sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Um Sábado repleto de ecletismo, com as cinco modalidades a jogar das 15h às 23h30! As nossas equipas de Futsal, Basquetebol, Voleibol, e Andebol procuram somar mais uma vitória no respectivo Campeonato Nacional, ao passo que o colectivo de Hóquei em Patins inicia a prestação europeia.

Confira, a seguir, toda a antevisão e agenda da jornada onde espero que o Glorioso alcance um pleno de triunfos.

Futsal benfiquista desloca-se, este Sábado às 15h, até ao reduto do Quinta dos Lombos, em jogo a contar para a 8ª ronda da Fase Regular do Campeonato Nacional e com transmissão em directo e exclusivo na RTP 2. Um jogo frente a uma das equipas promovidas esta época, e naturalmente para ganhar!

Depois das emoções fortes do Derby, o Benfica tem uma curtíssima deslocação na Linha de Cascais, onde defronta uma das formações que vai lutar com tudo pela permanência. Apesar de uma boa tradição das equipas desta região (Sassoeiros, NS Tires, Leões de Porto Salvo, Dramático de Cascais, todas elas andaram pela 1ª Divisão na última década), ainda nenhuma equipa chegou ao nível que o Leões atingiu há poucas temporadas atrás, e por isso não se esperam grandes dificuldades.

Uma entrada concentrada do SL Benfica deverá evitar males maiores (há que evitar erros infantis como o jogo com o Boavista), e a construção de uma vitória sólida. Alessandro Patias, castigado, Chaguinha e Jefferson lesionados serão baixas para esta partida, ou seja mais ocasião para outros jogadores terem muitos minutos de competição.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 8ª Jornada

Sábado - dia 24:

Quinta dos Lombos-SL BENFICA 15h RTP 2
Boavista-CS São João 16h
Sporting-Burinhosa 20h
Belenenses-Fundão 16h
SL. Olivais-Leões de Porto Salvo 18h
Gualtar-Rio Ave 17h30
Sp. Braga-Módicus 16h


Os Tetra-Campeões Nacionais de Basquetebol recebem a Oliveirense, pelas 15h30, no Pavilhão Fidelidade, na 5ª jornada da primeira volta da Fase Regular da Liga. Este encontro será transmitido em directo e exclusivo pela BENFICA TV 1. 

É o duelo entre as duas equipas que contam os seus jogos por vitórias até ao momento, a UDO lidera pelo facto de o SL Benfica ter um jogo em atraso. Será por isso em teoria o teste mais difícil até ao momento para a equipa de Carlos Lisboa, equipa que vem super motivada depois da vitória no Clássico frente ao grande rival. A UDO parece ter acertado nas suas contratações externas, e certamente que os encarnados estão preparados para anularem as melhores armas deste adversário, que deverá então criar mais dificuldades do que tem sido habitual ao SL Benfica encontrar.

Jogando em casa, como em qualquer palco, o SL Benfica é claramente favorito, pois dispõe efectivamente de uma panóplia de soluções interessante. Ainda assim no jogo com o FC Porto ficou evidente que a lesão de Frederick Gentry cria dificuldades no jogo interior encarnado, embora a prestação de Marko Loncovic em Barcelos no Domingo passado peça mais minutos. Em vésperas de início da caminha europeia, o SL Benfica precisa de arrancar um bom jogo para manter os níveis de confiança em alta.

O calendário vai começar a apertar, e será precisa a contribuição de todos os elementos do plantel, pelo que é tempo para todos darem tudo quando forem chamados, haverá sem dúvida minutos para todos, há que os aproveitar!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 5ª Jornada

Sábado - dia 24:

SL BENFICA-Oliveirense 15h30 BENFICA TV 1
Eléctrico-CAB Madeira 16h
Maia Basket-Porto 21h30
Ovarense-Galitos Barreiro 16h
V. Guimarães-Barcelos 15h

Folga: Lusitânia



O Tri-Campeão Nacional de Voleibol viaja até ao arquipélago dos Açores em busca da liderança isolada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Fonte Bastardo e o SL Benfica têm duelo marcado para as 17h30, deste Sábado.

À 4ª Jornada surge o jogo mais difícil de toda a primeira fase, perante o grande adversário na luta pelo título. Depois de um duelo muito intenso na temporada passada e em todas as frentes, não se espera que seja diferente este ano. Tal como o SL Benfica, a Fonte também mexeu no seu plantel, mantendo ainda assim cinco titulares da temporada anterior. A grande saída foi Lucas Gregoret, mas chegou esta semana à Terceira um russo de seu nome Alexey Cheremisin, que conta com um palmarés deveras impressionante: cinco vezes campeão russo (uma das mais fortes ligas europeias) e uma vez campeão europeu!

Isto para dizer que, como sempre, facilidades é coisa que os encarnados não irão encontrar neste jogo, ainda por cima numa fase em que a equipa de José Jardim ainda está em crescimento, procurando integrar as novas peças na dinâmica da equipa, nomeadamente a fundamental questão da distribuição. Justin Duff impressionou na estreia a titular na Luz e é de esperar que seja já opção, num plantel em que Roberto Reis condicionado por lesão não tem sido opção a tempo inteiro para o técnico encarnado.

Será preciso um SL Benfica ao mais alto nível, e sem perder o controlo emocional do jogo. O desfecho deste jogo pode ser muito importante já tendo em conta o factor casa na eventual final do campeonato, pelo que conforme o jogo for correndo pode chegar aquele momento em que ganhar 2 sets pode ser fundamental. Mas, set a set e ganhando 3, o SL Benfica trará a vitória que todos desejamos. De lamentar a ausência de transmissão televisiva, nem a habitual RTP Açores fará o directo da partida. O voleibol português em geral, e estas duas equipas em particular, mereciam muito mais.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 4ª Jornada

Sábado - dia 24:

Fonte Bastardo-SL BENFICA 17h30 (16h30 locais)
Leixões-Esmoriz 17h
Ac. Espinho-Ac. São Mamede 15h30
Castêlo da Maia-V. Guimarães 19h
SC Caldas-Vilacondense 17h
Atl. Madalena-Sp. Espinho 16h


Amanhã, pelas 19h30, o Campeão Nacional de Hóquei em Patins começa a sua participação no Grupo B da Liga Europeia. Este jogo decisivo será transmitido pela BENFICA TV 1. Depois da épica goleada imposta ao rival Sporting, exige-se uma boa moldura humana no Pavilhão Fidelidade!

Os encarnados começam esta fase de grupos com um jogo de exigência elevada: o Vic é vice-campeão europeu e lidera neste momento a OK Liga com 100% de vitórias. Além disso é uma equipa tradicionalmente complicada (muito forte em casa) e que segue as matrizes do hóquei espanhol, ou seja um adversário bastante diferente do que o SL Benfica está habituado a encontrar.

Será um jogo de muita paciência e arte para saber aproveitar bem as oportunidades criadas. Será escusado dizer que só a vitória interessa, o SL Benfica tem de almejar ao primeiro lugar neste Grupo para ter o melhor emparelhamento possível para os Quartos-de-Final.

Este jogo marca o reencontro de Marc Torra e Jordi Adroher com o clube onde despontaram para a ribalta do hóquei, e onde jogaram muitas temporadas (por curiosidade, a residência de Torra na Catalunha é... na rua do pavilhão do Vic), e não contará com Guillem Trabal na baliza encarnada -  o guardião encarnado foi expulso já depois do fim do jogo no Dragão Caixa relativo aos 1/4 de final da Liga Europeia na temporada passada e irá cumprir o primeiro de 2 jogos de castigo.

Pedro Henriques será então chamado à defesa da baliza do SL Benfica desde o primeiro minuto, certo de que estará à altura da responsabilidade, tem aqui uma oportunidade rara de mostrar tudo o que aprendeu e evoluiu desde a chegada de Trabal. Embora a ausência do guarda-redes habitual possa sempre levantar receio entre os menos atentos, não podemos esquecer que vamos ter na baliza um campeão europeu, e que foi decisivo nessa caminhada em horas em que só os grandes atletas brilham. 

Espero uma casa à altura da dimensão deste jogo, e porque esta equipa assim o merece!

Liga Europeia (Fase de Grupos) - Jogos da 1ª Jornada

Sábado - dia 24:

SL BENFICA-Vic 19h30 BENFICA TV 1
Bassano-Merignac 21h



Também nos Açores, e este Sábado pelas 22h, o Andebol benfiquista joga diante do Sporting da Horta em partida da 9ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 

Depois de dois jogos contra equipas do top-five da tabela, e antes de defrontar as outras duas equipas em falta desse lote, os encarnados têm um jogo acessível, pese embora deslocação insular. O histórico Sporting da Horta ocupa neste momento o último lugar da tabela classificativa, e mesmo considerando que tem jogos em atraso, tem somente 1 vitória contra 6 derrotas.

Só por este enquadramento o SL Benfica já era amplamente favorito, se tivemos em conta que o Sp. Horta perdeu por uma diferença de 19 golos com o Sporting  e de 20 com o FC Porto, o quadro fica mais que pintado... Aos 43 anos o eterno Kostetskyt continua a ser a referência da equipa que não terá argumentos para lutar de igual para igual com o SL Benfica, caso os pupilos de Mariano Ortega respeitem o adversário e arranquem uma exibição séria e concentrada.

Pelo que tem sido dado a mostrar esta temporada estou certo que isso irá acontecer, pedindo também um jogo sem lesões, já que uma vez mais esta época não está a ser nada fácil nesse aspecto, neste momento Tiago Pereira, Gonçalo Ribeiro e Elledy Semedo debatem-se com lesões que os vão deixar afastados durante algum tempo, a juntar ainda a outros jogadores em recuperação total ou integrada. Não está fácil, é verdade, cabe a quem está disponível dar um passo em frente e afirmar-se no plantel!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 9ª Jornada

Sábado - dia 24:

Sp. Horta-SL BENFICA 22h (21h locais)
Passos Manuel-ISMAI 18h30
ABC-Sporting 18h
Águas Santas-AA Avanca 18h

Porto 41-26 Belenenses
Madeira SAD 36-29 AC Fafe


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!









2 comentários:

  1. Houve alguma explicação ou comunicado em relação ao adiamento do Sporting-Benfica em Rugby?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já, creio que não.

      O jogo foi adiado para a próxima semana.

      Saudações benfiquistas

      Eliminar