-3 OC Barcelos
Oliveirense 1-5 Valongo
Juv. Viana-Candelária (Adiado)


A desilusão do fim-de-semana chegou da Maia, onde a nossa equipa de Andebol perdeu frente ao Águas Santas por 25-24 na 17ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional, no entanto permanece na vice-liderança da tabela classificativa.

Numa jornada em que uma vitória colocava os comandados de Mariano Ortega na vice-liderança isolada da classificação, partindo do pressuposto que o Sporting sairia derrotado do DragãoCaixa como se veio a confirmar, o Benfica consentiu um justo desaire no recinto do Águas Santas, uma equipa bem organizada e que faz do seu reduto uma fortaleza com um apoio incessante do seu fervoroso público.

As águias estiveram praticamente todo o encontro sempre atrás do prejuízo, e não souberam contrariar a pressão alta/marcação individual do anfitrião desde o início da partida que efectivamente secou a primeira linha encarnada. Defensivamente, abusamos do excesso de complacência/falta de agressividade para com Pedro Cruz, conforme demonstram os 10 golos marcados pela principal figura da formação da maiata. Até ao intervalo, não deixamos o adversário fugir no marcador, recolhendo aos balneários com o marcador a registar um empate a 12-12. O guarda-redes Hugo Figueira notabilizou-se com várias intervenções importantes e foi claramente a melhor figura do Benfica nos primeiros 30 min da partida.

A passividade defensiva e a falta de inspiração individual a nível atacante ficaram patentes no reatamento do encontro, após o descanso, com um parcial de 4-0 a favor do clube visitado (19-15). Até final, os encarnados ainda encurtaram distâncias (22-21), mas imediatamente hipotecaram a possibilidade de regressar a Lisboa com os três pontos conquistados, tendo em conta que o Águas Santas marcou três golos sem resposta (25-21). No entanto ainda reagimos e reduzimos para 25-24, resultado final, nos derradeiros instantes e desperdiçamos infantilmente a posse de bola para restabelecer a igualdade no marcador.

O fácil após esta derrota é criticar tudo e todos, mas não nos podemos esquecer da reestruturação e mudança de paradigma na secção. Basta atentar no sucesso das outras modalidades de pavilhão do Benfica para acreditarmos no caminho tomado.

Resultados Finais da 17ª Jornada

Águas Santas 25-24 SL BENFICA
Sp. Horta 24-33 ISMAI
AA Avanca 28-25 Belenenses
Passos Manuel 30-29 AC Fafe
Porto 35-30 Sporting
Madeira SAD 27-28 ABC


Os Tetra-Campeões Nacionais de Basquetebol fecharam o ano da melhor maneira, uma vez que venceram o Maia Basket por 94-73 e ampliaram a distância pontual sobre os concorrentes directos na luta pelo 1º lugar da fase regular do Campeonato Nacional.


Um triunfo concludente e natural perante o conjunto maiato, numa jornada em que o FC Porto e a Oliveirense tropeçaram, pelo que os pupilos de Carlos Lisboa cimentaram a liderança isolada da classificação e permanecem num percurso 100% vitorioso.

Os primeiros 20 min da partida foram de algum equilíbrio (38-34), com ligeiro ascendente benfiquista no 2º parcial. A formação invicta impôs-se definitivamente após o intervalo, mercê do tiro exterior (10 triplos em todo o jogo), chegando ao final do 3º Período a vencer por 72-56. Jeremiah Wilson (18 pontos e 6 ressaltos), Ivica Radic (18 pontos e 8 ressaltos) e Nuno Oliveira (14 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências) foram os melhores elementos do lado encarnado. A principal referência ofensiva forasteira, Nuno Marçal, revelou-se um quebra-cabeças ao apontar 27 pontos.

Resultados Finais da 13ª Jornada

SL BENFICA 94-73 Maia Basket
Eléctrico 55-59 Barcelos
CAB Madeira 63-79 Galitos Barreiro
Lusitânia 84-76 Oliveirense
Ovarense 75-49 Porto

Folga: V. Guimarães


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html



Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário