terça-feira, 17 de março de 2015

Mais SLB

O SL BENFICA fez a "dobradinha", um quarto de século depois, no Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo 2015 disputado em Almeirim. Ganhamos em "toda a linha" - femininos e masculinos -, asseguramos um lugar na Taça dos Clubes Campeões Europeus, e conquistamos o Tetra em Júniores Masculinos. Superioridade inequívoca.
A Hexa-Campeã Dulce Félix e Rui Pinto, que ajudou a equipa Sénior Masculina a renovar o título (Tri!) e se tornou no 1.º atleta ao serviço do nosso clube a arrecadar o título nacional, após o longínquo ano de 1992, foram meritoriamente consagrados e revelaram-se protagonistas a nível individual.
Em Marrocos, os judocas Nuno Saraiva (-73 Kg) e Célio Dias (-90 Kg), que está de volta aos sucessos, evidenciaram-se ao conquistarem a medalha de Ouro no Open de Casablanca.
O Rugby benfiquista, que já selou o 3.º lugar da Fase Regular do Campeonato Nacional I Divisão, despachou, na condição de visitante, o CR São Miguel, por números expressivos, na penúltima jornada.
Desta vez o desfecho foi diferente. Perante o mesmo adversário do ano transacto, a equipa feminina de Rugby não logrou repetir o feito e perdeu a Final da Taça de Portugal para o CR Técnico. Agora segue-se o Campeonato Nacional onde iremos defender o título.
A dupla de canoístas benfiquistas, constituída por João Ribeiro e Bruno Rafael, arrecadou a medalha de Prata na prova de K2 5000 m da Taça de Portugal de Tripulações, na primeira presença do SL BENFICA nesta competição. João Ribeiro viria ainda a alcançar o 4.º lugar na disciplina de K1 5000 m do Campeonato Nacional de Fundo.


25 anos depois, o SL BENFICA voltou a conquistar o título de Campeão Nacional de Corta-Mato Longo, simultaneamente em masculinos e femininos, ou seja, a denominada "dobradinha"!!! Nos momentos dos títulos, a gloriosa secção de Atletismo não hesita em proporcionar aos benfiquistas motivos de festa e orgulho.
A cidade ribatejana de Almeirim - Pista do Parque da Zona Norte - assistiu a um domínio absoluto encarnado, que garantiu com a dupla vitória a presença na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Em masculinos (12 Km de percurso) celebramos, com 16 pontos totalizados, o 3.º título consecutivo, enquanto na vertente feminina (8 Km de percurso) arrebatamos, com 14 pontos acumulados, o título (o 7.º do nosso palmarés) que nos escapava desde 1990. Há ainda a frisar a 4.ª vitória consecutiva no escalão de Júniores Masculinos (18 pontos). Em Juvenis Masculinos subimos ao 2.º lugar do pódio. Recordamos que a classificação final colectiva resulta do somatório dos quatro melhores atletas de cada formação.
Pela primeira vez em mais de 111 anos de História, o SL BENFICA somou os títulos colectivos aos títulos individuais no mesmo ano no Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo. Impressionante registo! E, portanto, entre os muitos atletas encarnados que competiram, salientamos:
- Dulce Félix (25:21 min) que se sagrou Campeã Nacional pela 6.ª temporada consecutiva (a 2.ª ao serviço do nosso glorioso clube), com uma excelente ponta final.
- Rui Pinto (35:34 min) que se estreou na condição de Campeão Nacional de Corta-Mato Longo e que, 23 anos, se tornou no 1.º atleta benfiquista a subir ao lugar mais alto do pódio na prova. Mais uma vitória, dias depois do título nacional de Corta-Mato Curto. O rapaz está efectivamente endiabrado nesta fase da época!
- Diana Almeida e Samuel Barata que venceram no escalão de Sub-23.
Parabéns a todos. A hegemonia nacional na modalidade não cessa de aumentar. Atletismo é BENFICA!
Resultados oficiais em:
http://www.fpatletismo.pt/pt/1589/resultados-2015

