quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A noite de ontem, Quarta-feira, ficou marcada por uma vitória saborosa e importante no Andebol, um triunfo natural em Hóquei em Patins e uma derrota caseira na estreia europeia do Basquetebol encarnado. 

Confira o rescaldo dessas três partidas onde o Glorioso esteve em acção. 



Foi um SL Benfica determinante e confiante que recebeu e venceu, por 34-28, o histórico ABC, no "jogo grande" da 10ª Jornada do Campeonato Nacional de Andebol.
Face às vitórias dos dois maiores candidatos ao título nacional, o conjunto liderado por Mariano Ortega mantém-se, sem companhia, no 2.º posto da tabela classificativa. Percebendo da importância em lograr um desfecho positivo, as águias realizaram a melhor exibição da época, inequivocamente, impondo-se a um ABC moralizado depois de ter derrotado na jornada transacta o Sporting
Quanto ao jogo, desde cedo as águias revelaram as suas intenções, isto é, vencer e convencer. Aos 12 min passamos para a frente no placar (7-6) e não mais largamos a vantagem. Na 1ª parte a prestação encarnada roçou a perfeição, apresentando uma solidez defensiva assinalável, com o guarda-redes Hugo Figueira a ser o esteio ou o baluarte do sucesso benfiquista neste aspecto. A formação benfiquista explorou várias situações para finalizar e aproveitou de forma letal os contra-ataques que dispôs, fruto do trabalho coeso e eficiente no capítulo defensivo. Por conseguinte, ao intervalo, encontrava-se bem espelhado no marcador a supremacia encarnada. O SL Benfica vencia por 17-9.
Na etapa complementar, predominou o ascendente encarnado, até aos últimos lances do desafio onde a formação minhota aproximou as distâncias, sem nunca colocar em perigo o resultado final a favor da turma benfiquista, muito por culpa da actuação de Hugo Figueira, que evitou o golo forasteiro várias vezes, especialmente em situações cujo o rival se encontrava isolado pela sua frente. Ainda assim, a mais robusta vantagem encarnada foi alcançada nos segundos 30 min (34-23), por onze golos de diferença. 
Com uma exibição bastante satisfatória rubricada pelas águias, salienta-se a nível individual, além de Hugo Figueira, Javier Borragan, autor de 9 golos. Enquanto esteve na quadra, Hugo Lima assumiu satisfatoriamente as despesas da partida, contribuindo decisivamente para a organização e dinâmica do SL Benfica no momento ofensivo, todavia lesionou-se na 2ª parte. Com Tiago Pereira, lesionado por um largo período de tempo, coube a Belone Moreira substituir o jovem benfiquista na posição de central, muito embora também João Pais tenha sido utilizado aí mas num menor espaço de tempo. Quer os jovens quer os jogadores mais experientes demonstraram que qualidade não é idade. Assim, sim! Continuar a evoluir...
Depois da 9ª vitória obtida, disputadas que estão 10 rondas, as águias enfrentam agora uma paragem no calendário competitivo, devido aos compromissos da Selecção Nacional.

Resultados Finais da 10ª Jornada

SL BENFICA 34-28 ABC
ISMAI 25-42 Sporting
AA Avanca 19-28 Porto
Belenenses 25-27 Madeira SAD
AC Fafe-Sp. Horta (31/10)
Passos Manuel-Águas Santas (11/11)



Os Campeões Nacionais de Hóquei em Patins ganharam por 2-6 e continuam a somar por vitórias os jogos realizados, após a 4ª Ronda do Campeonato Nacional da modalidade.
Uma jornada bem positiva para as hostes encarnadas, tendo em consideração o deslize do FC Porto no rinque do Paço de Arcos, com os nortenhos a protestarem o jogo, e a igualdade registada na recepção do Sporting ao OC Barcelos, nosso próximo adversário. Consequentemente, com o triunfo benfiquista em Vale de Cambra, águias e a Oliveirense dividem a liderança da pauta classificativa.
Perante o actual lanterna vermelha da classificação e Campeão Nacional da II Divisão, o HA Cambra, a equipa orientada por Pedro Nunes até começou a perder mas a reacção encarnada à adversidade viria rapidamente a suceder-se, por intermédio de Carlos Nicolia. Porém, só já dentro dos últimos 2 min do 1º tempo, é que os benfiquistas se colocaram pela primeira vez na dianteira, através de Jordi Adroher. Antes do intervalo, ainda houve tempo para Marc Torra elevar o "score" para 1-3, resultado fixado no momento de recolher aos balneários. Depois, esperava-se que o SL Benfica partisse para uma goleada mais folgada, que chegasse à dezena de golos, mas tal não veio a acontecer. O colectivo encarnado cumpriu manifestamente os serviços mínimos, pese embora Carlos Nicolia e João Rodrigues terem completado um bis, com a equipa da casa marcar o último tento da noite. Provavelmente, terá pesado o desgaste físico a que os encarnados foram submetidos na estreia europeia diante do Vice-Campeão Europeu.

