terça-feira, 19 de maio de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana de resultados positivos para as modalidades de pavilhão do SL Benfica com excepção do jogo de Domingo dos Tri-Campeões de Basquetebol. No Futsal asseguramos um lugar nas meias-finais dos Playoffs, enquanto no Hóquei em Patins confirmámos a conquista do campeonato nacional sem derrotas.

Confira, de seguida, o rescaldo de toda a jornada do mundo eclético dos encarnados. 

Jornada dupla agridoce para o Basquetebol benfiquista. 
Na tarde de Sábado, o Tri-Campeão deslocou-se até Ovar para dar a volta na eliminatória ao derrotar a Ovarense por 77-82 no terceiro encontro da meia-final dos Playoffs. 
Depois de anular o factor "casa" dos encarnados, a formação vareira revelou a intenção de se colocar em vantagem nesta série. Durante os primeiros dez minutos, a eficácia registada no ataque, aliada à passividade benfiquista na defesa do seu cesto, permitiu aos homens da casa chegaram à frente no final do primeiro período por 7 pontos de diferença (21-14). No segundo quarto, os comandados de Carlos Lisboa aumentaram a agressividade defensiva e conseguiram recolher ao balneários com uma igualdade a 34 pontos. Resultado justo face ao que se tinha passado em campo. 
O terceiro período foi totalmente dominado pelas águias. A eficácia no tiro exterior traduziu-se numa excelente desempenho ofensivo (29 pontos), o que lhes permitiu disputar os últimos 10 minutos com uma vantagem na "casa" das dezenas (59-69). 
No entanto, o conjunto de Ovar nunca desistiu e conseguiu reentrar na discussão do resultado na fase final da partida. A incerteza quanto ao vencedor manteve-se até bem perto do apito final, até porque, a pouco mais de 1 minuto para o fim, Miguel Miranda colocou o placar num 73-74. Porém, na resposta, Carlos Andrade não tremeu da linha de lance livre (76-73). Os vareiros estavam à distância de uma posse de bola, porém Sergi Brunet não foi eficaz no lançamento da linha de lance livre. Já do outro lado do campo, Seth Doliboa praticamente sentenciou o desfecho do encontro com mais dois pontos (78-73). A Ovarense ainda tentou responder através de lançamentos do arco dos três pontos, todavia sem sucesso. Desta forma, o Tri-Campeão recuperou novamente o "factor casa". 
O factor-chave para esta vitória foi a percentagem de lançamento registada pelos encarnados, tanto de dois (57%), como de três (48%) pontos. Mais uma vez, Carlos Andrade (21 pontos e 6 ressaltos) soube liderar a equipa nos momentos decisivos transmitindo confiança a todo o colectivo. O base Tomás Barroso também foi preponderante, principalmente na eficácia do tiro exterior. De todo o modo, concluía-se ser necessário jogar bem melhor para fechar a eliminatória no dia seguinte. 
No Domingo, a Ovarense conseguiu forçar a "negra" ao bater o SL Benfica por 67-61 na quarta partida desta meia-final emocionante. 
A primeira parte foi muito pobre em pontos, sobretudo no quarto inicial em que os vareiros venceram por 11-7. Muito mau! Até ao intervalo, a fluidez ofensiva das duas equipas melhorou bastante - como se esperava -, contudo era a formação vareira quem estava por cima no jogo, fruto da acção mais colectiva no ataque, sempre na procura da melhor solução para lançar ao cesto. Perdíamos por seis pontos por altura do descanso (33-27). 
A etapa complementar começou de forma equilibrada. Ainda assim, os homens de Ovar mantiveram-se sempre na frente do marcador. A partir do meio do terceiro período, com Jobey Thomas (25 pontos) de regresso às boas exibições conseguimos igualar a contenda (45-45). 
Começamos muito fortes no quarto e derradeiro parcial, com duas "bombas" de três pontos e um cesto e falta de Carlos Andrade a assegurarem uma vantagem aos encarnados de 9 pontos (45-54). Os homens da casa responderam principalmente através do jogo interior e conseguiram estancar a nossa eficácia com uma defesa zona muito agressiva. O jogo estava novamente equilibrado para os minutos finais. 
Já no último minuto, Fernando Neves sofreu uma falta no acto de lançamento de 3 pontos, converteu os 3 lances livres e colocou a Ovarense na liderança do jogo (61-59). Gentry voltou a empatar, porém, de novo da linha de lance livre, José Barbosa desfez a igualdade. Faltavam 36 segundos para o fim. 
Depois de um time-out pedido por Carlos Lisboa, Carlos Andrade falhou um triplo e, na sequência desse lance, a equipa visitada beneficiou novamente de lançamentos da linha de lance livre, os quais foram executados com sucesso. De seguida, Tomás Barroso comete uma falta ofensiva e compromete em definitivo a possibilidade de vitória. 
Não soubemos "matar" o jogo. Deixamos o adversário acreditar e o enorme coração vareiro deu a volta à contenda, levando esta série para uma "negra". Um castigo justo para um Benfica bem abaixo do que pode fazer, em contraste com uma Ovarense a jogar nos seus limites. O Vitória SC de Guimarães já se encontra na Final do Campeonato, após ter vencido os dois duelos em Barcelos frente ao Basquete Clube local.

Resultados Finais do Jogo 3 das Meias Finais dos Playoffs

Ovarense 77-82 SL BENFICA (1-2)
BC Barcelos 54-72 V. Guimarães (1-2)

Resultados Finais do Jogo 4 das Meias Finais dos Playoffs

Ovarense 67-61 SL BENFICA (2-2)
BC Barcelos 56-63 V. Guimarães (1-3)


O SL Benfica carimbou a sua passagem para as meias-finais dos Playoffs de Futsal, após ter goleado pela segunda vez a equipa do Leões de Porto Salvo por seis bolas a uma, em duelo disputado no Pavilhão nº 2 da Luz. 
Os pupilos às ordens de Joel Rocha entraram dispostos a resolver este encontro o mais rápido possível. Logo aos três minutos, o "matador" Alessandro Patias abriu o activo num remate cruzado de pé esquerdo. Pouco tempo depois, os encarnados tiraram partido da pressão exercida sobre o opositor para chegar ao 2-0 por intermédio de Rafael Henmi, após assistência de Patias. Restavam poucas esperanças à formação visitante. 
A formação de Porto Salvo tentou reagir à desvantagem, porém revelou-se ineficaz na hora de atirar à baliza. Do outro lado do campo, as enormes fragilidades defensivas do Leões foram aproveitadas por Ré para fazer o terceiro golo ainda antes do intervalo, após boa combinação com o energético Chaguinha. 
No início da segunda parte, esteve em evidência o guarda-redes Bebé, protagonista de um punhado de boas intervenções que evitaram o golo do adversário. Ainda assim, depressa veio ao de cima a maior qualidade individual e colectiva do Benfica que disparou no marcador. O internacional português Ré bisou na conclusão de um canto apontado por Chaguinha. Depois foi a vez de Bruno Coelho fazer o gosto ao pé, num bela triangulação ofensiva benfiquista. O grande momento da tarde estava guardado para o sexto golo encarnado com Alessandro Patias a receber a bola no peito e, num remate à meia volta, bater o guarda-redes contrário. Fantástico!
Até final, os encarnados estiveram sempre no controlo das operações e ainda houve tempo para o merecido golo do Leões, cujo autor foi o jovem Cláudio Borges. 
Estamos num bom momento de forma, muito consistentes e pragmáticos. Venha o Fundão na luta por um lugar na Final do Campeonato Nacional. Sp. Braga e Sporting discutem a outra vaga. 

Resultados Finais do Jogo 2 dos 1/4 de Final dos Playoffs

SL BENFICA 6-1 Leões de Porto Salvo (2-0)
Sporting 4-1 Módicus (2-0)
Sp. Braga 5-1 Burinhosa (1-1)
SL. Olivais 6-3 AD Fundão (1-1)

Resultados Finais do Jogo 2 dos 1/4 de Final dos Playoffs

Sp. Braga 3-2 Burinhosa (2-1)
SL. Olivais 5-6 AD Fundão (1-2)


Com o título de Campeão já assegurado, o Hóquei em Patins encarnado recebeu e goleou o HC "Os Tigres" por 11-3 em partida a contar para vigésima sexta e última ronda do Campeonato Nacional. 
Um Pavilhão Fidelidade bem composto presenciou a consagração de um Campeão Invicto! A invencibilidade era o grande objectivo para este desafio perante um rival que lutava pela manutenção no principal escalão da modalidade. Mas cedo o sonho de se manterem na primeira divisão se esfumou, pois Carlos López, João Rodrigues, Diogo Rafael e o génio Nicolia começaram a construir um resultado dilatado no decorrer da primeira parte. Filipe Bernardino ainda reduziu a desvantagem, mas o marcador já exibia um 4-1 favorável às águias aquando do intervalo. 
Nos derradeiros vinte e cinco minutos, André Martins finalizou com sucesso por duas vezes e reacendeu a chama da esperança dos rapazes de Almeirim. Contudo, o plantel liderado por Pedro Nunes respondeu de forma poderosa, não dando chances ao seu adversário. João Rodrigues marcou em mais seis ocasiões e o capitão Valter Neves também quis deixar a sua marca neste duelo. 
Objectivo cumprido! Com goleada e nota artística! O Glorioso conquista o campeonato de forma invicta, o que não ocorria desde a temporada de 1994/1995. Brilhante! 
Valongo e Oliveirense asseguraram a presença na Liga Europeia da próxima época enquanto Sporting, OC Barcelos, Juventude de Viana, HC Turquel e Paço de Arcos irão marcar presença na Taça CERS. 
Agora temos que estar totalmente focados na conquista da Taça de Portugal. Quero fazer a "dobradinha". Força Rapazes! 

Resultados Finais da 26ª Jornada

SL BENFICA 11-3 HC "Os Tigres"
Candelária 4-2 Paço de Arcos
Oliveirense 5-3 OC Barcelos
CH Carvalhos 3-2 HC Turquel
AD Sanjoanense 6-3 CD Póvoa
Juventude de Viana 3-3 Sporting
FC Porto 6-6 AD Valongo




Sem comentários:

Enviar um comentário