segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A conquista da Taça Hugo dos Santos de Basquetebol foi o ponto "alto" do fim-de-semana desportivo das modalidades de pavilhão do SL Benfica. Futsal e Hóquei Patins conseguiram triunfos importantes e mantiveram a liderança dos respectivos Campeonatos. Já, a equipa de Voleibol assegurou a passagem à fase seguinte da Taça de Portugal enquanto que no Andebol somamos o único desaire desta jornada. 

Confira o rescaldo de todas estas partidas onde o Glorioso foi interveniente. Juntos somos mais fortes!

Oliveira do Hospital começa a ser uma "cidade talismã" para o SL Benfica! Pelo terceiro ano consecutivo, os Tri-Campeões conquistaram, naquela cidade, a Taça Hugo dos Santos de Basquetebol
Ao início da tarde de Sábado, as águias bateram a Oliveirense por 83-64, assim garantindo o acesso à final desta competição. 
O principal mérito dos encarnados nesse encontro residiu na capacidade defensiva demonstrada ao longo dos 40 minutos. 
A formação sediada em Oliveira de Azeméis ainda conseguiu equilibrar as contas no primeiro período (18-13). Contudo, nos segundos 10 minutos, contámos com a qualidade de tiro de Jobey Thomas (4/7 de 3 pontos) para aumentar a vantagem até ao intervalo (44-26). Exploramos bem as vantagens físicas nas posições de extremo, nomeadamente através de Carlos Andrade, para criar problemas e desequilíbrios junto da defesa contrária. A Oliveirense esteve ineficaz no lançamento. 
Na etapa complementar, as "águias" controlaram as operações e geriram bem a vantagem pontual. À entrada para o último período estávamos na frente com 17 pontos de diferença (60-43). 
O adversário entrou melhor no quarto e derradeiro período e conseguiu diminuir a diferença para os onze pontos. Carlos Lisboa respondeu e voltou a colocar em campo Jobey Thomas. E o norte-americano voltou a fazer a diferença. Desta feita, já não através do lançamento, mas antes a assistir os seus colegas Fred Gentry e Cláudio Fonseca, os quais dominaram nas áreas próximas do cesto. 
Triunfo justo da melhor equipa em campo. Jobey Thomas, com 20 pontos, foi o melhor marcador da partida. 
Na outra meia-final, o V. Guimarães confirmou todo o seu favoritismo e derrotou o BC Barcelos por claros 71-52. 
Chegaram ao jogo decisivo aquelas que considero as melhores equipas a nível nacional. Os dois conjuntos que acredito irão discutir todos os troféus em Portugal. 
O primeiro período teve no equilíbrio a sua nota dominante. Os homens de Guimarães começaram melhor, com o atirador João Balseiro em destaque. Responderam os "rapazes da Luz" através de um inspirado Carlos Andrade que, com sete pontos consecutivos, permitiu aos Campeões Nacionais terminarem na frente, cumpridos os primeiros 10 minutos (20-16). 
No segundo parcial, os encarnados exibiram novamente uma extraordinária capacidade defensiva e colocaram o adversário em grandes dificuldades no capítulo do lançamento. As "águias" mostravam maior eficácia nos três pontos (5 em 10) e passaram a dominar a luta das tabelas. Fundamentalmente passaram a ganhar muitos ressaltos ofensivos. Assim não foi de estranhar que, no recolher aos balneários, a vantagem dos benfiquistas se cifrasse nos 13 pontos de diferença (39-26).
No segundo tempo, os minhotos vieram dispostos a equilibrar o encontro. João Guerreiro com dois triplos, a entrada forte em campo do base Pedro Pinto e a defesa agressiva de José Silva sobre Jobey Thomas provocaram a reacção dos vimaranenses. O Benfica estava muito estático, a jogar muito individualmente e a seleccionar mal os seus lançamentos. À entrada para os últimos 10 minutos, o jogo ganhava emoção com o marcador a cifrar-se num 52-46 favorável aos encarnados. 
Mas é nos grandes momentos que se vêem os grandes jogadores. O último período só deu Jobey Thomas! Até aqui só tinha feito 2 pontos. Com dois triplos providenciais deitou por terra qualquer aspiração do V. Guimarães. A experiência, maturidade e melhor qualidade no banco de suplentes foi fundamental para a vitória das águias. 
Grande destaque também para a exibição de Carlos Andrade, MVP da partida. Contabilizou 13 pontos, 9 ressaltos e 3 roubos de bola. Fred Gentry (15 pontos, 7 ressaltos) merece também ser elogiado pela consistência e qualidade evidenciada em praticamente todas as acções do jogo. 
A réplica oferecida pelo Vitória ainda deu maior sabor a esta conquista por parte do SL Benfica. A hegemonia nacional é nossa. Agora temos que pensar em ganhar a Taça de Portugal e ir em busca do Tetra. Parabéns a toda a secção!