Classificações Finais:
Masculinos
Rui Pinto - 1.º Lugar (35:34 min)
Rui Pedro Silva - 3.º Lugar
Ricardo Ribas - 5.º Lugar
Alberto Paulo - 7.º Lugar
José Moreira - 9.º Lugar
Samuel Barata - 16.º Lugar (Campeão Nacional Sub-23)
André Pereira - 17.º Lugar
Ruben Pessoa - 23.º Lugar
Ricardo Barbosa - 55.º Lugar

Feminino
Dulce Félix - 1.º Lugar (25:21 min)
Catarina Ribeiro - 3.º Lugar
Vanessa Fernandes - 4.º Lugar
Mónica Silva - 6.º Lugar
Susana Godinho - 11.º Lugar
Diana Almeida - 14.º Lugar (Campeã Nacional Sub-23)
Vera Nunes - 17.º Lugar










Na Corrida do Dia do Pai 2015 disputada na cidade do Porto, Hélio Gomes foi o grande vencedor, depois de cumprir a distância em 30:26 min.
Resultado oficial em:



Vários foram os atletas benfiquistas que representaram Portugal na Taça da Europa de Lançamento de Inverno, disputada Leiria, no Centro Nacional de Lançamentos e no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. Globalmente os resultados foram medianos, com Jorge Grave a rubricar a melhor prestação entre os presentes e a atingir a melhor marca pessoal do ano - 57,41 m.
Resultados oficiais em:

Classificações finais:
Lançamento do Peso
Marco Fortes - 10.º Lugar
Tsanko Arnaudov - 12.º Lugar
Lançamento do Martelo
António Vital e Siva - 16.º Lugar
Lançamento do Dardo
Tiago Aperta - 22.º Lugar
Lançamento do Disco
Jorge Grave - 18.º Lugar



Os judocas Nuno Saraiva (-73 Kg) e Célio Dias (-90 Kg) subiram ao lugar mais ambicionado do pódio no African Open de Casablanca, e contribuíram para que Portugal se tenha distinguido como o 2.º país mais titulado da competição internacional de Judo.
Resultados oficiais em:





Com o 3.º lugar presença nos Quartos-de-Final dos Playoff já consumados, a formação liderada por José Mendes Silva deslocou-se ao Estádio Universitário, Lisboa, e ultrapassou com êxito, de forma dilatada, o anfitrião CR São Miguel.
Resta uma jornada, Derby em casa com o Sporting, por cumprir na Fase Regular do Campeonato Nacional I Divisão de Rugby. 17 jogos, 11 vitórias.

17ª Jornada do Campeonato Nacional I Divisão - Fase Regular

Resultado final: CR São Miguel 15 - 38 SL BENFICA, (0-6 em ensaios)


A equipa encarnada de Rugby Feminino foi batida pelo CR Técnico no encontro decisivo, numa reedição da Final do ano transacto onde as nossas meninas ergueram o troféu, da Taça de Portugal, discutida no Campo da Sobreda da Caparica. Pese embora a surpreendente derrota, sublinhamos o percurso imaculado na Fase Final da prova, com várias vitórias folgadas, até ao derradeiro embate onde encontramos o único adversário capaz de suster a superioridade encarnada apresentada nos duelos anteriores. 

Fase Final
Resultado final: SL BENFICA 46-0 GD Cascais
Resultado final: SL BENFICA 66-0 Bairrada
Resultado final: SL BENFICA 45-0 Agrária Coimbra

Final

Resultado final: SL BENFICA 12 - 14 CR Técnico



A edição de 2015 do Campeonato Nacional de Fundo - Canoagem -, que decorreu no Rio Douro, freguesia de Melres, Gondomar, não resultou em medalha para João Ribeiro, 4.º classificado no extremamente competitivo K1 5000 m. Quanto aos restantes canoístas benfiquistas, Bruno Rafael cumpriu a distância no 25.º lugar e, no sector feminino, Joana Vasconcelos teve um dia negativo após desistência. Em simultâneo, e precisamente no mesmo local, realizou-se a Taça de Portugal de Tripulações, com a embarcação do SL BENFICA - João Ribeiro e Bruno Rafael - a terminar a prova de K2 5000 m no prestigiante 2.º lugar, em ano de estreia encarnada nesta competição.

Sem comentários:

Enviar um comentário