Resultados Finais da 4ª Jornada

HA Cambra 2-6 SL BENFICA
AE Física 2-2 Juv. Viana
HC Turquel 3-4 Oliveirense
Paço de Arcos 6-4 Porto
AD Sanjoanense 1-5 Valongo
HC Braga 2-1 Candelária
Sporting 3-3 OC Barcelos



Na estreia da nova competição europeia de clubes, os Tetra-Campeões Nacionais de Basquetebol perderam frente aos croatas do BC Cibona Zagreb por 79-83, para a 1ª Jornada do Grupo B da FIBA Europe Cup. 
Sei que estou a ser exigente em demasia, mas custa-me francamente que não se registe casa cheia ou pavilhão bem composto, ainda por cima depois de alguns anos afastados dos palcos europeus. Somos detentores da hegemonia nacional da modalidade, e já não sei o que é necessário fazer mais para uma maior militância benfiquista...
Passando à análise do jogo, os comandados de Carlos Lisboa entraram bem, mas do outro lado encontraram uma equipa favorita, a par dos belgas do PO Antwerp Giants, a carimbar o passaporte para a fase seguinte da competição. O adversário croata respondeu ao impetuoso começo benfiquista e equilibrou a partida, porém as águias lideravam o marcador ao fim do 1º Período (24-21). Nos 10 min seguintes, a toada do embate manteve-se embora ao intervalo a vantagem pertencesse ao SL Benfica (40-34). A 1ª parte constituiu indubitavelmente a melhor fase das águias na partida, porque, por um lado, estivemos firmes no processo defensivo, por outro lado, revelamos eficácia no ataque, especialmente no tiro exterior. Aquando do descanso, foi apresentada a nova contratação do Basquetebol benfiquista, Ivica Radic, de 25 anos e 2,08 m de altura. Um croata, militava num clube do 2º escalão de Itália, que já demonstrou conhecer o nosso clube desde tenra idade e chega para colmatar o lesionado poste norte-americano, Frederck Gentry.
No 2º tempo, os encarnados não conseguiram manter a regularidade e consistência demonstradas até então, particularmente no sistema defensivo (defesa zona), com os croatas, mais experientes e com mais argumentos, a não facilitarem e a passarem definitivamente para a frente no marcador, arrebatando o domínio do jogo, embora jamais tenhamos abdicado de discutir o jogo até final. Ao invés da nossa equipa, o adversário apresentou bons índices no lançamento exterior e superiorizou-se na luta das tabelas. O parcial no 3º Período (15-28) é bem elucidativo e, portanto, dispensa um comentário mais aprofundado relativamente àquilo que se constatou no Pavilhão Fidelidade.
A formação contrária entrou nos últimos 10 min a vencer (55-62) e geriu o confronto até final, ora o SL Benfica encurtando distâncias, ora o oponente alargando a vantagem. Em duas ocasiões distintas enjeitamos a possibilidade de nos colarmos aos croatas no placar (67-71 e 70-73) e com posse de bola, porém faltou maior discernimento e alguma frescura física nos derradeiros instantes da partida.
Individualmente, Daequan Cook foi o melhor homem encarnado, frutos de 19 pontos e 7 ressaltos, no entanto e face ao seu estatuto parece-me insuficiente. Pessoalmente, ficou-me na retina que abusou dos lances individuais, cujos alguns custaram caro ao SL Benfica.
Em suma, um jogo bem disputado, com os pupilos às ordens de Carlos Lisboa por diversos períodos, nomeadamente nos primeiros 20 min, no comando do marcador, todavia insuficiente para levar de vencida o conjunto croata, surgindo a ideia de que num dia mais inspirado e ousado ofensivamente e com menor número de turnovers cometidos a vitória nos poderia ter sorrido. A nossa prioridade são as competições domésticas, sem nunca descurar a campanha europeia, que permite ao nosso plantel enriquecer o seu jogo, tanto colectivamente como individualmente, ao defrontar equipas com mais potencial, prestígio e habituadas a estas andanças.

Resultados Finais da 1ª Jornada

SL BENFICA 79-83 BC Cibona Zagreb 
PO Antwerp Giants 81-73 Sopron KC


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário