segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Desfecho vitorioso para as nossas equipas que estiveram em acção no fim de semana. Em Basquetebol asseguramos naturalmente o 1.º lugar no Grupo 2, e no próximo fim de semana disputaremos a Fase Final do Troféu António Pratas, enquanto as nossas equipas de Futsal e Andebol prosseguem imbatíveis no respectivo Campeonato Nacional.

Confira, seguidamente, o rescaldo de todas as partidas onde o "Manto Sagrado" foi feliz.

Os Tetra-Campeões Nacionais de Basquetebol iniciaram a defesa do título relativo ao Troféu António Pratas da melhor forma, com duas vitórias ante a Oliveirense.
Na Sexta-feira, em Oliveira de Azeméis, os encarnados apresentaram-se sem os lesionados Carlos Ferreirinho e Diogo Carreira, e o reforço Daequan Cook, por alegadamente se encontrar engripado. Todos os restantes jogadores foram utilizados no triunfo por 68-77, que espelha bem a superioridade benfiquista.
O começo do duelo sorriu ao anfitrião que esteve a vencer por 8-0, até que o estreante Jeremiah Wilson, que curiosamente esteve algo apagado mas, sem alarmismo, pois ainda está numa fase de adaptação, abriu o activo, convertendo o primeiro cesto do SL Benfica em 2015/2016. Empolgadas, por um Carlos Andrade, MVP do encontro e uns furos acima do reforço Nuno Oliveira (responsáveis por 19 e 15 pontos, respectivamente), igual a si próprio, com uma estampa física impressionante, as águias viriam a conseguir um parcial de 0-9, que ditava a reviravolta no marcador (8-9). O jogo manteve-se equilibrado e no final do 1.º Período, a vantagem era mínima e a favor do visitante (22-23). Os encarnados insistiam sistematicamente no jogo exterior, permitindo até ao intervalo que a Oliveirense permanecesse na discussão do resultado (38-42). Uma entrada de rompante na 2.ª parte ditou a justa vitória do SL Benfica (47-65 no fim do 3.º Período), pese embora a boa reacção dos da casa no 4.º e último Período do jogo.
No Domingo, no Pavilhão Fidelidade, os encarnados ultrapassaram novamente o rival do Distrito de Aveiro, num jogo que marcou a aguardada estreia do norte-americano Daequan Cook, autor de 10 pontos. 
Quanto ao jogo propriamente dito, desde cedo que se vislumbrou quem sairia vencedor, pese embora a bola réplica da formação forasteira. No final do 1.º Período, o SL Benfica estava na frente do marcador, 23-14. A toada da partida manteve-se e ao intervalo estava 44-33. Na etapa complementar, a Oliveirense não quis deitar a toalha ao chão e aproximou-se significativamente do empate (51-50 no 3.ª Período e 60-58 no 4.º e último Período), assustando efectivamente a equipa que tem dominado nos últimos anos o panorama nacional em Basquetebol. Os encarnados conseguiram controlar e segurar a vantagem perante um adversário "duro de roer".
Sabendo de antemão que a presença na Fase Final estava garantida, importava carimbar o acesso no 1.º lugar e os pupilos de Carlos Lisboa, que não orientou a equipa nos dois jogos realizados por estar a recuperar de uma pneumonia, não defraudaram as expectativas e confirmaram o favoritismo, vencendo os dois jogos mesmo apresentado um nível exibicional bem longe da valia do plantel. O comando da equipa ficou a cargo do Treinador Adjunto, Nuno Ferreira.
No próximo fim de semana, em São Pedro do Sul, disputa-se a Fase Final da prova e o SL Benfica procurará revalidar o título. Três anos depois, está de volta o Clássico, com o embate frente ao Porto, em busca de um lugar no confronto decisivo do Troféu António Pratas.

