quarta-feira, 11 de março de 2015

Mais SLB

O Campeão Olímpico de 2008, Nelson Évora, regressou ao patamar dos predestinados, este Sábado, em Praga, depois de se sagrar, pela primeira vez na carreira, Campeão Europeu de Pista Coberta, na disciplina de Triplo Salto!!! Mais um feito extraordinário de um atleta que sofreu muito nos últimos anos e que merece inequivocamente entrar novamente no topo da hierarquia mundial. A medalha de Ouro que lhe faltava no glorioso palmarés...
Destaque ainda para os outros atletas do SL BENFICA que integraram a delegação lusa, como Yazaldes Nascimento que pulverizou o record pessoal na distância de 60 m e João de Almeida que igualou o record nacional nos 60 m Barreiras. Relativamente a Susana Costa e a Diogo Ferreira, esperava-se um desempenho superior.
Antes do Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo - 15 de Março em Almeirim -, onde a expectativa é que o SL BENFICA vença em toda a linha, a nossa equipa masculina renovou pelo 3.º ano consecutivo o título de Campeões Nacionais de Corta-Mato Curto!!! Individualmente, quer Rui Pinto quer Catarina Ribeiro conquistaram o título nacional, tal como Miguel Borges e Diana Almeida no escalão Sub-23.
João Silva arrancou a sua participação no Circuito Mundial de Triatlo com um excelente resultado. Também ele está de volta aos brilhantes resultados, conforme se verificou este Sábado em Abu Dhabi, onde alcançou um honroso 4.º lugar. João Pereira, 5.º classificado do ranking mundial da modalidade em 2014, também revelou bons sinais ao terminar com o 13.º melhor tempo, enquanto Miguel Arraiolos chegou à meta no 42.º posto. 
O jovem Rafael Domingos finalizou o XV Duatlo do Cadaval no 2.º lugar, no entanto foi o melhor entre os que integram o escalão Sub-23, conforme se sucedeu com Mariana Pombo, 5.ª classificada em Absolutos.
No Campo da Sobreda da Pista de Atletismo da Sobreda da Caparica, o Rugby benfiquista retomou naturalmente o caminho dos triunfos diante do actual lanterna vermelha e garantiu, depois de assegurada a presença nos Playoffs de promoção ao principal escalão nacional, matematicamente o 3.º lugar da Fase Regular do Campeonato Nacional I Divisão.



O Campeão voltou!!! Arredado das grandes conquistas, devido a um calvário de lesões prolongadas que o afastaram das competições, volvidos alguns anos, Nelson Évora, de 30 anos, revelou enorme espírito de superação e de persistência e retomou ao melhor nível, ao alcançar pela primeira vez o primeiro lugar do pódio num Campeonato da Europa de Atletismo em Pista Coberta. Orgulho benfiquista e lusitano!
Na Sexta-feira garantiu presença na Final ao saltar 16,61 m, 3.º melhor registo da qualificação. Na jornada seguinte, apontado como a grande esperança portuguesa, arrecadou a medalha de Ouro na prova de Triplo Salto com uns expressivos 17,21 m, mais 17 cm do que o 2.º classificado. Nelson Évora começou mal, com dois saltos nulos, mas acabou em grande forma, com o 5.º salto de 17,15 m, a partir do qual passou a liderar o concurso, e o último, já de consagração e consequentemente sem pressão, de 17,21 m a valer melhor marca europeia do ano no certame.
Este honroso título junta-se a outros mediáticos, precisamente, o Mundial em Osaka 2007 e o Olímpico em Pequim 2008. Em Agosto do presente ano civil há Campeonato do Mundo em Pequim, tendo o atleta encarnado já garantido os mínimos e posicionando-se com um dos favoritos.
No Europeu de Pista Coberta, que decorreu na capital da República da Checa, além do único português medalhado (20.ª medalha portuguesa nos Europeus de Pista Coberta), a comitiva nacional apresentou-se com mais seis atletas, entre os quais evidenciamos os quatro benfiquistas: nos 60 m Barreiras, João de Almeida igualou o record nacional (7,66 s do benfiquista Rasul Dabó), marca com se apurou para as Meias-Finais, todavia foi 6.º classificado na sua série e não obteve lugar na Final; Diogo Ferreira apresentou-se uns furos abaixo daquilo que tem vindo a fazer recentemente, tendo ultrapassado apenas a barreira colocada a 5,25 m, e falhou a qualificação para a Final do Salto com Vara; Susana Costa obteve o melhor resultado pessoal na presente temporada (13,78 m) porém ficou afastada da Final do Triplo Salto; o velocista Yazaldes Nascimento suplantou o record pessoal nos 60 m por duas vezes - 6,69 s na 1.ª eliminatória e 6,67 nas Meias-Finais -, contudo não logrou marcar presença na Final.
Nelson Évora merecia uma recepção apoteótica na chegada ao Aeroporto da Portela, o que infelizmente não aconteceu na Segunda-feira passada, no entanto seguramente será justamente homenageado, e aplaudido de pé, calorosamente pelos benfiquistas que se deslocarão ao Estádio da Luz no próximo Sábado, para presenciarem ao vivo ao jogo de Futebol com o SC Braga.




