segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana positivo para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Basquetebol e Voleibol triunfaram em dose dupla. O Hóquei em Patins encarnado fechou da melhor forma a presença na fase de grupos da Liga Europeia. Já o Futsal, apesar de não ter vencido o derby, continua líder da classificação, com uma boa vantagem sobre os rivais. Por fim, a nossa formação de Andebol qualificou-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal. 

Fique, de seguida, com todo o rescaldo da jornada desportiva na qual o Glorioso cumpriu o seu destino. 

O equilíbrio foi a nota dominante do derby de Futsal que marcou a vigésima ronda da Fase Regular do Campeonato Nacional. Encarnados e leões empataram a uma bola diante de um Pavilhão Fidelidade lotado no apoio às duas equipas. 
Durante toda a primeira parte, os conjuntos respeitaram-se mutuamente e tiveram bastante receio de arriscar. Foi um jogo muito táctico em que a eficácia defensiva se sobrepôs à qualidade ofensiva. Os principais candidatos ao título tentaram ao máximo evitar o erro, o que não propiciou grandes oportunidades perto das balizas. Assim não foi de estranhar o nulo que registava ao intervalo. 
A igualdade seria logo desfeita no primeiro minuto do segundo tempo, com Alex a aproveitar um erro clamoroso de Ré e a rematar forte para o fundo das redes encarnadas. Os comandados de Joel Rocha acusaram o golo e sentiram muitos problemas em ultrapassar a pressão alta dos visitantes. 
Quando faltavam 9 minutos para o fim, num canto a favor das águias batido por Xande, a bola bateu em Diogo e atraiçoou André Sousa, repondo a igualdade no marcador. 
Este golo "acordou" o Benfica e teve o efeito negativo no Sporting. Poucos minutos depois, Diogo quase repetia a dose, mas André Sousa conseguiu defender. Os encarnados estavam melhores mas, ainda assim, não atingiram a reviravolta no resultado. A 4 minutos do apito final, o técnico leonino ordenou ao seu guarda-redes que subisse no terreno para adoptar a estratégia "5 para 4", a qual não surtiu qualquer efeito e durou pouco tempo. 
A dois segundos do fim, os atletas deixaram que a emoção ultrapasse a razão e promoveram desacatos entre si. Juanjo e João Matos foram expulsos pela dupla de arbitragem. 
Continuamos com 7 pontos de vantagem sobre Sp. Braga e Sporting. Estamos numa condição confortável para assegurar a primeira posição, quando faltam seis jornadas para o fim desta fase. 
Destaque negativo para as faixas que ambas as claques exibiram. Não pode acontecer! 

Resultados Finais da 20ª Jornada

SL BENFICA 1-1 Sporting
Dramático de Cascais 4-6 Sp. Braga
Póvoa Futsal 2-6 Unidos Pinheirense
Boavista 4-4 Burinhosa
Modicus 6-4 AD Fundão
Rio Ave 3-3 SL. Olivais
Leões de Porto Salvo 4-4 Belenenses 


Consolidámos a liderança da Fase Regular e qualificamo-nos para a fase seguinte da Taça de Portugal. Eis o fim-de-semana do Tri-Campeão Nacional de Basquetebol
Na tarde de Sábado, o conjunto orientado por Carlos Lisboa bateu o Illiabum por esclarecedores 69-96, numa deslocação até à região de Aveiro. 
A conquista da Taça Hugo dos Santos não fez abrandar a intensidade dos encarnados que somaram a 13ª vitória consecutiva no Campeonato. No final dos primeiros 20 minutos, as águias já tinham garantido o triunfo, fruto da excelência do seu ataque que registava 59 pontos no recolher aos balneários. A vantagem do Benfica era, então, de 25 pontos (34-59).
Na etapa complementar, os encarnados aproveitaram para gerir o resultado sem nunca dar esperança ao adversário de reentrar na discussão do resultado. 
Jobey Thomas com 33 pontos (6/9 no lançamento de 3 pontos) foi o melhor elemento da partida. Nota para as 26 assistências e 6 turnovers registados pelas águias, dados que espelham bem a forma cuidada como trataram a bola em cada ataque. 
No dia seguinte, em terras maiatas, novo triunfo categórico do SL Benfica diante do Maia Basket por 67-89, em jogo a contar para os 1/16 de Final da Taça de Portugal da modalidade. 
Com uma entrada muito forte em campo, a formação benfiquista cedo pôs fim às aspirações do adversário em discutir a passagem à fase seguinte da prova. Isto porque, no final do primeiro período, as águias já venciam por 21 pontos de diferença (10-31). A clivagem pontual acentuou-se até ao intervalo (24-55) ficando já definido, por essa altura, o vencedor do encontro. 
Na segunda parte, o Benfica "tirou a mão do acelerador" e a equipa da casa aproveitou para reduzir os "estragos". No entanto, o desfecho do jogo já estava definido, muito por culpa do excelente aproveitamento dos encarnados nos tiros executados nas áreas próximas do cesto (73% de eficácia nos 2 pontos) e também da forma colectiva como jogaram a nível ofensivo (26 assistências). 
Foram seis os atletas do Tri-Campeão a terminar o embate na casa das dezenas em pontos marcados, sobressaindo João Soares (22 pontos) como o melhor concretizador. 
Segue-se o Barreirense nesta competição. Temos a obrigação, de mais uma vez, estar presente na Final 8, em Fafe. 

