terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Amanhã, pelas 20h30, no Pavilhão nº 2 da Luz, realiza-se o "Clássico" de Andebol que coloca, frente-a-frente, o SL Benfica e FC Porto, a contar para a vigésima segunda e última jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Este encontro será transmitido em directo pela nossa Benfica TV.

Em termos classificativos, nada vai alterar as posições dos dois emblemas. Os encarnados já sabem que ficam na quarta posição e os portistas acabarão líderes desta fase da competição. Portanto esta partida não estará envolta de qualquer pressão. 

A formação portista tem sido a melhor equipa nacional dos últimos seis anos. No presente campeonato somou, até ao momento, 20 vitórias e apenas uma derrota caseira diante do ABC. Sem qualquer dúvida, são favoritos a conquistar mais um triunfo. E porquê? Têm um plantel de grande qualidade. Quintana e Laurentino na baliza. Ricardo Moreira e Mick Schubert nas pontas. Alexis Borges e Salina como pivots. Ferraz, Morales, Gilberto Duarte e Kasal formam as laterais. Os centrais são Nuno Roque e Miguel Martins. Mas acima das individualidades está o seu colectivo. São um conjunto em que claramente a equipa é superior à soma das partes. O principal mérito vai para o seu treinador Ljubomir Obradovic.
O seu ponto mais forte está no processo defensivo. Apresenta uma equipa com jogadores muito altos, robustos, solidários e bastante agressivos. É muito complicado fazer um golo a este rival. Ainda assim, com as saídas de Tiago Rocha, Wilson Davies e Pedro Spínola perderam bastante força ofensiva. Estão muito dependentes da inspiração do melhor jogador do Campeonato, o português Gilberto Duarte. 

Os comandados de Mariano Ortega têm que estar ao seu melhor nível para conseguir equilibrar este embate. Vamos jogar em casa. Temos também que lembrar que o Benfica se bateu bem nos primeiros 45 minutos do jogo da 1ª Volta, no Dragão Caixa. Portanto, eles não são invenciveis. No capítulo defensivo, importa lutar com todas as forças perante o poderio do adversário. Defender a nossa baliza com a mesma agressividade que será exibida do outro lado do campo. É neste capítulo que temos de igualar o adversário. Sem receios. No ataque temos que ser praticamente perfeitos. Evitar as falhas técnicas. Com Tiago Pereira a organizar, paciência e inteligência são dois adjectivos que devem marcar a nossa organização ofensiva. Apostar, sempre que possível, no pivot José Costa.
Neste desafio devem jogar os melhores elementos. Provem que têm capacidade para derrotar a melhor formação a nível nacional. Força Rapazes!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 22ª Jornada

Quarta - dia 25:

SL BENFICA-FC Porto 20h30 BENFICA TV
GC Santo Tirso-Águas Santas 20h30
Sporting-Xico Andebol 20h30
Belenenses-ISMAI 20h30
Sp. Horta-ABC 20h30
Passos Manuel-Madeira SAD 20h30 
´

1 comentário: