sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O SL Benfica é finalista da Final Four da UEFA Futsal Cup (orgulho!), sobre patins garantimos um triunfo suado num rinque complicado e o Basquetebol encarnado voltou às derrotas na Europa.

Confira, de seguida, o rescaldo de cada uma destas partidas onde o nosso clube foi interveniente.


Futsal encarnado qualificou-se de forma brilhante e totalmente merecida para a Final Four da UEFA Cup, após vitória por 2-0, esta tarde, contra o Lokomotiv Karkhiv, na 3ª Jornada da Ronda de Elite da competição máxima europeia de clubes. Raça, Querer e Ambição!

O SL Benfica, vencedor da prova em 2010, que esteve afastado da competição europeia cerca de dois anos, regressa à fase decisiva e neste momento está entre as quatro melhores equipas da Europa, depois de vencer o grupo D, disputado em Bratislava, Eslováquia.

A caminhada rumo à Final Four teve início na Terça-feira diante do cabeça-de-série Ekonomac Kragujevac (Sérvia). Os pupilos de Joel Rocha venceram por 3-0 mas demoraram a lograr o desmoronamento da muralha defensiva dos sérvios, com os golos a surgirem na 2ª parte, através de Fernando Wilhelm, Bruno Coelho e Alessandro Patias.

No dia seguinte, derrota surpreendente diante do anfitrião Slov-Matic, por 4-5. As águias até estiveram a vencer, por Alan Brandi, mas depois nunca mais estiveram em vantagem. Ainda na 1ª metade da 1ª parte, a turma eslovaca consumou a reviravolta, todavia Fernando restabeleceu a igualdade antes do intervalo com um golaço de calcanhar, após combinação com o regressado Chaguinha (estes dois craques estiveram afastados por lesão e durante a semana foi possível vislumbrar que ambos não se encontram na sua melhor forma). Na 2ª parte, viu-se um Benfica a desperdiçar oportunidades de golo, até que a 6 min do fim, os sérvios fazem o 2-3 a seu favor. Na sequência do lance, o nosso mister arriscou a situação de "5 para 4" e os encarnados consentiram três golos de uma assentada perante baliza deserta. Contudo nos derradeiros instantes Alessandro Patias e Bruno Coelho, em cima do apito final, reduziram para 4-5, resultado final. Tendo em contra o critério imposto pela UEFA (em caso de igualdade pontual só contam os jogos entre as equipas empatadas), o golo de Bruno Coelho tornou-se vital tendo em conta o desejado apuramento. Os Campeões Nacionais apresentaram-se com bastante ansiedade e nervosismo ante um oponente galvanizado pelo seu público que se mostrou objectivo e eficaz no aproveitamento das desconcentrações defensivas do SL Benfica.

Os encarnados precisavam apenas de vencer na 3ª e última jornada por dois golos de diferença, ou então bastava ganhar e esperar que o Slov-Matic não vencesse o seu jogo. Mas como o jogo do colectivo benfiquista realizou-se mais cedo, importava ao Benfica fazer o seu trabalho para não depender de terceiros.

Finalmente, no jogo decisivo, as águias lograram o objectivo de forma épica! Tal como em todos os jogos, o Benfica esteve sempre por cima, mas deparou-se com um adversário que se preocupava quase única e exclusivamente em defender e aproveitar eventuais erros nossos, se bem que neste caso até se compreendia pois o Lokomotiv Karkhiv (Ucrânia) apenas precisava de empatar para assegurar presença na Final Four, ou em caso de derrota por um golo de diferença esperar pela vitória do Slov-Matic frente ao Ekonomac Kragujevac.
O conjunto encarnado sentiu várias dificuldades em contrariar um rival que fechava todos os espaços para a sua baliza, mas também é verdade que faltou alguma eficácia e criatividade no processo ofensivo. Mas a sorte protege os audazes! A cerca de 6:30 min do fim, Fernando inaugurou o marcador após tirar um adversário do caminho, com uma simulação simples, e não perdoou diante do guarda-redes da formação ucraniana. A pouco mais de 1 min do fim, Joel Rocha arrisca tudo e coloca Bruno Coelho como guarda-redes avançado. A 2 segundos do fim chegou o momento que todos os benfiquistas ecléticos ansiavam, por intermédio do reforço Fábio Cecílio (que frieza!), após assistência magistral de Alan Brandi, que foi enorme ao não desistir de uma bola que parecia perdida.

O carácter, a preserverança, a humildade desta equipa, à imagem do seu treinador, merece ser enaltecido. Podemos contar com esses predicados e muitos mais na Final Four, de 21 a 24 de Abril. Parabéns a todos! Viva o BENFICA!

Resultados Finais da Ronda de Elite

SL BENFICA 3-0 Ekonomac Kragujevac
Slov-Matic 0-2 Lokomotiv Karkhiv
SL BENFICA 4-5 Slov-Matic
Lokomotiv Karkhiv 6-1 Ekonomac Kragujevac
SL BENFICA 2-0 Lokomotiv Karkhiv
Slov-Matic 2-2 Ekonomac Kragujevac


Na Terça-feira, em território belga, a equipa de Basquetebol do SL Benfica saiu derrotada perante o PO Antwerp Giants, por 84-76, em partida da 3ª Jornada do Grupo B da FIBA Europe Cup.