Resultados Finais da 14ª Jornada

Illiabum 69-96 SL BENFICA
V. Guimarães 84-67 Oliveirense
CAB Madeira 90-75 Galitos Barreiro
Sampaense 83-87 BC Barcelos
Lusitânia 72-80 Ovarense
Maia Basket 53-68 Algés

Resultado Final dos 1/16 Final

Maia Basket 67-89 SL BENFICA


Em Espinho, jornada dupla plenamente vitoriosa para o Bi-Campeão Nacional de Voleibol. Num confronto histórico, a formação às ordens de José Jardim derrotou o Sporting local por 1-3 na 17ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato. 
O primeiro set ficou marcado pelas trocas constantes na liderança do marcador, com a maior qualidade dos encarnados a fazer a diferença na fase final. Vencemos por 23-25. Já no segundo parcial, o domínio foi total das águias em todos os capítulos do jogo. Servimos e recebemos melhor, o que se traduziu num triunfo por claros 18-25. 
À semelhança do primeiro set, o terceiro parcial teve no equilíbrio a sua nota dominante. Contudo, alguns erros na recepção por parte das águias e algumas ineficácia no bloco permitiu aos vareiros vencerem por 25-21. 
Quando se esperava que o equipa da casa fosse dar tudo por tudo em busca do empate, o Benfica teve uma reacção "à Campeão" e não deu qualquer veleidade ao seu rival. Os encarnados fecharam as contas com um esclarecedor 16-25. 
No Domingo esperáva-nos um embate diante do penúltimo classificado, a Académica de Espinho, e só podia dar triunfo pela margem máxima favorável aos encarnados. 
Nesse encontro em atraso da décima terceira jornada, o Benfica rodou alguns elementos do seu plantel, não deixando contudo de colocar na quadra todo o seu poderio. E os parciais de 21-25, 13-25 e 16-25 espelham bem a superioridade encarnada. 
Reforçamos o segundo lugar na pauta classificativa, deixando para Atl. Madalena e Sp. Espinha a luta pelo terceiro posto. Agora é vencer todos os encontros até ao final desta fase, preparando os Playoffs da melhor forma. 

Resultados Finais da 17ª Jornada

Sp. Espinho 1-3 SL BENFICA (23-25; 18-25; 25-21; 16-25)
Vilacondense 2-3 Esmoriz (25-9; 21-25; 25-21; 19-25; 12-15)
Castêlo da Maia 0-3 Atl. Madalena (23-25; 17-25; 22-25)
Leixões 3-1 Ac. Espinho (25-22; 26-28; 25-17; 25-22)
Clube K 1-3 V. Guimarães (23-25; 16-25; 27-25; 10-25)
Fonte Bastardo 3-0 SC Caldas (25-20; 25-19; 25-17)

Resultado Final da 13ª Jornada

Ac. Espinho 0-3 SL BENFICA (21-25; 13-25; 16-25)


No Pavilhão nº 2 da Luz, o Andebol benfiquista garantiu a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal após vencer o Belenenses por 26-24. 
Mais uma péssima exibição por parte dos pupilos treinados por Mariano Ortega. Não posso admitir que uma equipa como a nossa saia para o descanso a perder 11-12 frente a uma formação tão débil como aquela vinda de Belém. 
Nos segundos 30 minutos, a qualidade de jogo manteve-se a níveis confrangedores. Os nossos jogadores estão sem confiança, sem espírito ganhador e com um atitude muito aquém daquilo que lhes tem de ser exigido. 
Ganhou a equipa que jogou menos mal, defendeu um pouco melhor e que acabou por cometer menos erros no remate. António Areia (9 golos), Elledy Semedo (8 golos) e Tiago Pereira (6 golos) foram os elementos em maior destaque do nosso lado. 
Estamos na pior fase da temporada. Não estou por dentro da realidade do plantel, porém algo de muito estranho se passa certamente. Após a boa exibição e triunfo diante do Águas Santas entramos num eclipse total, principalmente a nível exibicional. 
Não peçam apoio. Não arranjem desculpas. Olhem para aquilo que têm jogado e respeitem o emblema que envergam. Tem sido mau demais para ser verdade. 

Resultado Final dos 1/8 Final

SL BENFICA 26-24 Belenenses 


A equipa de Hóquei em Patins do SL Benfica terminou a Fase de Grupos da Liga Europeia com um triunfo em Itália, na casa do Bassano, por 6-8.
A formação transalpina começou melhor e abriu o activo. Poucos minutos depois, os rapazes da Luz responderam e fizeram o empate. 
Até ao intervalo, houve muita emoção e incerteza no resultado, com os encarnados a irem para o descanso a vencer por 2-3. No reatamento, as águias mostraram toda a sua força e chegaram a estar a vencer 4-8. Os italianos ainda reagiram e com dois tentos de "rajada" colocaram-se na luta pela vitória.
No entanto, a formação liderada por Pedro Nunes segurou a vantagem, terminando o Grupo com 13 pontos, apenas atrás do Campeão da Europa em título, o FC Barcelona. 
Como já se sabia, vamos defrontar o FC Porto nos quartos-de final da prova, os quais são jogados a duas mãos. 
Agora é momento de mudar o "chip" para o Campeonato, pois na próxima quarta-feira vamos a Paço de Arcos para mais uma "Final" na luta pelo título. 

Resultados Finais da 6ª Jornada

Hockey Bassano 6-8 SL BENFICA
FC Barcelona 9-2 HC Quevert 



Sem comentários:

Enviar um comentário