terça-feira, 10 de março de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A conquista da 15ª Taça de Portugal de Voleibol pela equipa do SL Benfica foi o ponto alto do último fim-de-semana desportivo. Também demos mais um passo para assegurar a liderança da Fase Regular do Nacional de Basquetebol e iniciámos da melhor forma os Playoffs no Andebol. Pela negativa, no sábado somámos empates nas secções de Futsal e Hóquei em Patins, as quais, contudo, em nada comprometem os seus objectivos. 

Confira o rescaldo e toda a análise das partidas onde o Glorioso esteve presente.  

Santo Tirso foi o palco de mais uma festa do Bi-Campeão Nacional de Voleibol. Os comandados de José Jardim somaram três triunfos e levaram a Taça de Portugal para o Museu Cosme Damião. Um percurso notável!
O primeiro passo foi dado na noite de sexta-feira, com a vitória sobre o Vitória de Guimarães pela margem máxima. Os parciais de 25-15, 25-15 e 25-19 espelham bem a diferença de capacidade entre os dois conjuntos. Favoritismo confirmado e passagem à fase seguinte da competição. 
Para Sábado estava marcada uma "final antecipada". Pela frente encontrámos o nosso grande rival no Campeonato Nacional, a Fonte Bastardo.
A surpresa foi a enorme superioridade das águias. Mostrámos porque somos a melhor equipa nacional. Uma exibição de enorme classe, querer e ambição traduziu-se num triunfo por esclarecedores 3-1. Apenas pecamos no terceiro set, quando estávamos a vencer por 23-18 e acabamos por ceder na fase decisiva (25-27). A lesão do distribuidor Vinhedo, foi um golpe duro para o colectivo. No entanto, com Perini a assumir o seu lugar demos uma tremenda resposta e acabámos por assegurar um lugar na Final. Fomos muito eficazes na hora da recepção e extremamente agressivos no capítulo do serviço. 
No domingo, a conquista do troféu decidiu-se no frente-a-frente perante o histórico Sporting de Espinho. Assumíamos que éramos mais fortes, mas pela frente estava um emblema com um conjunto de atletas experientes, dotados de muita qualidade e habituados a estes grandes momentos. 
Na hora da decisão, os encarnados foram muito mais fortes a todos os níveis. Superior capacidade de bloco, maior eficácia no "side-out" e enorme poder de remate junto à rede mostraram porque somos os actuais campeões da modalidade. Sem espinhas! Limpinho!
Parabéns a todos os jogadores, técnicos e directores desta secção por juntarem a Taça à Supertaça conquistada no começo desta época. Falta o mais importante: o Tri. 
Este troféu é inteiramente dedicado ao Vinhedo. Um craque! Um profissional fantástico! Deu tudo o que tinha e não tinha pela equipa! À Benfica! 

Final 8

Quartos de Final

SL BENFICA 3-0 V. Guimarães (25-19; 25-19; 25-15)
Esmoriz 0-3 Atl. Madalena (20-25; 16-25; 19-25)
Ac. São Mamede 2-3 Sp. Espinho (24-26; 25-22; 25-23; 22-25; 10-15)
Fonte Bastardo 3-0 Famalicense (25-16; 25-17; 25-16)

Meias Finais

SL BENFICA 3-1 Fonte Bastardo (25-18; 25-21; 25-27; 25-19)
Atl. Madalena 1-3 Sp. Espinho (29-31; 25-27; 25-22; 24-26)

Final

SL BENFICA 3-0 Sp. Espinho (25-20; 25-19; 25-14)


O Tri-Campeão deslocou-se até São Paio de Gramaços e derrotou o Sampaense por 71-97 na décima oitava ronda da Fase Regular do Campeonato Nacional de Basquetebol
Para este encontro, Carlos Lisboa já pôde contar com dois dos seus bases - Tomás Barroso e Diogo Gameiro -, o que já não obrigou o nosso treinador a adaptar jogadores nessa posição tão específica. 
A primeira parte foi equilibrada com os dois emblemas a somarem muitos pontos, sempre com ligeiro ascendente por parte da formação benfiquista. No descanso, as águias venciam por cinco pontos de diferença (41-46), fruto da eficácia de lançamento do líder da classificação diante de um adversário que ofereceu enorme réplica. 
O terceiro período definiu o vencedor da partida. As águias estiveram mais fortes no seu processo defensivo e a produção do opositor caiu de forma drástica (12 pontos). Já o Benfica disparou no marcador para uma vantagem na casa dos 20 pontos (53-74). 
No derradeiro período, os encarnados geriram a diferença no placar e os homens da casa foram em busca do prejuízo. Todavia, tais esforços não tiveram efeitos positivos para o nosso adversário. Continuamos firmes no topo da pauta classificativa enquanto que o Sampaense continua na última posição. 
Analisando friamente as percentagens de lançamento, percebe-se claramente que um Benfica com 74% de 2 pontos e 48% de 3 pontos nunca poderia sucumbir neste embate. Em destaque esteve o norte-americano Seth Doliboa, que foi o melhor elemento em campo com 22 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências.

Resultados Finais da 18ª Jornada

Sampaense 71-97 SL BENFICA
Ovarense 57-66 Algés
Lusitânia 72-62 Illiabum
BC Barcelos 80-76 Oliveirense
Maia Basket 86-61 Galitos Barreiro
V. Guimarães 82-60 CAB Madeira 


Empate a três bolas no "Clássico" entre SL Benfica e FC Porto, a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europeia de Hóquei em Patins
Um Pavilhão Fidelidade com 2100 pessoas assistiu a um desafio de grandes emoções que deixou tudo em aberto para o Dragão Caixa, no dia 22 de Março. 
A fase inicial foi muito táctica, com os dois conjuntos muito cautelosos, a arriscarem muito pouco, só atacando a baliza pela certa. Os golos surgiram apenas na recta final dos primeiros 25 minutos. Quando faltavam sete minutos para o recolher aos balneários, numa jogada de contra-ataque, Pedro Moreira inaugurou o marcador a favor dos portistas. A partir desse momento, o jogo "abriu", partindo o Benfica para uma reacção forte. Na transformação de uma grande penalidade por falta clara, Carlos Nicolia igualou a contenda. O jogo estava "quentinho". Volvidos poucos minutos foi exibido cartão azul a Hélder Nunes e o astro argentino teve novo confronto diante do "animal" Edo Bosh. Desta feita o espanhol levou a melhor. Ainda assim, a pouco mais de um minuto do intervalo, Carlos López passou os encarnados para a frente numa jogada de pura classe dentro da área. O 2-1 a favor das águias era um resultado justo face ao que se passou em ringue até à fase do descanso deste encontro. 
No reatamento do jogo, Reinaldo Ventura beneficiou de um livre directo, mas atirou ao lado da baliza defendida por Guillem Trabal. Na resposta, e a jogar em "underplay", a formação encarnada, por intermédio de Carlos Nicolia, aumentou a vantagem dos visitados numa transição rápida. Porém, com os encarnados ainda em inferioridade numérica, Pedro Moreira reduziu a desvantagem portista num lance de muito azar por parte de Trabal. Faltavam 15 minutos para o apito final. 
Nesta fase da partida, os encarnados estavam claramente a dominar todas as operações, criando muito perigo junto da baliza contrária, inclusive com Carlos López a atirar ao poste. A seis minutos do fim, as águias cometem a sua décima falta e Trabal leva azul por protestos. No lugar do espanhol, Pedro Henriques foi enorme e impediu Hélder Nunes de fazer o empate na execução do livre directo. 
Quando já toda a gente esperava o final do encontro, Caio, numa lance de inspiração individual muito facilitado pela passividade de Tuco, marcou o 3-3. Um empate caído do céu, que deixou os encarnados muito desiludidos. 
Nada está perdido. Temos capacidade para bater o nosso rival no seu pavilhão. Não podemos cometer tantas asneiras a nível defensivo e temos que ser bem mais intensos no ataque. Fomos demasiado receosos. 
Agora o foco passa novamente para o Campeonato Nacional, com uma "final" marcada para quarta-feira na recepção ao CH Carvalhos. Eu acredito em vocês!

Liga Europeia

Quartos de Final (1ª Mão)

SL BENFICA 3-3 FC Porto
Liceo da Corunha 2-2 Vic
Valdagno 2-6 FC Barcelona
Breganze 5-2 Forte dei Marmi 


Em jogo que culminou com um "score" muito pouco comum em Futsal, Burinhosa e o líder Benfica empataram a zero em jogo a contar para a 23ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional da modalidade. Realce para a excelente transmissão realizada pela nossa Benfica TV numa partida realizada longe dos pavilhões da Luz. Muito Bem. 
A ineficácia castigou a turma liderada por Joel Rocha na deslocação até à Nazaré. Falhámos demasiadas oportunidades claras de golo, entre as quais uma grande penalidade desperdiçada pelo italiano Alessandro Patias. 
Em virtude deste empate e da vitória do Sporting, a vantagem dos encarnados reduziu-se para cinco pontos quando faltam três etapas para o fim desta fase da prova. Não podemos perder mais pontos. 
Segue-se uma paragem (três semanas) das competições nacionais devido aos compromissos da Selecção Nacional para o Europeu. 

Resultados Finais da 23ª Jornada

Burinhosa 0-0 SL BENFICA
Sp. Braga 7-4 Unidos Pinheirense
Boavista 3-8 Rio Ave
AD Fundão 3-2 Leões de Porto Salvo
SL. Olivais 7-1 Póvoa Futsal
Belenenses 4-3 Dramático de Cascais
Sporting 7-1 Módicus 


A cidade da Maia assistiu a uma "entrada com a mão direita" do conjunto treinado por Mariano Ortega nos Playoffs do Nacional de Andebol. Triunfo categórico por 24-35 frente ao Águas Santas no primeiro jogo do quartos-de-final desta fase da competição, jogada à melhor de três partidas. 
Este desafio iniciou-se de forma esperada, com o equilíbrio a ser a nota dominante. Sucessivas igualdades até aos 11 minutos (8-8). Entretanto, o Benfica assumiu a liderança do marcador mas não conseguiu mais que dois golos de vantagem, anulados pelos maiatos aos 18 minutos. No resto da primeira parte, os encarnados passaram a defender de forma mais solidária e a evitar que o melhor jogador contrário (Pedro Cruz) fizesse a diferença, conseguindo cavar um diferença confortável de golos até ao intervalo (14-19). 
A segunda parte começou com as águias muito fortes, protagonizando uma parcial de 3-0 que deixou o adversário bastante longe na discussão do resultado. O Águas Santas baixou um pouco os braços perante o melhor Benfica desta temporada. Defendemos de forma muito agressiva e no processo ofensivo fomos muito pacientes e inteligentes procurando sempre a melhor solução para finalizar. Excelente!
Dilatámos a vantagem até ao apito final naquela que considero ser a melhor exibição global da nossa equipa sob o comando do técnico espanhol. Nota para os nove golos apontados pelo ponta António Areia. 
Espero que confirmem a passagem às meias-finais na próxima quarta-feira, no Pavilhão da Luz. 

Playoffs 

Quartos de Final (Jogo 1)

Águas Santas 24-35 SL BENFICA
Madeira SAD 21-33 ABC
Sp. Horta 23-31 Sporting
Passos Manuel-FC Porto (11/3, 20h30) 


Sem comentários:

Enviar um comentário