Os Tetra-Campeões Nacionais, que contaram com apoio nas bancadas, não conseguiram assim repetir a proeza alcançada, na Hungria, na jornada anterior. A visita ao líder destacado do grupo contou com mais um notável desempenho quer de Daequan Cook (28 pontos) quer de Jeremiah Wilson (23 pontos e 13 ressaltos), no entanto tais prestações vieram a revelar-se infrutíferas. À excepção do 2º Período (20-13), todos os restantes quartos foram pautados por bastante equilíbrio no marcador, com os encarnados em bom nível no capítulo do tiro exterior (14/30) que nos permitiu reduzir as diferenças, porém foi na luta das tabelas que perdemos jogo. Ao invés do que se sucedeu com o adversário, os jogadores que Carlos Lisboa lançou em campo após o início do jogo contribuíram muito pouco sobretudo no momento de finalizar, um dado que indica maior qualidade do rival no banco.

Pese embora o desfecho negativo, ainda temos uma palavra a dizer. No outro jogo, o Cibona recebeu e venceu formação húngara do Sopron KC e subiu ao 2º lugar, ao passo que nós ocupamos o 3º posto. Relembramos que se qualificam, para a próxima fase, um conjunto de 32 equipas, ou seja, os dois primeiros classificados de cada grupo e os dois melhores terceiros classificados de cada conferência.

Resultados Finais da 3ª Jornada

PO Antwerp Giants 84-76 SL BENFICA
BC Cibona Zagreb 77-63 Sopron KC




Na noite de Quarta-feira, a equipa de Hóquei em Patins do SL Benfica deslocou-se a Torres Vedras e bateu a AE Física por 3-6, em partida a contar para a 6ª Jornada do Campeonato Nacional.

Foi um jogo em que o resultado final em nada traduz as muitas dificuldades que o Benfica encontrou num reduto complicado, desde logo pelas suas reduzidas dimensões ou pelo estado do piso. O maior obstáculo dos encarnados foi o jovem Pedro Chambel, autor de uma exibição fabulosa na baliza contrária, em particular numa primeira parte em que tirando o golo de Carlos Nicolia, defendeu tudo, e foi muito o que teve para defender, com três ou quatro defesas com a máscara de grande espectacularidade. A falta de golos no ataque do Benfica foi penalizada com um golo insólito sofrido - uma bola lateral enviada pelo ar para a área embateu no stick de Trabal e entrou na baliza benfiquista.

A segunda parte começou em modo filme de terror: Nos primeiros 6 minutos só deu Benfica, terão sido para cima de 15 remates, sempre com Chambel em grande evidência. Da primeira vez que foi ao ataque, a Física adiantou-se no marcador. O Benfica reagiu com o regresso de Nicolia e João Rodrigues à pista, e tendo Nicolia marcado o 2-2, logo de seguida deu de mão beijada a bola para novo golo dos da casa, em lance em que Trabal podia ter feito mais. 

Pedro Nunes voltou a lançar Jordi Adroher, e em boa hora o fez, e já nos últimos 10 minutos o empate chegou numa boa finalização do espanhol, num lance já com marca registada de Nicolia na assistência. Isto depois da recorrente ineficácia do astro argentino nos livres directos (a 10ª falta não deu em nada), que voltou a reflectir-se parcialmente no lance que virou o encontro. A 6 minutos do final, um corte deliberado com o patim dentro da área resultou numa grande penalidade, Chambel travou o remate de Nicolia, que foi à tabela lateral buscar a bola e teve o sangue frio de levantar a cabeça e ver na área a chegada do "TGV" Diogo Rafael, que patinando muito mais rápido que todos chegou sozinho para concluir um lance de 2 para 0.

Com o Benfica na frente do marcador a Física arriscou tudo, Trabal teve duas defesas importantes antes de Nicolia converter na sua 3ª bola parada (15ª falta), descansando os incansáveis adeptos do Benfica que se deslocaram em peso a Torres Vedras. Em cima do gongo, Diogo Rafael fez mais um golo, para dar uma expressão desajustada ao marcador face às dificuldades do jogo e à exibição protagonizada por Chambel, já que marcar 6 golos face ao volume ofensivo e oportunidades criadas, acaba por ser pouco. Mas fica o aviso para os encarnados, não há jogos fáceis e todos os pontos custam a ganhar!    

Resultados Finais da 6ª Jornada

AE Física 3-6 SL BENFICA
HC Turquel 5-1 HA Cambra
Paço de Arcos 3-1 Juv. Viana
AD Sanjoanense 1-6 Oliveirense
HC Braga 2-6 Porto
Sporting 4-1 Valongo
OC Barcelos 4-2 Candelária

Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:
Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html



Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário