sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

As equipas de Andebol e Voleibol do SL Benfica venceram os seus primeiros jogos oficiais do ano 2015. Ambas sentiram bastantes dificuldades para superar os seus adversários, porém a raça, o querer e a ambição dos encarnados acabaram por revelar-se fundamentais para a conquista do sucesso pelos dois conjuntos das "águias".

Confira, de seguida, o rescaldo destas duas partidas onde o Glorioso foi mais forte. 

Ao princípio da noite de quarta-feira, o Andebol encarnado recebeu e derrotou a formação do Belenenses por 34-26, em encontro da 16ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Este encontro começou sob uma toada de bastante equilíbrio. O resultado marcava 6-6 após os primeiros minutos. No entanto, e aproveitando alguns erros do adversário, os pupilos orientados por Mariano Ortega adiantaram-se no marcador, alcançando uma vantagem de 4 golos (10-6), aos 11 minutos. 
O técnico contrário pediu um desconto de tempo e os homens da Cruz de Cristo reagiram e reduziram a diferença para a margem mínima até ao intervalo (17-16). Não podemos sofrer 16 golos a jogar em casa, contra uma equipa como o Belenenses. Estivemos muito passivos. A agressividade foi nula. Não pode acontecer. Contra adversários mais fortes pode-se pagar muito caro. 
Na entrada para a etapa complementar, os visitantes conseguiram passar para a frente do placar (19-20), jogados que estavam 35 minutos. As águias pediram desconto de tempo e, a partir desse momento, passaram a defender com mais atitude, o que proporcionou um conjunto de saídas em contra-ataque. Foi assim que recuperamos a liderança do embate e embalámos para um resultado que não mostra as dificuldades sentidas ao longo de todo o desafio. 
Na minha óptica, o interregno de 3 semanas revelou-se prejudicial para os encarnados. A equipa tardou em encontrar o ritmo certo para abordar este jogo. A estreia do novo reforço Asier Antonio não foi muito feliz, todavia ainda é muito cedo para tirar qualquer ilação sobre a sua possível (mais-)valia para o plantel encarnado. Destaque para a nossa 1ª Linha, onde Javier Borragan (7 golos), Elledy Semedo (6 golos) e Flávio Fortes (5 golos) foram decisivos. 
O objectivo principal, a vitória, foi atingido. Isso é o mais importante. Segue-se a Taça de Portugal e uma "final" que não podemos falhar frente ao Passos Manuel.

Resultados Finais da 16ª Jornada

SL BENFICA 34-26 Belenenses
GC Santo Tirso 28-35 Passos Manuel
Madeira SAD 25-23 ISMAI
Sporting 35-29 Sp. Horta
Xico Andebol 21-35 Águas Santas
FC Porto-ABC (21/01, 18h30)


No dia de ontem, o Pavilhão n.º2 da Luz foi o palco de um dos melhores jogos de Voleibol entre equipas nacionais que pude observar na minha vida. Um verdadeiro hino à modalidade. Tenho que dar os parabéns às duas equipas. Acredito que o Voleibol tenha ganho novos adeptos. 
Fruto de uma reviravolta épica, o Bi-Campeão bateu a Fonte Bastardo por 3-2, em jogo a contar para a 1ª Mão dos Oitavos-de-Final da Taça Challenge. 
Os açorianos entraram muito melhor na quadra. A servir com grande agressividade, colocando muitos problemas aos encarnados que, por sua vez, apresentavam um nível de eficácia na recepção muito baixo. O tal binómio serviço/recepção onde o nosso opositor foi claramente superior ao longo dos primeiros sets, nos quais triunfou por claros 17-25 e 21-25. A eliminatória ficou logo aí muito complicada. A paragem de várias semanas e as lesões de elementos importantes como Vinhedo e Flávio Cruz também condicionaram bastante o nosso jogo. No entanto, isto não pode servir como desculpa para a exibição registada nestes dois parciais. 
José Jardim sentiu que era necessário dar um "abanão" no nosso conjunto e assim operou várias mudanças. Trocou Perini por um condicionado Vinhedo. Passou Hugo Gaspar para a "zona 4", com Ché na posição de oposto, tirando um Roberto Reis em sub-rendimento. Também saiu Kibinho para surgir Zelão no centro da rede, ao lado de Marc Honoré. 
Assistiu-se a um terceiro parcial muito equilibrado. O Benfica conseguiu alguns pontos de vantagem, os quais foram, contudo, imediatamente recuperados pela Fonte Bastardo. Chegou-se assim à fase decisiva do set com a balança a poder pender para qualquer um dos lados. Aí viu-se emoção. espectáculo, indecisão, "bolas" para todos os gostos. Os visitantes tiveram 3 "match points" que foram anulados pelas águias. Até que, aos 37-35, os encarnados conseguiram vencer o seu primeiro set e dar o mote para a recuperação. 
No quarto parcial, fomos claramente superiores. Servimos com enorme qualidade e todo o resto do nosso jogo aumentou a sua eficácia (remate e bloco). Levámos assim o encontro para a "negra" (25-19). 
A "negra" ficou marcada pelo equilíbrio, com grandes pontos e emoções. À Campeão, o SL Benfica triunfou por 15-13, levando uma pequena vantagem para a segunda mão que se disputa na próxima quarta-feira, nos Açores. 
Tenho que realçar a enorme prestação do nosso capitão Hugo Gaspar. Enorme! 
Apesar da nossa vitória, o favoritismo da eliminatória passou para a Fonte Bastardo. Para passarmos à próxima fase temos que ir lá ganhar o jogo ou, sendo derrotados por 3-2, vencer o set de ouro. Tarefa complicada. Mas depois daquilo que pude ver na noite de ontem, tudo é possível neste duelo entre as duas melhores equipas nacionais da actualidade. 

Challenge Cup - 1/8 Final (1ª Mão)

SL BENFICA 3-2 Fonte Bastardo (17-25; 21-25; 37-35; 25-19; 15-13)


Sem comentários:

Enviar um comentário