domingo, 5 de abril de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Duas vitórias e duas derrotas. Eis o resumo de um fim-de-semana agridoce para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. No Futsal estamos agora a apenas um ponto de assegurar o primeiro posto da fase regular; já no Basquetebol conquistamos, de forma matemática, a vantagem "casa" nos Playoffs. Pela negativa, o Andebol encarnado perdeu os dois jogos realizados no Dragão Caixa. 

Confira o rescaldo de todos estes encontros realizados na jornada de Páscoa que nos trouxeram sentimentos distintos. 

Na partida de abertura da vigésima quarta e antepenúltima ronda da Fase Regular do Nacional de Futsal, os encarnados receberem e golearam o Boavista por seis bolas a uma. Este triunfo permite aos pupilos liderados por Joel Rocha ficar a apenas um empate da conquista do primeiro lugar nesta fase.
A primeira parte foi totalmente dominada pelas águias, que aproveitaram a permissividade defensiva dos axadrezados para "cavarem" uma vantagem importante no marcador. A vitória começou a ser desenhada numa recuperação de bola perto da baliza contrária, com Alessandro Patias a finalizar ao segundo poste após boa assistência por parte de Chaguinha. O Benfica continuou a carregar no acelerador e, na sequência de duas reposições laterais, Patias e Ré praticamente definiram o vencedor do embate. Estavam jogados cerca de 11 minutos.
Com 3-0 no marcador, o Boavista reagiu e acabou por reduzir a diferença através de um livre frontal transformado por Freddy, no qual Juanjo foi mal batido. No entanto, a resposta dos homens da casa foi imediata e Ré acabou por bisar, em nova transição rápida dos encarnados, fixando o resultado em 4-1 com que se chegou ao descanso. 
Na etapa complementar, a formação benfiquista optou por baixar um pouco a intensidade/ritmo do jogo, permitindo assim que o Boavista conseguisse equilibrar um pouco mais as contas, nomeadamente no equilíbrio defensivo. Contudo, o Benfica esteve sempre no controlo das operações e acabou por fazer abanar novamente as redes contrárias por duas ocasiões, com o internacional italiano Alessandro Patias a completar o "poker" neste desafio. 
Numa exibição de boa qualidade, ainda pecámos bastante na finalização. O próximo desafio passa por ganharmos na curta deslocação até Porto Salvo e assim garantirmos a vantagem "casa" nos Playoffs. 

Resultados Finais da 24ª Jornada

SL BENFICA 6-1 Boavista
Póvoa Futsal 4-2 Belenenses
Unidos Pinheirense 3-4 Sporting
Sp. Braga 3-2 AD Fundão
Rio Ave 3-1 Leões de Porto Salvo
Burinhosa 5-2 Dramático de Cascais
Módicus 4-5 SL. Olivais 


Em Barcelos, o Tri-Campeão bateu de forma suada o Basket Clube local por 77-82 em jogo a contar para a 20ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. Após a derrota do nosso grande rival Vitória SC de Guimarães na ilha dos Açores, garantimos o triunfo nesta fase da competição. 
O embate entre Benfica e BC Barcelos voltou a ser uma excelente promoção da modalidade. Muito disputado, bem jogado em várias fases do encontro e com grande emoção até aos minutos finais, à semelhança daquilo que havia sucedido na Final da Taça de Portugal. 
Os encarnados começaram melhor, revelando uma excelente eficácia ofensiva, a qual permitiu acabarem o primeiro período na frente (20-26). Nos dez minutos seguintes, o conjunto barcelense foi mais agressivo do ponto de vista defensivo, protagonizando mesmo a reviravolta no marcador até ao intervalo (41-40). Neste momento não posso deixar passar em claro a desigualdade de critério do trio de arbitragens. Chegámos a ter o dobro das faltas do nosso opositor. Quem tem de equilibrar os jogos são os atletas, não os árbitros. Tem sido um hábito nos jogos mais equilibrados que temos tido ao longo da temporada. 
No reatar da partida, as águias voltaram a defender melhor e a eficácia no processo ofensivo voltou a subir, permitindo que alcançássemos uma boa almofada de pontos à entrada do derradeiro parcial (53-65). O Barcelos reagiu nos últimos dez minutos, mas o cansaço dos seus elementos na fase decisiva do encontro não lhes permitiu dificultar ainda mais a contenda para os comandados de Carlos Lisboa. Mais uma vez, não soubemos gerir da melhor forma a vantagem pontual que obtivemos.
A boa percentagem de lançamento dos encarnados (61%) foi determinante para o sucesso. Jobey Thomas, mais uma vez, esteve em destaque ao somar 17 pontos, seguido de perto por Ronald Slay (15 pontos, 4 ressaltos) e Tomás Barroso (14 pontos, 5 assistências, 4 ressaltos). 
Podemos preparar a entrada dos Playoffs da melhor maneira durante as próximas duas semanas. 

Resultados Finais da 20ª Jornada

BC Barcelos 77-82 SL BENFICA
Oliveirense 68-58 Algés
Lusitânia 70-68 V. Guimarães
Sampaense 96-85 CAB Madeira
Ovarense 75-65 Galitos Barreiro
Maia Basket 73-65 Illiabum 


A equipa de Andebol do SL Benfica perdeu os dois primeiros "Clássicos" da meia-final dos Playoffs. O Dragão Caixa foi o palco de dois triunfos por parte da turma portista que assim confirmou o favoritismo que lhe era atribuído nesta eliminatória. Mas não se pense que a diferença de qualidade entre os dois emblemas foi gritante. Muito longe disso. Quer o jogo de sexta-feira, quer o jogo de Sábado tiveram características muito semelhantes. 
A formação portista começou melhor os dois encontros, adquirindo uma boa vantagem nos primeiros 10/15 minutos da partida. Os rapazes às ordens de Mariano Ortega conseguiram reagir e equilibrar as contas do encontro, recolhendo aos balneários com tudo em aberto. Na segunda parte dos encontros, o equilíbrio foi a nota dominante, com diferenças mínimas no marcador, normalmente favoráveis aos homens da casa. 
Em ambos os jogos, a diferença fez-se sempre nos minutos finais dos embates, com os encarnados a oscilarem muito do ponto de vista emocional, não aproveitando as situações de vantagem numérica. Quando podíamos igualar a partida, falhámos sempre nos momentos-chave. Por outro lado, os azuis e brancos - sempre com realce para o melhor jogador do Campeonato, o português Gilberto Duarte - foram sempre mais fortes na hora da decisão. 
Evoluímos muito desde o início da época. Precisámos de dar o passo em frente para ganhar neste tipo de jogos diante das melhores equipas nacionais. Estamos entre a espada e a parede. Temos de vencer os dois jogos na Luz, com o próximo a ter lugar já na próxima quarta-feira. Mostramos que temos capacidade para vencer o nosso adversário. Temos que evitar cometer tantas falhas técnicas, aumentar um pouco a agressividade sobre a primeira linha portista e ter sangue frio para aproveitar os momentos em que nos encontramos por cima no encontro. Eu acredito em vocês. Mostrem-me que são capazes!

Campeonato Nacional (Playoffs) - Jogo 1 da Meia Final

FC Porto 28-25 SL BENFICA
Sporting 30-23 ABC

Campeonato Nacional (Playoffs) - Jogo 2 da Meia Final

FC Porto 28-27 SL BENFICA 
Sporting 33-27 ABC 


Sem comentários:

Enviar um comentário