A formação masculina do SL BENFICA celebrou o Tri-Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto, este Sábado na Guarda!!!
Pese embora o título nacional conquistado pela Catarina Ribeiro, a nossa equipa feminina não pontuou, uma vez que para a classificação colectiva importa o somatório dos tempos dos quatro melhores representantes de cada equipa. Infelizmente, só nos apresentamos com três atletas, devido às desistências de Silvana Dias e Susana Godinho.
O jovem talentoso Rui Pinto exibiu-se novamente a excelente nível e subiu ao 1.º lugar do pódio masculino, secundado por Rui Pedro Silva.
A revalidação do título pela 3.ª vez consecutiva em masculinos reflecte o nosso poderio na modalidade e deixa excelentes indicações para o próximo Domingo, em Almeirim, com a realização do Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo. No entanto ambicionamos igualmente o título na vertente feminina. Boa sorte a todos!
Nota ainda para o títulos colectivo arrecadado em Sub-23 Masculinos, bem como para os títulos nacionais individuais em Sub-23 de Miguel Borges e Diana Almeida. Parabéns a todos!
Resultados oficiais em:
http://www.fpatletismo.pt/Cache/Resultados_Cross_Curto_2015-19822.pdf


Classificações finais:
Masculino
Rui Pinto - 1.º Lugar
Rui Pedro Silva - 2.º Lugar
Ricardo Ribas - 8.º Lugar
Alberto Paulo - 9.º Lugar
Miguel Borges - 10.º Lugar (Campeão Nacional Sub-23)
José Moreira - 11.º Lugar
Samuel Barata - 12.º Lugar
Bruno Albuquerque - 16.º Lugar
Rúben Pessoa - 17.º Lugar
João Cruz - 22.º Lugar
André Pereira - 31.º Lugar

Feminino
Catarina Ribeiro - 1.º Lugar
Mónica Silva - 3.º Lugar
Diana Almeida - 10.º Lugar (Campeã Nacional Sub-23)





A atleta do SL BENFICA, Mariana Mota, competiu em solo francês, Marselha, e melhorou o record pessoal nos 20 Km de Marcha Atlética (1.43:30 h) e alcançou os mínimos para o Campeonato da Europa Sub-23 a disputar na capital da Estónia, de 9 a 12 de Julho.



A cidade de Abu Dhabi serviu de palco para a estreia do Campeonato do Mundo de Triatlo (WTS) 2015, onde competiram três triatletas do SL BENFICA.
João Silva cumpriu os 750 m de natação + 20 Km de ciclismo + 5 Km de corrida, num prestigiante 4.º lugar, muito perto do pódio. Depois surgiu João Pereira em 13.º lugar, e Miguel Arraiolos no 42.º posto. Bons resultados neste início de temporada.
A próxima etapa ocorrerá na Nova Zelândia, Auckland, no final do mês de Março.
Resultados oficiais em:
http://www.triathlon.org/results/result/2015_itu_world_triathlon_abu_dhabi/270293




Rafael Domingos (1.01:29 h), 2.º classificado na geral, e Mariana Pombo (1.19:06 h), 5.ª classificada na geral, venceram o Duatlo do Cadaval, prova pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes, no escalão de Sub-23. Parabéns a ambos!
Resultados oficiais em:
http://federacao-triatlo.pt/gestao/adm/provas/868/resultados/ABS_MASC.pdf

http://federacao-triatlo.pt/gestao/adm/provas/868/resultados/ABS_FEM.pdf




O conjunto às ordens de José Mendes Silva confirmou o favoritismo e regressou às vitórias, na recepção ao último classificado, o RC Loulé. Obviamente encontra-se tudo na mesma na classificação geral - 3.º lugar. Já com a presença garantida nos Quartos-de-Final dos Playoff, com este vitória asseguramos o 3.º posto tabela classificativa pelo que na próxima fase da competição jogaremos na condição de visitado com 6.º classificado. Restam 2 jornadas por cumprir na Fase Regular do Campeonato Nacional I Divisão de Rugby. 16 jogos, 10 vitórias.

16ª Jornada do Campeonato Nacional I Divisão - Fase Regular

Resultado final: SL BENFICA 34-11 RC Loulé, (6-1 em ensaios)


Sem comentários:

Enviar um comentário