Troféu António Pratas - Grupo 2

1ª Jornada 

Oliveirense 68-77 SL BENFICA

2ª Jornada

SL BENFICA 71-64 Oliveirense


Campeões Nacionais de Futsal garantem mais três pontos nas sempre complicada deslocação ao reduto do conjunto da Beira Baixa, AD Fundão.
Um pavilhão bem composto, com uma falange de apoio afecta ao SL Benfica, viu uma entrada assertiva e, diria mesmo, sufocante dos homens liderados por Joel Rocha. Estavam jogados cerca de 20 segundos e já se tinham registado três remates perigosos à baliza contrária. Depois, a AD Fundão sacudiu a pressão alta inicial dos encarnados e o domínio do jogo foi alternando, conforme se verificou ao longo da contenda.
O 1.º golo da partida coube a Ré que com um remate certeiro de pé esquerdo, quando ainda restavam mais de 16 minutos para o intervalo, adiantou as águias no marcador. Nota para o notável trabalho do internacional argentino Fernando Wilhelm, mais uma vez com bom rendimento, que desequilibrou a muralha defensiva do Fundão e assistiu o colega solto de marcação.
O rival reagiu e chegou ao golo do empate, com justiça, na sequência de uma bola perdida de forma inadmissível por Fábio Cecílio, isolando o jogador da equipa da casa que não teve com cerimónias no momento de repor a igualdade.
Antes, a arbitragem quis ser protagonista. Primeiro ajuizou bem, ao não assinalar uma grande penalidade contra o Benfica por uma pretensa bola no braço de Alessandro Patias, descortinando uma falta anterior do Capitão Gonçalo Alves, por ter puxado o adversário, antes do lance irregular do pivot brasileiro. Mas depois a coisa descambou. O nosso "portero", Juanjo, de regresso à titularidade e autor de uma exibição bem conseguida com várias intervenções preciosas, recebeu amarelo por alegadamente ter defendido fora de área. Decisão errada, tendo em consideração que o espanhol defendeu legalmente dentro da área. E a 8 minutos do descanso, foi assinalada a 5.ª falta ao SL Benfica, deixando os encarnados numa posição desfavorável. O critério disciplinar deixava muito a desejar.
Decorridos 18 minutos do 1.º tempo, eis que há uma excelente jogada colectiva a culminar com um disparo fulminante de Fernando Wilhelm fora de área. Inverteram-se os papéis, com Ré a assistir. Apesar do equilíbrio de forças, os homens de vermelho pareceram mais incisivos e isso reflectiu-se no marcador. Ao intervalo, o SL Benfica vencia por 1-2.
Na 2.ª parte, os fundanenses tiveram oportunidades para empatar, com Juanjo a manter a sua baliza inviolável, e houve incerteza na quadra quando ao vencedor até final. O Benfica apareceu mais consistente, maduro, respeitando a valia do Fundão, mas voltou a sentir dificuldades na definição das jogadas ofensivas.
A mais de 3 minutos do término do jogo, o treinador Bruno Travassos optou por arriscar o "5 para 4", porém o Benfica viria a sentenciar o jogo já nos derradeiros segundos ao fazer o 1-3, resultado final, por intermédio do matador Alessandro Patias perante baliza deserta, depois de uma recuperação de bola e passe de Bruno Coelho.
É um facto incontestável que as equipas referidas, ambas bem orientadas, já se conhecem muito bem. Para além de ser o 2.º jogo entre ambos na presente temporada, têm sido muitos confrontos nos últimos meses. Isso ajuda a explicar o equilíbrio como factor dominante do jogo.
Alan Brandi ficou de fora por causa da imposição regulamentar, tal como o jovem talento Tiaguinho e o lesionado Jefferson.
Em suma, uma boa e importante vitória, alcançada numa das deslocações de grau mais elevado do Campeonato Nacional. Existem aspectos a melhorar e que não são novidade, nomeadamente a afinação da pontaria e uma gestão mais precisa da posse da bola.

Resultados Finais da 3ª Jornada

Fundão 1-3 SL BENFICA
Leões de Porto Salvo 1-3 Burinhosa
Rio Ave 2-2 Boavista
Sporting 7-1 Módicus
Sp. Braga 4-0 Quinta dos Lombos
Gualtar 3-5 Belenenses
CS São João 4-7 SL. Olivais


No Pavilhão N.º 2 da Luz, o SL Benfica impôs-se à AA Avanca e segue com um percurso vitorioso, quando já foram disputadas quatro jornadas no Campeonato Nacional de Andebol.
Desde o apito inicial, os encarnados tomaram as rédeas da partida e rapidamente alcançaram uma vantagem confortável, por seis golos de diferença (8-2). A partir daí, sensivelmente a meio da 1.ª parte, a formação benfiquista desnorteou-se um pouco, como tinha acontecido na 2.ª ronda aquando da recepção ao AC Fafe, deixando que o conjunto de Estarreja reduzisse as distâncias para 9-8. Depois, finalmente as águias despertaram e asseguraram o 13-10 a seu favor, ao intervalo.
Após o descanso, a formação sob as ordens de Mariano Ortega voltou a distanciar-se novamente no marcador (16-10). O adversário sentiu bem a espevitada entrada do SL Benfica, que encarou os derradeiros 15 min do jogo com a vitória mais do que garantida, fruto do 24-14 que o placar assinalava. Até ao "cair do pano" o SL Benfica geriu o jogo como quis e ainda dilatou a vantagem (30-19), que constitui a vitória por maior diferença de golos nos quatro jogos feitos.
Mais uma vez, o reforço Belone Moreira esteve em evidência, ao cotar-se, com 7 golos, como o melhor marcador da partida.

Resultados Finais da 4ª Jornada


SL BENFICA 30-19 AA Avanca
ISMAI 29-29 Madeira SAD
AC Fafe 20-22 Belenenses
ABC 25-30 Águas Santas
Sporting 35-25 Passos Manuel

Segunda - dia 19 de Outubro:

Sp. Horta-Porto 21h


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


1 comentário: