quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A culpa não pode morrer (sempre) solteira!

O compromisso total com o Glorioso é fundamental para qualquer atleta envergar o Manto Sagrado. Quando tal não acontece, a porta da saída é a serventia da casa. Só faz falta quem quer cá estar! 

Comecemos por Carlos Carneiro. Após oito anos de águia ao peito, o central termina o seu ciclo ao serviço do SL Benfica. Chegou à Luz e cedo mostrou porque era, na altura, o melhor jogador português. Foi Campeão com Donner, levando a equipa "às suas costas". Depois ajudou a "empurrar" para fora do Benfica o melhor treinador de sempre a trabalhar em Portugal e iniciou o caminho penoso que esta modalidade tem enfrentado no clube. Gozou de demasiado poder dentro da estrutura da secção. Não obstante ter demonstrado profissionalismo, empenho e ambição, a sua atitude dentro do campo era cada vez mais individualista e não fazia a diferença que se exigia. 
O seu futuro passa pelo outro lado da segunda circular. Chegou a mandar mensagens para as claques encarnadas a dizer que era insultado, cuspido e maltratado pelos adeptos do Sporting e, como tal, pedia que marcássemos presença nos jogos para o ajudarmos - a ele e aos companheiros - a enfrentar todo o sofrimento que viviam nos derbies. Dizia que os leões mereciam o seu ódio. Revelou-se um homem sem carácter e personalidade. Adeus! 

A transferência mais badalada do mercado de Andebol foi a mudança de António Areia do SL Benfica para o FC Porto. Aquele que foi um dos melhores jogadores na época passada mostrou que não tem carácter para vestir o Manto Sagrado. Renovou o seu contrato com o Benfica até 30 de Junho de 2015, com mais um ano de opção (até Junho de 2016). Este energúmeno rubricou aquele acordo com o Glorioso de livre e espontânea vontade e até ficou patente, nesse momento, que veria o seu vencimento aumentado, caso o clube exercesse a opção. 
Em Junho, o Glorioso exerceu a opção e o mercenário contestou-a, afirmando que se considerava um jogador livre. Inclusive, o clube já lhe pagou o mês de Julho correspondente ao primeiro mês da época 2015/2016. Deve ter servido para uma ida ao cabeleireiro. Enfim...
Jogou 7 anos no SL Benfica e não se apresentou aos trabalhos de início de época 2015/2016, não tendo sequer coragem de dar uma justificação ao clube. Cobarde! Serão os tribunais a resolver esta questão. 
Quem era o Areia antes do Benfica? Um projecto de andebolista! Em 2013 era suplente do David Tavares. Jogador com quem o clube não renovou para dar oportunidade ao talento vindo da formação. Resultado? O mercenário cuspiu no prato onde comeu.  

O lateral direito Cláudio Pedroso é o espelho da mediocridade desta secção. Uma eterna promessa falhada. Chegava à hora da decisão e nunca mostrava todo o potencial que lhe era apontado. Um atleta amorfo, sem capacidade de luta, sem garra, à imagem do que foi o Andebol benfiquista durante alguns anos. Uma vergonha! Um profissional muito fraco! Estou aliviado por saber que vais estar longe do Benfica (emprestado ao Madeira SAD). 

Fiquei contente quando Dario Andrade assinou pelo SL Benfica. Considerava-o o melhor ponta esquerdo português. Acreditava que iria constituir uma mais-valia para o nosso colectivo. Fez uma primeira temporada de bom nível, mas foi caindo de produção e a sua saída é natural. Nas últimas épocas sempre me pareceu um andebolista que não mostrava grande ambição e que estava na Luz quase por obrigação. Completamente alheado do clube!
Embora ainda não exista acordo para a rescisão do contrato está fora das nossas contas. Ainda bem!

Por fim, senti alguma tristeza quando soube que o pivot José Costa não iria continuar no Glorioso. Era um jogador que fazia a diferença. Grande qualidade técnica, fisicamente muito forte e que fazia muitos golos. Porém, em sentido contrário, notabilizava-se por contestar muito as decisões arbitrais, prejudicar a equipa com exclusões desnecessárias em momentos importantes, colocando, assim, em causa o trabalho colectivo. Sinceramente, quando o vi, no Jamor, envergando a camisola do Sp. Braga na final da Taça de Futebol, percebi que estava na hora da despedida do SL Benfica. 





7 comentários:

  1. Só faz falta quem fica. Quem sai do Benfica perceberá, rapidamente, o que perdeu.

    ResponderEliminar
  2. Estou muito contente com esta vassourada. O Areia não vai fazer falta nenhuma, se os restantes não tinham atitude, ele não ficava muito atrás. Para além do mais, vi uma entrevista dele na BTV e pareceu-me arrogante e maniento. Essa do Carneiro mandar mensagens às claques parece rebuscada, tens a certeza do que estás a dizer?

    ResponderEliminar
  3. despedir um tecnico carismatico como o alexander donner DEPOIS DE SER CAMPEAO REPITO EM CAPS LOCK DEPOIS DE SER CAMPEAO enfim so de gente nem ha palavras a partir de 2008 foi sempre a descer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem sei que o Presidente não se mete muito nas modalidades mas deram poder a um treinador de futebol e não quiseram dar a um treinador de andebol. o resultado é esse que tu dizes...

      Eliminar
  4. Ainda tenho no meu telefone uma das muitas mensagens que o Carneiro replicada antes dos der um, um dos quais foi bastante quente com interrupções várias

    ResponderEliminar
  5. Concordo em absoluto. Não sabia dessa ligação o ao Braga pelo que defendia a continuidade de José Costa, um jogador de quem sempre gostei (mesmo com as paragens cerebrais).

    ResponderEliminar