quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fantástica quarta-feira para o Mundo Eclético encarnado! O Hóquei em Patins cumpriu, com todo o mérito, a sua obrigação, respondendo, de forma excelente, ao último desaire europeu. Na qualidade de visitante, a nossa equipa de Voleibol triunfou de forma categórica e avançou para a fase seguinte das competições europeias. Sou um Benfiquista orgulhoso nas suas modalidades de pavilhão!

Confira todo o rescaldo destes encontros onde os rapazes que envergaram o Manto Sagrado demonstraram toda a raça, querer e ambição. 

No Pavilhão Fidelidade, o Hóquei em Patins benfiquista recebeu e goleou o CD Póvoa por quinze bolas a uma, em encontro da 15ª Jornada do Campeonato Nacional.
Determinados em responder veementemente à derrota frente ao FC Barcelona, os comandados de Pedro Nunes entraram no ringue e não deram qualquer hipótese ao último classificado. Foi um duelo de forças totalmente assimétricas. 
As águias colocaram um intensidade alta desde o apito inicial. Logo aos 40 segundos, o argentino Tuco inaugurou o marcador. Volvidos 3 minutos, João Rodrigues ampliava a vantagem e praticamente deitava por terra qualquer esperança do adversário. Mesmo assim, a formação da Póvoa de Varzim ainda reduziu a desvantagem, na transformação de uma grande penalidade. Porém, logo na resposta, Tuco marcou por duas vezes, fazendo adivinhar uma goleada. Estavam jogados 11 minutos. 
Até ao intervalo, os argentinos Carlos Nicolia e Carlos López fizeram o gosto ao stick e Miguel Rocha fechou as contas num 7-1 que espelhava bem a diferença de qualidade entre os dois conjuntos. 
A etapa complementar foi novamente de sentido único e ficou marcada pelos golos da formação que lidera a classificação. João Rodrigues, por cinco ocasiões, e o trio formado por Miguel Rocha, Nicolia e López completaram "bis" nesta partida. 
Destaque para a utilização de Pedro Henriques durante toda a segunda parte e para a estreia do jovem da nossa formação João Sardo, que mereceu vários minutos por força da ausência de Diogo Rafael, a recuperar de lesão. 
Foi o Benfica que tornou o jogo "fácil". Respeitou ao máximo o CD Póvoa e assim superou mais uma "Final" na luta pelo título. 
Segue-se a complicada deslocação até Turquel para defrontar a equipa local. Não podemos falhar. 

Resultados Finais da 15ª Jornada

SL BENFICA 15-1 CD Póvoa
FC Porto 8-2 HC "Os Tigres"
AD Valongo 4-1 Sporting
Oliveirense 3-2 Candelária
AD Sanjoanense 2-6 OC Barcelos
Juv. Viana 2-4 HC Turquel
CH Carvalhos 2-3 Paço de Arcos 


O Bi-Campeão Nacional de Voleibol carimbou a passagem aos quartos-de-final da Taça Challenge após derrotar a Fonte Bastardo, nos Açores, por esclarecedores 0-3, em jogo da 2ª Mão dos oitavos de final desta competição. 
Após o triunfo por 3-2 dos encarnados no Pavilhão da Luz, esperava-se um embate muito duro no complexo desportivo Vitorino Nemésio. Como referi na crónica de antevisão, atribuía maior favoritismo aos homens da casa, tendo em conta o equilíbrio qualitativo entre as equipas e o factor "casa" que tinham do seu lado. 
Em face das adversidades, José Jardim e os seus rapazes protagonizaram a melhor exibição da época. Tenho que dar todo o mérito ao nosso técnico, pois acreditou e apostou na equipa que lhe deu a reviravolta na primeira mão. Vinhedo (que jogador fabuloso!) na distribuição, Ché como oposto, Hugo Gaspar e André Lopes na "zona 4", Honoré e Zelão no centro da rede e o líbero Ivo Casas. 
A personalidade e a concentração que exibimos neste encontro foram fundamentais para o triunfo. Estivemos perto da perfeição no "side out". Sempre com elevados níveis de eficácia e muita regularidade. No serviço, a nossa agressividade levou a que a recepção do lado contrário não fosse tão boa como aquela exibida na Luz e a organização do ataque se deparasse com muitos problemas. O brasileiro Caique teve um rendimento bem abaixo da primeira mão, facto que foi aproveitado com todo o mérito pelas águias. 
A entrada no primeiro parcial foi mais forte por parte dos açorianos. Chegaram ao primeiro tempo técnico a vencer por 8-5. Contudo seguiu-se uma resposta à Campeão! Conseguimos a reviravolta e passamos a vencer por 9-12, fruto de um serviço muito agressivo e uma distribuição imprevisível para o adversário. Atingimos a fase final do set com uma vantagem de 5 pontos (19-24), e apesar de uma forte reacção da Fonte do Bastardo, fechamos o parcial por justos 23-25. 
O equilíbrio foi a nota principal do segundo set (15-16). Na fase decisiva deste parcial, um fantástico Ché ajudou e muito ao triunfo dos encarnados por 22-25. 
Já no set seguinte, a história foi diferente. Os açorianos começaram melhor e ganharam uma vantagem de 4 pontos (9-5, 12-8). Porém, mais uma vez, os encarnados reagiram e conseguiram equilibrar a partida (16-15). Após a segunda paragem técnica, a Fonte Bastardo voltou a obter uma diferença de três pontos (18-15). Mas a raça, o querer e ambição das águia foram "à Benfica" e conseguiram a reviravolta para fecharem as contas por 22-25. Fantástico!
Batemos um adversário do nosso nível. O grande rival na luta pelos títulos nacionais. Fizemos história ao alcançar as oito melhores equipas desta competição. Nos quartos-de-final iremos enfrentar os gregos do Ethnikos, no princípio de Março. A primeira mão será jogada na Luz. Pelo que sei, não somos favoritos, mas acredito que tudo iremos fazer para passar mais uma eliminatória. 
Agora, o mais importante é o jogo de Sábado, novamente diante da Fonte Bastardo, o qual irá decidir o primeiro lugar da 1ª Fase do Campeonato Nacional. É fundamental termos a vantagem "casa" nos Playoffs. 

Taça Challenge - Resultado Final da 2ª Mão

Fonte Bastardo 0-3 SL BENFICA (23-25; 22-25; 22-25) 


Sem comentários:

Enviar um comentário