Taça Hugo dos Santos - Meias Finais

SL BENFICA 83-64 Oliveirense
V. Guimarães 71-52 BC Barcelos

Taça Hugo dos Santos - Final

SL BENFICA 73-62 V. Guimarães


A formação liderada por José Jardim carimbou o passaporte para a "Final 8" da Taça de Portugal de Voleibol, após a vitória pela margem máxima (3-0) na recepção ao histórico Castêlo da Maia. 
Uma nota para o facto da Benfica TV não ter transmitido este encontro. Não consigo compreender como se privilegia um jogo de Júniores de Futebol que não conta para nada em detrimento de uma partida decisiva de uma equipa sénior do clube. 
Foi uma exibição "q.b." por parte dos encarnados que permitiu afastar o actual detentor do troféu. Estivemos pouco eficazes no serviço, cometemos alguns erros na recepção, ainda assim a diferença abismal de qualidade entre os atletas dos dois conjuntos fez toda a diferença. 
Os parciais de 25-21, 25-17, 25-16 permitiram ao Bi-Campeão marcar presença na "Final 8" da prova, que se irá disputar entre os dias 6 e 8 de Março. 

Taça de Portugal - 1/8 Final

SL BENFICA 3-0 Castêlo da Maia (25-21; 25-17; 25-16) 


No Pavilhão Flávio Sá Leite, o Andebol encarnado saiu derrotado de forma clara diante do ABC por 29-24, na 19ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.
Os comandados de Mariano Ortega só conseguiram equilibrar este embate durante os primeiros 20 minutos (12-12). 
A partir daí, os bracarenses dominaram totalmente este encontro. Perante um Benfica passivo a nível defensivo e com pouca capacidade de remate na 1ª linha, os homens da casa conseguiram chegar ao descanso a vencer por três golos de diferença (17-14). Em jogos deste nível não podemos sofrer 17 golos em 30 minutos. É aí que se começam a ganhar jogos e campeonatos. 
Quando se esperava uma reacção forte por parte das águias na entrada para a etapa complementar, foi o ABC a alargar a sua vantagem para cinco golos (21-16), obrigando o nosso técnico a pedir um desconto de tempo. 
Nos momentos em que podíamos ter reentrado na discussão do resultado, falhámos sempre. Seja por um desinspirado José Costa, seja pela grande actuação do guarda-redes bracarense Humberto Gomes. 
O ABC foi muito melhor. Esta partida mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer para lutarmos pelo Campeonato. 
Não iremos sair do quarto lugar. Agora é continuar a evoluir e fechar da melhor forma esta fase. Obviamente não somos os principais candidatos ao título, contudo exijo que entrem em qualquer recinto com o objectivo da vitória. 

Resultados Finais da 19ª Jornada

ABC 29-24 SL BENFICA
FC Porto 37-22 GC Santo Tirso
Sp. Horta 26-22 Belenenses
Águas Santas 37-32 Passos Manuel
ISMAI 21-29 Sporting
Madeira SAD 29-24 Xico Andebol 


O líder da tabela classificativa de Hóquei em Patins recebeu e venceu o OC Barcelos por suados 6-4, em encontro para a décima sétima ronda do Campeonato Nacional. 
Nova nota negativa para o nosso canal de televisão. Só começaram a transmitir o jogo quando terminou um jogo da Liga Inglesa. O primeiro canal devia ter iniciado a transmissão deste encontro importante quando acabou o desafio da nossa equipa de Futebol. Outro aspecto que importa salientar é o facto de não disponibilizarem ao telespectador a informação do tempo e faltas do jogo. Nem o narrador diz nada sobre esse aspecto fundamental da partida. A rever no futuro.
Quanto ao jogo propriamente dito, o conjunto de Barcelos colocou imensas dificuldades ao encarnados, como já tinha acontecido na primeira volta. Foi um duelo impróprio para cardíacos. 
O visitante adiantou-se no marcador por intermédio de João Guimarães quando estavam jogados sete minutos. Pouco tempo depois, e na transformação de um livre directo, João Candeias fez o 0-2, complicando, de forma significativa, as contas dos pupilos às ordens de Pedro Nunes. Fomos surpreendidos e entrámos demasiado arrogantes em pista. Não pode voltar a acontecer!
Determinados em dar a volta ao resultado, perante um pavilhão bem composto, os encarnados conseguiram empatar a partida ainda antes do intervalo através de Carlos Nicolia e Diogo Rafael. Tudo em aberto para a segunda parte.
Logo no início do segundo tempo, grande penalidade a favor do Benfica que João Rodrigues não desperdiçou. Estava concretizada a reviravolta, quando faltavam 13 minutos para o fim. Contudo, logo na resposta, o jovem muito talentoso Vieirinha igualou a contenda numa excelente transição rápida. De seguida, um erro de Miguel Rocha permitiu ao Barcelos ter à sua disposição um livre directo que conseguiu transformar em golo. O Barcelos colocava-se novamente na frente. 
Pairava no ar o cenário de nova surpresa protagonizada por este adversário. No entanto, quem tem Carlos Nicolia, tem (quase) tudo. O génio argentino, com três golos na fase final do jogo conseguiu uma reviravolta épica, permitindo aos encarnados consolidar a liderança da classificação. 
Mais uma "Final" superada com sucesso. Segue-se novo embate complicado na deslocação até à Linha, para enfrentar o Paço de Arcos. 

Resultados Finais da 17ª Jornada

SL BENFICA 6-4 OC Barcelos
FC Porto 5-2 Sporting
HC "Os Tigres" 8-3 CD Póvoa
AD Sanjoanense 6-3 Candelária
CH Carvalhos 2-5 Oliveirense
AD Valongo 3-3 HC Turquel
Juv. Viana 5-5 Paço de Arcos 


Braga foi o palco do jogo "grande" da 19ª Jornada da 1ª Divisão de Futsal que terminou com o triunfo do líder Benfica por cinco bolas a três. 
Tal como tinha acontecido há duas semanas (para a Taça de Portugal), o conjunto treinado por Joel Rocha deslocou-se até ao Minho e superou um sempre complicado Sporting Clube de Braga. 
Os encarnados entraram bem no encontro, conseguindo criar as principais oportunidades de golo nos primeiros 10 minutos. Os postes e o guarda-redes Pli iam evitando a "festa" das águias. Na parte terminal da primeira parte, os árbitros foram protagonistas. Evidenciando um critério dúbio, só marcavam faltas à nossa equipa, ao passo que o conjunto bracarense via serem perdoadas infracções graves. 
A cerca de 1 minuto para o intervalo, Ré abriu o activo e colocou justiça no marcador. Mas a poucos segundos do descanso, a dupla de arbitragem marca uma falta (a sexta) discutível a Patias, que originou um livre de 10 metros, superiormente marcado por Miguel Almeida. Empate injusto no recolher aos balneários. Esperava-se uma grande segunda parte.
A etapa complementar começou com um Braga mais pressionante e que se adiantou no marcador por intermédio de Fábio Cecílio, aproveitando um erro do nosso capitão Gonçalo Alves, próximo da nossa baliza. O Benfica não perdeu tempo e correu atrás do resultado. E 4 minutos depois voltou a empatar, num grande remate de Jefferson.
Nesta fase, mais uma vez, a dupla de árbitros foi protagonista pela negativa. Sempre em claro prejuízo dos encarnados, voltou a evidenciar um critério pouco uniforme e a acusar a pressão exercida pelos "homens da casa". 
As águias mostravam toda a sua força e iam criando perigo junto da baliza contrária. O guarda-redes Pli lesionou-se e Xot entrou para o seu lugar na fase final da partida. 
A reviravolta do Benfica deu-se a 5 minutos do fim, quando Juanjo serviu Alessandro Patias que, de cabeça, bateu o guarda-redes contrário. No minuto seguinte, o guarda-redes arsenalista protagonizou um dos lances-chave, ao ser muito mal batido num golo de baliza a baliza do espanhol Juanjo. Lindo!
Apesar das adversidades, a reacção do Braga foi rápida. E aproveitando novo erro dos encarnados, Paulinho reduziu a diferença, deixando tudo em aberto para os últimos 3 minutos. 
A jogar com guarda-redes avançado na situação de "5 para 4", os minhotos não conseguiram bater a consistência benfiquista e viram Bruno Coelho fechar as contas para a euforia dos adeptos visitantes. 
Um passo de gigante para vencermos a Fase Regular. Aumentamos para 9 pontos a vantagem sobre o Sp. Braga. O Sporting subiu ao segundo posto, porém ainda se encontra a 7 pontos do líder SL Benfica. Na próxima jornada há derby, na Luz. Jogo decisivo para o Sporting. 
Que grande trabalho tem feito o nosso técnico Joel Rocha. Nota-se o dedo do treinador em todos os movimentos do colectivo benfiquista. Nada está ganho. Mas tenho um prazer enorme em assistir aos jogos da nossa equipa de Futsal. 

Resultados Finais da 19ª Jornada

Sp. Braga 3-5 SL BENFICA
AD Fundão 2-1 Burinhosa
SL. Olivais 3-3 Leões de Porto Salvo
Modicus 2-1 Póvoa Futsal
Sporting 5-1 Rio Ave
Unidos Pinheirense 5-1 Dramático de Cascais
Belenenses 6-2 Boavista 


2 comentários:

  1. Uma pergunta relativa ao volei: se não estou enganado, percebo que o Final 8 da Taça de Portugal disputar-se-á entre os dois jogos contando pelos quartos de final da Taça Challenge contra o conjunto grego do Ethnikos Alexandropoulis. Estarei errado? Se é certa a informação, vai outra pergunta: como é possível por parte da Federação programar semelhante torneio no meio de um embate continental onde Portugal contava as suas duas melhores equipas (SLB e Fonte do Bastardo)??

    Saudações benfiquistas,

    Hervé

    ResponderEliminar
  2. Sim, disputa-se de 6 a 8 de Março. Será entre a eliminatória europeia da Challenge.

    Infelizmente é a Federação que temos. Já aconteceu algo parecido com a Federação de Basquetebol em 2010/2011.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar