quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Futsal - Antevisão da Época 2015/2016

O início da época 2015/2016 para o Futsal encarnado está agendado para o próximo Domingo, dia no qual se disputará o primeiro troféu oficial da temporada - a Supertaça -, frente à AD Fundão, no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.

Joel Rocha superou toda e qualquer expectativa na primeira temporada ao comando do balneário benfiquista. Voltámos às conquistas com a "dobradinha" nacional. Mostrou uma capacidade e um discurso altamente cativantes que ajudaram a construir um fantástico colectivo. Digo sem dúvidas: um técnico à Benfica!   

Temos consciência que a chegada de jogadores como Chaguinha, Patias e Juanjo contribuíram - e muito! - para todo o sucesso alcançado no ano transacto. Ainda assim, e sem prejuízo do valor destas individualidades, aquilo que mais sobressaiu foi a EQUIPA! A entreajuda, a capacidade de sacrifício, a forma abnegada como lutavam por todas as jogadas espelharam um enorme sentido colectivo. É isto que quero continuar a ver pelas quadras deste país!

Para voltar a ganhar tudo a nível nacional, o plantel foi reforçado com (ainda) mais qualidade. 
Na baliza, Juanjo é o melhor guarda-redes que alguma vez passou pelo Futsal português. Um dos melhores do Mundo na sua posição. Tem uma enorme presença na baliza, com grandes reflexos e velocidade. Acresce a tudo isto a sua capacidade de colocar muito bem a bola em jogo com as mãos. Bebé é um bom segundo guarda-redes. Espero que esteja mais concentrado quando for chamado a defender as nossa redes. O jovem Cristiano Marques irá continuar a evoluir e, como mostrou no "derby" da final da época passada, podemos contar com ele. Neste sector estamos indiscutivelmente muito fortes. 

Ao longo da última temporada mostrámos uma enorme segurança e consistência defensivas. Formámos um bloco muito coeso. O capitão Gonçalo Alves foi um exemplo para todos. No entanto já não caminha para novo e, como tal, a contratação do internacional argentino Fernando Wilhelm será uma mais-valia para se assumir como voz de comando na fase defensiva. De Braga chega o internacional português Fábio Cecílio, um futsalista muito completo, rápido e agressivo nos dois lados do campo.
Por seu turno, Jefferson revela-se um elemento muito útil. A sua força de vontade, o seu estilo voluntarioso na ajuda aos companheiros é um exemplo a seguir, quer seja frente ao Sporting, quer seja diante de uma formação com menores recursos, como a Quinta dos Lombos. 
Prova de que os responsáveis encarnados estão atentos à formação é a promoção à equipa principal de um jovem com enorme potencial, como é o caso de Tiaguinho. Tem aqui uma bela oportunidade para demonstrar toda a sua capacidade. 

Na posição de ala, apresentamos jogadores de características diferentes. 
Um Bruno Coelho com a raça "à Benfica", aliada a uma boa capacidade de desequilíbrio e de finalização. Mas também Chaguinha, o "motor" de todo o nosso colectivo. Um dos melhores jogadores do Campeonato. Muito rápido, bom nos duelos individuais, dotado de excelente visão de jogo. É alguém que nunca desiste de um lance. Um craque de 'fato-macaco'. 
A velocidade chega por intermédio de Ré. Considero-o um futsalista de "transições". Demonstrou na última época que "tem golo" nos pés, acabando por ser um atleta importante para o sucesso colectivo. Ao seu lado terá outra cara nova desta temporada, o também português Mário Freitas. Um dos jogadores-revelação do último Campeonato. Este internacional luso é sinónimo de muita rapidez, boa técnica e muita agressividade ofensiva. Trará mais competitividade ao plantel, o que é fundamental para um plantel com as aspirações do nosso. Ninguém pode dormir "à sombra da bananeira"!
Rafael Henmi dissipou-me bastantes dúvidas que tinha a respeito do seu real valor no início da última época. Deixou de ser o miúdo apenas com enorme talento para colocar toda a sua capacidade individual ao serviço da equipa. Acredito que, com a maturidade que vai adquirindo ao longo das temporadas, poderá ter cada vez mais preponderância dentro do plantel encarnado.  
Bruno Pinto será o ala que, em tese, terá menos minutos de competição. Ainda não deu o "salto" que se impunha. Continua a jogar com pouca intensidade, procurando fugir aos contactos, confiando em demasia na sua qualidade técnica para resolver todos os problemas. 

Fechando a exposição por posições sobre o plantel encarnado, na posição de pivot temos aquele que será, na minha opinião, o melhor marcador da época - Alessandro Patias. Internacional italiano, dono de um potente remate e uma eficácia notável na hora de bater livres de 10 metros. É um pivot muito móvel, que sai muitas vezes da posição e se revela muito inteligente na interpretação dos diversos momentos do jogo. Um matador!
Dispomos ainda de Alan Brandi para esta posição. Muito dotado tecnicamente, conhecedor de todos os movimentos de costas para a baliza, enche-me as medidas. Por aqui posso dormir descansado. 

Olhando para o nosso principal rival, o Sporting CP, tenho que reconhecer que está claramente mais forte. Copiaram a nossa estratégia do ano anterior e foram ao mercado italiano contratar três internacionais transalpinos de grande valor. Pelo que já tive oportunidade de observar, Alex Merlim é um craque e será certamente um dos melhores executantes em Portugal. Sem sombra de dúvidas. Acredito que teremos o prazer de acompanhar uma luta titânica entre os dois clubes da 2ª circular pela conquista dos troféus nacionais em disputa. Relembro que, nesta época, será introduzida a Taça da Liga, a ser jogada pelos 8 melhores clubes da 1ª volta do Campeonato Nacional. 
Analisando os restantes emblemas, parece-me que o fosso entre os dois crónicos candidatos ao título nacional e das demais formações será maior. Importa contudo ter presente que AD Fundão, Sp. Braga, Burinhosa, SL. Olivais são equipas sempre complicadas de enfrentar e, como tal, podem criar problemas a qualquer adversário. 
Na Uefa Cup, o nosso objectivo tem que passar por chegar à fase final. Contudo, o pensamento que deve presidir a nossa campanha europeia passa por disputar jogo a jogo, procurar superar cada obstáculo e dar cada passo de forma consistente, pois não podemos perder a humildade que caracteriza esta equipa desde a última época.

Em suma, treino a treino, dia a dia, jogo a jogo, jornada a jornada, o objectivo é derrotar todos os adversários. 
Nós, os adeptos, estaremos em cada pavilhão a apoiar-vos e a exigir de vós a máxima entrega em cada segundo de cada jogo. 
Lembrem-se: vestir o Manto Sagrado é um orgulho, mas, simultaneamente, uma responsabilidade!

A responsabilidade tem um nome: GANHAR, GANHAR, GANHAR!


Podem consultar tudo sobre a época do Futsal do SL Benfica em:



FORÇA SPORT LISBOA E BENFICA!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário